C31 - Semana: 27 a 30 de Abril - 2020


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia!  Tudo bem com vocês!
Neste vídeo vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens do nosso folclore. É muito importante valorizar a nossa cultura!
Cada um pode escolher o seu personagem preferido e escrever a sua história, e depois fazer um belo desenho! Não esqueçam de compartilhar no grupo de whatsapp da turma!
Abraços da profe Carla!

Vídeo: 

** HISTÓRIA – Profª Ana

Hello, lindinhos!

Todos bem por aí? Por aqui, tudo certo, apenas tendo que lidar com as saudades de vocês e da escola e, ainda, com o noticiário! 😟

Vamos trabalhar?
Estamos estudando a República Velha(1889-1930) e, no momento, estamos vendo os conflitos e rebeliões ocorridos naquele período. Já registramos a revolta dos marinheiros (Revolta da Chibata), a rebelião dos moradores dos morros cariocas (Revolta da Vacina), os movimentos de camponeses (Guerra dos Canudos e do Contestado).
Costumamos dizer que o povo brasileiro é muito acomodado, mas isso não é verdade, se consideramos as manifestações ocorridos durante a nossa história.
Vamos estudar mais alguns movimentos importantes nesse período, mas vamos dividir o texto em duas partes, para não ficar pesado, ok?

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

·       Copiar no caderno, o texto abaixo.

Outras rebeliões na República Velha (1889-1930)
(Parte I)
O movimento operário
Se hoje já é muito difícil ser operário no Brasil, imaginem naquele período, quando os trabalhadores não tinham quase nenhum direito. Faziam jornadas de dez, doze e até quatorze horas de trabalho por dia. Não havia direito a férias, nem aposentadoria. A maioria do operariado, em São Paulo,  era formado por estrangeiros (portugueses, italianos e espanhois).
          Diante daquela situação, os trabalhadores não podiam esperar muita coisa dos patrões, nem dos governos. Só podia contar com ele mesmo. Sua força estava na união e na capacidade de luta.
          As doutrinas (princípios, ideias, regras) que tinham mais penetração entre os trabalhadores eram o anarquismo e o socialismo.
          O socialismo propõe a criação de uma sociedade igualitária e, portanto, sem classes sociais. Os anarquistas, por sua vez, também defendiam uma sociedade igualitária, mas queriam a destruição do Estado, pois eram contrários a qualquer tipo de poder. Essas doutrinas entraram no Brasil com os imigrantes europeus. Com essas ideias, a luta iniciou.
          Já no início do século XX, ocorreram movimentos em fábricas e empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador. Uma forma de luta operária operária utilizada no mundo é a greve. E a greve de 1917 foi a maior ocorrida na Primeira República, e mesmo a polícia reprimindo as manifestações, os trabalhadores iniciaram a conquista de direitos, mostrando sua capacidade de luta.

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Oi pessoal!

          Tudo bem com vocês? Chegamos à 6ª semana sem nos encontrarmos fisicamente, sem olhar olho no olho, sem abraçar, nem reclamar kkkkk… Mas, espero que estejam todos bem e com saúde, praticando as atividades que venho sugerindo para vocês!
          Na última semana, a proposta foi dançar e mexer o corpo todo partindo das sugestões que deixei aqui e outras músicas de gosto pessoal. Espero que tenham curtido a ideia! Dançar um pouco, depois do Alongamento, é uma opção para todos os dias!
          Para esta semana, disse que gostaria de retomar o assunto da PETECA para aprender um pouco mais sobre a diferença entre JOGO e ESPORTE. Pois, a PETECA também pode ser jogada com regras definidas por uma Confederação que irá organizar seus atletas e torneios competitivos.
          Portanto, a PETECA também é um ESPORTE PROFISSIONAL e seus atletas também são chamados de PETEQUEIROS. A execução dos fundamentos no campo de jogo desenvolve a agilidade corporal e as habilidades são semelhantes às do VOLEIBOL. Selecionei 2  pequenos vídeos que falam um pouco da história e como se joga PETECA PROFISSIONAL.
          Para pensar: que semelhanças existem entre o jogo de peteca profissional e o jogo de voleibol?
          Para a prática, sugiro que depois do Alongamento, aproveitem para dançar um pouco, escolhendo boas músicas e se soltando com diferentes ritmos!

 Vídeo 1:


Vídeo 2: 
                   
#FICA A DICA#DANÇAR É BOM DEMAIS#UM ABRAÇO

** MATEMÁTICA – Profº Renato

èConfira o resultado de seus exercícios  da aula 1 com o gabarito e refaça aqueles que não acertou. 
GABARITO



Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal! Tudo bem?

Leiam o texto abaixo!! Após, copiem os enunciados das questões e respondam no caderno.

Bom trabalho, profª.Silvana!

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

èPara responder às questões abaixo, consulte o site: https://coronavirus.saude.gov.br/ ou  responda conforme as informações que estás vendo serem divulgadas pelos meios de comunicação.

1. Como o coronavírus é transmitido?
2. Como se prevenir ao coronavírus?
3. Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
4. Quais grupos são mais vulneráveis ao coronavírus?

** ARTES – Profª Mônica






** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

èLeia o texto abaixo. Após, copie em seu caderno a questão e responda-a.

Países Capitalistas
Saibam quais são os países que adotam o modelo econômico capitalista e as definições dessa prática.


Por um período no século 20, havia poucas palavras tão poderosas quanto capitalismo. Enquanto muitas pessoas vivas hoje não se lembram muito da Guerra Fria, os Estados Unidos passaram quase 40 anos defendendo agressivamente esse conceito contra ideologias opostas.
Então, o que é capitalismo? Uma economia capitalista é aquela em que os meios de produção são controlados por empresas privadas. Basicamente, cidadãos individuais dirigem a economia, enquanto o governo não tem papel na produção ou nos preços.
Em vez disso, os preços são estabelecidos pelo livre mercado, no qual o valor é determinado pela oferta e demanda, ou a relação entre produtores privados e consumidores privados. Tradicionalmente, isso tem sido visto como uma parte importante da democracia, representando a capacidade de qualquer pessoa de controlar seu próprio destino econômico.

Países capitalistas

A resposta mais honesta é: em todo lugar. Vivemos em uma economia cada vez mais globalizada, baseada em um mercado livre internacional, já que não existe um governo único com autoridade para controlar os meios de produção ou o valor das mercadorias para o mundo.
Portanto, a economia internacional é basicamente capitalista e quase todas as nações do mundo praticam hoje alguma forma de capitalismo em escala global. No entanto, nem todas essas nações praticam o capitalismo na escala doméstica. Tradicionalmente, o capitalismo estava associado à Europa Ocidental, onde os termos e ideias que associamos ao capitalismo foram desenvolvidos pela primeira vez.
Desde a Guerra Fria, no entanto, o verdadeiro defensor do capitalismo tem sido os Estados Unidos, uma das nações mais capitalistas do mundo. Muitos americanos permanecem dedicados às ideologias e instituições do capitalismo, especialmente à propriedade privada, vendo-a como parte integrante da experiência democrática.
Embora os EUA possam ser uma das nações mais capitalistas do mundo, até mesmo os EUA não estão 100% comprometidos com o capitalismo. Afinal, alguma regulamentação governamental de empresas privadas é permitida. Isso é importante lembrar. O capitalismo vem em várias formas e tamanhos. Cada país tem seu próprio modelo.

O modelo nórdico de capitalismo

Nós mencionamos que a Europa já foi tradicionalmente associada ao capitalismo puro, então o que aconteceu? No século XX, muitas nações do norte da Europa mudaram para o modelo nórdico do capitalismo, que muitos americanos tendem a confundir com o socialismo.
Nesse modelo, os cidadãos pagam alíquotas muito altas, mas também recebem programas abundantes de bem-estar social do governo, incluindo assistência médica gratuita e de qualidade.
O governo está fortemente envolvido em questões sociais, daí a tendência de confundir isso com socialismo, mas a estrutura econômica básica ainda é capitalista, com a grande maioria das indústrias controladas por empresas privadas e um mercado livre.
O Modelo Nórdico é mais proeminente nas nações da Suécia, Noruega e Dinamarca, mas estabelece um precedente que está sendo adotado em algum grau na maior parte da Europa. Até mesmo a Grã-Bretanha e a Alemanha, tradicionalmente nações fortemente capitalistas, fizeram a transição para um sistema mais socialmente ativo.
Na América do Norte, o Canadá é o mais próximo do modelo nórdico, oferecendo assistência médica universal e outros serviços de assistência social aos seus cidadãos.

èNo seu caderno, responda:

Por que o capitalismo nórdico é confundido por muitos com o socialismo?

BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...