⇒ Copie e responda em seu caderno.
SISTEMAS
DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
(MÉTODO
DA SUBSTITUIÇÃO)
1) Determine o valor de x e y para cada sistema:
2) (SEAP1103/001-AgEscVigPen-V1
– 2012) – Em uma sorveteria, o preço de 3 sorvetes e 1 garrafa de água é de R$
12,00. Ângelo comprou dois desses sorvetes e três garrafas dessa água e pagou
R$ 15,00. O valor de uma garrafa de água é de:
(A) R$ 1,00.
(B) R$ 1,50.
(C) R$ 2,00.
(D) R$ 2,50.
(E) R$ 3,00.
3) Durante a
pandemia do Covid-19 um hospital internou um total de 376 pacientes em 72
quartos. Sabe-se que uma parte desse hospital abriga 4 pacientes por quarto, e
que a outra parte abriga 6 pacientes por quarto. O número de quartos com 4
pacientes é igual a:
(A) 46.
(B) 42.
(C) 30.
(D) 28.
(E) 24.
Sugestão de Vídeo:
** FILOSOFIA - Profº Fábio
** ARTES - Profª Mônica
Aula 01 - OS LIMITES DO MEU
MUNDO SÃO OS LIMITES DA MINHA LINGUAGEM
(Texto para
C20 copiar tudo e responder corretamente no caderno)
Autor: Fabio Goulart
Mas bá, tipo assim, me chamo Paula e aconteceu uma coisa tri louca na minha última aula de filosofia. Estávamos trabalhando em grupo e eu tive uma ideia brilhante, porém quando eu tentava explicar para meus colegas as palavras “começavam a fugir” e eu não conseguia dizer nada com nada.
Meus colegas ficavam me olhando com uma cara de tacho. Maior mico eu paguei 😞 . Não demorou muito e o Pedro disse: “- Cala a boca cara! Tu tá viajando!”. Mas eu não estava, minha ideia era brilhante, mas me faltavam palavras pra explicar o que eu estava pensando.
Fui falar com o professor, ele me pediu calma pra tentar organizar minhas ideias. Tá ligado que isso não funciona, tive então que confessar que as palavras não conseguiam explicar minhas ideias...
Foi então que o sor começou a me falar de um filósofo chamado Wittgenstein (nem sei como se fala isso kkkkkk) que no início do século XX demonstrou que nossas ideias são limitadas por nossa linguagem. Pois às vezes pensamos algo, porém não existem palavras para explicar. A fim de superar isso é necessário ler muito e conhecer outros idiomas que possuem palavras que o nosso não tem. CONTINUA...
Exercícios para compreensão e fixação do texto. Responda conforme o texto de forma completa:
1) O que aconteceu com a Paula na última aula?
2) Após ouvir o relato da Paula, o que fez o professor?
3) Por que o filósofo Wittgenstein afirmou que os limites de nosso mundo são os limites de nossa linguagem?
4) Segundo o texto o que precisamos fazer para que “nos fujam menos as palavras e as ideias e as palavras” na hora de falarmos ou escrevermos?
Exercícios para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas):
5) Alguma vez você já pensou, ou sentiu algo, porém na hora de falar “as palavras fugiram”? Se sim, conte como foi. Se não, conte como você acha que seria. (mínimo 3 linhas)
6) Escreva uma palavra que você conheceu a pouco tempo (no último ano) e explique o seu significado(pode ser de outra língua). (mínimo 3 linhas)
** ARTES - Profª Mônica
Coloquei
três links para você se inspirar:
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
Atividade: PROPOSTA DE REDAÇÃO
Alunos e alunas:
Todos os dias recebemos informações sobre a pandemia: seja través da TV, da família, da internet, do Whatsapp. Às vezes nos sentimos perdidos, confusos, tristes, mas o mais importante, nesse momento, é mantermos o equilíbrio, a calma e pensarmos que isso tudo terá um fim, cedo ou tarde.
Dessa forma, penso ser importante colocarmos “para fora” tudo o que estamos sentindo nesse momento, já que estamos isolados dos amigos, de boa parte da família, do convívio social de um modo geral. Peço, portanto, que vocês façam um texto que englobe tudo o que vocês sentem, pensam e entendem a respeito do coronavírus, da pandemia e do isolamento social. O texto terá como titulo Qual o significado dessa quarentena para mim? e deverá conter:
- início, meio e fim;
- 15 linhas no mínimo;
- 30 linhas no máximo.
Obs.: Vocês podem fazer no caderno de Língua Portuguesa.
Bom trabalho e forte abraço!!
Prof. Silvana 😘❤
** HISTÓRIA - Profª Ana
Olá, lindinhos!
Como estão?
Lembram
qual era o assunto que estávamos discutindo? Claro! O Iluminismo. Vamos trabalhar?
Primeiro, gostaria que
vocês assistissem um vídeo muito legal, que encontrei na Internet (bem
curtinho) sobre o Iluminismo , clique no vídeo abaixo:
Após,
vamos fazer uma atividade que eu adaptei do nosso livro didático, História
& Cidadania, autor: Alfredo Boulos, 8º ano, na página 16. Como vocês não
estão com o livro, reproduzo logo abaixo.
1) Leia o texto a seguir e responda, no caderno, a
questão logo abaixo:
[...] A maioria dos filósofos do
Iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto era algo tão
evidente que muitos chamam o período do Iluminismo francês simplesmente de
“racionalismo”. [...]
Entre o povo, porém, imperavam a
incerteza e a superstição. Por isso, dedicou-se especial atenção à educação.
[...] Os filósofos iluministas diziam que [...] a humanidade faria grandes
progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a
irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada,
esclarecida. [...].
GAARDER, Jostein. O
mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. P.338, 340.
·
O texto nos
permite conhecer algumas características do Iluminismo. Quais são elas? Justifique (tem material no caderno para consulta).
2)
Lembram que
discutimos algumas falas dos Iluministas? E aquela frase que é atribuída ao
filósofo Voltaire, lembram? Aposto que sim!
Olhem aí a frase: “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas
defenderei até a morte o seu direito de dizê-las”. O que tu achas que ele
quis dizer com isto? Opine, posicione-se (mínimo de oito linhas).
** ESPANHOL - Profª Adriana M.
⇒ Copie e responda no caderno.
1. Analiza
la imagen y contesta a las preguntas.
a. ¿Qué situación actual representa la imagen?
b. ¿Por qué la gente huye de su país?
c. ¿Qué pedido de los refugiados está en letrero?
d. ¿A quién/es se dirige el pedido del letrero?
e. ¿Cómo sale esa gente de su país? ¿Todos pueden hacerlo? ¿Por qué?
f. ¿Cómo les reciben otros países?
g. ¿Has visto algo de los refugiados de Siria en la televisón o internet? ¿Qué es lo que más te ha impactado?
h. ¿Qué te parece la siguiente afirmación? ¿Estás de acuerdo?
Si fuera la situación al revés: si fuera nuestro país el que estuviera en guerra y tuviéramos que huir, nos gustaría que nos acogieran.
2.
Enterate de este texto para
contestar preguntas en la proxima semana.
Y en Brasil, ¿cuántos refugiados hay?
¿De dónde vienen? Entérate.
Brasil tem quase 9 mil
refugiados de 79 nacionalidades
|
Brasília, 10 de maio de 2018 (ACNUR) – Nos últimos cinco anos, as solicitações de refúgio no Brasil cresceram 2.868%. Passaram de 966, em 2010, para 28.670, em 2015. Até 2010, haviam sido reconhecidos 3.904 refugiados. Em abril deste ano, o total chegou 8.863, o que representa aumento de 127% no acumulado de refugiados reconhecidos – incluindo reassentados.
Estes dados constam do relatório divulgado hoje pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão ligado ao Ministério da Justiça. O relatório traz ainda as ações do governo federal para colaborar com o arrefecimento dos efeitos da maior crise humanitária vivida desde a 2ª Guerra Mundial.
O relatório mostra que os sírios são a maior comunidade de refugiados reconhecidos no Brasil. Eles somam 2.298, seguidos dos angolanos (1.420), colombianos (1.100), congoleses (968) e palestinos (376). Ao todo são 79 nacionalidades. Clique aqui http://ow.ly/WLqA30cndS1 para ler a íntegra do relatório.
A guerra na Síria já provocou quase 5 milhões de refugiados e a pior crise humanitária em 70 anos. Com o aumento do fluxo no Brasil, o governo decidiu tomar medidas que facilitassem a entrada desses imigrantes no território e sua inserção na sociedade brasileira. Além disso, as autoridades reforçaram a política de assistência e acolhida em todas a áreas, para todas as nacionalidades.
Disponible en <http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/brasil-tem-quase-9-mil-refugiados-de-79-nacionalidades/>.
Acceso: 30
abr. 2018.
** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profª Cláudia C.
Prepare um ambiente que seja arejado, com espaço suficiente para ficar em pé e deslocar-se em todas as direções por mais ou menos 1 metro, sem obstáculos nem objetos que atrapalhem a liberdade dos movimentos.
Sente-se confortavelmente e assista os 2 vídeos selecionados no YouTube, com atenção, refletindo sobre sua realidade. Tempo de duração: 6 min.
Vídeo 1
Vídeo 2
Agora, leiam a carta que escrevi para vocês:
Estudantes amados
Estou com muita saudade de todos vocês! Cada um com o seu jeito, cada rosto, gesto, voz, está bem vivo na minha memória. Conheço algumas vontades, desejos, sonhos e também necessidades da maioria de vocês. Por isto, estou sem palavras para descrever meus sentimentos neste momento. São muitas informações nas mídias e está difícil de acreditar em tudo que está acontecendo em nosso planeta agora...mas, é verdade, esta Pandemia Mundial, causada pelo “coronavírus” que vem contaminando pessoas no mundo inteiro, nos obrigou a este isolamento em nossas casas. Teremos que ter muita paciência com esta situação, pois ainda ficaremos em casa até o dia 30/04, de acordo com as previsões do governo.
Acredito que tudo isto vai passar! Também acredito que podemos aproveitar este tempo para compreender melhor o mundo em que estamos vivendo. A prática de atividades físicas, com frequência, nos ajuda a ficar mais saudáveis, fortes e capazes de superar as dificuldades ao longo da vida. Vocês também acreditam?
Então, faço aqui uma proposta para que cada um tenha sua própria rotina de atividades físicas, todos os dias, começando com a Prática de Alongamento e alguns exercícios que são bem conhecidos de todos vocês. Importante escolher um bom horário e usar roupas confortáveis.
Lembrem de tomar muita ÁGUA.
Mais uma “coisinha”:
Quando estiverem fazendo a prática, puxem pela memória e concentração para acertar a postura, fazendo a contagem de 8 segundos na primeira semana, podendo aumentar para 10 segundos na segunda semana.
Desejo que todos fiquem bem e que façam um bom treino nos próximos dias! Um abraço
ATENÇÃO: Copie em uma folha a sequência de Alongamento e Exercícios, desenhe e sublinhe aquilo que for importante para lembrar na realização da prática.
Faça aos poucos e com capricho!!! Lembre que esta atividade vale por 2 semanas.
ALONGAMENTO
1) Comece com uma boa “espreguiçada”, alinhando o corpo na postura com os pés afastados na largura do seu quadril, braços ao longo do corpo.
2) PESCOÇO - Flexão para frente, para esquerda e para direita
- Girar lentamente, para os dois lados
3) OMBROS - Estender os 2 braços acima da cabeça, juntar as mãos com as palmas voltadas para cima, cruzando os dedos
- Estender os 2 braços atrás das costas, cruzar os dedos das mãos e elevar até o limite, sem inclinar o tronco
-Flexionar um braço atrás da cabeça e com auxílio da outra mão, empurrar o cotovelo para baixo até a mão encostar nas costas. Repetir com os 2 braços
4) TRONCO - Flexionar à frente, até seu limite, tentando tocar o chão, sem flexionar os joelhos
- Flexão lateral do tronco, elevando um braço acima da cabeça e inclinando o tronco para o lado oposto do braço erguido. Repetir para os 2 lados, cuidando para não mexer o quadril.
5) PERNAS - Flexionar um joelho e segurar o tornozelo com uma mão atrás das costas. Pode-se apoiar em algo ou alguém, mas também pode-se manter o equilíbrio “colocando o olhar” em um ponto fixo. Repetir com as 2 pernas.
EXERCÍCIOS
1) POLICHINELO - 15 vezes
Em pé, começa com pés e braços unidos, salta e, ao mesmo tempo, afasta as pernas e eleva os braços acima da cabeça, batendo 1 palma. Salta novamente, voltando a posição inicial, com pés e braços unidos ao corpo.
2) ABDOMINAL - 15 vezes
Deitado, com as costas no chão, pernas flexionadas e pés bem apoiados no chão. Apoiar as 2 mãos sobre o peito e flexionar o tronco para frente. Cuidar a respiração correta durante os exercícios! Inspira quando deita e expira na flexão do tronco, encontre seu ritmo!
3) FLEXÃO DE BRAÇOS - 10 vezes para os meninos / 5 vezes para as meninas
Deitado, apoiar as mãos no chão, alinhadas com os ombros, as pernas unidas. Estender os 2 braços juntos, mantendo o corpo firme e estendido, flexionar novamente. O corpo deve permanecer em 4 apoios durante as repetições, as mãos e a ponta dos pés.
4) SALTITAR - 1 minuto
Saltitar no mesmo lugar, com os 2 pés juntos (30 seg) e alternando os pés (30 seg)
5) RESPIRAÇÃO - Fechar os olhos e respirar, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. ESVAZIE e ENCHA profundamente seu peito de ar. MENTALIZE todo o seu corpo recebendo oxigênio e transformando em energia. Repita até ficar tranquilo!!
** GEOGRAFIA - Profº Gilberto
⇒ Copiar e responder as questões abaixo no caderno.
1) Defina
Geografia.
2) Para
que serve a Geografia?
3) Entre
as diferentes divisões da Geografia (física, humana, econômica) qual mais lhe
desperta interesse? Por quê?
4) Liste
cinco tópicos estudados em Geografia no ano passado que você lembra.
** CIÊNCIAS - Profª Andréa
⇒ Leia e copie o texto abaixo no caderno.
⇒ Responda em seu caderno a atividade que está após o texto.
Texto: As mudanças físicas na
adolescência
Puberdade
A puberdade é um período de
intensas modificações no corpo de meninas e meninos que os prepara para a vida
adulta e para o início da fase reprodutiva.
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre
a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade
e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e
o início da fase reprodutiva, tanto do homem
quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do
chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos.
→ Alterações
comuns na puberdade
Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do
indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse
momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas
também mental e social.
O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores,
incluindo fatores psicológicos, genéticos, condições ambientais e até mesmo a
saúde do indivíduo e sua nutrição. Nessa etapa, o indivíduo perceberá, entre
outras alterações, o surgimento de pelos,modificações na oleosidade da pele, surgimento das mamas em
meninas e aumento do testículo em
meninos. De uma maneira geral, podemos dizer que, independentemente do sexo, as
principais modificações que ocorrem na puberdade são:
·
Estirão puberal (rápido crescimento em
estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos);
·
Desenvolvimento do sistema reprodutor;
·
Desenvolvimento do sistema esquelético e
muscular;
·
Aparecimento de caracteres sexuais
secundários.
É importante destacar que adolescentes na mesma
idade podem estar em fases diferentes da puberdade. Sendo
assim, o corpo de uma menina de 11 anos, por exemplo, não obrigatoriamente
apresentará as mesmas características de outra de uma mesma idade.
Durante a puberdade masculina observa-se o surgimento de pelos
faciais.
Na
puberdade masculina, o menino enfrenta modificações em seu corpo que o prepara
para a fase adulta e o deixa apto para a reprodução. Veja a seguir os
principais eventos que ocorrem na puberdade masculina:
- Aceleração da velocidade do crescimento;
- Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.
- Aumento do volume do testículo;
- A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
- Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
- Surgimento dos pelos púbicos;
- Crescimento dos pelos faciais;
- Aumento da massa muscular;
- Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).
Durante a puberdade feminina, observa-se a primeira menstruação,
que muitas vezes pode ser acompanhada de cólica.
Na
puberdade feminina, observam-se modificações no corpo da menina que a preparam
para a fase adulta e a reprodução. Dentre os principais eventos
relacionados com a puberdade feminina destacam-se:
·
Aceleração da velocidade de crescimento;
·
Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres,
observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
·
Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos
seios;
·
Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
·
Surgimento dos pelos púbicos;
·
Menarca (primeiro fluxo menstrual).
Durante a puberdade feminina, sem dúvidas, um dos pontos mais
importantes e impactantes na vida da menina é a menarca, ou seja, a primeira
menstruação. Geralmente, ela acontece dois anos após o aparecimento das mamas.
A menstruação pode ser definida como a descamação do endométrio do útero. A
menstruação marca o início do ciclo menstrual, o qual dura em média 28 dias.
→ Final
da puberdade
A
puberdade termina por volta dos 18 anos de idade.
Nesse
momento, termina o crescimento físico e
também o amadurecimento do sistema genital.
→ Puberdade
precoce
A puberdade precoce acontece tanto em meninos
quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade
geralmente esperada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria,
considera-se como puberdade precoce aquela que surge antes dos 8 anos em
meninas e antes dos 9 anos em meninos. Estima-se que a puberdade
precoce é cerca de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas.
A
puberdade precoce pode desencadear algumas consequências, sendo necessária,
portanto, a atenção nesses casos. De acordo com a Sociedade Brasileira
de Pediatria, as principais consequências da puberdade precoce são:
·
Transtornos psicológicos e de comportamento;
·
Maiores riscos de abuso sexual;
·
Baixa estatura, quando adulto;
· Aumento do risco de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças
cardiovasculares, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.
A puberdade precoce tem tratamento e dependerá de sua causa. Geralmente,
são administrados medicamentos que visam a retardar o desenvolvimento. A
interrupção desse tratamento é feita, em geral, quando a menina apresenta idade
óssea entre os 12 e 12,5 anos, e os meninos, entre os 13 e 13,5 anos. Em alguns
casos, é necessário cirurgia para tratar o problema.
Atividade:
1) Por que as mudanças físicas comuns nesse período afetam tanto os adolescentes?
2) O início dessas mudanças acontece na mesma idade para todas as pessoas?
3) Quais alterações as meninas costumam passar no início da puberdade?
4) O que é o chamado “estirão do crescimento”?
5) Quais mudanças mais evidentes ocorrem com os meninos?
6) Cite algumas mudanças no corpo feminino.
7) Cite mudanças no corpo masculino.
BOM TRABALHO!!!😉
Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo: