**MATEMÁTICA - Profº Renato
⇒ Copie e responda em seu caderno!
***Sugestão de vídeos para esta aula:
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5
**FILOSOFIA - Profº Fábio
AUTONOMIA É TUDO DE BOM (parte 1) Copiar e responder
no caderno
Autor: Fabio Goulart
De repente
do nada apareceu essa tal palavra em minha vida: autonomia. Mas eu nem sei o que significa essa tal autonomia. Pra
piorar a situação os professores da escola vivem dizendo que na minha idade é
preciso desenvolver autonomia. Como os profs não explicam resolvi procurar no
google, ele é bem mais esperto que os prof kkkkkk J, lá esta escrito que um tal de
Immanuel Kant descreveu autonomia como “A
capacidade da vontade da razão humana de se autodeterminar segundo uma lei
moral por ela mesmo estabelecida, sendo livre de ordens externas, paixões ou
vícios. ” Confesso que não entendi nada!
Exercícios para compreensão:
1) Qual o conceito de autonomia descrito por Immanuel Kant?
2) O que o professor de filosofia do personagem disse que é autonomia?
3) Segundo o texto como é um jovem que age com autonomia e como as pessoas se surpreendem com quem tem autonomia?
Exercícios para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas):
4) Por que jovens de mais ou menos 14 e 15 anos precisam desenvolver a autonomia?
5) Por que agir com autonomia é o contrário de “agir no automático”?
6) Por que podemos dizer que quem age com autonomia “encontra sua liberdade” ?
7) De um exemplo real de como você pode agir com autonomia na escola:
8) De um exemplo real de como você pode agir com autonomia em casa:
9) Escreva com suas palavras um pequeno parágrafo (no mínimo 5 linhas) sobre Por que ter autonomia é tudo de bom.
**ARTES - Profª Mônica
1) Ouça o áudio da professora!
2) Veja e leia as imagens, após faça a atividade sugerida.
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
Atividade: PROPOSTA DE REDAÇÃO
Alunos e alunas:
Todos os dias recebemos informações sobre a pandemia: seja través da TV, da família, da internet, do Whatsapp. Às vezes nos sentimos perdidos, confusos, tristes, mas o mais importante, nesse momento, é mantermos o equilíbrio, a calma e pensarmos que isso tudo terá um fim, cedo ou tarde.
Dessa forma, penso ser importante colocarmos “para fora” tudo o que estamos sentindo nesse momento, já que estamos isolados dos amigos, de boa parte da família, do convívio social de um modo geral. Peço, portanto, que vocês façam um texto que englobe tudo o que vocês sentem, pensam e entendem a respeito do coronavírus, da pandemia e do isolamento social. O texto terá como titulo Qual o significado dessa quarentena para mim? e deverá conter:
- início, meio e fim;
- 15 linhas no mínimo;
- 30 linhas no máximo.
Obs.: Vocês podem fazer no caderno de Língua Portuguesa.
Bom trabalho e forte abraço!!
Prof. Silvana 😘❤
** ESPANHOL - Profª Adriana M.
⇒ Copie e responda no caderno.
1. Analiza la imagen y contesta a las preguntas.
** GEOGRAFIA - Profº Gilberto
1) Defina Geografia.
2) Para que serve a Geografia?
3) Entre as diferentes divisões da Geografia (física, humana, econômica) qual mais lhe desperta interesse? Por quê?
a. ¿Qué situación actual representa la imagen?
b. ¿Por qué la gente huye de su país?
c. ¿Qué pedido de los refugiados está en letrero?
d. ¿A quién/es se dirige el pedido del letrero?
e. ¿Cómo sale esa gente de su país? ¿Todos pueden hacerlo? ¿Por qué?
f. ¿Cómo les reciben otros países?
g. ¿Has visto algo de los refugiados de Siria en la televisón o internet? ¿Qué es lo que más te ha impactado?
h. ¿Qué te parece la siguiente afirmación? ¿Estás de acuerdo?
Si fuera la situación al revés: si fuera nuestro país el que estuviera en guerra y tuviéramos que huir, nos gustaría que nos acogieran.
2. Enterate de este texto para contestar preguntas en la proxima semana.
Y en Brasil, ¿cuántos refugiados hay? ¿De dónde vienen? Entérate.
Brasil tem quase 9 mil refugiados de 79 nacionalidades
|
Brasília, 10 de maio de 2018 (ACNUR) – Nos últimos cinco anos, as solicitações de refúgio no Brasil cresceram 2.868%. Passaram de 966, em 2010, para 28.670, em 2015. Até 2010, haviam sido reconhecidos 3.904 refugiados. Em abril deste ano, o total chegou 8.863, o que representa aumento de 127% no acumulado de refugiados reconhecidos – incluindo reassentados.
Estes dados constam do relatório divulgado hoje pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão ligado ao Ministério da Justiça. O relatório traz ainda as ações do governo federal para colaborar com o arrefecimento dos efeitos da maior crise humanitária vivida desde a 2ª Guerra Mundial.
O relatório mostra que os sírios são a maior comunidade de refugiados reconhecidos no Brasil. Eles somam 2.298, seguidos dos angolanos (1.420), colombianos (1.100), congoleses (968) e palestinos (376). Ao todo são 79 nacionalidades. Clique aqui http://ow.ly/WLqA30cndS1 para ler a íntegra do relatório.
A guerra na Síria já provocou quase 5 milhões de refugiados e a pior crise humanitária em 70 anos. Com o aumento do fluxo no Brasil, o governo decidiu tomar medidas que facilitassem a entrada desses imigrantes no território e sua inserção na sociedade brasileira. Além disso, as autoridades reforçaram a política de assistência e acolhida em todas a áreas, para todas as nacionalidades.
Disponible en <http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/brasil-tem-quase-9-mil-refugiados-de-79-nacionalidades/>.
Acceso: 30 abr. 2018.
** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profª Cláudia C.
Prepare um ambiente que seja arejado, com espaço suficiente para ficar em pé e deslocar-se em todas as direções por mais ou menos 1 metro, sem obstáculos nem objetos que atrapalhem a liberdade dos movimentos.
Sente-se confortavelmente e assista os 2 vídeos selecionados no YouTube, com atenção, refletindo sobre sua realidade. Tempo de duração: 6 min.
Vídeo 1
Vídeo 2
Agora, leiam a carta que escrevi para vocês:
Estudantes amados
Estou com muita saudade de todos vocês! Cada um com o seu jeito, cada rosto, gesto, voz, está bem vivo na minha memória. Conheço algumas vontades, desejos, sonhos e também necessidades da maioria de vocês. Por isto, estou sem palavras para descrever meus sentimentos neste momento. São muitas informações nas mídias e está difícil de acreditar em tudo que está acontecendo em nosso planeta agora...mas, é verdade, esta Pandemia Mundial, causada pelo “coronavírus” que vem contaminando pessoas no mundo inteiro, nos obrigou a este isolamento em nossas casas. Teremos que ter muita paciência com esta situação, pois ainda ficaremos em casa até o dia 30/04, de acordo com as previsões do governo.
Acredito que tudo isto vai passar! Também acredito que podemos aproveitar este tempo para compreender melhor o mundo em que estamos vivendo. A prática de atividades físicas, com frequência, nos ajuda a ficar mais saudáveis, fortes e capazes de superar as dificuldades ao longo da vida. Vocês também acreditam?
Então, faço aqui uma proposta para que cada um tenha sua própria rotina de atividades físicas, todos os dias, começando com a Prática de Alongamento e alguns exercícios que são bem conhecidos de todos vocês. Importante escolher um bom horário e usar roupas confortáveis.
Lembrem de tomar muita ÁGUA.
Mais uma “coisinha”:
Quando estiverem fazendo a prática, puxem pela memória e concentração para acertar a postura, fazendo a contagem de 8 segundos na primeira semana, podendo aumentar para 10 segundos na segunda semana.
Desejo que todos fiquem bem e que façam um bom treino nos próximos dias! Um abraço
ATENÇÃO: Copie em uma folha a sequência de Alongamento e Exercícios, desenhe e sublinhe aquilo que for importante para lembrar na realização da prática.
Faça aos poucos e com capricho!!! Lembre que esta atividade vale por 2 semanas.
ALONGAMENTO
1) Comece com uma boa “espreguiçada”, alinhando o corpo na postura com os pés afastados na largura do seu quadril, braços ao longo do corpo.
2) PESCOÇO - Flexão para frente, para esquerda e para direita
- Girar lentamente, para os dois lados
3) OMBROS - Estender os 2 braços acima da cabeça, juntar as mãos com as palmas voltadas para cima, cruzando os dedos
- Estender os 2 braços atrás das costas, cruzar os dedos das mãos e elevar até o limite, sem inclinar o tronco
-Flexionar um braço atrás da cabeça e com auxílio da outra mão, empurrar o cotovelo para baixo até a mão encostar nas costas. Repetir com os 2 braços
4) TRONCO - Flexionar à frente, até seu limite, tentando tocar o chão, sem flexionar os joelhos
- Flexão lateral do tronco, elevando um braço acima da cabeça e inclinando o tronco para o lado oposto do braço erguido. Repetir para os 2 lados, cuidando para não mexer o quadril.
5) PERNAS - Flexionar um joelho e segurar o tornozelo com uma mão atrás das costas. Pode-se apoiar em algo ou alguém, mas também pode-se manter o equilíbrio “colocando o olhar” em um ponto fixo. Repetir com as 2 pernas.
EXERCÍCIOS
1) POLICHINELO - 15 vezes
Em pé, começa com pés e braços unidos, salta e, ao mesmo tempo, afasta as pernas e eleva os braços acima da cabeça, batendo 1 palma. Salta novamente, voltando a posição inicial, com pés e braços unidos ao corpo.
2) ABDOMINAL - 15 vezes
Deitado, com as costas no chão, pernas flexionadas e pés bem apoiados no chão. Apoiar as 2 mãos sobre o peito e flexionar o tronco para frente. Cuidar a respiração correta durante os exercícios! Inspira quando deita e expira na flexão do tronco, encontre seu ritmo!
3) FLEXÃO DE BRAÇOS - 10 vezes para os meninos / 5 vezes para as meninas
Deitado, apoiar as mãos no chão, alinhadas com os ombros, as pernas unidas. Estender os 2 braços juntos, mantendo o corpo firme e estendido, flexionar novamente. O corpo deve permanecer em 4 apoios durante as repetições, as mãos e a ponta dos pés.
4) SALTITAR - 1 minuto
Saltitar no mesmo lugar, com os 2 pés juntos (30 seg) e alternando os pés (30 seg)
5) RESPIRAÇÃO - Fechar os olhos e respirar, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. ESVAZIE e ENCHA profundamente seu peito de ar. MENTALIZE todo o seu corpo recebendo oxigênio e transformando em energia. Repita até ficar tranquilo!!
⇒ Copiar e responder as questões abaixo no caderno.
1) Defina Geografia.
2) Para que serve a Geografia?
3) Entre as diferentes divisões da Geografia (física, humana, econômica) qual mais lhe desperta interesse? Por quê?
4) Liste cinco tópicos estudados em Geografia no ano passado que você lembra.
** HISTÓRIA - Profª Ana
Olá,
lindinhos!J
Como estão?
Neste primeiro momento, vou pedir apenas que assistam um
vídeo, muito legal (Descomplica), sobre o último tema que debatemos em sala de
aula. Lembram? A República Velha.
O vídeo é este:
Assistam e, se puderem, tomem notas. Vocês já têm um bom
material no caderno.
No nosso próximo encontro, aguardem uma atividade sobre este
conteúdo!
Bom trabalho
💓 Prof. Ana J
** CIÊNCIAS - Profª Andréa
⇒Leia e copie o texto abaixo no caderno.
Introdução
à Química
Para uma introdução
à Química, temos que saber que essa ciência estuda as transformações que
envolvem matéria e energia.
A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em
torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos
cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas
transformações e as energias envolvidas nesses processos.
Matéria, no estudo de Química, é tudo aquilo que
ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem volume e massa. Assim sendo, a
Química estuda substâncias naturais e artificiais, visíveis e invisíveis,
minerais, vegetais e animais.
Esse conceito de matéria é apenas um dos que precisam ser
compreendidos para uma introdução à Química. Existem também outros conceitos
fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo dessa
ciência. Veja alguns:
* Corpo: amostra ou porção
limitada da matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se cortarmos o
caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;
* Objeto: corpo que sofreu
alterações e foi produzido para a utilização do ser humano. Por exemplo, uma
tora de madeira é transformada em uma cadeira (objeto);
* Transformação da matéria: qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual se
modificam as propriedades de determinado material. As transformações da matéria
são também denominadas fenômenos,
que podem ser físicos (não alteram a estrutura ou a constituição da
matéria) ou químicos (alteram a estrutura ou a constituição da
matéria). Quando amassamos um papel, por exemplo, temos uma transformação ou
fenômeno físico; por outro lado, se queimamos um papel, temos um fenômeno
químico;
* Energia: é a
propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Por exemplo, a
energia química dentro dos alimentos é transformada no nosso organismo em
energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e
também o calor que aquece o nosso corpo.
Ao aprofundar seus estudos em Química, você verá que, de acordo
com os objetos de estudo, essa ciência pode dividir-se nos seguintes três ramos
principais:
* Química Orgânica: estuda os compostos
do carbono;
* Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos;
* Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.
* Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos;
* Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.
Laboratório de Química usado para realizar experimentos e comprovar por meio de provas verídicas seus argumentos |
A Química pode estudar a matéria e suas transformações a partir
de três níveis:
* Nível macroscópico: estuda
as propriedades dos objetos grandes e visíveis;
* Nível microscópico: estuda
o mundo invisível aos nossos olhos que explica o que é observado
macroscopicamente, ou seja, interpreta os fenômenos que podem ser vistos em
termos do reordenamento dos átomos;
* Nível simbólico: é
a representação dos fenômenos químicos através de símbolos, fórmulas e equações
matemáticas.
Sendo assim, pode parecer que a Química limita-se à teoria e às
pesquisas de laboratório ou à produção industrial. Mas ela é uma das ciências
que estão mais presentes em nosso cotidiano e dentro de nós mesmos.
Só para citar alguns exemplos, a Química contribui para o
desenvolvimento e produção de medicamentos que salvam vidas, de produtos de
higiene e limpeza, de combustíveis que levam ao desenvolvimento de nossa
sociedade e de meios de produção mais eficazes. Além disso, ela está presente
na composição dos alimentos que consumimos (sejam naturais ou artificiais) e
nas reações do nosso organismo, como a digestão.
Voltando ao nosso ponto de partida, graças à Química, hoje
sabemos a resposta para a pergunta “Do que são feitas todas as
coisas?”. Sabemos que tudo é composto de átomos, que formam os elementos químicos, que, por sua vez, ligam-se de
diferentes formas para originar toda matéria que conhecemos.
Essa ciência continua evoluindo cada dia mais, o que é bom
porque está havendo uma maior conscientização de como usar os conhecimentos
químicos em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento da sociedade, mas
sem poluir e degradar o meio ambiente. Com base nisso, surgiu até mesmo um ramo
chamado de Química Verde.
Continue seus estudos por esse mundo fascinante da Química! Quem
sabe você não se torna um dos futuros químicos que usarão seus conhecimentos
para ajudar a melhorar a vida e resolver grandes problemas da Terra?!
A Química é uma ciência teórica e experimental |
Baixe o PDF desta atividade clicando no link abaixo: