C21 - Semana: 25 a 29 de Maio - 2020



** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, gente linda!
Como estão?
Eu, com saudades de vocês!😞
O que acharam do vídeo da aula passada?
Novamente estou enviando um vídeo sobre o mesmo tema: Consumismo e Meio Ambiente, um dos resultados da Revolução Industrial.
Se conheço vocês devem estar dizendo: “De novo esse papo! ”
Então, aproveitem e se perguntem quais as razões para essa insistência! Posso garantir que este é um dos assuntos mais importantes da atualidade.
O vídeo abaixo é um trabalho de um grupo de alunos de uma escola estadual de São Paulo, e a música de fundo é do grupo Engenheiros do Havaí.  Adorei! J

Assistam e comentem!

Link do Vídeo: 

Prof. Ana😘


** FILOSOFIA – Profº Fábio

Aula 04 – Abecedário Filosófico da Turma
Autor: Fabio Goulart
***Atenção alunas e alunos, esta é uma atividade bem diferente, preste bastante atenção J ***
Aprendemos com Wittgenstein que uma das principais funções da filosofia é a de criar palavras, ou melhor dizendo, criar conceitos. Estes conceitos servem para explicar coisas que já existem, porém não tem um nome, ou para inventar novas coisas que ainda não existem. No exercício 6 da Aula 03 brincamos de ser filósofos e cada um criou uma nova palavra e seu significado. Com isso vamos agora criar o  Abecedário Filosófico da nossa Turma! Pegue uma folha em branco, seu lápis de desenho, canetinha e lápis de cor, pois é hora de desenhar teu conceito inventado conforme o exemplo:




1º No canto superior esquerdo, desenhe de forma grande a letra inicial da palavra por ti inventada;
2º No centro da folha desenha da forma mais bonita e colorida que conseguir o desenho que represente a palavra que inventou;
3º Ao lado do desenho escreva de forma clara o significado da palavrar que inventou;
4º Abaixo do desenho escreva bem grande a palavra que inventou.
OBS.: Se gostar pode inventar e fazer o abecedário de várias palavras.


***Não vale copiar, mas olhem como ficou o abecedário da C21 de 2017 escrito e o da C21 de 2019 na foto ao lado***

Antipreconceito = Contra o preconceito
Barjuvem = Clássico Barcelona x Juventos
Cadernomesa = Cadeira junto com mesa
Dinolândia = Terra dos dinossauros
Fomelândia = Fome na Terra.
Gorgostosa = Gordinha gostosa
Helicópterofobia = Medo de helicóptero
Insetofobia = Medo de inseto
Jovenismo = Culto aos jovens
Katifobia = Medo do nome Kátia
Livrofolha = Livro com folhas para escrever
Mercuriosidade = Curiosidade sobre o planeta Mercúrio
Naviofobia = Medo de navio
Ovofobia = Pavor de ovos
Piquenolândia = Terra de gente pequena.
Quadrogiz = Quadro com giz
Ratophobia = Medo de rato
Yôgaismo = Religião da Yôga
Zangãofobia = Medo de zangão
Sapophobia = Medo de sapo
Tadidia = Quando está de dia
Ursofobia = Medo de urso
Vacaismo = Religião da vaca sagrada
Webfobia = Medo de internet
Xanaismo = Religião da  Xanaina

***BOM TRABALHO***

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Oi pessoal!
          Tudo bem com vocês? Já chegamos na última semana do mês de maio, estamos em casa há 10 semanas! Mais um pouco de paciência, cuidando bem da saúde e ficando em casa mais um tempinho…
          Na semana passada, iniciamos uma série de episódios (TV Escola) sobre temas relacionados à Floresta Amazônica, assistindo o nº 1 “Origens” dos Guerreiros da Amazônia. A animação é infanto-juvenil, mas os temas e assuntos explicados nos desenhos são importantes para todo mundo. Todo mundo mesmo! Os interesses sobre os recursos e serviços ecossistêmicos da Floresta Amazônica, são muito diversos, envolvendo diversos setores da economia mundial. Por isso, espero que curtam mais 2 Episódios nesta semana!
          Vamos refletir um pouco sobre estes 2 temas:
          “BIOPIRATARIA” e “GARIMPO ILEGAL”
          Vamos entender que os recursos naturais do ambiente são tão importantes para todos, que não deveriam ser vendidos ilegalmente. Outra reflexão importante é sobre os danos que estas atividades ilegais causam ao Meio Ambiente. Muitas vezes são danos irreversíveis como no caso do “mercúrio” poluindo o solo e as águas nos “Garimpos Ilegais”.
TAREFA:
Fotografe de alguma janela da sua casa, os elementos naturais que você pode ver (pode ser flor, rocha, areia, céu, insetos, animais de casa ou da rua, árvores, etc.). Se puder publique nos grupos de whats ou Facebook da escola.

Acessem os links abaixo para assistirem os episódios:



 FIQUEM BEM # ALONGAMENTO TODOS OS DIAS # UM ABRAÇO


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos ouvir a história "A semente que nunca germinou." Depois vocês irão responder no caderno a  pergunta no final do vídeo!
Usem a criatividade, podem compartilhar as respostas nos grupos da turma!

Link para a história: 

Abraços da Profe Carla!

** ARTES – Profª Mônica




** MATEMÁTICA – Profº Renato

Para copiar no caderno!

Pares ordenados e localizações no plano

Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada. A ordem escolhida é a seguinte: Primeiro vêm as coordenadas x e, depois, as coordenadas y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização qualquer. Por exemplo, observe a imagem a seguir:
Perceba que o ponto A possui coordenadas x = 2 e y = 3. Caso seja dado um ponto para que sua localização seja marcada no plano, como o ponto B = (3, -3), devemos primeiro traçar uma linha vertical sobre o número 3 no eixo das abcissas (coordenadas x). Isso acontece porque a primeira coordenada sempre é a coordenada x. Posteriormente, desenhamos uma linha horizontal sobre o número – 3 no eixo das ordenadas (coordenadas y):
O ponto B é o encontro entre as linhas horizontais desenhadas, como ilustra a imagem acima.

Quadrantes

Por ser formado por duas retas numéricas, existem algumas particularidades do plano cartesiano. Pontos mais à direita possuem coordenada x maior que pontos mais à esquerda. Pontos mais para cima possuem coordenada y maior que números mais para baixo.
Além disso, a região onde x e y são positivos simultaneamente é chamada de primeiro quadrante. A região onde y é positivo e x é negativo é conhecida como segundo quadrante. Já a região onde x e y são negativos simultaneamente é chamada de terceiro quadrante. Por fim, quando x é positivo e y é negativo, os pontos estão localizados no quarto quadrante.
Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, partindo do primeiro quadrante, que fica à direta do eixo y e acima do eixo x, como mostra a figura a seguir:


Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

ATIVIDADE 1: Assistir ao vídeo: 

ATIVIDADE 2: Copiar no caderno de Língua Portuguesa.
BOM TRABALHO!

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Hoje está barbada !!!!!
Somente assista ao vídeo do link abaixo.....


** ESPANHOL – Profª Adriana M.

O TEXTO ABAIXO DARÁ INICIO AO TEMA MÚSICA. IREMOS ABORDAR ESTE TEMA NESTA E NAS PRÓXIMAS ATIVIDADES.

LEIA E RESPONDA A RESPEITO DO TEXTO SOBRE ESTE MÚSICO FAMOSO.

BEETHOVEN
Ludwig van Beethoven es uno de los más grandes compositores de música de todos los tiempos. Sus obras han quedado escritas en la historia por su belleza.
Su infancia no fue fácil, porque su padre quería que fuera como Mozart, aquel niño prodigio que tocaba para los reyes. Entonces lo presionaba para que estudiara y para que aprendiera muchos instrumentos. Fue un niño que en vez de jugar tuvo que demostrar que sabía tocar música. A los once años, Ludwig compuso su primera obra. Un año después, fue contratado como músico de la corte, es decir, su trabajo era tocar música para reyes y príncipes.
Sus composiciones musicales le gustaron tanto al príncipe de Bonn, que lo invitó a vivir a Viena para poder que siguiera estudiando. Con los años, Beethoven fue perdiendo el oído, y a pesar de estar sordo, pudo seguir componiendo música.
  1. ¿Quién fue Ludwig van Beethoven?
  2. ¿El padre de Ludwig van Beethoven a quién quería que se pareciera?
  3. ¿Por qué no tuvo una infancia con juegos?
  4. ¿A qué se dedicaba Beethoven?
  5. ¿Qué terrible mal sufrió Beethoven?

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Copiar no caderno o texto abaixo.
Cuidados para evitar o risco de infecção por coronavírus
Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura.
As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus. 

Atente-se para os seguintes cuidados:
·     Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
·     Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
·     Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
·     Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
·     Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
·     Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
·     Manter ambientes muito bem ventilados
·     Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
·     Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
·     Evitar contato com animais selvagens ou doentes
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.



BOM TRABALHO!!!


Baixe o PDF aqui👉 C21 - Semana: 25 a 29 de Maio - 2020

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...