PROFESSORA VERA
DIA
DAS MÃES CHEGANDO E QUEM NÃO VIBRA E SE EMOCIONA EM ASSISTIR O
FILHOTE CANTANDO UMA MÚSICA OU ENTREGANDO UM PRESENTE FEITO NA
ESCOLA?
INFELIZMENTE
ESTE ANO O DIA DAS MÃES TERÁ QUE SER DIFERENTE...
MAS
TAMBÉM NÃO TEM PRESENTE MAIOR QUE ESTAR JUNTINHO DO/A SEU/SUA FILHO/A,
SENTINDO SEU CHEIRINHO E DANDO AQUELE ABRAÇO BEM APERTADO...
PENSANDO
NISSO, A PROPOSTA DESSA SEMANA É ESSA: FAZER COISAS QUE APROXIMEM
MÃE E FILHO/A (COISA QUE ÀS VEZES NÃO TEMOS TEMPO PELA CORRERIA DO
DIA-A-DIA).
QUE
TAL LER PARA SEU/SUA FILHO/A UMA HISTÓRIA QUE EU SELECIONEI? NA HORA
DE DORMIR, DEITADOS, DE FORMA BEM ACONCHEGANTE, LEIA UMA HISTÓRIA
SOBRE MÃES, CONVERSE COM SEU/SUA FILHO/A. SEGUEM UMA SUGESTÃO DE
HISTÓRIA DE MÃES, COLOQUEI MAIS HISTÓRIAS LÁ NO GRUPO DA TURMA.
- SE AS COISAS FOSSEM MÃES – SYLVIA ORTHOF
AQUI
VAI O LINK DO VÍDEO DO VÍDEO QUE EU FIZ, CONTANDO A HISTÓRIA SE AS
COISAS FOSSEM MÃES
O
LINK ABAIXO É UM VÍDEO DA MINHA FILHA QUE EU FALEI LÁ NO VÍDEO
DESSA HISTÓRIA: QUANDO ELA TINHA 4 ANOS, A ESCOLINHA TRABALHOU ESSA
POESIA E ELA RECITA PARA UMA AMIGA.
FAÇAM
UMA RECEITA JUNTOS. PODE SER UM BOLO OU UMA SOBREMESA PARA COMEREM NO
DOMINGO DAS MÃES. DEIXE SEU FILHO AJUDAR. ELES ADORAM AJUDAR E
APRENDER COM VOCÊS!
CONVIDE-O
A FAZER UM DESENHO DE VOCÊS JUNTOS. PEÇA QUE FAÇA UM CARTÃO BEM
LINDO PARA VOCÊ.
REGISTREM
UM DESSES MOMENTOS COM FOTOS E DESENHOS.
FELIZ
DIA DAS MÃES!
PROFESSORA MARCELLE - ARTES
QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS ALUNOS! NESTA SEMANA VAMOS TRABALHAR COM DESENHOS E
OBRAS COM A TEMÁTICA CHUVA
ENTÃO,
SUGIRO QUE CADA UM/A CRIE UM DESENHO QUE REPRESENTE A CHUVA. VOCÊS
PODERÃO ESCOLHER O QUE DESENHAR PARA REPRESENTAR O FENÔMENO
NATURAL DA SUA PRÓPRIA MANEIRA. FEITO ISSO, MOSTRE PARA AS PESSOAS QUE
ESTÃO A SUA VOLTA, QUE HABITAM A MESMA CASA QUE VOCÊ. E PERGUNTE A
ELAS: COMO VOCÊS REPRESENTARIAM A CHUVA?
VOCÊS
PODERÃO REPRESENTAR A CHUVA DE VÁRIAS MANEIRAS: POR MEIO DE
USO DE PONTOS, GOTAS LARGAS E FINAS, TRAÇOS RÁPIDOS OU BEM
MARCADOS, O USO DE CORES DENTRO OU FORA DAS NUVENS.
PROFA
MARCELLE
PROFESSORA CLÁUDIA - ED. FÍSICA
OLÁ, PESSOAL!
COMO ESTÃO? ESTÃO CUIDANDO DA SAÚDE DIREITINHO? EU ESTOU BEM E ME CUIDANDO TAMBÉM. SINTO SAUDADES DE VOCÊS E ADORO VER AS FOTOS E VÍDEOS NO BLOG DA ESCOLA. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS MÚSICAS PARA DANÇAR QUE ENVIEI NA SEMANA PASSADA, IMITANDO ANIMAIS E SOLTANDO A IMAGINAÇÃO!
PARA ESTA SEMANA, ESTOU SUGERINDO 2 BRINCADEIRAS QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO VISUAL E TÁTIL, ALÉM DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. SÃO O “JOGO DO QUENTE OU FRIO” E A “BRINCADEIRA DO SACO SURPRESA”.
- JOGO DO QUENTE OU FRIO:
PARA ESTE JOGO PRECISA NO MÍNIMO 2 PARTICIPANTES. UM AMBIENTE CONHECIDO, PODE SER NA SALA OU QUARTO. ESCOLHER UM OBJETO QUE POSSA SER ESCONDIDO EM DIVERSOS LUGARES DESTE AMBIENTE, DE FORMA QUE POSSA SER ENCONTRADO PELO OUTRO PARTICIPANTE ATRAVÉS DE PISTAS. O OUTRO PARTICIPANTE DEVE FICAR FORA DO AMBIENTE ENQUANTO O OBJETO ESTIVER SENDO ESCONDIDO E RETORNAR QUANDO FOR CHAMADO. COMEÇA A PROCURAR EM TODOS OS LUGARES E CONFORME SE APROXIMA DO ESCONDERIJO O OUTRO DIRÁ “ESTÁ QUENTE”, “ESQUENTANDO” OU SE ESTIVER LONGE DO ESCONDERIJO DIRÁ “ESTÁ FRIO”, “ESFRIOU!”. ASSIM VAI DANDO “PISTAS” DE ONDE ESTÁ ESCONDIDO O OBJETO ATÉ SER ENCONTRADO! DEPOIS OS PARTICIPANTES TROCAM DE FUNÇÃO, AQUELE QUE ESCONDEU VAI PROCURAR E QUEM PROCUROU DEVE ESCONDER NA PRÓXIMA RODADA. PODEM TROCAR DIVERSAS VEZES ENQUANTO HOUVER INTERESSE.
- SACO SURPRESA
PARA ESTA BRINCADEIRA VAMOS UTILIZAR UM PANO PARA “VENDAR” OS OLHOS DA CRIANÇA E UM SACO OU SACOLA (NÃO PODE SER TRANSPARENTE). TAMBÉM VAMOS PRECISAR DE UNS 10 OBJETOS PARA POR DENTRO DO SACO, POR EXEMPLO, LÁPIS, BORRACHA, APONTADOR, PEÇAS DE JOGOS E PEQUENOS BRINQUEDOS, QUE SERÃO RETIRADOS UM DE CADA VEZ PELA CRIANÇA QUE ESTÁ COM A VENDA NOS OLHOS. QUANDO ESTIVER COM O OBJETO NAS MÃOS DEVERÁ TOCAR E DIZER EM VOZ ALTA O NOME DO OBJETO. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA TENHA TEMPO PARA RECONHECER O OBJETO COM A VENDA NOS OLHOS E NOMEÁ-LO, POIS NESTA BRINCADEIRA NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO E NEM GANHADOR OU PERDEDOR. PORTANTO DEVEMOS AGUARDAR ATÉ QUE A CRIANÇA RECONHEÇA E DIGA O NOME DO OBJETO. PODEM REPETIR COM OUTROS OBJETOS ENQUANTO HOUVER INTERESSE.
APROVEITEM PARA BRINCAR! UM ABRAÇO E BOA SEMANA!
PROFESSORA VALMIRA - BIBLIOTECA
💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA EM PDF💟