C31 - Semana: 30 de Março até 03 de Abril - 2020

** FILOSOFIA - Profº Fábio

Autonomia é tudo de Bom (Parte 2) Copiar e responder no caderno
Autor: Fabio Goulart
Eu achava que autonomia era agir no automático e o google tá me dizendo o contrário LOL. Perguntei então para meu professor de Filosofia, ele parece meio fechadão, chato, exigente... mas foi muito bacana em me explicar que autonomia tem a ver com independência, liberdade e autossuficiência (sim eu quero autonomia J ) Disse que ter autonomia é saber fazer as coisas sem ter alguém nos mandando ou monitorando o tempo todo pra ver se estamos fazendo certo. Bem tri. Pelo que entendi ter autonomia nos deixa mais livres e independente, porém tem o outro lado, onde precisamos saber fazer as coisas certas. Como adolescente acho um saco ter um adulto ditando regra o tempo todo, mas as vezes não faço a menor ideia do que fazer e preciso que alguém me diga o que é certo e o que errado neste mundo louco.

Perguntas para compreensão do texto:

1) Segundo o professor de filosofia, autonomia tem a ver com:

2) Complete conforme o texto, ter autonomia é saber...

3) Segundo o texto, como a autonomia nos deixa?

4) Segundo o texto a autonomia também nos exige algo, qual esse outro lado da autonomia?

Exercícios para reflexão:
1) Por que agir com autonomia é o contrário de “agir no automático”? (3 linhas)

2) Por que podemos dizer que quem age com autonomia “encontra sua liberdade”? (3 linhas)

3) Pra você, o que é ter liberdade? Por quê? (3 linhas)




**MATEMÁTICA - Profº Renato

ATIVIDADE: Realize o exercício sobre RADICIAÇÃO em seu caderno.


1) Calcule as raízes exatas e simplifique as não exatas quando possível:


➣Vídeoaulas sugeridas:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

** ARTES - Profª Mônica
** PORTUGUÊS - Profª Silvana

⟹ATIVIDADE: Leia e copie no caderno o conteúdo sobre Crase e após realize o exercício.

CRASE
Para saber se o acento grave deve ser utilizado, o primeiro passo é observar a palavra posterior ao “a”: ela tem de ser feminina, pois somente diante de palavras femininas ocorre a crase, com exceção de frases que tenham as expressões “maneira de” ou “ moda de” subentendidas. Por exemplo: Fez um gol à Ronaldinho; Possui um estilo à Mário Quintana.
O segundo passo é observar se há verbo indicador de destino (ir, vir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se). Caso haja, substitua-o por outro verbo, agora indicador de procedência (voltar, por exemplo); se, na indicação de procedência, surgir “da”, na indicação de destino, ocorrerá crase. Por exemplo: “Ele voltou da Bahia semana passada”; “Fomos à Bahia nas férias”; “Voltei de São Leopoldo ontem”; Fui a São Leopoldo semana passada“. Dica: Volto da, crase há. Volto de, crase “pra” quê?
O terceiro passo, se não houver verbo indicando destino, é trocar a palavra feminina por outra qualquer masculina. Se, diante da masculina, surgir “ ao”, diante da feminina, ocorrerá crase. Por exemplo: “Fomos ao baile”; “Fomos à festa”.
01) Quando houver a preposição a antes dos pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo, há que se colocar o acento grave indicativo da crase sobre o a dos pronomes demonstrativos. Por exemplo: "Não mais obedecerei àquele sujeito"; "Assisti àquela peça teatral"; "Não me referi àquilo que você disse".
02) Diante da palavra DISTÂNCIA, só ocorrerá crase, se houver a formação de locução prepositiva, ou seja, se não houver a preposição de, não ocorrerá crase. Por exemplo: "Reconheci-o a distância" (sem crase, pois não há a preposição de); "Reconheci-o à distância de duzentos metros".
03) Diante do pronome relativo que ou da preposição de, quando for fusão da preposição a com o pronome demonstrativo a, as, ocorre crase. Estes pronomes são sinônimos de aquela, aquelas. Por exemplo: "Essa roupa é igual à que comprei ontem" (é igual àquela que comprei);"Sua voz é idêntica à de um primo meu" (é idêntica àquela de meu primo).
04) Diante do pronome relativo a qual e flexão (as quais) ocorre crase. Por exemplo: "A cena à qual assisti foi chocante" (quem assiste, assiste a algo).
05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. Por exemplo: "Referi-me a todas as alunas, sem exceção"; "Não gosto de ir a festas desacompanhado".
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)], é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase. Por exemplo: "Referi-me a sua professora" ou "Referi-me à sua professora"; "Referi-me a suas professoras" ou "Referi-me às suas professoras".
07) Após a preposição até, é facultativo o uso da preposição a, portanto, caso haja substantivo feminino à frente, a ocorrência de crase também será facultativa. Por exemplo: "Fui até a secretaria" ou "Fui até à secretaria".
08) A palavra CASA: A palavra casa só terá artigo, se estiver especificada, portanto, só ocorrerá crase diante da palavra casa se ela estiver especificada. Por exemplo: "Voltarei a casa antes de todos" (sem crase, pois a palavra casa não está especificada); "Voltarei à casa de Ronaldo antes de todos" (com crase, pois a palavra casa está especificada).
09) A palavra TERRA: Significando planeta, é substantivo próprio e tem artigo, conseqüentemente, quando houver a preposição a, ocorrerá a crase. Significando chão firme, solo, só terá artigo quando estiver especificada, portanto, quando significar chão firme, solo, só poderá ocorrer a crase se vier especificada. Por exemplo: "Os astronautas voltaram à Terra" (com crase, pois "terra" está caracterizando o planeta); "Os marinheiros voltaram a terra" (sem crase, pois significa chão firme, solo e não está especificada); "Irei à terra de meus avós" (com crase, pois significa chão firme, solo e está especificada).
10) Nas expressões adverbiais femininas ocorre crase. Por exemplo: Chegaram à noite; Agia às escondidas; Caminhavam às pressas; Estava à disposição; Sentaram-se à sombra; Estou à procura de ajuda; Paguei à vista minhas compras – nesse caso houve a fusão de duas vogais idênticas, pois substituindo para o masculino teríamos: Paguei a prazo minhas compras.
Nas expressões adverbiais de instrumento não se costuma usar o acento grave: Por exemplo: "Preencheu o formulário a caneta".
Nas locuções conjuntivas formadas por palavras femininas, também ocorre crase: Por exemplo: À medida que caminhava ficava mais longe de casa; À proporção que estuda, sua nota vai melhorando.
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Coloque o acento indicativo de crase, quando necessário:
a) Ela prefere recorrer as bênçãos do vigário da vila.
b) Eu estava a toa na vida, quando Hemengarda chegou.
c) Postou-se ao lado dele, a espera de uma oportunidade para prosear.
d) A medida que iam conversando, o sono incomodava Osbirvânio.
e) O jogo começará as 21h.
f) Comemos arroz a grega hoje.
g) Fui a Brasília no verão do ano passado.
h) Assisti a um show do Sepultura na Alemanha.
i) Levou Georgina a casa da irmã.
j) Estarei esperando-a em casa após as 14h.
k) Eu não me referi a sua namorada...
l) ...mas me referi aquela garota que lá está.
m) Cheguei a casa ao meio-dia.
n) Cheguei a casa de Eduardo ao meio-dia.
o) Quando chegaram a terra, os marinheiros festejaram o retorno ao lar.
p) A reação que você teve foi análoga a que tive quando a encontrei.
q) Não obedeço a regras absurdas.
r) O detetive seguia a mulher a distância.
s) As secretárias as quais já paguei o salário podem retirar-se agora.
t) A conjugação do verbo aderir é idêntica a do verbo preferir.


** HISTÓRIA - Profª Ana

Olá, lindinhos!
Saudade de vocês! 💗💙

Vou continuar pegando leve, afinal, o momento é especial!

Vocês acessaram aquele link solicitado na primeira atividade?

➨➨A atividade solicitada desta vez é que pesquisem dois dos conflitos já mencionadas naquele vídeo: a) A  Revolta da Chibata (chicote); b) A Guerra de Canudos.

Lembrem-se, para pesquisar um evento histórico, é    importante que conste informações relevantes, tais como: situar tempo e espaço; mencionar as razões pelas quais o conflito iniciou; caracterizar os grupos sociais envolvidos e contar como terminou, certo?
Anotem o resultado da pesquisa no caderno.
Não há necessidade de anotações muito extensas, porque a ideia é que vocês tomem apenas um contato inicial com os fatos históricos, os quais, presencialmente, serão melhor explicados!
Podem acessar o site https://brasilescola.uol.com.br , e lá busquem o assunto a ser pesquisado. Podem, ainda, buscar outros sites que vocês já conheçam.
Até a próxima atividade!

Bom trabalho!

Prof Ana   😘


** ESPANHOL - Profª Adriana M.

** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profª Cláudia C.

Para esta semana a Professora Cláudia fez um álbum no Google fotos com as posturas do alongamento e exercícios que passou para vocês na semana passada. Essas fotos vão auxiliá-los para deixar bem clara cada postura a ser realizada, diariamente! Acesse o link abaixo para ver o álbum de fotos:



Obs.: A atividade de Educação Física é a mesma da semana passada. Caso não lembrem, acessem o link abaixo:




** GEOGRAFIA - Profº Gilberto

⇨ATIVIDADE: Copiar e responder as questões abaixo no caderno. Obs.: Responda com base nos teus conhecimentos prévios, caso não consigas alguma questão pode pesquisar no google!

1)    O que significa regionalizar?
2)    Que critérios podem ser utilizados para regionalização?
3)    Para Geografia, qual a importância de regionalizar?
4)    Defina: país, estado, Estado (com letra maiúscula) e nação.

** CIÊNCIAS - Profª Andréa

⇒ ATIVIDADE: Leia  e copie o texto abaixo no caderno. 

Estados físicos da matéria
A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.
O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram, veja as características de cada um:

Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.

Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.

Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.

Essas características obedecem a fatores como a Força de Coesão (faz com que as moléculas se aproximem umas das outras) e a Força de Repulsão (as moléculas se afastem umas das outras). No estado gasoso a Força de Repulsão predomina, enquanto que no estado sólido é a Força de Coesão.

Assim, quando uma substância muda de estado físico sofre alterações nas suas características microscópicas (arranjo das partículas) e macroscópicas (volume, forma), sendo que a composição continua a mesma.

A matéria pode ser encontrada no estado gasoso, líquido e sólido.

 Mudanças de Estados Físicos

As mudanças de estado físico dependem basicamente da quantidade de energia recebida ou perdida pela substância. Existem essencialmente cinco processos de mudanças de estado físico:
1. Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.
2. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).
3.  Liquefação ou Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.
4. Solidificação: passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.
5. Sublimação: passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado).

Outros Estados Físicos
Além dos três estados básicos da matéria, existe ainda mais dois: o plasma e o condensado de Bose-Einstein.
O plasma é considerado o quarto estado físico da matéria e representa o estado onde o gás encontra-se ionizado. O Sol e as estrelas são formados basicamente de plasma.
Acredita-se que a maior parte da matéria que existe no universo está em estado de plasma.
Além do plasma, existe ainda um quinto estado da matéria chamado de condensado de Bose-Einstein. Que recebeu esse nome por ter sido previsto teoricamente pelos físicos Satyendra Bose e Albert Einstein.
Um condensado é caracterizado pelas partículas se comportam de maneira extremamente organizada e vibrarem com a mesma energia como se fossem um único átomo.
Esse estado não é encontrado na natureza e foi produzido pela primeira vez em 1995 em laboratório.
Para se chegar a ele é necessário que as partículas sejam submetidas a uma temperatura próxima do zero absoluto (- 273 ºC).
Fonte: SOUZA, Líria Alves de. "Estados físicos da matéria"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-materia.htm. Acesso em 02 de abril de 2020.




BOM TRABALHO!!!😉

Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...