** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá,
gente linda! ♥♥
Como
estão?
Eu, com
saudades de vocês! 😞
Na
aula passada enviei dois vídeos sobre a Semana
de Arte Moderna que, espero, tenham assistido e refletido.
Para
terem material no caderno, anotem as informações abaixo. Não se preocupem, pois
são poucas anotações.
Bom
trabalho!
Prof.
Ana😘
Atividade: Copiar no caderno o texto abaixo.
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 17 de
fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O evento ocorreu com a
participação de artistas plásticos como Di Cavalcanti e Anita Malfatti, e
também escritores e poetas, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Com esse
evento deu início no Brasil o movimento modernista, um movimento cultural que
perguntava “Quem somos nós”, “O que é ser brasileiro?”, buscando a
valorização da cultura popular, deixando de centrar nas influências
estrangeiras.
** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula
06 – Quem foi Immanuel Kant (Parte 1)
Autor: Fabio Goulart
Já estava tudo pronto mais uma aula
sobre autonomia, quando o Pedrinho do jeito besta dele interrompeu o professor
pra perguntar:
- Professor, a gente já sabe o que é
autonomia e tal, é tudo bom mesmo, mas nós queremos saber mais sobre esse
Immanuel Kant. O que ele fazia, do que se alimentava... Essas coisas.
Curiosidades.
Alguns colegas olharam atravessado pro
Pedro, mas o professor sorriu e começou a palestra:
- Immanuel Kant
nasceu e viveu em uma pequeninha cidade do interior da Alemanha chamada Königsberg, e bota interior nisso, tão
interior que hoje fica na Rússia. Um lugar muito frio e bonito, bem no estilo
colonial, com aquelas casinhas alemãs, bandinhas germânicas, chopp, vodca e
pessoas usando aquelas roupinhas da Oktoberfest. Mas isso não o impediu de se
tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos, pra mim o maior, um
figurão, se já existissem redes sociais em 1724 quando ele nasceu certamente
seria um sucesso...
- Deveria ser um lugar muito bonito lá
mesmo, né sor? Mas como ele fez sucesso morando em um lugar assim quando não
tinha internet? – Perguntou a Isa com os olhinhos brilhando, afinal ela sonho
sem ser celebridade e adora o frio.
- Pra te responder isso, Isa, vou ter
que contar toda vida do Kant. – indagou faceiro o professor de filosofia. - Filho
homem mais velho de uma humilde e evangélica família de nove irmãos ele sempre
foi muito inteligente, mas curtia mais uma social com os amigos do que ficar
trancado estudando. Tragicamente seu pai morreu antes dele se formar na
faculdade e ele teve que começar a sustentar a família, pois sua mãe não tinha
saúde pra isso após tantos partos. Ele estava decidido que não iria trabalhar
na roça, mas sim que seria professor. Ainda sem o diploma superior o jeito foi
dar aulas para as crianças pequenas e por mais de 20 anos ele foi o responsável
por alfabetizar quase todas as crianças da cidade. Depois passou a ser
professor do Ensino Médio, sempre muito prestativo quase todos adoravam as
aulas do Kant. A prova disso que após muita luta e fez o mestrado e doutorando,
porém a faculdade da cidade não queria contratar ele, pois achava que Kant já
era muito velho (mais ou menos 50 anos de idade) e que só sabia dar aulas para
crianças e adolescentes. Kant então fez a proposta de ministrar cursos livres de
filosofia de vida no auditório, onde ao invés de salário ele receberia por
aluno. Toda cidade ficou sabendo e queria estudar novamente com o mestre Kant, suas
aulas lotaram, ele ganhou bastante dinheiro, a faculdade de Königsberg percebeu o erro que cometeu e
enfim lhe contratou como filósofo e professor titular...
Neste momento meu colega Willyan, sempre muito
petulante, interrompeu o professor e perguntou: - Tudo bem ele ser um ótimo
professor em um cidade do interior pra fazer sucesso lá, mas isso não explica
ele ficar famoso no mundo inteiro, como isso aconteceu?
O professor ia começar a responder,
mas o sinal bateu e a respostas ficou para aproxima aula...
Perguntas
para compreensão:
1) Onde
e quando onde nasceu Immanuel Kant.
2) Como
era a cidade onde ele nasceu e viveu?
3) Como
era a família de Immanuel Kant?
4) Conte
como foi a vida profissional de Kant até se tornar filósofo na Universidade?
5) Explique
proposta que ele fez para se tornar professor universitário.
Exercícios
para a reflexão:
6) Descreva
como é a cidade\bairro onde tu moras? (mínimo 5 linhas)
7)
Descreva como é tua família e vida até aqui?
(mínimo 5 linhas)
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Tudo bem com
vocês? Já chegamos na última semana do mês de maio, estamos em casa há 10
semanas! Mais um pouco de paciência, cuidando bem da saúde e ficando em casa
mais um tempinho…
Na semana
passada, iniciamos uma série de episódios (TV Escola) sobre temas relacionados à
Floresta Amazônica, assistindo o nº 1 “Origens” dos Guerreiros da Amazônia. A
animação é infanto-juvenil, mas os temas e assuntos explicados nos desenhos são
importantes para todo mundo. Todo mundo mesmo! Os interesses sobre os recursos
e serviços ecossistêmicos da Floresta Amazônica, são muito diversos, envolvendo
diversos setores da economia mundial. Por isso, espero que curtam mais 2
Episódios nesta semana!
Vamos refletir
um pouco sobre estes 2 temas:
“BIOPIRATARIA”
e “GARIMPO ILEGAL”
Vamos entender
que os recursos naturais do ambiente são tão importantes para todos, que não
deveriam ser vendidos ilegalmente. Outra reflexão importante é sobre os danos
que estas atividades ilegais causam ao Meio Ambiente. Muitas vezes são danos
irreversíveis como no caso do “mercúrio” poluindo o solo e as águas nos
“Garimpos Ilegais”.
TAREFA:
Fotografe de alguma janela da sua
casa, os elementos naturais que você pode ver (pode ser flor, rocha, areia,
céu, insetos, animais de casa ou da rua, árvores, etc.). Se puder publique nos
grupos de whats ou Facebook da escola.
Acessem os links abaixo para assistirem os episódios:
FIQUEM BEM # ALONGAMENTO TODOS OS DIAS # UM
ABRAÇO
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia
pessoal! Tudo bem!
Hoje
vamos ouvir a história "A semente que nunca germinou." Depois vocês
irão responder no caderno a pergunta no final do vídeo!
Usem a
criatividade, podem compartilhar as respostas nos grupos da turma!
Link para a história:
Abraços
da Profe Carla!
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
Copie e resolva a atividade no caderno!
1) Determine os coeficientes das equações do 2º grau e
classifique-as em completas ou incompletas:
a) 3x² - 5x + 21 = 0
b) 9x² - 36 = 0
c) 21x - 3x² = 0
d) 0,5x² = 0
e) x² + 15x – 50 = 0
Por favor, enviem suas
dúvidas para o whatsapp da escola!
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
ATIVIDADE 1: Assistir ao
vídeo:
ATIVIDADE 2:
Copiar no caderno de Língua Portuguesa.
BOM
TRABALHO!
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Assista ao vídeo abaixo (A Primeira
Guerra Mundial em 5 minutos) e escreva no seu caderno, um pequeno texto ( 5 a
10 linhas) comentando as modificações no “mapa da Europa”, que ocorreram com a
Primeira Guerra Mundial.
Link do vídeo:
** ESPANHOL – Profª Adriana M.
O TEXTO ABAIXO DARÁ INICIO AO TEMA
MÚSICA. IREMOS ABORDAR ESTE TEMA NESTA E NAS PRÓXIMAS ATIVIDADES.
LEIA E RESPONDA A RESPEITO DO TEXTO
SOBRE ESTE MÚSICO FAMOSO.
BEETHOVEN
Ludwig van
Beethoven es uno de los más grandes compositores de música de todos los
tiempos. Sus obras han quedado escritas en la historia por su belleza.
Su infancia no fue
fácil, porque su padre quería que fuera como Mozart, aquel niño prodigio que
tocaba para los reyes. Entonces lo presionaba para que estudiara y para que
aprendiera muchos instrumentos. Fue un niño que en vez de jugar tuvo que
demostrar que sabía tocar música. A los once años, Ludwig compuso su primera
obra. Un año después, fue contratado como músico de la corte, es decir, su
trabajo era tocar música para reyes y príncipes.
Sus composiciones
musicales le gustaron tanto al príncipe de Bonn, que lo invitó a vivir a Viena
para poder que siguiera estudiando. Con los años, Beethoven fue perdiendo el
oído, y a pesar de estar sordo, pudo seguir componiendo música.
- ¿Quién fue Ludwig van
Beethoven?
- ¿El padre de Ludwig van Beethoven a quién
quería que se pareciera?
- ¿Por qué no tuvo una infancia con juegos?
- ¿A qué se dedicaba Beethoven?
- ¿Qué terrible mal sufrió Beethoven?
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Copiar
no caderno o texto abaixo.
Cuidados
para evitar o risco de infecção por coronavírus
Como
se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com
as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para
prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo
realizados em busca da cura.
As
precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças
infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.
Atente-se
para os seguintes cuidados:
·
Evitar
contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
·
Lavar
as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20
segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base
de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e
antes de se alimentar
·
Usar
lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
·
Cobrir
nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e
descartar no lixo
·
Higienizar
as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
·
Evitar
tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
·
Manter
ambientes muito bem ventilados
·
Limpar
e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
·
Evitar
contato com animais selvagens ou doentes
Esses
são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças,
inclusive essa nova infecção por coronavírus.
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui👉 C31 - Semana: 25 a 29 de Maio - 2020