B31 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020

** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, queridos!
Estão bem?
Saudades muitas!

Hoje vamos começar a falar de outro assunto, ok? Quero apenas que pensem sobre o Egito. O que vocês já ouviram falar? Sabem alguma coisa sobre o Egito antigo?  Apenas para pensar!

 Gostaria que assistissem um vídeo, que eu adoro, que não tem a ver com o conteúdo que vamos estudar, mas trata-se de uma produção egípcia, ou seja, foi filmada no Egito moderno, e ganhou como melhor filme no Festival de Curtas no ano de 2014, que mostra como a generosidade e solidariedade acontece em muitos lugares do mundo. Sempre choro quando assisto! O curta-metragem chama-se O outro par. É lindo!

Curtam e depois me contem o que acharam!
Prof. Ana😘
 Link do vídeo: 

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

Vejam o vídeo que o professor José fez com a atividade para vocês! A dificuldade vai aumentando, conforme o vídeo vai rodando.

Acessem o link: 

** ARTES – Profª Mônica




** MATEMÁTICA – Profº Renato

ATIVIDADE: Faça uma pesquisa e escreva em seu caderno a definição de:

a)    Múltiplos                           b) Divisores

Para facilitar a compreensão dos conceitos, escreva os primeiros 10 múltiplos de três e todos os divisores de 24.

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá pessoal! Tudo bem?
Vamos então para a atividade!

ATIVIDADE 1- Copiar o texto sobre Parágrafo no caderno.

Parágrafo
          Um texto é, habitualmente, constituído por parágrafos.

O parágrafo é marcado por mudança de linha e marcação do início da frase seguinte a uns espaços da margem da esquerda. Corresponde a uma parte do texto constituída por uma ou mais frases.

Num texto, os parágrafos organizam-se segundo uma determinada ordem, de modo a formarem um todo com sentido coerente.

Informação retirada do livro Palavras - 5.º Ano, Texto Editores.
Disponível em: https://estudamais8.blogs.sapo.pt/26965.html. Acesso em: 08/05/2020.

ATIVIDADE 2- Construa um parágrafo sobre a pandemia do novo coronavírus, utilizando as informações veiculadas pelos meios de comunicação e pelas aulas.

BOM TRABALHO! J&

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Hoje, eu estou “bonzinho”, apenas leia o texto!

Latitudes e longitudes

A combinação entre latitudes e longitudes é essencial para a construção do sistema de coordenadas geográficas.
A necessidade de localização é uma questão sempre presente desde os primórdios da humanidade. Para atender a essa demanda, foram desenvolvidas diferentes formas de identificar os diferentes lugares ao longo da superfície terrestre, com o objetivo de fornecer as referências necessárias para a tomada de caminhos, rotas e o estabelecimento de moradias e pontos fixos.
Nesse sentido, um dos principais e mais conhecidos sistemas de localização terrestre é o sistema de coordenadas geográficas, que surge a partir da combinação entre latitudes e longitudes. Assim, esses dois elementos juntos indicam a referência exata de qualquer ponto da superfície do nosso planeta em relação ao seu todo, permitindo tanto a localização absoluta como a distância relativa entre duas localidades.
Mas o que são latitudes e longitudes?
A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres. Os paralelos, por sua vez, são as linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra, no sentido leste-oeste ou oeste-leste.

Desse modo, a Linha do Equador, que se encontra na exata posição de igual distância aos dois polos terrestres, possui a latitude de , aumentando para o norte até 90º e diminuindo para o sul até –90º.
A longitude, por sua vez, é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental. Os meridianos são as linhas traçadas verticalmente no sentido norte-sul ou sul-norte.
 

O Meridiano de Greenwich possui longitude de , aumentando até 180º para o leste e diminuindo até –180º a oeste.
Portanto, o sistema de coordenadas geográficas surge a partir da combinação entre as latitudes e longitudes da superfície terrestre, com o auxílio da orientação dos paralelos e meridianos. Desse modo, cada ponto, por menor que seja, encontra-se localizado em uma latitude específica e em uma longitude, de forma que esses números (mesmo que fracionários, com muitas casas decimais) indicam a sua correta posição no globo.
A título de exemplo, consideremos os pontos indicados no mapa a seguir. Para uma maior simplificação, os pontos estão indicados em coordenadas representadas por números redondos, sem casas decimais, o que, no entanto, não costuma acontecer na prática real.

Assim, temos que as coordenadas geográficas dos pontos indicados no mapa são:

A
Latitude: 50º N (norte)
Longitude: -100º ou 100ºW (oeste)
B
Latitude: 40º N
Longitude: 80ºE (leste)
C
Latitude: -20º ou 20ºS (sul)
Longitude: -40º ou 40ºW
D
Latitude: -10º ou 10ºS
Longitude: 20ºE
E
Latitude: 0º ou Linha do Equador
Longitude: 0º ou Meridiano de Greenwich


Curiosidade: no âmbito das latitudes, as áreas mais próximas ao Equador são chamadas geralmente de “baixas latitudes” e as áreas mais próximas aos polos terrestres são chamadas de “altas latitudes”. Isso é útil, por exemplo, no estudo sobre o clima, quando se diz que, quanto menores as latitudes, maiores tendem a ser as temperaturas

As latitudes e longitudes permitem a localização de qualquer ponto da superfície terrestre

 Por Me. Rodolfo Alves Pena


** ESPANHOL – Profª Adriana M.

ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR  NENHUM TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRENDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO MÍNIMO 8 LINHAS.

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos assistir um vídeo bem curtinho, mas bem legal sobre Tipos de rochas!
Neste vídeo, há uma recapitulação sobre as Camadas da Terra.
Espero que vocês gostem!
É do you tube!
Abraço,
Professora Andréa.
Vídeo Tipos de Rochas: 

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos escutar esta bela música "Trem Bala- versão do Dia das Mães".
Depois vamos pensar na letra e escrever uma história, ou uma poesia para homenagear esta pessoa tão especial  nas nossas vidas!
Quem quiser pode compartilhar a sua história no grupo da turma!
Um Abração da Profe Carla!

Link para a Música: 

BOM TRABALHO!!!

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...