Olá pessoal!
O vídeo abaixo é uma fala super importante da Diretora Adriana sobre as nossas atividades, solicitamos que assistam com bastante atenção e que mostrem para os responsáveis de vocês!
https://youtu.be/PZipdBLXxAo
👇 Link do questionário para quem ainda não respondeu!👇
https://forms.gle/Hq78WMpbVbz5bHPCA
1. RELACIONA LAS COLUMNAS A Y B.
2. RESPONDE CON S PARA SÍNTOMAS O T PARA TRATAMIENTO.
Hoje vamos ouvir a história "Controle remoto"! Este livro tem na nossa Biblioteca! Depois vocês irão escrever um texto contando o que fariam se tivessem um controle igual ao da história!
Usem a criatividade e compartilhem nos grupos das turmas, vou adorar ler os textos de vocês!
Abraços da profe Carla!
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, queridos! ♥♥
Todos bem?
Conseguiram realizar a tarefa da última aula?
Vou esperar que enviem pelo grupo da Escola!
Estamos falando sobre a Revolução Industrial.
Mais adiante veremos as consequências desse processo histórico. Antecipo uma
dessas consequências que é o consumismo!
Consumo é a
utilização de bens e serviços para a nossa sobrevivência. Mas consumismo é a
compra exagerada, sem necessidade, apenas para atender o que a publicidade recomenda
e resulta em grandes lucros para as empresas.
Assistam
o vídeo abaixo e digam, por escrito, como interpretam!
Bom vídeo.
Link do
vídeo:
Prof. Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Como estão
passando? E a família, todos bem? Já estamos há 9 semanas sem nos encontrarmos
na escola para nossas aulas. Fico imaginando se estão conseguindo fazer
exercícios, alongamento e outros jogos que venho sugerindo a cada semana. Sei
que em alguns momentos fica difícil fazer atividade só em casa, mas ainda não
estamos preparados para retornar às aulas, portanto vamos aproveitar o tempo e
fazer coisas boas pela nossa saúde!
Para esta
semana, estou trazendo o 1º episódio de uma série sobre a Floresta Amazônica,
feito pela TV Escola, que conta a origem dos “Guerreiros da Amazônia”, em
desenho animado com temas muito relevantes da atualidade. Proponho que assistam o vídeo e façam uma reflexão sobre o tema
apresentado. Após, proponho que façam um desenho bem legal sobre este 1º
Episódio “A Origem” e guardem para me mostrar no retorno das aulas.
Acessem o link:
UM
ABRAÇO # BOA SEMANA PARA TODOS # CUIDEM-SE
** FILOSOFIA – Profº Fábio
Assista o vídeo do Professor
Fábio com a explicação das atividades enviadas até agora!
Link
do vídeo:
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
Copiar
no caderno o conteúdo sobre Plano Cartesiano (Parte 1).
Plano
Cartesiano (Parte 1)
O
QUE É?
Trata-se de um plano constituído por duas
retas numéricas perpendiculares nas quais é possível marcar localizações. O plano
cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas
numéricas perpendiculares,
ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de
90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número
zero de ambas as retas. O plano cartesiano recebeu esse nome por ter sido
idealizado por René
Descartes e é usado fundamentalmente para sistematizar técnicas de
localização no plano.
Retas
numéricas: abcissa(x) e ordenada(y)
As duas retas que dão origem ao plano
cartesiano precisam ser retas numéricas, pois essa é a condição que tornará
possível encontrar localizações de pontos quaisquer no plano. Essa localização
é a base fundamental de muitos conhecimentos comuns no cotidiano, como distância
entre pontos.
Uma
reta numérica é uma reta comum em que foi estabelecida uma correspondência com
os números
reais. Desse modo, cada ponto da reta está ligado a um único número real e
é esse fato que permite qualquer localização. Um número real qualquer terá
apenas uma localização em toda a extensão infinita da reta.
O plano cartesiano é formado por duas dessas
retas: Uma responsável pela coordenada horizontal e outra responsável pela
coordenada vertical. É comum usar as letras x para a primeira e y para a
segunda e os termos “coordenada x” e “coordenada y”.
No plano cartesiano, a reta vertical responsável
pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal,
responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa.
Plano cartesiano com destaque para a abcissa e a ordenada
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Assista o vídeo abaixo e reveja as suas respostas da
atividade da semana 7 ( de 4 a 8 de Maio). Em seguida, escreva no seu caderno um pequeno texto
(aproximadamente 10 a 15 linhas) destacando o que mais lhe chamou a atenção dos
aspectos físicos do continente americano.
Link do vídeo:
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Copiar e responder no caderno de Língua Portuguesa!
BOM TRABALHO!
GÊNERO TEXTUAL
NOTÍCIA
Um dos gêneros
textuais mais presentes no nosso dia a dia é a notícia. Seja no jornal
impresso, na internet, no rádio ou na televisão.
O que é notícia?
A notícia tem
como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do
cotidiano. Ela deve ser clara, concisa e objetiva. Na notícia, há predomínio do
campo narrativo e é de extrema importância que ela traga informações sem juízo
de valor e opiniões do escritor. Abaixo, alguns componentes da notícia:
* Indicação de lugar e de momento
(onde e quando);
* Indicação de modo (como);
* Indicação de algo (o quê);
* Indicação de pessoas envolvidas
(quem);
* Indicação dos motivos (por quê).
Partes que constituem este
gênero. Veja:
* Manchete ou título principal –
composto de frases pequenas e atrativas, revelando o assunto principal que será
retratado em seguida;
* Título auxiliar (subtítulo) –
complementa o título principal;
* O lead – nesta parte precisamos
encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes
perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por
quê? Qual foi o assunto?;
* Corpo da notícia – detalhamento
maior dos fatos.
Disponível em:
http://isacolli.com/ideias-para-trabalhar-o-genero-textual-noticia/
Por Tais Faccioli. Acesso em:
12/05/2020.
LEIA A NOTÍCIA ABAIXO COM ATENÇÃO.
Alunos ajudam na
conscientização em Estância
Velha com doação de
máscaras
Recados das crianças e espantalho chamam a atenção para
retirada do equipamento de proteção
Por Stephani Sander em
11/05/2020.
Quem passa em
frente a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Rincão dos Pequeninos, na
cidade de Estância Velha, observa um visual diferente na grade da entrada
principal. Para chamar atenção da população, sobre a importância do uso
obrigatório de máscaras de proteção, foi posto uma máscara no Chico, o
espantalho amigo das crianças e ainda foi criado um varal com os itens que
estão disponíveis para doação.
Funcionários da
escola estão confeccionando as máscaras que são deixadas à disposição de quem
precisa, segundo a diretora da escola, Vanessa Stoffel Bauermann.
“Pensamos nessa
ação para conscientizar os pequeninos e suas famílias que o uso de máscara
salva vidas, e por meio disso podemos manter o vínculo tão importante entre
escola e família”, ressalta.
Site: Correio do Povo/
Acesso em: 12/05/2020.
EXERCÍCIO
Responda os elementos estruturais que compõem o gênero
notícia:
1) Que fato aconteceu?
2) Com quem?
3) Quando aconteceu?
4) Onde aconteceu?
5) Como aconteceu o fato?
6) Por que aconteceu?
(causas do fato)
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
ATIVIDADE
REFERENTE AO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO SOBRE SAÚDE E PARTES DO CORPO.
LA SALUD ES
EL BIEN MÁS PRECIADO QUE TENEMOS. NOS PERMITE ESTUDIAR, TRABAJAR, DIVERTIRNOS
Y REALIZAR TODAS LAS ACTIVIDADES DE NUESTRA VIDA, CON ALEGRIA. PARA ESO EL
CUERPO DEBE ESTAR SANO.
|
A
|
B
|
(1) OJOS
|
( )
BARRIGA
|
(2) RODILLA
|
( )
PESCOÇO
|
(3) CODO
|
( )
ORELHA
|
(4) MUSLO
|
( )
OLHOS
|
(5) CUELLO
|
( )
COXA
|
(6) MEJILLA
|
( )
JOELHO
|
(7) PANZA
|
( )
COTOVELO
|
(8) OREJA
|
( )
BOCHECHA
|
FIEBRE
|
|
TOMAR PASTILLAS
|
|
DIARREA
|
|
TOMAR JARABE
|
|
DOLOR DE CABEZA
|
|
PICAZÓN
|
|
GUARDAR CAMA
|
|
ESCALAFRÍOS
|
|
CONGESTIÓN NASAL
|
|
DOLOR DE GARGANTA
|
|
SACAR UNA RADIOGRAFÍA
|
|
DOLOR DE ESTÓMAGO
|
|
HACER DIETA
|
|
FADIGA
|
|
ESTORNUDO
|
3. RECORTA DE UNA REVISTA UNA FIGURA HUMANA, PÉGALA EN UNA HOJA, SEÑALA LAS PARTES DEL CUERPO QUE TE ACUERDAS. (SI NO TIENES REVISTA PUEDES DIBUJAR LA FIGURA HUMANA)
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Máscaras
caseiras
Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de
saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de
Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por
pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus
sem saberem.
Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
A pessoa precisa continuar seguindo à risca as medidas preventivas já
recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca,
além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% com
frequência. Lembre-se de não tocar a parte da frente da máscara para não
contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus. Coloque e tire ela
pelas tiras. Cubra bem o nariz e a boca e não fique tirando a proteção para
falar. Também não deixe a máscara pendurada na região do pescoço.
Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
O tecido 100% algodão é um dos mais recomendados. Vale desmanchar uma
camisa velha ou fronha, por exemplo. O Ministério da Saúde também indica
confeccionar a proteção com fronha antibacteriana. Outros materiais, como
cotton e tricoline, também podem ser utilizados. É necessário que a máscara
tenha pelo menos duas camadas de pano.
Como cuidar da sua máscara
A máscara deve ser usada por cerca de duas horas – troque
depois disso.
Lave a máscara com água sanitária. Deixe de molho por 20
minutos.
A máscara é individual: não empreste ou divida.
Como fazer máscaras caseiras
Assista o vídeo do YouTube!
DIY Máscara feita a mão | Molde Grátis
Link do vídeo:
Link do Molde:
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos ouvir a história "Controle remoto"! Este livro tem na nossa Biblioteca! Depois vocês irão escrever um texto contando o que fariam se tivessem um controle igual ao da história!
Usem a criatividade e compartilhem nos grupos das turmas, vou adorar ler os textos de vocês!
Abraços da profe Carla!
Link para
a história:
BOM TRABALHO!!!
⇓Baixe o PDF aqui⇓