** FILOSOFIA – Profº Fábio
Olá galera da C11, C21 e C31 da Gilberto Jorge! Aqui quem escreve é o professor Fabio Goulart de Filosofia! Na real, estou com a maior saudade de vocês. 😥 Se liga só: dei uma conferida em todas as aulas que já mandei pra vocês nesta quarentena e acho que já foi bastante coisa pra copiarem e responderem por enquanto. 👍 Então, essa semana nem vou estar enviando nada. 🎉 Quem ainda não fez acaba de ganhar mais esse tempo para fazer. 🕒 Quem já terminou deve revisar e mandar as dúvidas que tiverem, pois vou gravar uns vídeos com explicações para a próxima semana. 🎥 Há! Quem quiser matar um pouco da saudade eu convido para se inscrever no meu canal do YouTube neste link https://goo.gl/YQdq7M e para curtir minha página no face neste outro link aqui https://www.facebook.com/FilosofiaHoje/ . 🥰 Obrigado, valeu e até a próxima!” 💪😊👍
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, lindinhos! Saudade! ♥♥
Nas
últimas duas aulas, falamos sobre a Revolução industrial, iniciada na
Inglaterra, no século XVIII. Portanto, vocês já têm material no caderno.
Leiam
com atenção a entrevista abaixo e depois faça o que se pede logo abaixo.
Bom
trabalho
Prof.
Ana 🥰
Entrevista concedida por Hannah Brown para o Comitê
da Câmara dos Comuns em 13 de junho de 1832, no auge da
Revolução Industrial, na Inglaterra!
Observação: P significa pergunta e o R significa resposta, certo?
R: Aos nove anos de idade.
P: Qual era seu horário de trabalho?
R: Eu começava às seis horas da manhã e trabalhava
até às nove da noite.
P: Havia um horário para as refeições?
R: Não, não tinha.
P: Este trabalho afetou seus membros? [...]
R: Sim; meus dois joelhos são meio viradas para
dentro [...]
P: O sr. Ackroyd alguma vez castigou você?
R: Sim; ele me segurou pelo cabelo e pelas orelhas,
me puxou, me bateu.
P: Você o viu adotar um tratamento semelhante com
alguém mais?
R: Sim. Eu tinha visto ele puxar uma parente minha
pelo cabelo.
P: Você quer dizer que ele a arrastou pelo cabelo?
R: Sim , por vários metros.
Agora responda, no caderno:
a) Quem está falando no texto?
b) De que tempo ela está falando?
c) Como era o cotidiano da entrevistada nessa época?
d) O que levava os empregadores a optarem pelo trabalho infantil?
e) O uso da violência contra a criança é um dos problemas sociais brasileiros. Opine sobre o assunto (mínimo de cinco linhas).
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá, pessoal!
Como estão passando? Cuidando bem da
saúde? Eu estou bem, mas com saudades de todos. Espero que estejam conseguindo
acompanhar as atividades no Blog da escola, pois sei que nada substitui nossas
aulas físicas, mas no momento não temos outra forma de estarmos juntos, só
virtualmente mesmo!
Na
semana passada, nós conhecemos um pouco mais sobre a diferença entre jogo e
esporte, além de aprender sobre “Peteca profissional”. Também verificamos
algumas semelhanças nos fundamentos da Peteca e do Voleibol.
Para
esta semana, gostaria de propor a seguinte atividade:
-
Criar uma sequência com 5 exercícios utilizando
a peteca, pode rebater, carregar em cima do pé, no ombro, na cabeça, arremessar
em algum alvo, etc. Usar a imaginação, chutar e conduzir chutando, chutar em
uma meta, também dá para rebater com um papelão (como raquete), bastão (cabo de
vassoura) ou outras formas que inventarem!
-
A atividade deve ser PRATICADA e
registrada em uma folha descrevendo os 5 exercícios feitos com a peteca.
ALONGUE-SE
#FIQUE EM CASA #UM ABRAÇO E BOA SEMANA!
** ARTES – Profª Mônica
Olá pessoal! Tudo tranquilo? Estão
cumprindo o isolamento social direitinho?
Primeiramente, gostaria que vocês
assistissem com atenção ao vídeo abaixo sobre a “Estrutura do parágrafo” e
depois que fizessem a cópia do texto “O parágrafo” no caderno de Língua
Portuguesa.
ATIVIDADE 1-
ATIVIDADE 2 - O Parágrafo
Embora existam diferentes formas de
organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns
gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste
em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que
desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-básica).
Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
Conheça a estrutura-padrão a seguir,
observando sua organização interna.
Ideia-núcleo: A poluição que se verifica
principalmente nas capitais do país é um problema relevante, para cuja solução
é necessária uma ação conjunta de toda a sociedade.
Conclusão: Medidas que venham a excluir qualquer
um desses três setores da sociedade tendem a ser inócuas no combate à poluição
e apenas onerar as contas públicas.
*Observe que a ideia-núcleo apresentou
palavras-chave (poluição/solução/ação conjunta/sociedade) que vão nortear o
restante do parágrafo. O período subsequente – ideia secundária – vai
desenvolver o que foi citado anteriormente: ação conjunta – do governo, do
empresário e da população. O último período retoma as ideias anteriores,
posicionando-se frente ao tema.
Em suma, note que todo o parágrafo se
organiza em torno do primeiro período, que expõe o ponto de vista do autor
sobre como combater a poluição. O segundo período desenvolve e fundamenta a
ideia-núcleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O
último período conclui o parágrafo, reforçando a ideia-núcleo.
Outro aspecto que merece especial
atenção são os elementos relacionadores, isto é, os conectores ou
conetivos (pronomes relativos, conjunções, advérbios, preposições, palavras
denotativas). Tais elementos não são, todavia, obrigatórios; geralmente estão
presentes a partir do segundo parágrafo (assunto que será tratado em outra
aula).
(Obra consultada: MOURA, Fernado. Nas
Linhas e Entrelinhas, 6ª edição, 2004. Ed.Vestcon)
Disponível no site:
https://www.algosobre.com.br/redacao/a-unidade-basica-do-texto-estrutura-do-paragrafo.html#.
Acesso em: 07/05/2020.
ATIVIDADE 3 - Agora é a vez de vocês! Construam um
parágrafo (no caderno de Língua Portuguesa) sobre a pandemia do novo
coronavírus. Utilize para isso as informações que vocês têm recebido através
das aulas, dos meios de comunicação e etc.
BOM
TRABALHO! J&
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Aspectos
Físicos do Continente Americano
èReleia
o texto da atividade 6 (semana passada).
Exercícios (copie as questões no seu caderno e
responda-as).
1) Descreva
o processo de formação da Cordilheira dos Andes.
2) Como
pode ser caracterizada a Cordilheira dos Andes?
3) Descreva
o processo de formação das Montanhas Rochosas e dos Montes Apalaches.
4) Quais
as conseqüências das altas altitudes do relevo da porção oeste do continente
americano.
5) Quais
as conseqüências da grande extensão Norte-Sul do continente americano, do ponto
de vista climático?
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ
PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR NENHUM
TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA
TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRANDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM
PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM
ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO
MÍNIMO 8 LINHAS.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá,
gurizada!
Tudo
bem com vocês?
Espero que gostem!!!!
òLinksò:
Aula Sistema
Reprodutor Feminino:
Aula Sistema
Reprodutor Masculino:
Se
cuidem aí!!
Abraço
da sora!
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia
pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos
escutar esta bela música "Trem Bala- versão do Dia das Mães".
Depois
vamos pensar na letra e escrever uma história, ou uma poesia para homenagear
esta pessoa tão especial nas nossas vidas!
Quem
quiser pode compartilhar a sua história no grupo da turma!
Um
Abração da Profe Carla!
Link para a Música:
BOM TRABALHO!!!
😉👉Baixe aqui o PDF: Atividades Turma C21 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020👈😉