Olá pessoal, antes de começarmos as atividades desta semana, disponibilizamos abaixo o vídeo de uma fala super importante da Diretora Adriana sobre as nossas atividades, solicitamos que assistam com bastante atenção!
Não esqueçam de responder o questionário enviado por aqui. O retorno de vocês é muito importante para que possamos qualificar ainda mais nosso trabalho! Abaixo, postamos novamente o link para quem ainda não respondeu: https://forms.gle/Hq78WMpbVbz5bHPCA
ATENÇÃO!!!
QUERIDAS FAMÍLIAS DO JA,
EM REUNIÃO COM O COLETIVO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAMOS OS SENTIMENTOS QUE VÊM SENDO COMPARTILHADOS POR ALGUMAS FAMÍLIAS, ASSIM COMO NOSSO PRÓPRIO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, E COMUNICAMOS QUE AS ATIVIDADES POSTADAS NAS TURMAS DE JARDIM TERÃO UM NOVO PRAZO DE 15 DIAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS EM CASA.
SENDO ASSIM, NOVAS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS PARA ESTAS TURMAS SOMENTE NO DIA 3 DE JUNHO.
EM REUNIÃO COM O COLETIVO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAMOS OS SENTIMENTOS QUE VÊM SENDO COMPARTILHADOS POR ALGUMAS FAMÍLIAS, ASSIM COMO NOSSO PRÓPRIO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, E COMUNICAMOS QUE AS ATIVIDADES POSTADAS NAS TURMAS DE JARDIM TERÃO UM NOVO PRAZO DE 15 DIAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS EM CASA.
SENDO ASSIM, NOVAS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS PARA ESTAS TURMAS SOMENTE NO DIA 3 DE JUNHO.
PROFESSORA VERA
PROJETO:
A MINHA FAMÍLIA
JARDIM
A
(COMO SOMENTE DUAS FAMÍLIAS ENVIARAM AS ÁRVORES DA FAMÍLIA, ESTOU
REENVIANDO A TAREFA. QUEM JÁ FEZ, DESCONSIDERE ESTA)
FAZER
UM DESENHO DE UMA ÁRVORE E COLOCAR OS NOMES: DA CRIANÇA (BEM
EMBAIXO, NO MEIO); DOS PAIS (UM DE CADA LADO, ACIMA DA CRIANÇA) E
DOS AVÓS (MATERNOS, ACIMA DA MÃE E PATERNOS ACIMA DO PAI);
DEPOIS
TIRAR UMA FOTO ( SÓ DA FOLHA, NÃO PRECISA APARECER A CRIANÇA) E
MANDAR NO GRUPO DE WHATS DA TURMA;
PODE
PEDIR PARA OS PEQUENOS DESENHAREM OS RETRATOS DE CADA FAMILIAR;
LEIA
A HISTÓRIA “O LIVRO DA FAMÍLIA”
COMO
É SUA FAMÍLIA?
SE
IDENTIFICARAM COM ALGUMA DA HISTÓRIA? QUAL?
CONVIDE
O PAI, A MÃE OU IRMÃOS PARA, JUNTOS DESENHAREM VOCÊS, FAZENDO
ALGUMA COISA QUE GOSTEM MUITO DE FAZER JUNTOS.
PODEM,
TAMBÉM, ESCOLHER UMA PARTE DA HISTÓRIA QUE GOSTARAM E DESENHAR
JUNTOS.
OS
NÚMEROS:
VAMOS
CONTAR ATÉ 10?
MÚSICA
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ.
O
OBJETIVO DESSA ATIVIDADE É A CRIANÇA SE FAMILIARIZAR COM OS NÚMEROS
ATÉ 10. GERALMENTE, NESSA IDADE JÁ CONTAM ORALMENTE. PORÉM,
RECITAM OS NÚMEROS COMO DECORAM UMA MÚSICA.
FAZER
O CONTORNO DE SUAS MÃOZINHAS NUMA FOLHA.
RELEMBRAR
A MÚSICA DOS INDIOZINHOS, QUE MANDEI NO VÍDEO DA ATIVIDADE SOBRE OS
ÍNDIOS.
BOA
SEMANA!
PROFESSORA
VERA
PROFESSORA MARCELLE - ARTES
QUERIDAS
E QUERIDOS!
A
ATIVIDADE DESSA SEMANA É FAZER UM DESENHO USANDO APENAS PEQUENOS
PONTINHOS COLORIDOS, UNS BEM PRÓXIMO DOS OUTROS, ATÉ CRIAR UMA
IMAGEM. PODE SER USADA DIVERSAS CORES MISTURADAS, CRIANDO EFEITOS
INCRÍVEIS.
O PONTILHISMO É
UMA TÉCNICA DE PINTURA, SAÍDA DO MOVIMENTO IMPRESSIONISTA, EM QUE
PEQUENAS MANCHAS OU PONTOS DE COR PROVOCAM, PELA JUSTAPOSIÇÃO, UMA
MISTURA ÓPTICA NOS OLHOS DO OBSERVADOR (IMAGEM).
ABAIXO,
ALGUNS EXEMPLOS PARA INSPIRAÇÃO:
PROFESSORA CLÁUDIA - ED. FÍSICA
1 GATO MIA: NESTA BRINCADEIRA VAMOS COLOCAR A “VENDA” NA CRIANÇA,
SEGURAR EM UMA DAS MÃOS E CAMINHAR OFERECENDO SEGURANÇA NO
RECONHECIMENTO DO AMBIENTE, PROPORCIONANDO QUE IDENTIFIQUE AS
DIVERSAS DIREÇÕES E CAMINHOS. APÓS ESTE RECONHECIMENTO DE MÃOS DADAS, DEVE-SE SOLTAR A MÃO DA CRIANÇA E AFASTAR-SE O SUFICIENTE PARA
OI TURMINHA DO JARDIM A!
TUDO BEM COM VOCÊS? ESTÃO APROVEITANDO PARA BRINCAR BASTANTE
EM CASA? EU ESPERO QUE SIM E QUE ESTEJAM TODOS BEM DE SAÚDE. JÁ
CHEGAMOS À 9ª SEMANA SEM NOS ENCONTRARMOS NA ESCOLA, O TEMPO ESTÁ
PASSANDO E VOCÊS JÁ DEVEM TER CRESCIDO MAIS POUQUINHO, NÃO É
MESMO? EU ESTOU COM SAUDADE DE TODOS/AS E FICO PENSANDO NAS
ATIVIDADES QUE SÃO LEGAIS DE FAZER EM CASA. VOCÊS BRINCARAM DE
“QUENTE OU FRIO” E DO “SACO SURPRESA” NESTA ÚLTIMA SEMANA? COMO FOI A
EXPERIÊNCIA?
PARA ESTA SEMANA, PROPONHO MAIS DUAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEM
A PERCEPÇÃO CORPORAL, PRINCIPALMENTE, A AUDITIVA E TÁTIL,. PARA ISTO
VAMOS UTILIZAR NOVAMENTE UMA “VENDA” NOS OLHOS. O AMBIENTE TAMBÉM
DEVE SER PREPARADO COM ALGUM ESPAÇO LIVRE PARA A CIRCULAÇÃO DOS/AS
PARTICIPANTES.
SEGURAR EM UMA DAS MÃOS E CAMINHAR OFERECENDO SEGURANÇA NO
RECONHECIMENTO DO AMBIENTE, PROPORCIONANDO QUE IDENTIFIQUE AS
DIVERSAS DIREÇÕES E CAMINHOS. APÓS ESTE RECONHECIMENTO DE MÃOS DADAS, DEVE-SE SOLTAR A MÃO DA CRIANÇA E AFASTAR-SE O SUFICIENTE PARA
QUE ELA POSSA PROCURAR DEPOIS DE DIZER BEM ALTO: “MIA, GATO!”. SE TIVER
MAIS DE 2 PARTICIPANTES, TODOS MIAM E A CRIANÇA “VENDADA” DEVE SEGUIR
O SOM DAS VOZES ATÉ ENCONTRAR CADA UM NO SEU LUGAR. IMPORTANTE: OS
“GATOS” NÃO PODEM SAIR DO LUGAR ATÉ SEREM ENCONTRADOS PELO SOM DO
“MIADO”. OS MIADOS PODEM SER EMITIDOS COM VOZES DIFERENTES PARA FICAR
MAIS DIVERTIDO! QUANDO A CRIANÇA ENCONTRA UM “GATO”, ANTES DE TIRAR A
VENDA, DEVE DIZER O NOME DA PESSOA QUE ENCONTROU, “SENTINDO” AS
CARACTERÍSTICAS COM AS MÃOS E OUVIDOS. PODEM IR TROCANDO A FUNÇÃO
ENTRE OS PARTICIPANTES ENQUANTO HOUVER INTERESSE.
DIVERTIDA E DESENVOLVE DIVERSAS HABILIDADES ALÉM DA PERCEPÇÃO
AUDITIVA, COMO AGILIDADE E DESTREZA. PRECISA NO MÍNIMO 2 PARTICIPANTES,
UM SERÁ A “CABRA-CEGA”, USANDO A VENDA NOS OLHOS E OS OUTROS SÃO OS
“FUGITIVOS”. A CRIANÇA VENDADA DEVERÁ SEGUIR O SOM DOS OUTROS QUE
FICAM CAMINHANDO PELO AMBIENTE PARA ESCAPAR. QUANDO CONSEGUIR
SEGURAR ALGUÉM, ANTES DE TIRAR A VENDA DOS OLHOS, DEVERÁ DIZER O
NOME DE QUEM FOI PEGO. SE ACERTAR, O OUTRO SERÁ A PRÓXIMA CABRA-
CEGA, SE ERRAR, CONTINUA VENDADA PROCURANDO ALGUÉM NOVAMENTE.
IMPORTANTE: O AMBIENTE DEVE SER PREPARADO PARA ESTA BRINCADEIRA
RETIRANDO OU COBRINDO TUDO AQUILO QUE POSSA CAUSAR ACIDENTES
INDESEJADOS! TAMBÉM DEVE-SE IR CUIDANDO PARA QUE A “CABRA-CEGA” NÃO
SEJA TOCADA POR NINGUÉM, DEVERÁ PROCURAR ATRAVÉS DOS SONS EMITIDOS
POR TODOS AO SE DESLOCAREM PELO AMBIENTE! PODEM IR TROCANDO DE
“CABRA-CEGA” ENQUANTO HOUVER INTERESSE NA BRINCADEIRA.
UM ABRAÇO E BOA SEMANA PARA TODOS/AS!!!
PROFESSORA VALMIRA - BIBLIOTECA
💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA EM PDF💟