C11 - Semana: 27 a 30 de Abril - 2020



** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia!  Tudo bem com vocês!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!

Vídeo:

** HISTÓRIA – Profª Ana

Hello, lindinhos!

Todos bem por aí? Eu, feliz, porque ando recebendo alguns recados de vocês!
Ando com saudade até de fazer a chamada!  Só não faço porque ninguém vai responder! 😟
Andei pensando numa brincadeira que quero fazer com vocês e com a B31: vou gravar um vídeo fazendo a chamada, imaginando que vocês estão respondendo. Daí vou enviar o vídeo e cada um responde quando eu chamar o nome, só para brincar! O que acham? 😂

Bueno, vamos trabalhar?!

Vamos continuar exercitando a escrita e copiar, no caderno, a segunda parte do texto que iniciamos na outra aula. Não se assustem, tem apenas quatro parágrafos!

Bom trabalho!
     Prof. Ana 😘


Indígenas, muitos povos diferentes (texto adaptado de Mário Shmidt, História Crítica)

Parte II
Os índios “brasileiros”
          Quando Cabral chegou ao Brasil, em 1500, havia aqui mais de 4 milhões de índios, falando cerca de 1300 línguas. Portanto, é errada a ideia de que todos os povos indígenas falam a mesma língua e possuem a mesma cultura. Boa parte dessas línguas pertencia ao tronco Tupi.
          Os índios que habitavam o território onde hoje é o Brasil não construíram grandes cidades, como os astecas e os incas. Nem fabricavam objetos de metal e nem tinham sistema de escrita. Mas eram artesãos habilidosos com a madeira, o osso, a cerâmica e as fibras vegetais. Também praticavam a agricultura, com o destaque para o cultivo da mandioca.
          O que mais chama a atenção no modo de viver dos índios que viviam neste território, apesar das diferenças, é a grande igualdade social que existia nas aldeias. Não havia classes sociais, nem gente mais rica ou mais pobre que outras. Todos trabalhavam e todos repartiam os frutos do trabalho com a aldeia.
          É claro que as comunidades indígenas não eram o reino da perfeição. Eles guerreavam muito uns com os outros. Mas quando conhecemos a maneira de eles viverem, podemos ver um pouco “de fora” nossa própria sociedade. Podemos refletir melhor sobre nossa desigualdade social, sobre o poder que umas pessoas têm sobre outras, sobre a situação das mulheres, das crianças, dos adolescentes e dos velhos. Podemos questionar a ideia de “civilização”. Pensar melhor no que somos e o que queremos ser. Podemos aprender a respeitar os povos da Terra.

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

Assistam ao vídeo que o professor José fez com atividades para vocês!

Vídeo: 

👉Realizar os exercícios dos gestos técnicos do vôlei, e após gravar um vídeo realizando a sequência final do vídeo e postar no grupo do whatsapp da turma!

** ARTES – Profª Mônica






 ** MATEMÁTICA – Profº Renato

è Confira o resultado de seus exercícios da aula 1 (semana de 23/03 a 27/3) com o gabarito e refaça aqueles que não acertou.

GABARITO (respostas corretas em vermelho!)

Números Inteiros
1) Usando números inteiros positivos ou negativos, indique simbolicamente:
a)um saldo de 13 gols a favor      +13          b)uma profundidade de 100 metros -100
c)um lucro de R$ 700 000,00       +700.000     d)28km ao sul de uma cidade -28
e)um crédito de R$ 7200,00         +7200           f)uma temperatura de 23ºC abaixo de zero -23
g)700m acima do nível do mar +700                h)um saldo de 7 gols contra -7

2) Joaquim tem, no momento, um saldo de R$ 5 000,00 no banco. Usando números inteiros positivos ou negativos, escreva o saldo dele se:
a) ele fizer um depósito de R$ 2 000,00   +7000
b) ele fizer uma retirada de R$ 6 000,00   -1000

3) Considerando a reta numérica inteira, indique os números entre:
a) -1 até 0                   b)-4 até 0                        c)- 4 até +2
NENHUM                  -3; -2; -1                          -3; -2; -1; 0; +1
d) +2 até +5                e) +5 até 0                          f)-2 até +3
+3; 4;                      NENHUM NÚMERO                 -1; 0; +1; +2
                              É MAIOR QUE 5 E MENOR
                              QUE ZERO 

4) Determina o módulo dos números inteiros abaixo:

5) Qual é o número:
a) simétrico de -10? b) oposto de -6?     c)oposto de 0?                  d)simétrico de -15
          +10                         +6                           0                                   +15
6) Os elementos do conjunto A = { -65, +120, +70, -216, -124, 0, +92} estão escritos de forma desordenada. Escreva esses elementos na ordem crescente:
-216; -124; -65; 0; +70; +92; +120

7) Realize as operações:
a) + 35 + 42 = +77                                           b) + 40 −18 = +32
c) − 65 + 26 = - 39                                           d) − 65 − 26 = -91
e) (+ 39)+ (− 55)= +39 -55 = -16                       f) (− 91)+ (+ 26)= -91 +26 = -65
g) (−100)− (+ 69)= -100 -69 = -169                   h) (− 48)− (−120)= -48 +120= +72

8) Vamos calcular:
a) -20 + 7 + 11 = -2                     b) -15 -5 -7 = -27               c) 14 + 29 -11 -16 = +16
d) ) ( + 3 ) + ( – 2 ) + ( – 5 ) = -4                       e) ( – 2 ) – ( + 1 ) – ( + 5 )= -8
9) Calcule a parcela desconhecida em cada caso:
a) (–12) + (_0_) = –12
b) (+24) + (_-24) = 0
c) (+19) + (-7) = +12
d) (+2) + (–6) = –4
e) (+10) + (–10) = 0

f) (–16) + (+25) = +9
g) (–8) – (-12) = +4
h) (–16) – (-9) = –7
i) (-4) – (–8) = +4
j) (-3) – (+9) = –12

10) Um helicóptero, voando a uma altitude de 200 m, passa sobre a posição em que se encontra um submarino, que está a uma profundidade de 175 m. Qual a distância entre o helicóptero e o submarino?
375 METROS

👉Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola! 


** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal! Tudo bem?

Leiam o texto abaixo!! Após, copiem os enunciados das questões e respondam no caderno.

Bom trabalho, profª.Silvana!

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

èPara responder às questões abaixo, consulte o site: https://coronavirus.saude.gov.br/ ou  responda conforme as informações que estás vendo serem divulgadas pelos meios de comunicação.

1. Como o coronavírus é transmitido?
2. Como se prevenir ao coronavírus?
3. Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
4. Quais grupos são mais vulneráveis ao coronavírus?


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

ATIVIDADE 1: Observe com atenção a figura abaixo:

ATIVIDADE 2: Agora, copie no seu caderno, completando as frases abaixo (não precisa copiar as figuras, só se você quiser muuuuuito).

Sabendo-se que o Sol “nasce” no lado de trás da padaria (Leste), complete as frases:
1)    A escola está a _______________ em relação a padaria.
2)    O ______________ está ao norte do campo de futebol.
3)    O campo de futebol está ao _____________ do teatro.
4)    A banca de jornal está a nordeste da ______________ .
5)    A sinaleira está a sudeste da _________________ .
6)    A padaria está a leste da _________________.


BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...