** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia! Tudo
bem com vocês!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Hello, lindinhos! ♥♥
Todos bem por aí? Por aqui tudo certo, só saudades! E feliz,
porque alguns já começaram a mandar recados.♥
Vamos trabalhar?
Hoje vamos copiar no caderno a parte II daquele texto que começamos na outra aula. Mas não se
assustem, são poucos parágrafos! Na próxima aula responderão algumas perguntas
sobre o texto, ok?
Bom trabalho!
Prof. Ana 😘
A Revolução Industrial
(Parte II)
Por que a Revolução
Industrial começou na Inglaterra? O que os burgueses da Inglaterra tinham que os burgueses
dos outros países ainda não possuíam? O que havia de especial na economia
inglesa?
As ideias burguesas iluministas se
espalharam pela Inglaterra no século XVIII, valorizando a ciência, a liberdade
individual e a crença no progresso. Essas ideias incentivaram a invenção de
tecnologias.
Como já mencionei no texto
anterior, a burguesia havia enriquecido um bocado, especialmente a burguesia
inglesa. Ampliaram seus negócios com a pirataria, tráfico de escravos,
emprestando dinheiro a juros e pagando salários miseráveis aos artesãos
empregados nas manufaturas. E para onde foi essa grana toda dos burgueses?
Investiram nas fábricas, amplos
espaços para produção de mercadoria e, agora, com a máquina à vapor, que
movimentava os teares (máquinas de fiar tecidos) com muita rapidez, aumentou a
produção, especialmente a de tecidos. Mas de onde surgiu a mão de obra para
trabalhar nas fábricas?
Com as novas tecnologias na zona
rural, os camponeses foram expulsos da terra e, para não morrer de fome, aceitavam
trabalhar por muitas horas seguidas nas fábricas, recebendo pequenos salários.
Para ajudar no sustento da família, os filhos dos trabalhadores também eram
contratados pelas fábricas, e ganhavam salários menores ainda por serem
crianças. Muito triste! Esses trabalhadores formavam uma nova classe social
chamada proletariado.
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Tudo bem com vocês? Chegamos à 6ª
semana sem nos encontrarmos fisicamente, sem olhar olho no olho, sem abraçar,
nem reclamar kkkkk… Mas, espero que estejam todos bem e com saúde, praticando
as atividades que venho sugerindo para vocês!
Na última semana, a proposta foi
dançar e mexer o corpo todo partindo das sugestões que deixei aqui e outras
músicas de gosto pessoal. Espero que tenham curtido a ideia! Dançar um pouco,
depois do Alongamento, é uma opção para todos os dias!
Para esta semana, disse que gostaria
de retomar o assunto da PETECA para aprender um pouco mais sobre a diferença
entre JOGO e ESPORTE. Pois, a PETECA também pode ser jogada com regras
definidas por uma Confederação que irá organizar seus atletas e torneios
competitivos.
Portanto, a PETECA também é um ESPORTE
PROFISSIONAL e seus atletas também são chamados de PETEQUEIROS. A execução dos
fundamentos no campo de jogo desenvolve a agilidade corporal e as habilidades
são semelhantes às do VOLEIBOL. Selecionei 2
pequenos vídeos que falam um pouco da história e como se joga PETECA
PROFISSIONAL.
Para pensar: que semelhanças existem
entre o jogo de peteca profissional e o jogo de voleibol?
Para a prática, sugiro que depois do
Alongamento, aproveitem para dançar um pouco, escolhendo boas músicas e se
soltando com diferentes ritmos!
Vídeo 1:
Vídeo 2:
#FICA
A DICA#DANÇAR É BOM DEMAIS#UM ABRAÇO
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
Assista
o vídeo de correção da aula 1 e refaça aqueles exercícios que não encontrou o
resulta esperado.
Vídeo
Sistemas de Equações pelo método da substituição - Parte 1:
Vídeo
Sistemas de Equações pelo método da substituição - Parte 2:
Por
favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!
** ARTES – Profª Mônica
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Olá, pessoal! Tudo bem?
Leiam o texto abaixo!! Após, copiem os enunciados
das questões e respondam no caderno.
Bom trabalho, profª. Silvana!
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em
31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de
coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1…
èPara responder às questões abaixo, consulte o site:
https://coronavirus.saude.gov.br/ ou
responda conforme as informações que estás vendo serem divulgadas pelos
meios de comunicação.
1.
Como o coronavírus é transmitido?
2.
Como se prevenir ao coronavírus?
3.
Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
4. Quais grupos são mais vulneráveis ao
coronavírus?
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Hoje, eu estou “bonzinho”. Apenas leia o texto abaixo!
Aspectos
Físicos do Continente Americano
Os
aspectos físicos do continente americano são bastante variados, tendo como
característica principal as elevadas altitudes em sua porção ocidental.
O
Continente Americano é formado por duas grandes massas continentais, uma localizada
ao norte e que engloba a América do Norte, Central e o Caribe, e outra
localizada ao sul, onde se encontra a América do Sul. Juntas, essas faixas de
terra se estendem em uma área superior a 42 milhões de km², tornando-se o
segundo maior continente do planeta, ocupando 8% da área terrestre e 28,5% das
terras emersas.
Na
porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença
de grandes cadeias montanhosas. No continente sul-americano, elas formam a Cordilheira dos Andes,
que se formou em função do atrito da Placa Tectônica de Nazca e a Placa
Sul-americana. Na continente norte-americano, elas formam acidentes geográficos
como as Montanhas
Rochosas e os Montes
Apalaches, oriundos do choque entre a Placa Norte-americana e a
Placa de Juan de Fuca.
A
seguir, temos um mapa topográfico, indicando as variações de altitude no
continente americano.
As variações do relevo das Américas
Em
linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação geológica
antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um caráter mais
acidentado ao longo da maior parte de suas áreas. Apesar disso, existem ainda
alguns escudos cristalinos na porção leste e central da América do Sul, na
região da Guiana Francesa, no Norte da América do Norte e na Groelândia.
Cadeias orogenéticas recentes podem ser visualizadas na Cordilheira dos Andes e
em toda a costa oeste do continente.
A
formação de elevadas altitudes no litoral próximo ao Oceano Pacífico dificulta
a chegada de umidade advinda desse Oceano para o continente, produzindo alguns
desertos e regiões áridas, a exemplo do que ocorre no México e nos Estados
Unidos. Na América do Sul, no entanto, essa dinâmica não se aplica em função da
presença da Floresta Amazônica, que produz uma intensa quantidade de umidade
através de sua evapotranspiração, distribuindo ar úmido para todo o cone sul.
Em
razão de as Américas serem um continente de elevada extensão territorial no
sentido norte-sul, suas regiões extremas apresentam baixas temperaturas,
influenciadas pelas massas de ar polares. No entanto, massas de ar quente
oriundas do interior das massas continentais elevam as temperaturas em regiões
como a costa leste da América do Sul, do Norte e Central, além de reduzir a
umidade do ar em alguns períodos do ano nas regiões centrais dessas três
regiões. Assim, podemos perceber que o continente americano apresenta praticamente
todos os tipos de clima existentes no planeta Terra.
O
continente é também rico em termos de bacias hidrográficas. Dentre as inúmeras
grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a bacia Platina, a do
Mississipi-Missouri e a Amazônica, sendo essa última a maior do mundo tanto em
extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza hidrográfica sem
igual em todo o mundo.
A maior parte do relevo do continente americano é de formação geológica antiga
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
BOM TRABALHO!!!
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