** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, queridos! ♥♥
Estão bem?
Saudades muitas!
Hoje vamos começar a falar de outro assunto,
ok? Quero apenas que pensem sobre o Egito. O que vocês já ouviram falar? Sabem
alguma coisa sobre o Egito antigo?
Apenas para pensar!
Curtam e depois me contem o que acharam!
Prof. Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
Vejam o vídeo que o professor José fez
com a atividade para vocês! A dificuldade vai aumentando, conforme o vídeo vai
rodando.
Acessem o link:
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
ATIVIDADE: Faça
uma pesquisa e escreva em seu caderno a definição de:
a)
Múltiplos b)
Divisores
Para facilitar a compreensão
dos conceitos, escreva os primeiros 10 múltiplos de três e todos os divisores
de 24.
Por favor, enviem suas
dúvidas para o whatsapp da escola!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Olá pessoal! Tudo bem?
Vamos então para a atividade!
ATIVIDADE 1- Copiar o texto sobre Parágrafo no
caderno.
Parágrafo
O parágrafo é marcado por mudança de
linha e marcação do início da frase seguinte a uns espaços da margem da
esquerda. Corresponde a uma parte do texto constituída por uma ou mais frases.
Num texto, os parágrafos organizam-se
segundo uma determinada ordem, de modo a formarem um todo com sentido coerente.
Informação retirada do livro Palavras - 5.º Ano,
Texto Editores.
Disponível em: https://estudamais8.blogs.sapo.pt/26965.html.
Acesso em: 08/05/2020.
ATIVIDADE 2- Construa um parágrafo sobre a pandemia
do novo coronavírus, utilizando as informações veiculadas pelos meios de
comunicação e pelas aulas.
BOM
TRABALHO! J&
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Hoje, eu estou
“bonzinho”, apenas leia o texto!
Latitudes
e longitudes
A
combinação entre latitudes e longitudes é essencial para a construção do
sistema de coordenadas geográficas.
A necessidade de localização é uma questão sempre
presente desde os primórdios da humanidade. Para atender a essa demanda, foram
desenvolvidas diferentes formas de identificar os diferentes lugares ao longo
da superfície terrestre, com o objetivo de fornecer as referências necessárias
para a tomada de caminhos, rotas e o estabelecimento de moradias e pontos
fixos.
Nesse sentido, um dos principais e mais conhecidos
sistemas de localização terrestre é o sistema de coordenadas geográficas, que surge a partir da combinação
entre latitudes e longitudes. Assim, esses dois elementos juntos indicam
a referência exata de qualquer ponto da superfície do nosso planeta em relação
ao seu todo, permitindo tanto a localização absoluta como a distância relativa
entre duas localidades.
Mas o que são latitudes e longitudes?
A latitude é a distância, em graus, de
qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o
principal dos paralelos terrestres. Os paralelos, por sua vez, são as linhas
imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra, no sentido
leste-oeste ou oeste-leste.
Desse modo, a Linha do
Equador, que se encontra na exata posição de igual distância aos dois polos
terrestres, possui a latitude de 0º, aumentando para o norte até 90º
e diminuindo para o sul até –90º.
A
longitude, por sua vez, é a distância em graus de qualquer ponto da
superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária
que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental.
Os meridianos são as linhas traçadas verticalmente no sentido norte-sul ou
sul-norte.
O
Meridiano de Greenwich possui longitude de 0º, aumentando até 180º
para o leste e diminuindo até –180º a oeste.
Portanto, o sistema de coordenadas geográficas
surge a partir da combinação entre as latitudes e longitudes da superfície
terrestre, com o auxílio da orientação dos paralelos e meridianos. Desse modo, cada ponto, por menor
que seja, encontra-se localizado em uma latitude específica e em uma longitude,
de forma que esses números (mesmo que fracionários, com muitas casas decimais)
indicam a sua correta posição no globo.
A título de exemplo, consideremos os pontos
indicados no mapa a seguir. Para uma maior simplificação, os pontos estão
indicados em coordenadas representadas por números redondos, sem casas
decimais, o que, no entanto, não costuma acontecer na prática real.
Assim,
temos que as coordenadas geográficas dos pontos indicados no mapa são:
A
Latitude: 50º N (norte)
Latitude: 50º N (norte)
Longitude:
-100º ou 100ºW (oeste)
B
Latitude: 40º N
Latitude: 40º N
Longitude:
80ºE (leste)
C
Latitude: -20º ou 20ºS (sul)
Latitude: -20º ou 20ºS (sul)
Longitude:
-40º ou 40ºW
D
Latitude: -10º ou 10ºS
Latitude: -10º ou 10ºS
Longitude:
20ºE
E
Latitude: 0º ou Linha do Equador
Latitude: 0º ou Linha do Equador
Longitude:
0º ou Meridiano de Greenwich
Curiosidade: no
âmbito das latitudes, as áreas mais próximas ao Equador são chamadas geralmente
de “baixas latitudes” e as áreas mais próximas aos polos terrestres são
chamadas de “altas latitudes”. Isso é útil, por exemplo, no estudo sobre
o clima, quando se diz que, quanto menores as latitudes, maiores tendem a
ser as temperaturas.
As
latitudes e longitudes permitem a localização de qualquer ponto da superfície
terrestre
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
ESCREVA EM UMA FOLHA MANEIRAS QUE VOCÊ
PODE CONTRIBUIR PARA NÃO PROPAGAR NENHUM
TIPO DE GRIPE NAS AULAS DE ESPANHOL. NÃO ESQUEÇAM QUE A SALA É A MESMA PARA
TODOS OS ALUNOS, QUE HÁ TURMA SAINDO E ENTRENDO NA SALA NAS TROCAS DE PERÍODOS.
O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM
PORTUGUÊS, PORQUE DEPOIS QUE AS AULAS REINICIAREM, PODEREMOS REESCREVÊ-LO EM
ESPANHOL COM A AJUDA DOS DICIONÁRIOS E DA PROFESSORA.
ESTAREI CONTENTE COM UMA ESCRITA DE NO
MÍNIMO 8 LINHAS.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos assistir
um vídeo bem curtinho, mas bem legal sobre Tipos de rochas!
Neste vídeo, há uma
recapitulação sobre as Camadas da Terra.
Espero que vocês gostem!
É do you tube!
Abraço,
Professora Andréa.
Vídeo
Tipos de Rochas:
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos escutar esta bela música "Trem
Bala- versão do Dia das Mães".
Depois vamos pensar na letra e escrever uma
história, ou uma poesia para homenagear esta pessoa tão especial nas
nossas vidas!
Quem quiser pode compartilhar a sua história no
grupo da turma!
Um Abração da Profe Carla!
Link para
a Música:
BOM TRABALHO!!!
😉👉Baixe aqui o PDF: Atividades Turma B31 - Semana: 04 a 08 de Maio - 2020👈😉