C11 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020

** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula 05 – Copiar tudo no caderno e responder corretamente –
 O que faz a filosofia?
Autor: Fabio Goulart
          Coitado de quem pensa que a filosofia não faz ou que não sirva pra nada, pois a filosofia é muito poderosa, por isso mesmo muitas vezes ela já proibida e vários filósofos e filósofas são perseguidos por pessoas ignorantes. O poder da filosofia é mover e evoluir nossa sociedade. Como ela faz isso? Questionando. O que ela questiona? Tudo. Por que a filosofia questiona? Pois quando não questionamos tendemos a fazer tudo igual e esse ‘igual’ nem sempre é o melhor. Para que a filosofia questiona? Para mostrar que sempre existirão novos pontos de vista para serem explorados, bem como possibilidades de melhorar o mundo e nossas vidas que permanecerão ocultas se não forem reveladas pelo questionamento.

 Exercícios para compreensão e fixação do texto. Responda conforme o texto de forma completa:
1)    Por que a filosofia já foi proibida em vários países?
2)    Qual o poder da filosofia?
3)    Por que a filosofia questiona tudo?

Exercícios para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas cada):
4)    a) Escreva 3 coisas de nossa sociedade que você acha que estão erradas e podem melhorar:
                                               i.     _____________________
                                              ii.     _____________________
                                            iii.     _____________________
b) Agora em um mínimo de 3 linhas cada escreva por que cada uma destas coisas está errada e como melhorar:
i. ______________________________________________________________________________________________________________

ii. _____________________________________________________________________________________________________________

iii. _____________________________________________________________________________________________________________

** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, queridos!
Estão bem?
Saudades muitas!

Vejam só que “molezinha” será a aula de hoje!
 Vamos trabalhar?
 Agora que vocês já têm material sobre os indígenas, enviado nas duas últimas aulas, façam, no caderno, o exercício abaixo:
 Bom trabalho!
Prof. Ana 😘

·       Identifique a alternativa INCORRETA e justifique a sua escolha.
(Lembre-se: justificar é explicar porque tu achas que aquela alternativa que escolheste é, neste caso,  a incorreta, certo?)
   a)    Cada povo possui uma cultura própria, isto é, língua, crenças e um jeito próprio de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos.
b)    As histórias e as culturas indígenas marcaram profundamente nosso jeito de ser, nossos hábitos, nossa língua etc.
c)    Comparando os povos indígenas entre si percebemos que são todos iguais, por isso podem ser chamados de índios.
d)    As diferenças entre os indígenas podem ser percebidas, por exemplo, nos seus traços físicos e nas línguas que eles falam. Os povos indígenas falam línguas diferentes umas das outras. Há, pelo menos, 180 línguas faladas no Brasil de hoje.
e)    Os povos indígenas também são semelhantes entre si, isto é, possuem características comuns que os diferenciam dos não indígenas.

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José
Vejam o vídeo que o professor José fez com a atividade para vocês! A dificuldade vai aumentando, conforme o vídeo vai rodando.

Acessem o link: 
 ** ARTES – Profª Mônica
 





** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos escutar esta bela música "Trem Bala- versão do Dia das Mães".
Depois vamos pensar na letra e escrever uma história, ou uma poesia para homenagear esta pessoa tão especial  nas nossas vidas!
Quem quiser pode compartilhar a sua história no grupo da turma!
Um Abração da Profe Carla!
 Link para a Música: 

** MATEMÁTICA – Profº Renato

èCopiar no caderno!

MULTIPLICAÇÃO EM Z

1)    MULTIPLICAÇÃO
a)    Multiplicação de dois números de sinais iguais.
Observe os exemplos:
a)    (+5) x (+2) = + 10
b)    (+3) x (+7) = + 21
c)    (-5) x (-2) = + 10
d)    (-3) x (-7) = + 21
Conclusão:
Se os fatores tiverem sinais iguais, o produto é positivo.

b)    Multiplicação de dois números de sinais diferentes.
Observe os exemplos:
a)    (+3) x (-2) = - 6
b)    (-5) x (+4) = - 20
c)    (+6) x (-5) = - 30
d)    (-1) x (+7) = - 21

Conclusão:
Se os fatores tiverem sinais diferentes, o produto é negativo.

REGRA PRÁTICA DOS SINAIS NA MULTIPLICAÇÃO
SINAIS IGUAIS: O RESULTADO É POSITIVO
(+) X (+) = +
(-) X (-) = +
SINAIS DIFERENTES: O RESULTADO É NEGATIVO
(+) X (-) = -
(-) X (+) = -

EXERCÍCIOS:
1)    Qual o sinal de um produto:
a)    que tem dois números positivos?
b)    que tem dois números negativos?
c)    que tem um número positivo e outro negativo?
2) Efetue as multiplicações:
a)    ( + 8) . (+ 5) = 
b)    ( - 8) . (- 5) = 
c)    ( + 8) . (- 5) = 
d)    ( - 8) . (+ 5) = 
e)    ( - 3) . (+ 9) =
f)      ( + 3) . (- 9) = 
g)    ( - 3) . (- 9) = 
h)    ( + 3) . (+ 9) = 
Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá pessoal! Tudo tranquilo? Estão cumprindo o isolamento social direitinho?
 Vamos então para a atividade!

Primeiramente, gostaria que vocês assistissem com atenção ao vídeo abaixo sobre a “Estrutura do parágrafo” e depois que fizessem a cópia do texto “O parágrafo” no caderno de Língua Portuguesa.

ATIVIDADE 1-
 Vídeo: 

ATIVIDADE 2 - O Parágrafo
       
       O parágrafo é organizado em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-básica). Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
Conheça a estrutura-padrão a seguir, observando sua organização interna.

Ideia-núcleo: A poluição que se verifica principalmente nas capitais do país é um problema relevante, para cuja solução é necessária uma ação conjunta de toda a sociedade.
Ideia secundária: O governo, por exemplo, deve rever sua legislação de proteção ao meio ambiente, ou fazer valer as leis em vigor; o empresário pode dar sua contribuição, instalando filtro de controle dos gases e líquidos expelidos, e a população, utilizando menos o transporte individual e aderindo aos programas de rodízio de automóveis e caminhões, como já ocorre em São Paulo.
Conclusão: Medidas que venham a excluir qualquer um desses três setores da sociedade tendem a ser inócuas no combate à poluição e apenas onerar as contas públicas.
*Observe que a ideia-núcleo apresentou palavras-chave (poluição/solução/ação conjunta/sociedade) que vão nortear o restante do parágrafo. O período subsequente – ideia secundária – vai desenvolver o que foi citado anteriormente: ação conjunta – do governo, do empresário e da população. O último período retoma as ideias anteriores, posicionando-se frente ao tema.
Em suma, note que todo o parágrafo se organiza em torno do primeiro período, que expõe o ponto de vista do autor sobre como combater a poluição. O segundo período desenvolve e fundamenta a ideia-núcleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O último período conclui o parágrafo, reforçando a ideia-núcleo.
Outro aspecto que merece especial atenção são os elementos relacionadores, isto é, os conectores ou conetivos (pronomes relativos, conjunções, advérbios, preposições, palavras denotativas). Tais elementos não são, todavia, obrigatórios; geralmente estão presentes a partir do segundo parágrafo (assunto que será tratado em outra aula).

 (Obra consultada: MOURA, Fernado. Nas Linhas e Entrelinhas, 6ª edição, 2004. Ed.Vestcon)
Disponível no site: https://www.algosobre.com.br/redacao/a-unidade-basica-do-texto-estrutura-do-paragrafo.html#. Acesso em: 07/05/2020.

ATIVIDADE 3 - Agora é a vez de vocês! Construam um parágrafo (no caderno de Língua Portuguesa) sobre a pandemia do novo coronavírus. Utilize para isso as informações que vocês têm recebido através das aulas, dos meios de comunicação e etc.

BOM TRABALHO! J&

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Hoje, eu estou “bonzinho”, apenas leia o texto!

Latitudes e longitudes
A combinação entre latitudes e longitudes é essencial para a construção do sistema de coordenadas geográficas.
A necessidade de localização é uma questão sempre presente desde os primórdios da humanidade. Para atender a essa demanda, foram desenvolvidas diferentes formas de identificar os diferentes lugares ao longo da superfície terrestre, com o objetivo de fornecer as referências necessárias para a tomada de caminhos, rotas e o estabelecimento de moradias e pontos fixos.
Nesse sentido, um dos principais e mais conhecidos sistemas de localização terrestre é o sistema de coordenadas geográficas, que surge a partir da combinação entre latitudes e longitudes. Assim, esses dois elementos juntos indicam a referência exata de qualquer ponto da superfície do nosso planeta em relação ao seu todo, permitindo tanto a localização absoluta como a distância relativa entre duas localidades.
Mas o que são latitudes e longitudes?
A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres. Os paralelos, por sua vez, são as linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra, no sentido leste-oeste ou oeste-leste.

Desse modo, a Linha do Equador, que se encontra na exata posição de igual distância aos dois polos terrestres, possui a latitude de , aumentando para o norte até 90º e diminuindo para o sul até –90º.
A longitude, por sua vez, é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental. Os meridianos são as linhas traçadas verticalmente no sentido norte-sul ou sul-norte.
  O Meridiano de Greenwich possui longitude de , aumentando até 180º para o leste e diminuindo até –180º a oeste.
Portanto, o sistema de coordenadas geográficas surge a partir da combinação entre as latitudes e longitudes da superfície terrestre, com o auxílio da orientação dos paralelos e meridianos. Desse modo, cada ponto, por menor que seja, encontra-se localizado em uma latitude específica e em uma longitude, de forma que esses números (mesmo que fracionários, com muitas casas decimais) indicam a sua correta posição no globo.
A título de exemplo, consideremos os pontos indicados no mapa a seguir. Para uma maior simplificação, os pontos estão indicados em coordenadas representadas por números redondos, sem casas decimais, o que, no entanto, não costuma acontecer na prática real.

Assim, temos que as coordenadas geográficas dos pontos indicados no mapa são:
 
A
Latitude: 50º N (norte)
Longitude: -100º ou 100ºW (oeste)
B
Latitude: 40º N
Longitude: 80ºE (leste)
C
Latitude: -20º ou 20ºS (sul)
Longitude: -40º ou 40ºW
D
Latitude: -10º ou 10ºS
Longitude: 20ºE
E
Latitude: 0º ou Linha do Equador
Longitude: 0º ou Meridiano de Greenwich

 Curiosidade: no âmbito das latitudes, as áreas mais próximas ao Equador são chamadas geralmente de “baixas latitudes” e as áreas mais próximas aos polos terrestres são chamadas de “altas latitudes”. Isso é útil, por exemplo, no estudo sobre o clima, quando se diz que, quanto menores as latitudes, maiores tendem a ser as temperaturas
As latitudes e longitudes permitem a localização de qualquer ponto da superfície terrestre
 

 Por Me. Rodolfo Alves Pena

 ** ESPANHOL – Profª Adriana M.

ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR  NENHUM TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRENDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO MÍNIMO 8 LINHAS.

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Ar atmosférico - um experimento simples
Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
Nesta semana, vamos ver um vídeo do experimento que pedi para vocês fazerem em casa sobre o Ar.
O vídeo demonstra que o ar ocupa lugar no espaço. Pois, o papel usado no experimento não molha quando colocado dentro d’água.
Espero que gostem e façam em casa.
Este é o link do vídeo:

Um grande abraço para vocês!
Professora Andréa


BOM TRABALHO!!!

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...