** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia! Tudo
bem com vocês!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Hello, lindinhos! ♥♥
Todos bem por aí? Eu, feliz, porque ando
recebendo alguns recados de vocês!♥
Ando com saudade até de fazer a chamada! Só não faço porque ninguém vai responder! 😟
Andei pensando numa brincadeira que quero
fazer com vocês e com a B31: vou gravar um vídeo fazendo a chamada, imaginando
que vocês estão respondendo. Daí vou enviar o vídeo e cada um responde quando
eu chamar o nome, só para brincar! O que acham? 😂
Bueno, vamos trabalhar?!
Vamos continuar exercitando a escrita e
copiar, no caderno, a segunda parte do texto que iniciamos na outra aula. Não
se assustem, tem apenas quatro parágrafos!
Bom trabalho!
Prof. Ana 😘
Indígenas,
muitos povos diferentes (texto adaptado de Mário Shmidt, História Crítica)
Parte
II
Os
índios “brasileiros”
Quando Cabral chegou ao Brasil, em
1500, havia aqui mais de 4 milhões de índios, falando cerca de 1300 línguas.
Portanto, é errada a ideia de que todos os povos indígenas falam a mesma língua
e possuem a mesma cultura. Boa parte dessas línguas pertencia ao tronco Tupi.
Os
índios que habitavam o território onde hoje é o Brasil não construíram grandes
cidades, como os astecas e os incas. Nem fabricavam objetos de metal e nem
tinham sistema de escrita. Mas eram artesãos habilidosos com a madeira, o osso,
a cerâmica e as fibras vegetais. Também praticavam a agricultura, com o
destaque para o cultivo da mandioca.
O
que mais chama a atenção no modo de viver dos índios que viviam neste
território, apesar das diferenças, é a grande igualdade
social que existia nas aldeias. Não havia classes sociais, nem gente mais rica
ou mais pobre que outras. Todos trabalhavam e todos repartiam os frutos do
trabalho com a aldeia.
É
claro que as comunidades indígenas não eram o reino da perfeição. Eles
guerreavam muito uns com os outros. Mas quando conhecemos a maneira de eles
viverem, podemos ver um pouco “de fora” nossa própria sociedade. Podemos
refletir melhor sobre nossa desigualdade social, sobre o poder que umas pessoas
têm sobre outras, sobre a situação das mulheres, das crianças, dos adolescentes
e dos velhos. Podemos questionar a ideia de “civilização”. Pensar melhor no que
somos e o que queremos ser. Podemos aprender a respeitar os povos da Terra.
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
Assistam ao vídeo que o professor José fez com atividades para vocês!
Vídeo:
👉Realizar os exercícios dos gestos técnicos do vôlei, e após gravar um vídeo realizando a sequência final do vídeo e postar no grupo do whatsapp da turma!
** ARTES – Profª Mônica
è Confira o resultado de seus exercícios da aula 1 (semana de 23/03 a
27/3) com o gabarito e refaça aqueles que não acertou.
GABARITO (respostas corretas em vermelho!)
Números
Inteiros
1)
Usando números inteiros positivos ou negativos, indique simbolicamente:
a)um
saldo de 13 gols a favor +13 b)uma profundidade de 100 metros -100
c)um
lucro de R$ 700 000,00 +700.000 d)28km
ao sul de uma cidade -28
e)um
crédito de R$ 7200,00 +7200 f)uma temperatura de 23ºC abaixo de
zero -23
g)700m
acima do nível do mar +700 h)um
saldo de 7 gols contra -7
2) Joaquim tem, no momento,
um saldo de R$ 5 000,00 no banco. Usando números inteiros positivos ou
negativos, escreva o saldo dele se:
a) ele fizer um depósito de
R$ 2 000,00 +7000
b) ele fizer uma retirada de
R$ 6 000,00 -1000
3) Considerando a reta
numérica inteira, indique os números entre:
a) -1 até 0 b)-4 até 0 c)- 4 até +2
NENHUM -3; -2; -1 -3; -2; -1; 0; +1
d) +2 até +5 e) +5 até 0 f)-2 até +3
+3; 4; NENHUM NÚMERO -1; 0; +1; +2
É MAIOR QUE 5 E
MENOR
QUE ZERO
4) Determina o módulo dos
números inteiros abaixo:
5) Qual é o número:
a)
simétrico de -10? b) oposto de
-6? c)oposto de 0? d)simétrico de -15
+10 +6 0 +15
6) Os elementos do conjunto
A = { -65, +120, +70, -216, -124, 0, +92} estão escritos de forma desordenada.
Escreva esses elementos na ordem crescente:
-216; -124;
-65; 0; +70; +92; +120
7) Realize as operações:
a) + 35 + 42 = +77 b) + 40 −18 = +32
c) − 65 + 26 = - 39 d)
− 65 − 26 = -91
e) (+ 39)+ (− 55)= +39 -55 =
-16 f)
(− 91)+ (+ 26)= -91 +26 = -65
g) (−100)− (+ 69)= -100 -69
= -169 h)
(− 48)− (−120)= -48 +120= +72
8) Vamos calcular:
a) -20 + 7 + 11 = -2 b) -15 -5 -7 = -27 c) 14 + 29 -11 -16 = +16
d) )
( + 3 ) + ( – 2 ) + ( – 5 ) = -4 e) ( – 2 ) – ( + 1 ) – (
+ 5 )= -8
9) Calcule a parcela
desconhecida em cada caso:
a) (–12) + (_0_) = –12
b) (+24) + (_-24) = 0
c) (+19) + (-7) = +12
d) (+2) + (–6) = –4
e) (+10) + (–10) = 0
|
f) (–16) + (+25) = +9
g) (–8) – (-12) = +4
h) (–16) – (-9) = –7
i) (-4) – (–8) = +4
j) (-3) – (+9) = –12
|
10)
Um helicóptero, voando a uma altitude de 200 m, passa sobre a posição em que se
encontra um submarino, que está a uma profundidade de 175 m. Qual a distância
entre o helicóptero e o submarino?
375 METROS
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Olá, pessoal! Tudo bem?
Leiam o texto abaixo!! Após, copiem os enunciados
das questões e respondam no caderno.
Bom trabalho, profª.Silvana!
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em
31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de
coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1…
èPara responder às questões abaixo, consulte o site:
https://coronavirus.saude.gov.br/ ou
responda conforme as informações que estás vendo serem divulgadas pelos
meios de comunicação.
1.
Como o coronavírus é transmitido?
2.
Como se prevenir ao coronavírus?
3.
Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
4. Quais grupos são mais vulneráveis ao
coronavírus?
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE 1: Observe com atenção a figura abaixo:
ATIVIDADE
2:
Agora, copie no seu caderno, completando as frases abaixo (não precisa copiar
as figuras, só se você quiser muuuuuito).
Sabendo-se que o Sol “nasce” no lado de trás da padaria
(Leste), complete as frases:
1) A escola está a
_______________ em relação a padaria.
2) O
______________ está ao norte do campo de futebol.
3) O
campo de futebol está ao _____________ do teatro.
4) A
banca de jornal está a nordeste da ______________ .
5) A
sinaleira está a sudeste da _________________ .
6) A
padaria está a leste da _________________.
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo: