C31 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020


** FILOSOFIA – Profº Fábio
Olá galera da C11, C21 e C31 da Gilberto Jorge! Aqui quem escreve é o professor Fabio Goulart de Filosofia! Na real, estou com a maior saudade de vocês. 😥 Se liga só: dei uma conferida em todas as aulas que já mandei pra vocês nesta quarentena e acho que já foi bastante coisa pra copiarem e responderem por enquanto. 👍 Então, essa semana nem vou estar enviando nada. 🎉 Quem ainda não fez acaba de ganhar mais esse tempo para fazer. 🕒 Quem já terminou deve revisar e mandar as dúvidas que tiverem, pois vou gravar uns vídeos com explicações para a próxima semana. 🎥 Há! Quem quiser matar um pouco da saudade eu convido para se inscrever no meu canal do YouTube neste link https://goo.gl/YQdq7M e para curtir minha página no face neste outro link aqui https://www.facebook.com/FilosofiaHoje/ . 🥰 Obrigado, valeu e até a próxima!” 💪😊👍

** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, queridos!♥ Saudade!
Como na última aula falamos de como iniciou o  movimento operário no Brasil, hoje vou pedir apenas que leiam este poema lindo, de Vinicius de Moraes,  e reflitam, especialmente sobre o trabalhador adquirir consciência de sua importância.    
Boa reflexão!  Prof. Ana🥰

O operário em construção
Era ele que erguia casas 
Onde antes só havia chão. 
Como um pássaro sem asas 
Ele subia com as casas 
Que lhe brotavam da mão. 
Mas tudo desconhecia 
De sua grande missão: 
Não sabia, por exemplo 
Que a casa de um homem é um templo 
Um templo sem religião 
Como tampouco sabia 
Que a casa que ele fazia 
Sendo a sua liberdade 
Era a sua escravidão. 

De fato, como podia 
Um operário em construção 
Compreender por que um tijolo 
Valia mais do que um pão? 
Tijolos ele empilhava 
Com pá, cimento e esquadria 
Quanto ao pão, ele o comia... 
Mas fosse comer tijolo! 
E assim o operário ia 
Com suor e com cimento 
Erguendo uma casa aqui 
Adiante um apartamento 
Além uma igreja, à frente 
Um quartel e uma prisão: 
Prisão de que sofreria 
Não fosse, eventualmente 
Um operário em construção. 

Mas ele desconhecia 
Esse fato extraordinário: 
Que o operário faz a coisa 
E a coisa faz o operário. 
De forma que, certo dia 
À mesa, ao cortar o pão 
O operário foi tomado 
De uma súbita emoção 
Ao constatar assombrado 
Que tudo naquela mesa 
- Garrafa, prato, facão - 
Era ele quem os fazia 
Ele, um humilde operário, 
Um operário em construção. 
Olhou em torno: gamela 
Banco, enxerga, caldeirão 
Vidro, parede, janela 
Casa, cidade, nação! 
Tudo, tudo o que existia 
Era ele quem o fazia 
Ele, um humilde operário 
Um operário que sabia 
Exercer a profissão. 

Ah, homens de pensamento 
Não sabereis nunca o quanto 
Aquele humilde operário 
Soube naquele momento! 
Naquela casa vazia 
Que ele mesmo levantara 
Um mundo novo nascia 
De que sequer suspeitava. 
O operário emocionado 
Olhou sua própria mão 
Sua rude mão de operário 
De operário em construção 
E olhando bem para ela 
Teve um segundo a impressão 
De que não havia no mundo 
Coisa que fosse mais bela. 

Foi dentro da compreensão 
Desse instante solitário 
Que, tal sua construção 
Cresceu também o operário. 
Cresceu em alto e profundo 
Em largo e no coração 
E como tudo que cresce 
Ele não cresceu em vão 
Pois além do que sabia 
- Exercer a profissão - 
O operário adquiriu 
Uma nova dimensão: 
A dimensão da poesia. 

E um fato novo se viu 
Que a todos admirava: 
O que o operário dizia 
Outro operário escutava. 

E foi assim que o operário 
Do edifício em construção 
Que sempre dizia sim 
Começou a dizer não. 
E aprendeu a notar coisas 
A que não dava atenção: 

Notou que sua marmita 
Era o prato do patrão 
Que sua cerveja preta 
Era o uísque do patrão 
Que seu macacão de zuarte 
Era o terno do patrão 
Que o casebre onde morava 
Era a mansão do patrão 
Que seus dois pés andarilhos 
Eram as rodas do patrão 
Que a dureza do seu dia 
Era a noite do patrão 
Que sua imensa fadiga 
Era amiga do patrão. 

E o operário disse: Não! 
E o operário fez-se forte 
Na sua resolução. 

Como era de se esperar 
As bocas da delação 
Começaram a dizer coisas 
Aos ouvidos do patrão. 
Mas o patrão não queria 
Nenhuma preocupação 
- "Convençam-no" do contrário - 
Disse ele sobre o operário 
E ao dizer isso sorria. 

Dia seguinte, o operário 
Ao sair da construção 
Viu-se súbito cercado 
Dos homens da delação 
E sofreu, por destinado 
Sua primeira agressão. 
Teve seu rosto cuspido 
Teve seu braço quebrado 
Mas quando foi perguntado 
O operário disse: Não! 

Em vão sofrera o operário 
Sua primeira agressão 
Muitas outras se seguiram 
Muitas outras seguirão. 
Porém, por imprescindível 
Ao edifício em construção 
Seu trabalho prosseguia 
E todo o seu sofrimento 
Misturava-se ao cimento 
Da construção que crescia. 

Sentindo que a violência 
Não dobraria o operário 
Um dia tentou o patrão 
Dobrá-lo de modo vário. 
De sorte que o foi levando 
Ao alto da construção 
E num momento de tempo 
Mostrou-lhe toda a região 
E apontando-a ao operário 
Fez-lhe esta declaração: 
- Dar-te-ei todo esse poder 
E a sua satisfação 
Porque a mim me foi entregue 
E dou-o a quem bem quiser. 
Dou-te tempo de lazer 
Dou-te tempo de mulher. 
Portanto, tudo o que vês 
Será teu se me adorares 
E, ainda mais, se abandonares 
O que te faz dizer não. 

Disse, e fitou o operário 
Que olhava e que refletia 
Mas o que via o operário 
O patrão nunca veria. 
O operário via as casas 
E dentro das estruturas 
Via coisas, objetos 
Produtos, manufaturas. 
Via tudo o que fazia 
O lucro do seu patrão 
E em cada coisa que via 
Misteriosamente havia 
A marca de sua mão. 
E o operário disse: Não! 

- Loucura! - gritou o patrão 
Não vês o que te dou eu? 
- Mentira! - disse o operário 
Não podes dar-me o que é meu. 

E um grande silêncio fez-se 
Dentro do seu coração 
Um silêncio de martírios 
Um silêncio de prisão. 
Um silêncio povoado 
De pedidos de perdão 
Um silêncio apavorado 
Com o medo em solidão. 

Um silêncio de torturas 
E gritos de maldição 
Um silêncio de fraturas 
A se arrastarem no chão. 
E o operário ouviu a voz 
De todos os seus irmãos 
Os seus irmãos que morreram 
Por outros que viverão. 
Uma esperança sincera 
Cresceu no seu coração 
E dentro da tarde mansa 
Agigantou-se a razão 
De um homem pobre e esquecido 
Razão porém que fizera 
Em operário construído 
O operário em construção.


** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia
Olá, pessoal!
          Como estão passando? Cuidando bem da saúde? Eu estou bem, mas com saudades de todos. Espero que estejam conseguindo acompanhar as atividades no Blog da escola, pois sei que nada substitui nossas aulas físicas, mas no momento não temos outra forma de estarmos juntos, só virtualmente mesmo!
Na semana passada, nós conhecemos um pouco mais sobre a diferença entre jogo e esporte, além de aprender sobre “Peteca profissional”. Também verificamos algumas semelhanças nos fundamentos da Peteca e do Voleibol.
Para esta semana, gostaria de propor a seguinte atividade:
-       Criar uma sequência com 5 exercícios utilizando a peteca, pode rebater, carregar em cima do pé, no ombro, na cabeça, arremessar em algum alvo, etc. Usar a imaginação, chutar e conduzir chutando, chutar em uma meta, também dá para rebater com um papelão (como raquete), bastão (cabo de vassoura) ou outras formas que inventarem!
-       A atividade deve ser PRATICADA e registrada em uma folha descrevendo os 5 exercícios feitos com a peteca.

ALONGUE-SE #FIQUE EM CASA #UM ABRAÇO E BOA SEMANA!

** ARTES – Profª Mônica
 






** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos escutar esta bela música "Trem Bala- versão do Dia das Mães".
Depois vamos pensar na letra e escrever uma história, ou uma poesia para homenagear esta pessoa tão especial  nas nossas vidas!
Quem quiser pode compartilhar a sua história no grupo da turma!
Um Abração da Profe Carla!

Link para a Música: 

** MATEMÁTICA – Profº Renato

Lembrete: Resolver uma equação é determinar o valor de x que torna a igualdade verdadeira!

Resolva no caderno:
Determine o valor de x em cada equação, sendo U = Q:
Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Olá pessoal! Tudo tranquilo? Estão cumprindo o isolamento social direitinho?
 Vamos então para a atividade!
Primeiramente, gostaria que vocês assistissem com atenção ao vídeo abaixo sobre a “Estrutura do parágrafo” e depois que fizessem a cópia do texto “O parágrafo” no caderno de Língua Portuguesa.

ATIVIDADE 1-
 Vídeo: 

 ATIVIDADE 2 - O Parágrafo
         O parágrafo é organizado em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-básica). Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
Conheça a estrutura-padrão a seguir, observando sua organização interna.
 Ideia-núcleo: A poluição que se verifica principalmente nas capitais do país é um problema relevante, para cuja solução é necessária uma ação conjunta de toda a sociedade.
 Ideia secundária: O governo, por exemplo, deve rever sua legislação de proteção ao meio ambiente, ou fazer valer as leis em vigor; o empresário pode dar sua contribuição, instalando filtro de controle dos gases e líquidos expelidos, e a população, utilizando menos o transporte individual e aderindo aos programas de rodízio de automóveis e caminhões, como já ocorre em São Paulo.
Conclusão: Medidas que venham a excluir qualquer um desses três setores da sociedade tendem a ser inócuas no combate à poluição e apenas onerar as contas públicas.
*Observe que a ideia-núcleo apresentou palavras-chave (poluição/solução/ação conjunta/sociedade) que vão nortear o restante do parágrafo. O período subsequente – ideia secundária – vai desenvolver o que foi citado anteriormente: ação conjunta – do governo, do empresário e da população. O último período retoma as ideias anteriores, posicionando-se frente ao tema.
Em suma, note que todo o parágrafo se organiza em torno do primeiro período, que expõe o ponto de vista do autor sobre como combater a poluição. O segundo período desenvolve e fundamenta a ideia-núcleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O último período conclui o parágrafo, reforçando a ideia-núcleo.
Outro aspecto que merece especial atenção são os elementos relacionadores, isto é, os conectores ou conetivos (pronomes relativos, conjunções, advérbios, preposições, palavras denotativas). Tais elementos não são, todavia, obrigatórios; geralmente estão presentes a partir do segundo parágrafo (assunto que será tratado em outra aula).

(Obra consultada: MOURA, Fernado. Nas Linhas e Entrelinhas, 6ª edição, 2004. Ed.Vestcon)
Disponível no site: https://www.algosobre.com.br/redacao/a-unidade-basica-do-texto-estrutura-do-paragrafo.html#. Acesso em: 07/05/2020.

ATIVIDADE 3 - Agora é a vez de vocês! Construam um parágrafo (no caderno de Língua Portuguesa) sobre a pandemia do novo coronavírus. Utilize para isso as informações que vocês têm recebido através das aulas, dos meios de comunicação e etc.

BOM TRABALHO! J&

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Para melhor compreender a Geopolítica da Europa atual, é importante uma contextualização histórica.Então, com base nos seus conhecimentos (aulas de História do final do ano passado) ou pesquisa, responda as questões abaixo, no seu caderno:

1)    Defina imperialismo.
2)    Atualmente, como o imperialismo pode se manifestar?
3)    Por que o imperialismo (ou neocolonialismo) foi importante para a Europa a partir de meados do século XIX?
4)    Aponte as principais causas do imperialismo europeu.
5)    Que acontecimentos foram cruciais para iniciar a corrida de ocupação do continente africano por parte dos países europeus na segunda metade do século XIX?

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR  NENHUM TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRENDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO MÍNIMO 8 LINHAS.

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá gurizada, tudo bem com vocês? 
Nesta semana, vamos assistir a um vídeo que trata sobre a Introdução à Química!
Ele traz alguns conceitos que vimos em aula.
Espero que gostem! 
Química (Introdução) - Aula 01 - Matéria, corpo e objeto

Um grande abraço da sora!
Professora Andréa

BOM TRABALHO!!!


Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...