Como
estão?
Eu, com
saudades de vocês!😞
O
que acharam do vídeo da aula passada?
Novamente
estou enviando um vídeo sobre o mesmo tema: Consumismo e Meio Ambiente, um dos resultados da Revolução
Industrial.
Se
conheço vocês devem estar dizendo: “De novo esse papo! ”
Então,
aproveitem e se perguntem quais as razões para essa insistência! Posso garantir
que este é um dos assuntos mais importantes
da atualidade.
O
vídeo abaixo é um trabalho de um grupo de alunos de uma escola estadual de São
Paulo, e a música de fundo é do grupo Engenheiros do Havaí. Adorei! J
Assistam
e comentem!
Link do Vídeo:
Prof.
Ana😘
** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula 04 – Abecedário
Filosófico da Turma
Autor: Fabio Goulart
***Atenção
alunas e alunos, esta é uma atividade bem diferente, preste bastante atenção J ***
Aprendemos com Wittgenstein
que uma das principais funções da filosofia é a de criar palavras, ou melhor
dizendo, criar conceitos. Estes
conceitos servem para explicar coisas que já existem, porém não tem um nome, ou
para inventar novas coisas que ainda não existem. No exercício 6 da Aula 03
brincamos de ser filósofos e cada um criou uma nova palavra e seu significado.
Com isso vamos agora criar o Abecedário Filosófico da nossa Turma! Pegue
uma folha em branco, seu lápis de desenho, canetinha e lápis de cor, pois é
hora de desenhar teu conceito inventado conforme o exemplo:
1º
No canto superior esquerdo, desenhe de forma grande a letra inicial da palavra
por ti inventada;
2º No centro da folha
desenha da forma mais bonita e colorida que conseguir o desenho que represente
a palavra que inventou;
3º Ao lado do desenho
escreva de forma clara o significado da palavrar que inventou;
4º Abaixo do desenho escreva
bem grande a palavra que inventou.
OBS.: Se gostar pode
inventar e fazer o abecedário de várias palavras.
***Não
vale copiar, mas olhem como ficou o abecedário da C21 de 2017 escrito e o da
C21 de 2019 na foto ao lado***
Barjuvem = Clássico
Barcelona x Juventos
Cadernomesa
= Cadeira junto com mesa
Dinolândia
= Terra dos dinossauros
Fomelândia
= Fome na Terra.
Gorgostosa
= Gordinha gostosa
Helicópterofobia
= Medo de helicóptero
Insetofobia
= Medo de inseto
Jovenismo
= Culto aos jovens
Katifobia
= Medo do nome Kátia
Livrofolha
= Livro com folhas para escrever
Mercuriosidade
= Curiosidade sobre o planeta Mercúrio
Naviofobia
= Medo de navio
Ovofobia
= Pavor de ovos
Piquenolândia
= Terra de gente pequena.
Quadrogiz
= Quadro com giz
Ratophobia
= Medo de rato
Yôgaismo
= Religião da Yôga
Zangãofobia
= Medo de zangão
Sapophobia
= Medo de sapo
Tadidia
= Quando está de dia
Ursofobia
= Medo de urso
Vacaismo
= Religião da vaca sagrada
Webfobia
= Medo de internet
Xanaismo
= Religião da Xanaina
***BOM TRABALHO***
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Tudo bem com
vocês? Já chegamos na última semana do mês de maio, estamos em casa há 10
semanas! Mais um pouco de paciência, cuidando bem da saúde e ficando em casa
mais um tempinho…
Na semana
passada, iniciamos uma série de episódios (TV Escola) sobre temas relacionados à
Floresta Amazônica, assistindo o nº 1 “Origens” dos Guerreiros da Amazônia. A
animação é infanto-juvenil, mas os temas e assuntos explicados nos desenhos são
importantes para todo mundo. Todo mundo mesmo! Os interesses sobre os recursos
e serviços ecossistêmicos da Floresta Amazônica, são muito diversos, envolvendo
diversos setores da economia mundial. Por isso, espero que curtam mais 2
Episódios nesta semana!
Vamos refletir
um pouco sobre estes 2 temas:
“BIOPIRATARIA”
e “GARIMPO ILEGAL”
Vamos entender
que os recursos naturais do ambiente são tão importantes para todos, que não
deveriam ser vendidos ilegalmente. Outra reflexão importante é sobre os danos
que estas atividades ilegais causam ao Meio Ambiente. Muitas vezes são danos
irreversíveis como no caso do “mercúrio” poluindo o solo e as águas nos
“Garimpos Ilegais”.
TAREFA:
Fotografe de alguma janela da sua
casa, os elementos naturais que você pode ver (pode ser flor, rocha, areia,
céu, insetos, animais de casa ou da rua, árvores, etc.). Se puder publique nos
grupos de whats ou Facebook da escola.
Acessem os links abaixo para assistirem os episódios:
FIQUEM BEM # ALONGAMENTO TODOS OS DIAS # UM
ABRAÇO
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia
pessoal! Tudo bem!
Hoje
vamos ouvir a história "A semente que nunca germinou." Depois vocês
irão responder no caderno a pergunta no final do vídeo!
Usem a
criatividade, podem compartilhar as respostas nos grupos da turma!
Link para a história:
Abraços
da Profe Carla!
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
Para copiar no caderno!
Pares ordenados e
localizações no plano
Um par ordenado é
formado por dois números reais que representam uma coordenada. A ordem
escolhida é a seguinte: Primeiro vêm as coordenadas x e, depois, as coordenadas
y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização
qualquer. Por exemplo, observe a imagem a seguir:
Perceba que o ponto A
possui coordenadas x = 2 e y = 3. Caso seja dado um ponto para que sua
localização seja marcada no plano, como o ponto B = (3, -3), devemos primeiro
traçar uma linha vertical sobre o número 3 no eixo das abcissas (coordenadas
x). Isso acontece porque a primeira coordenada sempre é a coordenada x.
Posteriormente, desenhamos uma linha horizontal sobre o número – 3 no eixo das
ordenadas (coordenadas y):
O ponto B é o encontro entre as linhas
horizontais desenhadas, como ilustra a imagem acima.
Quadrantes
Por ser formado por
duas retas numéricas, existem algumas particularidades do plano cartesiano.
Pontos mais à direita possuem coordenada x maior que pontos mais à esquerda.
Pontos mais para cima possuem coordenada y maior que números mais para baixo.
Além disso, a região
onde x e y são positivos simultaneamente é chamada de primeiro quadrante.
A região onde y é positivo e x é negativo é conhecida como segundo
quadrante. Já a região onde x e y são negativos simultaneamente é chamada de
terceiro quadrante. Por fim, quando x é positivo e y é negativo, os pontos
estão localizados no quarto quadrante.
Esses quadrantes são
numerados em sentido anti-horário, partindo do primeiro quadrante, que fica à
direta do eixo y e acima do eixo x, como mostra a figura a seguir:
Por favor, enviem suas
dúvidas para o whatsapp da escola!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
ATIVIDADE 2:
Copiar no caderno de Língua Portuguesa.
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Hoje está barbada !!!!!
Somente assista ao vídeo do link abaixo.....
** ESPANHOL – Profª Adriana M.
O TEXTO ABAIXO DARÁ INICIO AO TEMA
MÚSICA. IREMOS ABORDAR ESTE TEMA NESTA E NAS PRÓXIMAS ATIVIDADES.
LEIA E RESPONDA A RESPEITO DO TEXTO
SOBRE ESTE MÚSICO FAMOSO.
BEETHOVEN
Ludwig van
Beethoven es uno de los más grandes compositores de música de todos los
tiempos. Sus obras han quedado escritas en la historia por su belleza.
Su infancia no fue
fácil, porque su padre quería que fuera como Mozart, aquel niño prodigio que
tocaba para los reyes. Entonces lo presionaba para que estudiara y para que
aprendiera muchos instrumentos. Fue un niño que en vez de jugar tuvo que
demostrar que sabía tocar música. A los once años, Ludwig compuso su primera
obra. Un año después, fue contratado como músico de la corte, es decir, su
trabajo era tocar música para reyes y príncipes.
Sus composiciones
musicales le gustaron tanto al príncipe de Bonn, que lo invitó a vivir a Viena
para poder que siguiera estudiando. Con los años, Beethoven fue perdiendo el
oído, y a pesar de estar sordo, pudo seguir componiendo música.
- ¿Quién fue Ludwig van
Beethoven?
- ¿El padre de Ludwig van Beethoven a quién
quería que se pareciera?
- ¿Por qué no tuvo una infancia con juegos?
- ¿A qué se dedicaba Beethoven?
- ¿Qué terrible mal sufrió Beethoven?
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Copiar
no caderno o texto abaixo.
Cuidados
para evitar o risco de infecção por coronavírus
Como
se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com
as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para
prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo
realizados em busca da cura.
As
precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças
infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.
Atente-se
para os seguintes cuidados:
·
Evitar
contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
·
Lavar
as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20
segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base
de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e
antes de se alimentar
·
Usar
lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
·
Manter
ambientes muito bem ventilados
·
Não
compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
·
Limpar
e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
·
Evitar
contato com animais selvagens ou doentes
Esses
são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças,
inclusive essa nova infecção por coronavírus.
BOM TRABALHO!!!