** FILOSOFIA - Profº Fábio
AULA 02 (copiar no caderno e responder)
O QUE É A FILOSOFIA?
Autor: Fabio Goulart
Não há
filosofia sem filósofas e filósofos e é ao imaginar como seria “um filósofo”
que geral começa a pensar besteira e se confunde toda. Muitas pessoas imaginam
“o filósofo” como um cara barbudão que não quer nada com na, por isso mesmo
pensam a filosofia como sendo uma grande loucura ou uma “viagem na maionese”,
saiba de uma coisa amiguinho: este pensamento é uma grande mentira!!! Filosofia
é o contrário disso!!! Filosofia é um tipo de pensar racional e bem organizado,
onde a reflexão e a argumentação buscam sempre a melhor explicação e justificação
para as coisas. Precisamos da filosofia para organizar a bagunça das ideias na
nossa cabeça. Depois de organizar tudo a filosofia sai da cabeça na forma de
textos e livros de um estilo muito poderoso onde são explicadas as causas e
efeitos das coisas. Sem a filosofia a maioria das coisas legais nunca teria
saído da cabeça bagunçada das pessoas do passado. Que venha mais filosofia!
Pois minha cabeça tá toda bagunçada agora. J
Exercícios para Compreensão:
1) Segundo o texto, o que é a filosofia?
2) Segundo o texto, o que buscam a reflexão e a argumentação?
3) Segundo o texto, de onde sai e pra onde vai a filosofia?
4) Segundo o texto, como são os livros de filosofia?
5) Segundo o texto, pra que serve a filosofia?
Exercícios para Reflexão:
6) Escreva uma frase de uma música que tu aches que seja “Filosófica” (Pode pesquisar na internet) _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Por que tu achas que a frase da música que escolheu é “filosófica”? (mínimo 3 linhas)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Desenhe como tu imaginas que seja um filósofo ou filósofa em seu trabalho:
7) Por que tu achas que a frase da música que escolheu é “filosófica”? (mínimo 3 linhas)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Desenhe como tu imaginas que seja um filósofo ou filósofa em seu trabalho:
** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José
Atividade 1: Realizar a leitura do texto "Esportes de rede divisória ou parede de rebote".
Esportes de rede divisória ou parede de rebote
Os esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária sobre uma rede, ou rebatendo contra uma parede. Essa maneira de atravessar a bola ou o objeto, deve dificultar a interceptação da defesa do adversário e fazer com que a bola ou o objeto toque o chão para que o ponto seja computado (GONZÁLEZ e BRACHT, 2012).
Dentre os esportes mais populares no Brasil está o voleibol. Por isso, a fim de ampliar o conhecimento sobre esse tipo de esporte, utilizaremos o voleibol como principal veículo para esse trabalho. Outros esportes podem se enquadrar nesse segmento de aulas, como por exemplo o tênis, badminton, squash, biribol, entre outros.
O voleibol é um esporte razoavelmente novo, uma vez que surgiu em 1895. Ele nasceu nos EUA e seu ‘pai’ é o norte-americano e professor de educação física, William Morgan.
O objetivo de Morgan era criar um novo esporte para os seus alunos da Associação Cristã de Moços, um clube estadunidense voltado apenas para garotos. Para criá-lo ele decidiu juntar regras e elementos do basquete e do tênis (em maior predominância).
Dois anos depois, em 1897, as primeiras regras para as partidas de voleibol foram esboçadas e passaram por poucas mudanças até chegarem ao que conhecemos atualmente.
O vôlei, como é carinhosamente apelidado, só chegou ao Brasil no século XX – mais especificadamente, em 1915. Desde então ele é um dos mais populares nas escolas e centros esportivos de todo o país.
Regras básicas do voleibol
Atualmente o voleibol pode ser praticado tanto em quadras fechadas como abertas. No vôlei de quadra, o jogo deve ser disputado por duas equipes – sendo cada uma delas formada por seis jogadores.
Cada um dos grupos também deve ter 6 jogadores reservas e um técnico para orientá-los.
Além disso, os jogos também contam com um anotador, dois árbitros (um de cada lado) e quatro ‘fiscais’ de linha, sendo estes os responsáveis por prestar atenção se a bola ficou – ou não – dentro da quadra em momentos de indecisão.
Cada partida de voleibol conta com cinco “sets”. Mas, se o mesmo time vencer os três primeiros sets, ela é finalizada com antecedência. Cada set deve ter no mínimo 25 pontos – porém, há a obrigatoriedade de que haja diferença de 2 pontos entre a equipe vitoriosa e a perdedora.
Vamos imaginar que o set está 24 x 24. Neste caso, a partida vai até 26 (caso apenas uma das equipes marque os dois pontos). Se a partida novamente empatar aos 26 pontos, ela vai até 28 e assim por diante. Até que essa vantagem mínima de dois pontos não seja alcançada, o set continua. Os pontos, por sua vez, são obtidos toda vez que a bola cai no chão da quadra do time adversário.
Depois do saque, cada equipe só pode tocar na bola três vezes até passá-la para o outro lado. Além disso, o mesmo jogador não pode tocar na bola duas vezes seguidas (mas pode ser o responsável pelo 1º e 3º movimento).
Vence a partida de voleibol o time que conquistar o maior número de sets. Vale ainda destacar que os jogos de vôlei não contam com tempo definido.
No que diz respeito à estrutura oficial do jogo, a quadra de voleibol é retangular e conta com as seguintes dimensões: 18m de comprimento x 9m de largura. A bola deve pesar no máximo 270g e deve ser, obrigatoriamente, confeccionada em couro.
Principais movimentos e curiosidades sobre o voleibol
Os principais fundamentos/movimentos do voleibol são os seguintes:
• Saque: o primeiro e mais importante movimento da partida é o saque, uma vez que ele é repetido a cada ponto. O saque deve ser feito em um movimento só e atrás da linha de fundo da quadra. Caso a equipe adversária não consiga tocar na bola e ela caia no chão, é computado ponto para a equipe que sacou.
• Passe: já o passe costuma ser o movimento de recepção após o saque ou ataque. Esse movimento costuma ser feito de duas maneiras: toque ou manchete. O passe, além de receber a bola, também tem o objetivo de “passá-la” da melhor maneira para o levantador.
• Levantamento: o levantamento, por sua vez, costuma ser o segundo ‘toque’ da equipe na bola. O levantador geralmente recebe a bola de um passe e entrega-a novamente (dessa vez, para o ataque).
• Ataque: o ataque, no caso, costuma ser o 3º e último movimento da equipe antes de mandá-la para o outro lado da quadra. O principal objetivo deste movimento é fazer com que a bola toque o chão na quadra adversária – ou seja, impedindo o recebimento da mesma pelo oponente. Não à toa, o ataque costuma ser realizado o mais próximo possível da rede.
• Bloqueio: por fim, o bloqueio é um movimento de defesa. Ele é realizado por um ou mais jogadores que estão na frente da quadra quando o ataque da equipe adversária é realizado. Basicamente, ele é a tentativa de rebater a bola com as palmas das mãos, fazendo com que ela retorne para a quadra do adversário.
A seguir confira ainda algumas curiosidades sobre o esporte:
· Estima-se que, em uma partida de vôlei, algo como 70 saltos são dados por cada jogador;
· A mais longa partida de vôlei da história ocorreu em Montreal, nos Jogos Olímpicos de 1976. Ela durou, ao todo, 4h e 36 minutos;
· Tanto a seleção masculina como feminina de vôlei brasileiro estão entre as melhores do mundo.
Atividade 2: Responda as questões referentes aos esportes de rede divisória ou parede de rebote em seu caderno. Entregar as questões respondidas na volta as aulas presenciais.
- O que são esportes de rede divisória ou parede de rebote?
- Dê exemplos de quais seriam esses esportes?
- O Que eles têm em comum?
- Qual é o objetivo desses jogos? Como alcanço esse objetivo dentro do jogo?
- Você já encontrou esses esportes no cotidiano?
- Você gostaria de aprender outros esportes de rede na escola? Quais?
- Você conhece a história do voleibol?
- Quais são os principais movimentos técnicos do voleibol?
- Quantos “SETS” tem uma partida de voleibol?
- Quantos pontos são necessários para que uma equipe vença um “SET”?
** ARTES - Profª Mônica
** MATEMÁTICA - Profº Renato
⇒ Copie o conteúdo "Adição e Subtração em Z" em seu caderno de Matemática. Após, realize os exercícios propostos.
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
Atividade 1 : Copie o quadro abaixo no caderno!
ATIVIDADE 2: Copie e responda os exercícios abaixo no caderno!
Leia a tira abaixo e responda às questões seguintes.
1) Para quem e por que a garotinha está telefonando?
2) Lendo o último quadrinho, o que descobrimos?
3) Considerando sua resposta anterior, podemos dizer que ocorreu interação, comunicação entre as duas? Justifique sua resposta.
4) Explique a fala da garota no último quadrinho.
5) Reescreva cada uma das frases do segundo quadrinho da tirinha, classificando-as em frase nominal, período simples ou período composto.
a)_____________________________________________________________
b)_____________________________________________________________
c)_____________________________________________________________
6) Relacione as colunas.
( 1 ) Frase nominal
( 2 ) Período simples
( 3 ) Período composto
a) ( ) Chove.
b) ( ) Bom dia, pessoal!
c) ( ) A existência é frágil.
d) ( ) Os homens sensíveis pedem amor sincero às mulheres de opinião.
e) ( ) Quero uma linda rosa.
f) ( ) Rua!
g) ( ) Quando você foi embora, fez-se noite em minha vida.
h) ( ) Cantei, dancei e depois dormi.
Dica: Lembre-se de localizar os verbos nas frases antes de classificá-las.
Disponível no site:
https://pt.slideshare.net/cristianehoffman/avaliao-frase-orao-periodo-oitavo-ano
https://pt.slideshare.net/cristianehoffman/avaliao-frase-orao-periodo-oitavo-ano
** GEOGRAFIA - Profº Gilberto
Atividade 1: Copiar e responder as questões abaixo no caderno.
Obs.: Responda com base nos teus conhecimentos prévios, caso não consigas alguma questão pode pesquisar no google!
1) O
que são meios de orientação?
2) Quais
os meios de orientação mais usados atualmente?
3) No
seu caderno, desenho o mapa do trajeto que você faz para chegar até a escola. (represente
os principais pontos de referência no seu caminho, como comércio, igreja, etc).
**CIÊNCIAS - Profª Andréa
ATIVIDADE 1: Leia o texto abaixo e copie ele no caderno de ciências!
ATIVIDADE 1: Leia o texto abaixo e copie ele no caderno de ciências!
Combustão
Combustão
é toda reação química em que um combustível (material
oxidável) reage com um comburente
— um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2),
como o ar.
Os
combustíveis podem ser sólidos (papel, madeira, carvão etc.), líquidos (álcool,
gasolina, óleo diesel etc.) ou gasosos (gás
hidrogênio, gás butano etc.).
Essas reações são muito comuns e importantes em nosso cotidiano.
Veja alguns exemplos:
· Queima de combustíveis, como gasolina e etanol, para movimentar os veículos;· Queima de combustíveis em indústrias;
· Queima do gás de cozinha para cozinhar alimentos;
· Queima de uma fogueira;
· As células do nosso corpo realizam combustão para digerirem os alimentos e produzirem energia que será consumida pelo organismo.
O que é fotossíntese?
Na fotossíntese, a planta produz seu próprio
alimento, que mais tarde será digerido para lhe fornecer energia. As plantas
são seres vivos como qualquer outro animal ou ser humano, mas elas funcionam de
uma maneira diferente da Todo ser vivo precisa se alimentar. No caso dos animais, eles
caçam sua comida. Já os alimentos fabricados na fotossíntese serão utilizados
pela própria planta para mantê-la viva, forte e em crescimento.
A liberação da energia desses alimentos é feita pela respiração
celular. A nutrição e o desenvolvimento da planta dependem do equilíbrio entre
dois processos: a fotossíntese, que depende da luz e a respiração, que não
depende da luz.
Com exceção
das plantas carnívoras, as demais plantas não conseguem caçar seu alimento e
por isso precisam fabricá-lo. Esse processo é chamado fotossíntese.
Na
fotossíntese, a planta produz seu próprio alimento, que mais tarde será
digerido para lhe fornecer energia. As plantas são seres vivos como qualquer
outro animal ou ser humano, mas elas funcionam de uma maneira diferente da
nossa.
Todo ser
vivo precisa se alimentar. No caso dos animais, eles caçam sua comida. Já os
alimentos fabricados na fotossíntese serão utilizados pela própria planta
para mantê-la viva, forte e em crescimento.
A liberação
da energia desses alimentos é feita pela respiração celular. A nutrição e o
desenvolvimento da planta dependem do equilíbrio entre dois processos: a
fotossíntese, que depende da luz e a respiração, que não depende da luz.
Como as plantas conseguem produzir seu
próprio alimento?
Elas precisam de alguns ingredientes para
isso, são eles:
·
Água
e sais minerais
·
Gás
carbônico.
A água é
absorvida do solo através das raízes da planta, juntamente com os sais minerais
que vão deixar o alimento mais rico em nutrientes.
Essa
mistura de água e sais minerais é chamada de seiva bruta e é
transportada da raiz até as folhas da planta, por vasos condutores chamados
xilemas.
Quando a
seiva bruta chega à folha ela é misturada com o gás carbônico. Esse gás
está presente no ar que nós respiramos, e as plantas o obtêm da mesma forma que
nós: através da respiração.
E como as plantas respiram,
se elas não têm nariz? Através de uma estrutura presente nas folhas chamada
estômato.
Também é na
folha que essa seiva se mistura com a luz do sol. A luz é absorvida pela
planta através da folha, que possui um pigmento chamado clorofila.
É esse pigmento que dá a cor verde das folhas, mas
também é ele o responsável por captar a luz do sol.
ATIVIDADE 2: Copiar e responder as questões abaixo no caderno.
1) Associe estes três gases com as frases a seguir:
GÁS NITROGÊNIO GÁS OXIGÊNIO
GÁS CARBÔNICO
A) Gás utilizado na respiração ________________________.
B) Sua presença é indispensável para que haja combustões.
_____________
C)
Gás presente no ar em pequena proporção (0,03%). __________________
D)
Gás mais abundante no ar. ________________________
2)
Responda:
A)
Que gás as plantas produzem na respiração?
____________________________________________________________
B)
Que gás as plantas produzem na fotossíntese?
___________________________________________________________
C)
Quando as plantas respiram?
___________________________________________________________
D)
Quando as plantas fazem fotossíntese?
___________________________________________________________
3)
Em parques de diversão é comum as crianças pedirem um daqueles balões, cheio com gás que sempre tende a subir. Algum tempo
depois, ao enchê-lo novamente, usando o ar dos pulmões, o balão não sobe mais.
A)
Que gás é usado nesses balões?
________________________________________________
B)
Por que depois de enchido com ar dos pulmões, o balão não sobe mais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Associe as palavras abaixo com as freses a seguir:
COMBUSTÃO COMBURENTE COMBUSTÍVEL
COMBUSTÃO COMBURENTE COMBUSTÍVEL
A) Substância que pega fogo. _____________________
B) Ocorre produção de gás carbônico. ___________________
C) Gás indispensável às combustões. __________________
C) Gás indispensável às combustões. __________________
Fonte:
MORAES, Paula Louredo. "Composição do
ar"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/composicao-do-ar.htm. Acesso em 02 de
abril de 2020.
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é
combustão?"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-combustao.htm. Acesso
em 02 de abril de 2020.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é fotossíntese?"; Brasil
Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fotossintese.htm.
Acesso em 02 de abril de 2020.
** HISTÓRIA - Profª Ana
Olá, lindinhos!
Que saudade! ♥♥
Fizeram a atividade solicitada? Estou curiosa para
saber como terminaram aquela história. J
Hoje vai ser
bem tranquilo! Vou pedir apenas que, desta vez, assistam os vídeos abaixo:
Vídeo 1
Vídeo 2
A
ideia é reforçar o conteúdo sobre a influência africana na sociedade
brasileira.
Bom
trabalho!
Prof.
Ana 😘
** ESPANHOL - Profª Adriana M.
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo: