** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia! Tudo
bem com vocês!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Hello, lindinhos! ♥♥
Todos bem por aí? Por
aqui, tudo certo, apenas tendo que lidar com as saudades de vocês e da escola
e, ainda, com o noticiário! 😟
Vamos
trabalhar?
Estamos
estudando a República Velha(1889-1930) e, no momento, estamos vendo os
conflitos e rebeliões ocorridos naquele período. Já registramos a revolta dos
marinheiros (Revolta da Chibata), a rebelião dos moradores dos morros cariocas
(Revolta da Vacina), os movimentos de camponeses (Guerra dos Canudos e do
Contestado).
Costumamos
dizer que o povo brasileiro é muito acomodado, mas isso não é verdade, se
consideramos as manifestações ocorridos durante a nossa história.
Vamos
estudar mais alguns movimentos importantes nesse período, mas vamos dividir o
texto em duas partes, para não ficar pesado, ok?
Bom
trabalho!
Prof. Ana😘
· Copiar no caderno, o texto abaixo.
Outras rebeliões na República
Velha (1889-1930)
(Parte I)
O movimento operário
Se hoje já é muito difícil ser operário no Brasil,
imaginem naquele período, quando os trabalhadores não
tinham quase nenhum direito. Faziam jornadas de dez, doze e até quatorze horas
de trabalho por dia. Não havia direito a férias, nem aposentadoria. A maioria
do operariado, em São Paulo, era formado
por estrangeiros (portugueses, italianos e espanhois).
Diante daquela situação, os trabalhadores não podiam
esperar muita coisa dos patrões, nem dos governos. Só podia contar com ele
mesmo. Sua força estava na união e na capacidade de luta.
As doutrinas (princípios, ideias,
regras) que tinham mais penetração entre os trabalhadores eram o anarquismo e o socialismo.
O socialismo
propõe a criação de uma sociedade igualitária e, portanto, sem classes sociais.
Os anarquistas, por sua vez, também
defendiam uma sociedade igualitária, mas queriam a destruição do Estado, pois
eram contrários a qualquer tipo de poder. Essas doutrinas entraram no Brasil
com os imigrantes europeus. Com essas ideias, a luta iniciou.
Já no início do século XX, ocorreram
movimentos em fábricas e empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre,
Recife e Salvador. Uma forma de luta operária operária utilizada no mundo é a greve. E a greve de 1917 foi a maior
ocorrida na Primeira República, e mesmo a polícia reprimindo as manifestações,
os trabalhadores iniciaram a conquista de direitos, mostrando sua capacidade de
luta.
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Tudo bem com vocês? Chegamos à 6ª
semana sem nos encontrarmos fisicamente, sem olhar olho no olho, sem abraçar,
nem reclamar kkkkk… Mas, espero que estejam todos bem e com saúde, praticando
as atividades que venho sugerindo para vocês!
Na última semana, a proposta foi
dançar e mexer o corpo todo partindo das sugestões que deixei aqui e outras
músicas de gosto pessoal. Espero que tenham curtido a ideia! Dançar um pouco,
depois do Alongamento, é uma opção para todos os dias!
Para esta semana, disse que gostaria
de retomar o assunto da PETECA para aprender um pouco mais sobre a diferença
entre JOGO e ESPORTE. Pois, a PETECA também pode ser jogada com regras definidas
por uma Confederação que irá organizar seus atletas e torneios competitivos.
Portanto, a PETECA também é um ESPORTE
PROFISSIONAL e seus atletas também são chamados de PETEQUEIROS. A execução dos
fundamentos no campo de jogo desenvolve a agilidade corporal e as habilidades
são semelhantes às do VOLEIBOL. Selecionei 2
pequenos vídeos que falam um pouco da história e como se joga PETECA
PROFISSIONAL.
Para pensar: que semelhanças existem
entre o jogo de peteca profissional e o jogo de voleibol?
Para a prática, sugiro que depois do
Alongamento, aproveitem para dançar um pouco, escolhendo boas músicas e se
soltando com diferentes ritmos!
Vídeo 1:
Vídeo 2:
#FICA
A DICA#DANÇAR É BOM DEMAIS#UM ABRAÇO
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
èConfira o resultado de seus exercícios da aula 1 com o gabarito e
refaça aqueles que não acertou.
GABARITO
Por
favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Olá, pessoal! Tudo bem?
Leiam o texto abaixo!! Após, copiem os enunciados
das questões e respondam no caderno.
Bom trabalho, profª.Silvana!
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em
31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de
coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1…
èPara responder às questões abaixo, consulte o site:
https://coronavirus.saude.gov.br/ ou
responda conforme as informações que estás vendo serem divulgadas pelos
meios de comunicação.
1.
Como o coronavírus é transmitido?
2.
Como se prevenir ao coronavírus?
3.
Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
4. Quais grupos são mais vulneráveis ao
coronavírus?
** ARTES – Profª Mônica
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
èLeia
o texto abaixo. Após, copie em seu caderno a questão e responda-a.
Países
Capitalistas
Saibam quais são os países que adotam o modelo econômico
capitalista e as definições dessa prática.
Por
um período no século 20, havia poucas palavras tão poderosas quanto capitalismo.
Enquanto muitas pessoas vivas hoje não se lembram muito da Guerra Fria,
os Estados Unidos passaram quase 40 anos defendendo agressivamente esse
conceito contra ideologias opostas.
Então, o que é capitalismo? Uma economia capitalista é aquela em
que os meios de produção são controlados por empresas privadas. Basicamente,
cidadãos individuais dirigem a economia, enquanto o governo não tem papel na
produção ou nos preços.
Em
vez disso, os preços são estabelecidos pelo livre mercado, no qual o valor é
determinado pela oferta e demanda, ou a relação entre produtores privados e
consumidores privados. Tradicionalmente, isso tem sido visto como uma parte
importante da democracia, representando a capacidade de qualquer pessoa de
controlar seu próprio destino econômico.
Países capitalistas
A
resposta mais honesta é: em todo lugar. Vivemos em uma economia cada vez mais
globalizada, baseada em um mercado livre internacional, já que não existe um
governo único com autoridade para controlar os meios de produção ou o valor das
mercadorias para o mundo.
Portanto,
a economia internacional é basicamente capitalista e quase todas as nações do
mundo praticam hoje alguma forma de capitalismo em escala global. No entanto,
nem todas essas nações praticam o capitalismo na escala doméstica.
Tradicionalmente, o capitalismo estava associado à Europa Ocidental, onde os
termos e ideias que associamos ao capitalismo foram desenvolvidos pela primeira
vez.
Desde
a Guerra Fria, no entanto, o verdadeiro defensor do capitalismo tem sido os
Estados Unidos, uma das nações mais capitalistas do mundo. Muitos americanos
permanecem dedicados às ideologias e instituições do capitalismo, especialmente
à propriedade privada, vendo-a como parte integrante da experiência
democrática.
Embora
os EUA possam ser uma das nações mais capitalistas do mundo, até mesmo os EUA
não estão 100% comprometidos com o capitalismo. Afinal, alguma regulamentação
governamental de empresas privadas é permitida. Isso é importante lembrar. O
capitalismo vem em várias formas e tamanhos. Cada país tem seu próprio modelo.
O modelo nórdico de capitalismo
Nós
mencionamos que a Europa já foi tradicionalmente associada ao capitalismo puro,
então o que aconteceu? No século XX, muitas nações do norte da Europa mudaram
para o modelo nórdico do capitalismo, que muitos americanos tendem a confundir
com o socialismo.
Nesse
modelo, os cidadãos pagam alíquotas muito altas, mas também recebem programas
abundantes de bem-estar social do governo, incluindo assistência médica
gratuita e de qualidade.
O
governo está fortemente envolvido em questões sociais, daí a tendência de
confundir isso com socialismo, mas a estrutura econômica básica ainda é
capitalista, com a grande maioria das indústrias controladas por empresas
privadas e um mercado livre.
O
Modelo Nórdico é mais proeminente nas nações da Suécia, Noruega e Dinamarca,
mas estabelece um precedente que está sendo adotado em algum grau na maior
parte da Europa. Até mesmo a Grã-Bretanha e a Alemanha, tradicionalmente nações
fortemente capitalistas, fizeram a transição para um sistema mais socialmente
ativo.
Na
América do Norte, o Canadá é o mais próximo do modelo nórdico, oferecendo
assistência médica universal e outros serviços de assistência social aos seus
cidadãos.
Fonte: (Adaptado) https://escolaeducacao.com.br/paises-capitalistas/
èNo seu caderno, responda:
Por
que o capitalismo nórdico é confundido por muitos com o socialismo?
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo: