Olá pessoal!
O vídeo abaixo é uma fala super importante da Diretora Adriana sobre as nossas atividades, solicitamos que assistam com bastante atenção e que mostrem para os responsáveis de vocês!
https://youtu.be/PZipdBLXxAo
👇 Link do questionário para quem ainda não respondeu!👇
https://forms.gle/Hq78WMpbVbz5bHPCA
Mapa que informa as nações europeias que possuíram colônias no continente africano.
ATIVIDADE REFERENTE AO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO SOBRE SAÚDE E PARTES DO CORPO.
1. RELACIONA LAS COLUMNAS A Y B.
2. RESPONDE CON S PARA SÍNTOMAS O T PARA TRATAMIENTO.
3. RECORTA DE UNA REVISTA UNA FIGURA HUMANA, PÉGALA EN UNA HOJA, SEÑALA LAS PARTES DEL CUERPO QUE TE ACUERDAS. (SI NO TIENES REVISTA PUEDES DIBUJAR LA FIGURA HUMANA)
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, queridos! ♥♥
Todos bem?
O que
acharam daquele poema do Vinicius de Moraes que enviei na última aula? Como
interpretaram? Tenho muita curiosidade de saber como refletiram sobre ele!
Continuando, ainda, no tema conflitos e
contestações na República Velha (1889-1930), hoje falamos da Semana de Arte
Moderna, em 1922. Foi uma proposta de renovação nas artes em geral, reforçando
o caráter nacional, livrando-se de padrões estrangeiros. Anotem no caderno.
Continuamos na próxima semana.
Abaixo vídeos sobre o tema. Assistam e
reflitam!
Prof. Ana 😘
Link dos
vídeos:
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Como estão
passando? E a família, todos bem? Já estamos há 9 semanas sem nos encontrarmos
na escola para nossas aulas. Fico imaginando se estão conseguindo fazer
exercícios, alongamento e outros jogos que venho sugerindo a cada semana. Sei
que em alguns momentos fica difícil fazer atividade só em casa, mas ainda não
estamos preparados para retornar às aulas, portanto vamos aproveitar o tempo e
fazer coisas boas pela nossa saúde!
Para esta
semana, estou trazendo o 1º episódio de uma série sobre a Floresta Amazônica,
feito pela TV Escola, que conta a origem dos “Guerreiros da Amazônia”, em
desenho animado com temas muito relevantes da atualidade. Proponho que assistam o vídeo e façam uma reflexão sobre o tema
apresentado. Após, proponho que façam um desenho bem legal sobre este 1º
Episódio “A Origem” e guardem para me mostrar no retorno das aulas.
Acessem o link:
UM
ABRAÇO # BOA SEMANA PARA TODOS # CUIDEM-SE
** FILOSOFIA – Profº Fábio
Assista o vídeo do Professor
Fábio com a explicação das atividades enviadas até agora!
Link
do vídeo:
** ARTES – Profª Mônica
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos ouvir a história "Controle remoto"! Este livro tem
na nossa Biblioteca! Depois vocês irão escrever um texto contando o que
fariam se tivessem um controle igual ao da história!
Usem a criatividade e compartilhem nos grupos das turmas, vou adorar ler os textos de vocês!
Abraços da profe Carla!
Usem a criatividade e compartilhem nos grupos das turmas, vou adorar ler os textos de vocês!
Abraços da profe Carla!
Link para
a história:
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
COPIAR NO CADERNO!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Copiar e responder no caderno de Língua Portuguesa!
BOM TRABALHO!
GÊNERO TEXTUAL
NOTÍCIA
Um dos gêneros
textuais mais presentes no nosso dia a dia é a notícia. Seja no jornal
impresso, na internet, no rádio ou na televisão.
O que é notícia?
A notícia tem
como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do
cotidiano. Ela deve ser clara, concisa e objetiva. Na notícia, há predomínio do
campo narrativo e é de extrema importância que ela traga informações sem juízo
de valor e opiniões do escritor. Abaixo, alguns componentes da notícia:
* Indicação de lugar e de momento
(onde e quando);
* Indicação de modo (como);
* Indicação de algo (o quê);
* Indicação de pessoas envolvidas
(quem);
* Indicação dos motivos (por quê).
Partes que constituem este
gênero. Veja:
* Manchete ou título principal –
composto de frases pequenas e atrativas, revelando o assunto principal que será
retratado em seguida;
* Título auxiliar (subtítulo) –
complementa o título principal;
* O lead – nesta parte precisamos
encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes
perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por
quê? Qual foi o assunto?;
* Corpo da notícia – detalhamento
maior dos fatos.
Disponível em:
http://isacolli.com/ideias-para-trabalhar-o-genero-textual-noticia/
Por Tais Faccioli. Acesso em:
12/05/2020.
LEIA A NOTÍCIA ABAIXO COM ATENÇÃO.
Alunos ajudam na
conscientização em Estância
Velha com doação de
máscaras
Recados das crianças e espantalho chamam a atenção para
retirada do equipamento de proteção
Por Stephani Sander em
11/05/2020.
Quem passa em
frente a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Rincão dos Pequeninos, na
cidade de Estância Velha, observa um visual diferente na grade da entrada
principal. Para chamar atenção da população, sobre a importância do uso
obrigatório de máscaras de proteção, foi posto uma máscara no Chico, o
espantalho amigo das crianças e ainda foi criado um varal com os itens que
estão disponíveis para doação.
Funcionários da
escola estão confeccionando as máscaras que são deixadas à disposição de quem
precisa, segundo a diretora da escola, Vanessa Stoffel Bauermann.
“Pensamos nessa
ação para conscientizar os pequeninos e suas famílias que o uso de máscara
salva vidas, e por meio disso podemos manter o vínculo tão importante entre
escola e família”, ressalta.
Site: Correio do Povo/
Acesso em: 12/05/2020.
EXERCÍCIO
Responda os elementos estruturais que compõem o gênero
notícia:
1) Que fato aconteceu?
2) Com quem?
3) Quando aconteceu?
4) Onde aconteceu?
5) Como aconteceu o fato?
6) Por que aconteceu?
(causas do fato)
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Leia o texto abaixo. Corrija ou responda as questões da atividade da semana 7 ( de 4 a
8 de Maio).
Imperialismo
O
imperialismo é caracterizado por uma política de expansão de uma nação sobre
outra, e sua manifestação no século XIX é chamada também de neocolonialismo.
O termo imperialismo é utilizado para
referir-se às práticas da política em que uma nação
buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural
sobre outra nação. A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos
atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente
em outro.
O termo “imperialismo” também é muito utilizado
para fazer referência ao processo de colonização da África, Ásia
e Oceania, que se iniciou na segunda metade do século XIX. Esse processo
também é conhecido entre os historiadores como neocolonialismo. Durante
o neocolonialismo, segundo o historiador Eric Hobsbawm, cerca de 25% das
terras do planeta foram ocupadas por alguma potência imperialista|1|.
Eric Hobsbawm também exemplifica por meio de dados
estatísticos a dimensão da expansão imperialista na época. As seguintes
potências imperialistas tiveram um aumento significativo no
tamanho de seus territórios e isso foi motivado pela dominação e a criação
de colônias na Ásia, África e Oceania. Segue os dados abaixo|2|:
- Inglaterra: teve um aumento de 10
milhões de km2 em seu território.
- França: teve um aumento de 9
milhões de km2 em seu território.
- Alemanha: teve um aumento de 2,5
milhões de km2 em seu território.
- Bélgica e Itália: teve um
aumento de 2 milhões de km2 em seu território.
Além dessas, outras nações como Portugal, Espanha,
Rússia, Estados Unidos, Japão etc. foram enxergadas
como praticantes de políticas imperialistas. A influência do imperialismo sobre
o planeta foi tamanho, e continentes como a África, até hoje, colhem as consequências
desse processo de dominação colonial.
Causas do Imperialismo
O imperialismo, na definição dada acima, surgiu
como consequência das transformações causadas pela Revolução
Industrial. Essa revolução foi iniciada pioneiramente na Inglaterra,
na segunda metade do século XVIII, e causou transformações profundas. A partir
dela, houve o surgimento da indústria, e mudanças nos modos
de produção e nas relações patronais aconteceram.
A Revolução Industrial resultou no surgimento de novas
máquinas, novos meios de comunicação, novos meios
de transporte e foi responsável pela utilização de combustíveis
fósseis. Com o desenvolvimento da indústria, o comércio transformou-se,
não somente em nível local, mas também em escala global.
Essa expansão do comércio por
meio da Revolução Industrial aconteceu, porque o processo de produção de
mercadorias cresceu consideravelmente. Com o crescimento na
produção de mercadorias, as nações industrializadas precisaram ampliar seu
acesso às matérias-primas utilizadas na produção e também
de ampliar a sua capacidade de venda, isto é, eram necessários novos mercados
consumidores.
Uma causa que explica, em grande parte, a expansão
colonial da segunda metade do século XIX é a busca por novos mercados
consumidores, segundo aponta Eric Hobsbawm|3|. Isso porque acreditava-se
que a grande quantidade de mercadorias produzidas
seria absorvida com a expansão dos mercados consumidores.
Hobsbawm também fala que “o ‘novo imperialismo’”
foi o subproduto natural de uma economia internacional
baseada na rivalidade entre várias economias industriais concorrentes,
intensificada pela pressão econômica dos anos 1888”|4|. Motivadas pela expansão
econômica, as nações europeias, principalmente, iniciaram o processo
de expansão territorial.
Imperialismo na África
Mapa que informa as nações europeias que possuíram colônias no continente africano.
Dentro do processo neocolonialista que aconteceu no
século XIX, a ocupação do continente africano teve grande destaque.
Isso porque o continente africano foi amplamente impactado pelo imperialismo,
uma vez que, no auge do ciclo imperialista (entre 1884 e 1914), o continente
teve apenas dois territórios que não foram ocupados:
Libéria e Etiópia.
O historiador Valter Roberto Silvério aponta que três
acontecimentos entre 1876 e 1880 foram cruciais para iniciar a
corrida de ocupação do continente africano|5|:
- A Conferência Geográfica
de Bruxelas, encontro promovido por Leopoldo II, rei da
Bélgica, com o objetivo de desenvolver os interesses dos belgas na região
do Congo;
- As ações de Portugal
para expandir seu domínio sobre as regiões do interior de Moçambique;
- A política francesa para promover sua expansão
colonial em regiões da África como Egito, Tunísia e Madagascar.
Esses acontecimentos deram início a uma corrida
pela ocupação do continente africano que
resultou em uma série de atritos entre as nações europeias.
Em decorrência disso, Otto von Bismarck, chanceler alemão,
buscando defender os interesses da Alemanha e pôr fim a essas disputas,
organizou a Conferência
de Berlim, entre 1884 e 1885.
Algumas das pautas debatidas na
conferência foram as questões relativas à navegação dos rios
Congo e Níger, a questão do mapa cor-de-rosa proposto por
Portugal, e também foi organizada a divisão do continente africano,
isto é, estabelecidas as fronteiras entre as regiões e estipulado quais nações
teriam direitos sobre os territórios.
A ocupação do continente africano ocorreu sob a
justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as
nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da
África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de
missionários. Todas essas justificativas utilizadas partiam de ideais racistas,
como o darwinismo
social, que estipulava que o homem branco era “superior”.
Hoje, sabemos que as justificativas
utilizadas não passavam de disfarce para os reais interesses que eram de
promover a exploração econômica do continente africano. A ocupação do
continente africano, por sua vez, não aconteceu de maneira
pacífica, pois os povos africanos lançaram dura resistência contra a
presença europeia. Neste
texto é encontrado um dos exemplos de resistência ao imperialismo.
Consequências
O imperialismo foi muito forte no mundo, durante o
período citado (entre 1884 e 1914), mas a presença de europeus como
colonizadores na África e na Ásia ocorreu até a segunda metade do
século XX. O imperialismo deixou graves consequências nesses
locais, como:
- A demarcação de
fronteiras artificiais gerou impactos negativos até hoje na
África e causou inúmeras tensões entre as nações africanas.
- Durante o neocolonialismo,
surgiu uma série de disputas étnicas
influenciadas por ação europeia. Um dos casos mais notáveis aconteceu em Ruanda,
região que havia feito parte do Congo Belga. Em 1994, um massacre
de grandes proporções aconteceu no país, e hutus foram responsáveis pela
morte de aproximadamente 1 milhão de tutsis.
- A exploração econômica
deixou marcas profundas e, até hoje, a maioria absoluta
dos países africanos sofre com economias instáveis.
- Os nativos foram sujeitos a
uma violência escabrosa. Um caso notável foi no Congo Belga,
quando 10 milhões de pessoas morreram fruto da violência colonial dos
belgas.
|1|
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2014, p. 97.
|2| Idem, p. 97.
|3| Idem, p. 108.
|4| Idem, p. 109.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral da África: século XVI ao século XX. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 341.
|2| Idem, p. 97.
|3| Idem, p. 108.
|4| Idem, p. 109.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral da África: século XVI ao século XX. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 341.
Por
Daniel Neves
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-ideologia-imperialista.htm
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Máscaras
caseiras
Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de
saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de
Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por
pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus
sem saberem.
Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
A pessoa precisa continuar seguindo à risca as medidas preventivas já
recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca,
além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% com
frequência. Lembre-se de não tocar a parte da frente da máscara para não
contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus. Coloque e tire ela
pelas tiras. Cubra bem o nariz e a boca e não fique tirando a proteção para
falar. Também não deixe a máscara pendurada na região do pescoço.
Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
O tecido 100% algodão é um dos mais recomendados. Vale desmanchar uma
camisa velha ou fronha, por exemplo. O Ministério da Saúde também indica
confeccionar a proteção com fronha antibacteriana. Outros materiais, como
cotton e tricoline, também podem ser utilizados. É necessário que a máscara
tenha pelo menos duas camadas de pano.
Como cuidar da sua máscara
A máscara deve ser usada por cerca de duas horas – troque
depois disso.
Lave a máscara com água sanitária. Deixe de molho por 20
minutos.
A máscara é individual: não empreste ou divida.
Como fazer máscaras caseiras
Assista o vídeo do YouTube!
DIY Máscara feita a mão | Molde Grátis
Link do vídeo:
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
ATIVIDADE REFERENTE AO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO SOBRE SAÚDE E PARTES DO CORPO.
LA SALUD ES EL BIEN MÁS PRECIADO QUE TENEMOS. NOS PERMITE ESTUDIAR, TRABAJAR, DIVERTIRNOS Y REALIZAR TODAS LAS ACTIVIDADES DE NUESTRA VIDA, CON ALEGRIA. PARA ESO EL CUERPO DEBE ESTAR SANO.
|
A
|
B
|
(1) OJOS
|
( ) BARRIGA
|
(2) RODILLA
|
( ) PESCOÇO
|
(3) CODO
|
( ) ORELHA
|
(4) MUSLO
|
( ) OLHOS
|
(5) CUELLO
|
( ) COXA
|
(6) MEJILLA
|
( ) JOELHO
|
(7) PANZA
|
( ) COTOVELO
|
(8) OREJA
|
( ) BOCHECHA
|
FIEBRE
| |
TOMAR PASTILLAS
| |
DIARREA
| |
TOMAR JARABE
| |
DOLOR DE CABEZA
| |
PICAZÓN
| |
GUARDAR CAMA
| |
ESCALAFRÍOS
| |
CONGESTIÓN NASAL
| |
DOLOR DE GARGANTA
| |
SACAR UNA RADIOGRAFÍA
| |
DOLOR DE ESTÓMAGO
| |
HACER DIETA
| |
FADIGA
| |
ESTORNUDO
|
3. RECORTA DE UNA REVISTA UNA FIGURA HUMANA, PÉGALA EN UNA HOJA, SEÑALA LAS PARTES DEL CUERPO QUE TE ACUERDAS. (SI NO TIENES REVISTA PUEDES DIBUJAR LA FIGURA HUMANA)
BOM TRABALHO!!!
⇓Baixe o PDF aqui⇓