** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula
05 – Copiar tudo no caderno e responder corretamente –
O que faz a filosofia?
Autor: Fabio Goulart
Coitado de quem pensa que a filosofia não faz ou que não
sirva pra nada, pois a filosofia é muito poderosa, por isso mesmo muitas vezes
ela já proibida e vários filósofos e filósofas são perseguidos por pessoas
ignorantes. O poder da filosofia é mover e evoluir nossa sociedade. Como ela faz isso? Questionando. O que ela questiona? Tudo. Por que a filosofia questiona? Pois
quando não questionamos tendemos a fazer tudo igual e esse ‘igual’ nem sempre é
o melhor. Para que a filosofia questiona?
Para mostrar que sempre existirão novos pontos de vista para serem explorados,
bem como possibilidades de melhorar o mundo e nossas vidas que permanecerão
ocultas se não forem reveladas pelo questionamento.
Exercícios para compreensão e fixação do
texto. Responda conforme o texto de forma completa:
1) Por
que a filosofia já foi proibida em vários países?
2) Qual
o poder da filosofia?
3) Por
que a filosofia questiona tudo?
Exercícios
para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas cada):
4) a)
Escreva 3 coisas de nossa sociedade que você acha que estão erradas e podem
melhorar:
i. _____________________
ii. _____________________
iii. _____________________
b) Agora em um mínimo de 3 linhas cada
escreva por que cada uma destas coisas está errada e como melhorar:
i. ______________________________________________________________________________________________________________
ii.
_____________________________________________________________________________________________________________
iii.
_____________________________________________________________________________________________________________
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, queridos! ♥♥
Estão bem?
Saudades muitas!
Vejam só que “molezinha” será a aula de hoje!
Vamos trabalhar?
Agora que vocês já têm material sobre os
indígenas, enviado nas duas últimas aulas, façam, no caderno, o exercício
abaixo:
Bom trabalho!
Prof. Ana 😘
·
Identifique
a alternativa INCORRETA e justifique
a sua escolha.
(Lembre-se:
justificar é explicar porque tu achas que aquela alternativa que escolheste é,
neste caso, a incorreta, certo?)
a) Cada povo possui uma
cultura própria, isto é, língua, crenças e um jeito próprio de trabalhar,
pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos.
b) As histórias e as
culturas indígenas marcaram profundamente nosso jeito de ser, nossos hábitos,
nossa língua etc.
c) Comparando os povos
indígenas entre si percebemos que são todos iguais, por isso podem ser chamados
de índios.
d) As diferenças entre
os indígenas podem ser percebidas, por exemplo, nos seus traços físicos e nas
línguas que eles falam. Os povos indígenas falam línguas diferentes umas das
outras. Há, pelo menos, 180 línguas faladas no Brasil de hoje.
e) Os povos indígenas
também são semelhantes entre si, isto é, possuem características comuns que os
diferenciam dos não indígenas.
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
Vejam o vídeo que o professor José fez
com a atividade para vocês! A dificuldade vai aumentando, conforme o vídeo vai
rodando.
Acessem o link:
** ARTES – Profª Mônica
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia
pessoal! Tudo bem!
Hoje
vamos escutar esta bela música "Trem Bala- versão do Dia das Mães".
Depois
vamos pensar na letra e escrever uma história, ou uma poesia para homenagear
esta pessoa tão especial nas nossas vidas!
Quem
quiser pode compartilhar a sua história no grupo da turma!
Um
Abração da Profe Carla!
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
èCopiar no caderno!
MULTIPLICAÇÃO EM Z
1)
MULTIPLICAÇÃO
a)
Multiplicação
de dois números de sinais iguais.
Observe os exemplos:
a) (+5) x (+2) = + 10
b) (+3) x (+7) = + 21
c) (-5) x (-2) = + 10
d) (-3) x (-7) = + 21
Conclusão:
Se os fatores tiverem sinais
iguais, o produto é positivo.
b) Multiplicação de dois números de sinais diferentes.
Observe os exemplos:
a) (+3) x (-2) = - 6
b) (-5) x (+4) = - 20
c) (+6) x (-5) = - 30
d) (-1) x (+7) = - 21
Conclusão:
Se os fatores tiverem sinais
diferentes, o produto é negativo.
REGRA PRÁTICA DOS SINAIS NA
MULTIPLICAÇÃO
SINAIS IGUAIS: O RESULTADO
É POSITIVO
|
(+) X (+) = +
(-) X (-) = +
|
SINAIS DIFERENTES: O
RESULTADO É NEGATIVO
|
(+) X (-) = -
(-) X (+) = -
|
EXERCÍCIOS:
1) Qual o sinal de um produto:
a) que tem dois números positivos?
b) que tem dois números negativos?
c) que tem um número positivo e outro negativo?
2) Efetue as multiplicações:
a) ( + 8) . (+ 5) =
b) ( - 8) . (- 5) =
c) ( + 8) . (- 5) =
d) ( - 8) . (+ 5) =
e) ( - 3) . (+ 9) =
f) ( + 3) . (- 9) =
g) ( - 3) . (- 9) =
h) ( + 3) . (+ 9) =
Por favor, enviem suas
dúvidas para o whatsapp da escola!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Olá pessoal! Tudo tranquilo? Estão
cumprindo o isolamento social direitinho?
Vamos então para a atividade!
Primeiramente, gostaria que vocês
assistissem com atenção ao vídeo abaixo sobre a “Estrutura do parágrafo” e
depois que fizessem a cópia do texto “O parágrafo” no caderno de Língua
Portuguesa.
ATIVIDADE 1-
Vídeo:
ATIVIDADE 2 - O Parágrafo
O parágrafo é organizado em torno de
uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo
pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto
dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a
tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de
organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns
gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste
em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que
desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-básica).
Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
Conheça a estrutura-padrão a seguir,
observando sua organização interna.
Ideia-núcleo: A poluição que se verifica
principalmente nas capitais do país é um problema relevante, para cuja solução
é necessária uma ação conjunta de toda a sociedade.
Ideia secundária: O governo, por exemplo, deve rever sua
legislação de proteção ao meio ambiente, ou fazer valer as leis em vigor; o
empresário pode dar sua contribuição, instalando filtro de controle dos gases e
líquidos expelidos, e a população, utilizando menos o transporte individual e aderindo
aos programas de rodízio de automóveis e caminhões, como já ocorre em São
Paulo.
Conclusão: Medidas que venham a excluir qualquer
um desses três setores da sociedade tendem a ser inócuas no combate à poluição
e apenas onerar as contas públicas.
*Observe que a ideia-núcleo apresentou
palavras-chave (poluição/solução/ação conjunta/sociedade) que vão nortear o
restante do parágrafo. O período subsequente – ideia secundária – vai
desenvolver o que foi citado anteriormente: ação conjunta – do governo, do
empresário e da população. O último período retoma as ideias anteriores,
posicionando-se frente ao tema.
Em suma, note que todo o parágrafo se
organiza em torno do primeiro período, que expõe o ponto de vista do autor
sobre como combater a poluição. O segundo período desenvolve e fundamenta a
ideia-núcleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O
último período conclui o parágrafo, reforçando a ideia-núcleo.
Outro aspecto que merece especial
atenção são os elementos relacionadores, isto é, os conectores ou
conetivos (pronomes relativos, conjunções, advérbios, preposições, palavras
denotativas). Tais elementos não são, todavia, obrigatórios; geralmente estão
presentes a partir do segundo parágrafo (assunto que será tratado em outra aula).
(Obra consultada: MOURA, Fernado. Nas
Linhas e Entrelinhas, 6ª edição, 2004. Ed.Vestcon)
Disponível no site:
https://www.algosobre.com.br/redacao/a-unidade-basica-do-texto-estrutura-do-paragrafo.html#.
Acesso em: 07/05/2020.
ATIVIDADE 3 - Agora é a vez de vocês! Construam um
parágrafo (no caderno de Língua Portuguesa) sobre a pandemia do novo
coronavírus. Utilize para isso as informações que vocês têm recebido através
das aulas, dos meios de comunicação e etc.
BOM
TRABALHO! J&
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Hoje, eu estou
“bonzinho”, apenas leia o texto!
Latitudes
e longitudes
A
combinação entre latitudes e longitudes é essencial para a construção do
sistema de coordenadas geográficas.
A necessidade de localização é uma questão sempre
presente desde os primórdios da humanidade. Para atender a essa demanda, foram
desenvolvidas diferentes formas de identificar os diferentes lugares ao longo
da superfície terrestre, com o objetivo de fornecer as referências necessárias
para a tomada de caminhos, rotas e o estabelecimento de moradias e pontos
fixos.
Nesse sentido, um dos principais e mais conhecidos
sistemas de localização terrestre é o sistema de coordenadas geográficas, que surge a partir da combinação
entre latitudes e longitudes. Assim, esses dois elementos juntos indicam
a referência exata de qualquer ponto da superfície do nosso planeta em relação
ao seu todo, permitindo tanto a localização absoluta como a distância relativa
entre duas localidades.
Mas o que são latitudes e longitudes?
A latitude é a distância, em graus, de
qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o
principal dos paralelos terrestres. Os paralelos, por sua vez, são as linhas
imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra, no sentido
leste-oeste ou oeste-leste.
Desse modo, a Linha do
Equador, que se encontra na exata posição de igual distância aos dois polos
terrestres, possui a latitude de 0º, aumentando para o norte até 90º
e diminuindo para o sul até –90º.
A
longitude, por sua vez, é a distância em graus de qualquer ponto da
superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária
que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental.
Os meridianos são as linhas traçadas verticalmente no sentido norte-sul ou
sul-norte.
O
Meridiano de Greenwich possui longitude de 0º, aumentando até 180º
para o leste e diminuindo até –180º a oeste.
Portanto, o sistema de coordenadas geográficas
surge a partir da combinação entre as latitudes e longitudes da superfície
terrestre, com o auxílio da orientação dos paralelos e meridianos. Desse modo, cada ponto, por menor
que seja, encontra-se localizado em uma latitude específica e em uma longitude,
de forma que esses números (mesmo que fracionários, com muitas casas decimais)
indicam a sua correta posição no globo.
A título de exemplo, consideremos os pontos
indicados no mapa a seguir. Para uma maior simplificação, os pontos estão
indicados em coordenadas representadas por números redondos, sem casas
decimais, o que, no entanto, não costuma acontecer na prática real.
Assim,
temos que as coordenadas geográficas dos pontos indicados no mapa são:
A
Latitude: 50º N (norte)
Latitude: 50º N (norte)
Longitude:
-100º ou 100ºW (oeste)
B
Latitude: 40º N
Latitude: 40º N
Longitude:
80ºE (leste)
C
Latitude: -20º ou 20ºS (sul)
Latitude: -20º ou 20ºS (sul)
Longitude:
-40º ou 40ºW
D
Latitude: -10º ou 10ºS
Latitude: -10º ou 10ºS
Longitude:
20ºE
E
Latitude: 0º ou Linha do Equador
Latitude: 0º ou Linha do Equador
Longitude:
0º ou Meridiano de Greenwich
Curiosidade: no
âmbito das latitudes, as áreas mais próximas ao Equador são chamadas geralmente
de “baixas latitudes” e as áreas mais próximas aos polos terrestres são
chamadas de “altas latitudes”. Isso é útil, por exemplo, no estudo sobre
o clima, quando se diz que, quanto menores as latitudes, maiores tendem a
ser as temperaturas.
As
latitudes e longitudes permitem a localização de qualquer ponto da superfície
terrestre
Por Me.
Rodolfo Alves Pena
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ
PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR NENHUM
TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA
TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRENDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM
PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM
ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO
MÍNIMO 8 LINHAS.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Ar
atmosférico - um experimento simples
Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
Nesta semana, vamos ver um
vídeo do experimento que pedi para vocês fazerem em casa sobre o Ar.
O vídeo demonstra que o ar
ocupa lugar no espaço. Pois, o papel usado no experimento não molha quando
colocado dentro d’água.
Espero que gostem e façam em
casa.
Este é o link do vídeo:
Um grande abraço para vocês!
Professora Andréa
BOM TRABALHO!!!
😉👉Baixe aqui o PDF: Atividades Turma C11 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020👈😉