C11 - Semana: 18 a 22 de Maio - 2020

Olá pessoal! 

O vídeo abaixo é uma fala super importante da Diretora Adriana sobre as nossas atividades, solicitamos que assistam com bastante atenção e que mostrem para os responsáveis de vocês! 
https://youtu.be/PZipdBLXxAo


👇 Link do questionário para quem ainda não respondeu!👇
https://forms.gle/Hq78WMpbVbz5bHPCA



** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, queridos!
Todos bem?

Conseguiram realizar a tarefa da última aula? Vou esperar que enviem pelo grupo da Escola!
Hoje vamos viajar J, vamos sair um pouquinho da América e voltar para a Europa, no período da Idade Média, onde paramos no final do ano passado. Vamos lembrar e reforçar aquele tema: o feudalismo, lembram? Precisamos dessa lembrança para depois avançarmos no conteúdo. Então, vamos assistir dois vídeos para “refrescar” a memória! Abaixo os links.
Curtam!

Prof. Ana😘

Link dos vídeos:



** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

A atividade desta semana é a Amarelinha Africana ou Teca –Teca. É uma brincadeira de matriz africana. Além de conhecermos outras culturas, através deste jogo, é possível desenvolver algumas habilidades como: coordenação motora e ritmo.
Vejam o vídeo que o professor José preparou para explicar a atividade!

Acessem o link: 

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem!

Hoje vamos ouvir a história "Controle remoto"! Este livro tem na nossa Biblioteca! Depois vocês irão escrever um texto contando  o que fariam se tivessem um controle igual ao da história!
Usem a criatividade e compartilhem nos grupos das turmas, vou adorar ler os textos de vocês!
Abraços da profe Carla!

Link para a história: 

** FILOSOFIA – Profº Fábio

Assista o vídeo do Professor Fábio com a explicação das atividades enviadas até agora!

Link do vídeo: 

** ARTES – Profª Mônica





 ** MATEMÁTICA – Profº Renato

Copiar no caderno!

DIVISÃO EM Z (utiliza a mesma regra de sinais da multiplicação)

1)    DIVISÃO
a)    Divisão de dois números de sinais iguais.
Observe os exemplos:
a)    (+20) ÷ (+2) = + 10
b)    (+63) ÷ (+3) = + 21
c)    (-20) ÷ (-2) = + 10
d)    (-63) ÷ (-3) = + 21

Conclusão:
Se os termos tiverem sinais iguais, o quociente é positivo.

b)    Divisão de dois números de sinais diferentes.
       Observe os exemplos:
a)    (+12) ÷ (-2) = - 6
b)    (-80) ÷ (+4) = - 20
c)    (+150) ÷ (-5) = - 30
d)    (-42) ÷ (+2) = - 21

Conclusão:
Se os termos tiverem sinais diferentes, o quociente é negativo.

REGRA PRÁTICA DOS SINAIS NA DIVISÃO
SINAIS IGUAIS: O RESULTADO É POSITIVO
(+)÷ (+) = +
(-)÷ (-) = +
SINAIS DIFERENTES: O RESULTADO É NEGATIVO
(+)÷ (-) = -
(-)÷ (+) = -

EXERCÍCIOS:

1)    Qual o sinal de um QUOCIENTE:
a)    que tem dois números positivos?
b)    que tem dois números negativos?
c)    que tem um número positivo e outro negativo?

2) Efetue as multiplicações:
a)    ( + 80) ÷ (+ 5) = 
b)    ( - 28) ÷ (- 2) = 
c)    ( + 98) ÷ (- 7) = 
d)    ( - 138) ÷ (+ 3) = 
e)    ( - 333) ÷ (+ 9) =
f)      ( + 169) ÷ (- 13) = 
g)    ( - 342) ÷ (- 9) = 
h)    ( + 342) ÷ (+ 18) = 

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!


** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Copiar e responder no caderno de Língua Portuguesa!
BOM TRABALHO!

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA

Um dos gêneros textuais mais presentes no nosso dia a dia é a notícia. Seja no jornal impresso, na internet, no rádio ou na televisão.
O que é notícia?
A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano. Ela deve ser clara, concisa e objetiva. Na notícia, há predomínio do campo narrativo e é de extrema importância que ela traga informações sem juízo de valor e opiniões do escritor. Abaixo, alguns componentes da notícia:

* Indicação de lugar e de momento (onde e quando);
* Indicação de modo (como);
* Indicação de algo (o quê);
* Indicação de pessoas envolvidas (quem);
* Indicação dos motivos (por quê).

Partes que constituem este gênero. Veja:

* Manchete ou título principal – composto de frases pequenas e atrativas, revelando o assunto principal que será retratado em seguida;
* Título auxiliar (subtítulo) – complementa o título principal;
* O lead – nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto?;
* Corpo da notícia – detalhamento maior dos fatos.

Disponível em: http://isacolli.com/ideias-para-trabalhar-o-genero-textual-noticia/
Por Tais Faccioli. Acesso em: 12/05/2020.

LEIA A NOTÍCIA ABAIXO COM ATENÇÃO.

Alunos ajudam na conscientização em Estância
Velha com doação de máscaras

Recados das crianças e espantalho chamam a atenção para retirada do equipamento de proteção
Por Stephani Sander em 11/05/2020.

Quem passa em frente a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Rincão dos Pequeninos, na cidade de Estância Velha, observa um visual diferente na grade da entrada principal. Para chamar atenção da população, sobre a importância do uso obrigatório de máscaras de proteção, foi posto uma máscara no Chico, o espantalho amigo das crianças e ainda foi criado um varal com os itens que estão disponíveis para doação.
Funcionários da escola estão confeccionando as máscaras que são deixadas à disposição de quem precisa, segundo a diretora da escola, Vanessa Stoffel Bauermann.
“Pensamos nessa ação para conscientizar os pequeninos e suas famílias que o uso de máscara salva vidas, e por meio disso podemos manter o vínculo tão importante entre escola e família”, ressalta.
Site: Correio do Povo/ Acesso em: 12/05/2020.


EXERCÍCIO

Responda os elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1) Que fato aconteceu?
2) Com quem?
3) Quando aconteceu?
4) Onde aconteceu?
5) Como aconteceu o fato?
6) Por que aconteceu? (causas do fato)

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Latitudes e longitudes

Releia o texto da atividade da semana 7 ( de 4 a 8 de Maio) e copie no seu caderno as seguintes questões, respondendo-as:

1)    O que é Latitude?
2)    O que são paralelos?
3)    Qual o nome do paralelo principal e qual a latitude que ele representa?
4)    O que são meridianos?
5)    Qual o nome do meridiano inicial?
6)    O que é longitude?
7)    Explique o que é o sistema de coordenadas geográficas? Como ele surge?
8)    No seu caderno, represente através de um desenho, o paralelo principal e o meridiano principal.


Para auxiliar, você poderá assistir aos seguintes vídeos:

(é pra o ensino médio, mas pode assistir, não morde)

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

ATIVIDADE REFERENTE AO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO SOBRE SAÚDE E PARTES DO CORPO.

LA SALUD ES EL BIEN MÁS PRECIADO QUE TENEMOS. NOS PERMITE ESTUDIAR, TRABAJAR, DIVERTIRNOS Y REALIZAR TODAS LAS ACTIVIDADES DE NUESTRA VIDA, CON ALEGRIA. PARA ESO EL CUERPO DEBE ESTAR SANO.

  
1. RELACIONA LAS COLUMNAS A Y B.

   
                         A
                        B
      (1)  OJOS
(  ) BARRIGA
      (2)  RODILLA
(  ) PESCOÇO
      (3)  CODO
(  ) ORELHA
      (4)  MUSLO
(  ) OLHOS
      (5)  CUELLO
(  ) COXA
      (6)  MEJILLA
(  ) JOELHO
      (7)  PANZA
(  ) COTOVELO
      (8)  OREJA
(  ) BOCHECHA

2. RESPONDE CON S PARA SÍNTOMAS O T PARA TRATAMIENTO.

FIEBRE

TOMAR PASTILLAS

DIARREA

TOMAR JARABE

DOLOR DE CABEZA

PICAZÓN

GUARDAR CAMA

ESCALAFRÍOS

CONGESTIÓN NASAL

DOLOR DE GARGANTA

SACAR UNA RADIOGRAFÍA

DOLOR DE ESTÓMAGO

HACER DIETA

FADIGA

ESTORNUDO



3. RECORTA DE UNA REVISTA UNA FIGURA HUMANA, PÉGALA EN UNA HOJA, SEÑALA LAS PARTES DEL CUERPO QUE TE ACUERDAS. (SI NO TIENES REVISTA PUEDES DIBUJAR LA FIGURA HUMANA)


  
** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Máscaras caseiras
Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem. 

Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
A pessoa precisa continuar seguindo à risca as medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% com frequência. Lembre-se de não tocar a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus.  Coloque e tire ela pelas tiras. Cubra bem o nariz e a boca e não fique tirando a proteção para falar. Também não deixe a máscara pendurada na região do pescoço. 

Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
O tecido 100% algodão é um dos mais recomendados. Vale desmanchar uma camisa velha ou fronha, por exemplo. O Ministério da Saúde também indica confeccionar a proteção com fronha antibacteriana. Outros materiais, como cotton e tricoline, também podem ser utilizados. É necessário que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano.

Como cuidar da sua máscara
A máscara deve ser usada por cerca de duas horas – troque depois disso.
Lave a máscara com água sanitária. Deixe de molho por 20 minutos.
A máscara é individual: não empreste ou divida.


Como fazer máscaras caseiras
Assista o vídeo do YouTube!

DIY Máscara feita a mão | Molde Grátis
Link do vídeo: 




BOM TRABALHO!!!

Baixe o PDF aqui⇓

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...