C21 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020


** FILOSOFIA – Profº Fábio

Olá galera da C11, C21 e C31 da Gilberto Jorge! Aqui quem escreve é o professor Fabio Goulart de Filosofia! Na real, estou com a maior saudade de vocês. 😥 Se liga só: dei uma conferida em todas as aulas que já mandei pra vocês nesta quarentena e acho que já foi bastante coisa pra copiarem e responderem por enquanto. 👍 Então, essa semana nem vou estar enviando nada. 🎉 Quem ainda não fez acaba de ganhar mais esse tempo para fazer. 🕒 Quem já terminou deve revisar e mandar as dúvidas que tiverem, pois vou gravar uns vídeos com explicações para a próxima semana. 🎥 Há! Quem quiser matar um pouco da saudade eu convido para se inscrever no meu canal do YouTube neste link https://goo.gl/YQdq7M e para curtir minha página no face neste outro link aqui https://www.facebook.com/FilosofiaHoje/ . 🥰 Obrigado, valeu e até a próxima!” 💪😊👍

** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, lindinhos! Saudade!
Nas últimas duas aulas, falamos sobre a Revolução industrial, iniciada na Inglaterra, no século XVIII. Portanto, vocês já têm material no caderno.
Leiam com atenção a entrevista abaixo e depois faça o que se pede logo abaixo.
Bom trabalho
Prof. Ana🥰

Entrevista concedida por Hannah Brown para o Comitê da Câmara dos Comuns em 13 de junho de 1832, no auge da Revolução Industrial, na Inglaterra!
Observação: P significa pergunta e o R significa resposta, certo?
 P: Com quantos anos você começou a trabalhar em fábricas de fiação?
R: Aos nove anos de idade.
P: Qual era seu horário de trabalho?
R: Eu começava às seis horas da manhã e trabalhava até às nove da noite.
P: Havia um horário para as refeições?
R: Não, não tinha.
P: Este trabalho afetou seus membros? [...]
R: Sim; meus dois joelhos são meio viradas para dentro [...]
P: O sr. Ackroyd alguma vez castigou você?
R: Sim; ele me segurou pelo cabelo e pelas orelhas, me puxou, me bateu.
P: Você o viu adotar um tratamento semelhante com alguém mais?
R: Sim. Eu tinha visto ele puxar uma parente minha pelo cabelo.
P: Você quer dizer que ele a arrastou pelo cabelo?
R: Sim , por vários​ metros.

Agora responda, no caderno:

a) Quem está falando no texto?
b) De que tempo ela está falando?
c) Como era o cotidiano da entrevistada nessa época?
d) O que levava os empregadores a optarem pelo trabalho infantil?
e)  O uso da violência contra a criança é um dos problemas sociais brasileiros. Opine sobre o assunto (mínimo de cinco linhas).

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Olá, pessoal!
          Como estão passando? Cuidando bem da saúde? Eu estou bem, mas com saudades de todos. Espero que estejam conseguindo acompanhar as atividades no Blog da escola, pois sei que nada substitui nossas aulas físicas, mas no momento não temos outra forma de estarmos juntos, só virtualmente mesmo!
Na semana passada, nós conhecemos um pouco mais sobre a diferença entre jogo e esporte, além de aprender sobre “Peteca profissional”. Também verificamos algumas semelhanças nos fundamentos da Peteca e do Voleibol.
Para esta semana, gostaria de propor a seguinte atividade:
-       Criar uma sequência com 5 exercícios utilizando a peteca, pode rebater, carregar em cima do pé, no ombro, na cabeça, arremessar em algum alvo, etc. Usar a imaginação, chutar e conduzir chutando, chutar em uma meta, também dá para rebater com um papelão (como raquete), bastão (cabo de vassoura) ou outras formas que inventarem!
-       A atividade deve ser PRATICADA e registrada em uma folha descrevendo os 5 exercícios feitos com a peteca.

ALONGUE-SE #FIQUE EM CASA #UM ABRAÇO E BOA SEMANA!

** ARTES – Profª Mônica





 ** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá pessoal! Tudo tranquilo? Estão cumprindo o isolamento social direitinho?
 Vamos então para a atividade!

Primeiramente, gostaria que vocês assistissem com atenção ao vídeo abaixo sobre a “Estrutura do parágrafo” e depois que fizessem a cópia do texto “O parágrafo” no caderno de Língua Portuguesa.

ATIVIDADE 1-
 Vídeo: 

ATIVIDADE 2 - O Parágrafo
        
       O parágrafo é organizado em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-básica). Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
Conheça a estrutura-padrão a seguir, observando sua organização interna.
Ideia-núcleo: A poluição que se verifica principalmente nas capitais do país é um problema relevante, para cuja solução é necessária uma ação conjunta de toda a sociedade.
 Ideia secundária: O governo, por exemplo, deve rever sua legislação de proteção ao meio ambiente, ou fazer valer as leis em vigor; o empresário pode dar sua contribuição, instalando filtro de controle dos gases e líquidos expelidos, e a população, utilizando menos o transporte individual e aderindo aos programas de rodízio de automóveis e caminhões, como já ocorre em São Paulo.
Conclusão: Medidas que venham a excluir qualquer um desses três setores da sociedade tendem a ser inócuas no combate à poluição e apenas onerar as contas públicas.
*Observe que a ideia-núcleo apresentou palavras-chave (poluição/solução/ação conjunta/sociedade) que vão nortear o restante do parágrafo. O período subsequente – ideia secundária – vai desenvolver o que foi citado anteriormente: ação conjunta – do governo, do empresário e da população. O último período retoma as ideias anteriores, posicionando-se frente ao tema.
Em suma, note que todo o parágrafo se organiza em torno do primeiro período, que expõe o ponto de vista do autor sobre como combater a poluição. O segundo período desenvolve e fundamenta a ideia-núcleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O último período conclui o parágrafo, reforçando a ideia-núcleo.
Outro aspecto que merece especial atenção são os elementos relacionadores, isto é, os conectores ou conetivos (pronomes relativos, conjunções, advérbios, preposições, palavras denotativas). Tais elementos não são, todavia, obrigatórios; geralmente estão presentes a partir do segundo parágrafo (assunto que será tratado em outra aula).

(Obra consultada: MOURA, Fernado. Nas Linhas e Entrelinhas, 6ª edição, 2004. Ed.Vestcon)
Disponível no site: https://www.algosobre.com.br/redacao/a-unidade-basica-do-texto-estrutura-do-paragrafo.html#. Acesso em: 07/05/2020.

ATIVIDADE 3 - Agora é a vez de vocês! Construam um parágrafo (no caderno de Língua Portuguesa) sobre a pandemia do novo coronavírus. Utilize para isso as informações que vocês têm recebido através das aulas, dos meios de comunicação e etc.

BOM TRABALHO! J&

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Aspectos Físicos do Continente Americano

èReleia o texto da atividade 6 (semana passada).

Exercícios (copie as questões no seu caderno e responda-as).

1)    Descreva o processo de formação da Cordilheira dos Andes. 
2)    Como pode ser caracterizada a Cordilheira dos Andes?
3)    Descreva o processo de formação das Montanhas Rochosas e dos Montes Apalaches.
4)    Quais as conseqüências das altas altitudes do relevo da porção oeste do continente americano.
5)    Quais as conseqüências da grande extensão Norte-Sul do continente americano, do ponto de vista climático?

** MATEMÁTICA – Profº Renato



 
 Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR  NENHUM TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRANDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO MÍNIMO 8 LINHAS.

** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
 Estudamos o Sistema Reprodutor Masculino e Feminino. Tenho alguns vídeos para mostrar para vocês que gosto muito. Mas, vou deixar para vermos no nosso retorno, pois são mais longos e podem sobrecarregar a internet de vocês. Então, fui ao you tube para conseguir ilustrar melhor para as aulas sobre este assunto.
Espero que gostem!!!!

òLinksò: 
Aula Sistema Reprodutor Feminino: 

Aula Sistema Reprodutor Masculino: 


Se cuidem aí!!
Abraço da sora!
 Professora Andréa

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos escutar esta bela música "Trem Bala- versão do Dia das Mães".
Depois vamos pensar na letra e escrever uma história, ou uma poesia para homenagear esta pessoa tão especial  nas nossas vidas!
Quem quiser pode compartilhar a sua história no grupo da turma!
Um Abração da Profe Carla!

Link para a Música: 

BOM TRABALHO!!!


Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...