C21 - Semana: 27 a 30 de Abril - 2020


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia!  Tudo bem com vocês!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!

Vídeo: 

** HISTÓRIA – Profª Ana

Hello, lindinhos!

Todos bem por aí? Por aqui tudo certo, só saudades! E feliz, porque alguns já começaram a mandar recados.

Vamos trabalhar?
Hoje vamos copiar no caderno a parte II daquele texto que começamos na outra aula. Mas não se assustem, são poucos parágrafos! Na próxima aula responderão algumas perguntas sobre o texto, ok?

Bom trabalho!
          Prof. Ana 😘

A Revolução Industrial (Parte II)

Por que a Revolução Industrial começou na Inglaterra? O que os burgueses da Inglaterra tinham que os burgueses dos outros países ainda não possuíam? O que havia de especial na economia inglesa?
As ideias burguesas iluministas se espalharam pela Inglaterra no século XVIII, valorizando a ciência, a liberdade individual e a crença no progresso. Essas ideias incentivaram a invenção de tecnologias.
Como já mencionei no texto anterior, a burguesia havia enriquecido um bocado, especialmente a burguesia inglesa. Ampliaram seus negócios com a pirataria, tráfico de escravos, emprestando dinheiro a juros e pagando salários miseráveis aos artesãos empregados nas manufaturas. E para onde foi essa grana toda dos burgueses?
Investiram nas fábricas, amplos espaços para produção de mercadoria e, agora, com a máquina à vapor, que movimentava os teares (máquinas de fiar tecidos) com muita rapidez, aumentou a produção, especialmente a de tecidos. Mas de onde surgiu a mão de obra para trabalhar nas fábricas?
Com as novas tecnologias na zona rural, os camponeses foram expulsos da terra e, para não morrer de fome, aceitavam trabalhar por muitas horas seguidas nas fábricas, recebendo pequenos salários. Para ajudar no sustento da família, os filhos dos trabalhadores também eram contratados pelas fábricas, e ganhavam salários menores ainda por serem crianças. Muito triste! Esses trabalhadores formavam uma nova classe social chamada proletariado.

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Oi pessoal!

          Tudo bem com vocês? Chegamos à 6ª semana sem nos encontrarmos fisicamente, sem olhar olho no olho, sem abraçar, nem reclamar kkkkk… Mas, espero que estejam todos bem e com saúde, praticando as atividades que venho sugerindo para vocês!
          Na última semana, a proposta foi dançar e mexer o corpo todo partindo das sugestões que deixei aqui e outras músicas de gosto pessoal. Espero que tenham curtido a ideia! Dançar um pouco, depois do Alongamento, é uma opção para todos os dias!
          Para esta semana, disse que gostaria de retomar o assunto da PETECA para aprender um pouco mais sobre a diferença entre JOGO e ESPORTE. Pois, a PETECA também pode ser jogada com regras definidas por uma Confederação que irá organizar seus atletas e torneios competitivos.
          Portanto, a PETECA também é um ESPORTE PROFISSIONAL e seus atletas também são chamados de PETEQUEIROS. A execução dos fundamentos no campo de jogo desenvolve a agilidade corporal e as habilidades são semelhantes às do VOLEIBOL. Selecionei 2  pequenos vídeos que falam um pouco da história e como se joga PETECA PROFISSIONAL.
          Para pensar: que semelhanças existem entre o jogo de peteca profissional e o jogo de voleibol?
          Para a prática, sugiro que depois do Alongamento, aproveitem para dançar um pouco, escolhendo boas músicas e se soltando com diferentes ritmos!

Vídeo 1:


Vídeo 2: 
                   
#FICA A DICA#DANÇAR É BOM DEMAIS#UM ABRAÇO


** MATEMÁTICA – Profº Renato

Assista o vídeo de correção da aula 1 e refaça aqueles exercícios que não encontrou o resulta esperado.


Vídeo Sistemas de Equações pelo método da substituição - Parte 1: 



Vídeo Sistemas de Equações pelo método da substituição - Parte 2:  

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!


** ARTES – Profª Mônica








** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal! Tudo bem?

Leiam o texto abaixo!! Após, copiem os enunciados das questões e respondam no caderno.

Bom trabalho, profª. Silvana!

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

èPara responder às questões abaixo, consulte o site: https://coronavirus.saude.gov.br/ ou  responda conforme as informações que estás vendo serem divulgadas pelos meios de comunicação.

1. Como o coronavírus é transmitido?
2. Como se prevenir ao coronavírus?
3. Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
4. Quais grupos são mais vulneráveis ao coronavírus?


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Hoje, eu estou “bonzinho”. Apenas leia o texto abaixo!

Aspectos Físicos do Continente Americano

Os aspectos físicos do continente americano são bastante variados, tendo como característica principal as elevadas altitudes em sua porção ocidental.

O Continente Americano é formado por duas grandes massas continentais, uma localizada ao norte e que engloba a América do Norte, Central e o Caribe, e outra localizada ao sul, onde se encontra a América do Sul. Juntas, essas faixas de terra se estendem em uma área superior a 42 milhões de km², tornando-se o segundo maior continente do planeta, ocupando 8% da área terrestre e 28,5% das terras emersas.
Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença de grandes cadeias montanhosas. No continente sul-americano, elas formam a Cordilheira dos Andes, que se formou em função do atrito da Placa Tectônica de Nazca e a Placa Sul-americana. Na continente norte-americano, elas formam acidentes geográficos como as Montanhas Rochosas e os Montes Apalaches, oriundos do choque entre a Placa Norte-americana e a Placa de Juan de Fuca.
A seguir, temos um mapa topográfico, indicando as variações de altitude no continente americano.

As variações do relevo das Américas

Em linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação geológica antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um caráter mais acidentado ao longo da maior parte de suas áreas. Apesar disso, existem ainda alguns escudos cristalinos na porção leste e central da América do Sul, na região da Guiana Francesa, no Norte da América do Norte e na Groelândia. Cadeias orogenéticas recentes podem ser visualizadas na Cordilheira dos Andes e em toda a costa oeste do continente.
A formação de elevadas altitudes no litoral próximo ao Oceano Pacífico dificulta a chegada de umidade advinda desse Oceano para o continente, produzindo alguns desertos e regiões áridas, a exemplo do que ocorre no México e nos Estados Unidos. Na América do Sul, no entanto, essa dinâmica não se aplica em função da presença da Floresta Amazônica, que produz uma intensa quantidade de umidade através de sua evapotranspiração, distribuindo ar úmido para todo o cone sul.  
Em razão de as Américas serem um continente de elevada extensão territorial no sentido norte-sul, suas regiões extremas apresentam baixas temperaturas, influenciadas pelas massas de ar polares. No entanto, massas de ar quente oriundas do interior das massas continentais elevam as temperaturas em regiões como a costa leste da América do Sul, do Norte e Central, além de reduzir a umidade do ar em alguns períodos do ano nas regiões centrais dessas três regiões. Assim, podemos perceber que o continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima existentes no planeta Terra.
O continente é também rico em termos de bacias hidrográficas. Dentre as inúmeras grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a bacia Platina, a do Mississipi-Missouri e a Amazônica, sendo essa última a maior do mundo tanto em extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza hidrográfica sem igual em todo o mundo.

A maior parte do relevo do continente americano é de formação geológica antiga

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

BOM TRABALHO!!!

Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

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