C31 - Semana: 25 a 29 de Maio - 2020



** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, gente linda!
Como estão?
Eu, com saudades de vocês! 😞
Na aula passada enviei dois vídeos sobre a Semana de Arte Moderna que, espero, tenham assistido e refletido.
Para terem material no caderno, anotem as informações abaixo. Não se preocupem, pois são poucas anotações.

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

Atividade: Copiar no caderno o texto abaixo.

A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O evento ocorreu com a participação de artistas plásticos como Di Cavalcanti e Anita Malfatti, e também escritores e poetas, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Com esse evento deu início no Brasil o movimento modernista, um movimento cultural que perguntava “Quem somos nós”, “O que é ser brasileiro?”, buscando a valorização da cultura popular, deixando de centrar nas influências estrangeiras.
Já se fizeram estas perguntas? Tente responder!


** FILOSOFIA – Profº Fábio

Aula 06 – Quem foi Immanuel Kant (Parte 1)
Autor: Fabio Goulart
          Já estava tudo pronto mais uma aula sobre autonomia, quando o Pedrinho do jeito besta dele interrompeu o professor pra perguntar:
          - Professor, a gente já sabe o que é autonomia e tal, é tudo bom mesmo, mas nós queremos saber mais sobre esse Immanuel Kant. O que ele fazia, do que se alimentava... Essas coisas. Curiosidades.
          Alguns colegas olharam atravessado pro Pedro, mas o professor sorriu e começou a palestra:
- Immanuel Kant nasceu e viveu em uma pequeninha cidade do interior da Alemanha chamada Königsberg, e bota interior nisso, tão interior que hoje fica na Rússia. Um lugar muito frio e bonito, bem no estilo colonial, com aquelas casinhas alemãs, bandinhas germânicas, chopp, vodca e pessoas usando aquelas roupinhas da Oktoberfest. Mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos, pra mim o maior, um figurão, se já existissem redes sociais em 1724 quando ele nasceu certamente seria um sucesso...  
          - Deveria ser um lugar muito bonito lá mesmo, né sor? Mas como ele fez sucesso morando em um lugar assim quando não tinha internet? – Perguntou a Isa com os olhinhos brilhando, afinal ela sonho sem ser celebridade e adora o frio.
          - Pra te responder isso, Isa, vou ter que contar toda vida do Kant. – indagou faceiro o professor de filosofia. - Filho homem mais velho de uma humilde e evangélica família de nove irmãos ele sempre foi muito inteligente, mas curtia mais uma social com os amigos do que ficar trancado estudando. Tragicamente seu pai morreu antes dele se formar na faculdade e ele teve que começar a sustentar a família, pois sua mãe não tinha saúde pra isso após tantos partos. Ele estava decidido que não iria trabalhar na roça, mas sim que seria professor. Ainda sem o diploma superior o jeito foi dar aulas para as crianças pequenas e por mais de 20 anos ele foi o responsável por alfabetizar quase todas as crianças da cidade. Depois passou a ser professor do Ensino Médio, sempre muito prestativo quase todos adoravam as aulas do Kant. A prova disso que após muita luta e fez o mestrado e doutorando, porém a faculdade da cidade não queria contratar ele, pois achava que Kant já era muito velho (mais ou menos 50 anos de idade) e que só sabia dar aulas para crianças e adolescentes. Kant então fez a proposta de ministrar cursos livres de filosofia de vida no auditório, onde ao invés de salário ele receberia por aluno. Toda cidade ficou sabendo e queria estudar novamente com o mestre Kant, suas aulas lotaram, ele ganhou bastante dinheiro, a faculdade de Königsberg percebeu o erro que cometeu e enfim lhe contratou como filósofo e professor titular...
           Neste momento meu colega Willyan, sempre muito petulante, interrompeu o professor e perguntou: - Tudo bem ele ser um ótimo professor em um cidade do interior pra fazer sucesso lá, mas isso não explica ele ficar famoso no mundo inteiro, como isso aconteceu?
          O professor ia começar a responder, mas o sinal bateu e a respostas ficou para aproxima aula...  

Perguntas para compreensão:
1)    Onde e quando onde nasceu Immanuel Kant.
2)    Como era a cidade onde ele nasceu e viveu?
3)    Como era a família de Immanuel Kant?
4)    Conte como foi a vida profissional de Kant até se tornar filósofo na Universidade?
5)    Explique proposta que ele fez para se tornar professor universitário.

Exercícios para a reflexão:
6)    Descreva como é a cidade\bairro onde tu moras? (mínimo 5 linhas)
7)    Descreva como é tua família e vida até aqui? (mínimo 5 linhas)

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Oi pessoal!
          Tudo bem com vocês? Já chegamos na última semana do mês de maio, estamos em casa há 10 semanas! Mais um pouco de paciência, cuidando bem da saúde e ficando em casa mais um tempinho…
          Na semana passada, iniciamos uma série de episódios (TV Escola) sobre temas relacionados à Floresta Amazônica, assistindo o nº 1 “Origens” dos Guerreiros da Amazônia. A animação é infanto-juvenil, mas os temas e assuntos explicados nos desenhos são importantes para todo mundo. Todo mundo mesmo! Os interesses sobre os recursos e serviços ecossistêmicos da Floresta Amazônica, são muito diversos, envolvendo diversos setores da economia mundial. Por isso, espero que curtam mais 2 Episódios nesta semana!
          Vamos refletir um pouco sobre estes 2 temas:
          “BIOPIRATARIA” e “GARIMPO ILEGAL”
          Vamos entender que os recursos naturais do ambiente são tão importantes para todos, que não deveriam ser vendidos ilegalmente. Outra reflexão importante é sobre os danos que estas atividades ilegais causam ao Meio Ambiente. Muitas vezes são danos irreversíveis como no caso do “mercúrio” poluindo o solo e as águas nos “Garimpos Ilegais”.
TAREFA:
Fotografe de alguma janela da sua casa, os elementos naturais que você pode ver (pode ser flor, rocha, areia, céu, insetos, animais de casa ou da rua, árvores, etc.). Se puder publique nos grupos de whats ou Facebook da escola.

Acessem os links abaixo para assistirem os episódios:



 FIQUEM BEM # ALONGAMENTO TODOS OS DIAS # UM ABRAÇO


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos ouvir a história "A semente que nunca germinou." Depois vocês irão responder no caderno a  pergunta no final do vídeo!
Usem a criatividade, podem compartilhar as respostas nos grupos da turma!

Link para a história: 

Abraços da Profe Carla!

** ARTES – Profª Mônica


** MATEMÁTICA – Profº Renato

Copie e resolva a atividade no caderno!

1)    Determine os coeficientes das equações do 2º grau e classifique-as em completas ou incompletas:

a)    3x² - 5x + 21 = 0

b)    9x² - 36 = 0

c)    21x - 3x² = 0

d)    0,5x² = 0

e)    x² + 15x – 50 = 0

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

ATIVIDADE 1: Assistir ao vídeo: 

ATIVIDADE 2: Copiar no caderno de Língua Portuguesa.



BOM TRABALHO!

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Assista ao vídeo abaixo (A Primeira Guerra Mundial em 5 minutos) e escreva no seu caderno, um pequeno texto ( 5 a 10 linhas) comentando as modificações no “mapa da Europa”, que ocorreram com a Primeira Guerra Mundial.

Link do vídeo: 

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

O TEXTO ABAIXO DARÁ INICIO AO TEMA MÚSICA. IREMOS ABORDAR ESTE TEMA NESTA E NAS PRÓXIMAS ATIVIDADES.

LEIA E RESPONDA A RESPEITO DO TEXTO SOBRE ESTE MÚSICO FAMOSO.

BEETHOVEN
Ludwig van Beethoven es uno de los más grandes compositores de música de todos los tiempos. Sus obras han quedado escritas en la historia por su belleza.
Su infancia no fue fácil, porque su padre quería que fuera como Mozart, aquel niño prodigio que tocaba para los reyes. Entonces lo presionaba para que estudiara y para que aprendiera muchos instrumentos. Fue un niño que en vez de jugar tuvo que demostrar que sabía tocar música. A los once años, Ludwig compuso su primera obra. Un año después, fue contratado como músico de la corte, es decir, su trabajo era tocar música para reyes y príncipes.
Sus composiciones musicales le gustaron tanto al príncipe de Bonn, que lo invitó a vivir a Viena para poder que siguiera estudiando. Con los años, Beethoven fue perdiendo el oído, y a pesar de estar sordo, pudo seguir componiendo música.
  1. ¿Quién fue Ludwig van Beethoven?
  2. ¿El padre de Ludwig van Beethoven a quién quería que se pareciera?
  3. ¿Por qué no tuvo una infancia con juegos?
  4. ¿A qué se dedicaba Beethoven?
  5. ¿Qué terrible mal sufrió Beethoven?

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Copiar no caderno o texto abaixo.
Cuidados para evitar o risco de infecção por coronavírus
Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura.
As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus. 

Atente-se para os seguintes cuidados:
·     Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
·     Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
·     Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
·     Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
·     Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
·     Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
·     Manter ambientes muito bem ventilados
·     Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
·     Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
·     Evitar contato com animais selvagens ou doentes
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.



BOM TRABALHO!!!



Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...