C31 - Semana: 18 a 22 de Maio - 2020

Olá pessoal! 

O vídeo abaixo é uma fala super importante da Diretora Adriana sobre as nossas atividades, solicitamos que assistam com bastante atenção e que mostrem para os responsáveis de vocês! 
https://youtu.be/PZipdBLXxAo


👇 Link do questionário para quem ainda não respondeu!👇
https://forms.gle/Hq78WMpbVbz5bHPCA



** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, queridos!
Todos bem?

 O que acharam daquele poema do Vinicius de Moraes que enviei na última aula? Como interpretaram? Tenho muita curiosidade de saber como refletiram sobre ele!

Continuando, ainda, no tema conflitos e contestações na República Velha (1889-1930), hoje falamos da Semana de Arte Moderna, em 1922. Foi uma proposta de renovação nas artes em geral, reforçando o caráter nacional, livrando-se de padrões estrangeiros. Anotem no caderno.
Continuamos na próxima semana.
Abaixo vídeos sobre o tema. Assistam e reflitam!
Prof. Ana 😘

Link dos vídeos:



** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Oi pessoal!
          Como estão passando? E a família, todos bem? Já estamos há 9 semanas sem nos encontrarmos na escola para nossas aulas. Fico imaginando se estão conseguindo fazer exercícios, alongamento e outros jogos que venho sugerindo a cada semana. Sei que em alguns momentos fica difícil fazer atividade só em casa, mas ainda não estamos preparados para retornar às aulas, portanto vamos aproveitar o tempo e fazer coisas boas pela nossa saúde!
          Para esta semana, estou trazendo o 1º episódio de uma série sobre a Floresta Amazônica, feito pela TV Escola, que conta a origem dos “Guerreiros da Amazônia”, em desenho animado com temas muito relevantes da atualidade. Proponho que assistam o vídeo e façam uma reflexão sobre o tema apresentado. Após, proponho que façam um desenho bem legal sobre este 1º Episódio “A Origem” e guardem para me mostrar no retorno das aulas.

Acessem o link: 

                    UM ABRAÇO # BOA SEMANA PARA TODOS # CUIDEM-SE

** FILOSOFIA – Profº Fábio

Assista o vídeo do Professor Fábio com a explicação das atividades enviadas até agora!

Link do vídeo: 


** ARTES – Profª Mônica





** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem!
Hoje vamos ouvir a história "Controle remoto"! Este livro tem na nossa Biblioteca! Depois vocês irão escrever um texto contando  o que fariam se tivessem um controle igual ao da história!
Usem a criatividade e compartilhem nos grupos das turmas, vou adorar ler os textos de vocês!
Abraços da profe Carla!

Link para a história:


** MATEMÁTICA – Profº Renato

COPIAR NO CADERNO!




** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Copiar e responder no caderno de Língua Portuguesa!
BOM TRABALHO!

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA

Um dos gêneros textuais mais presentes no nosso dia a dia é a notícia. Seja no jornal impresso, na internet, no rádio ou na televisão.
O que é notícia?
A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano. Ela deve ser clara, concisa e objetiva. Na notícia, há predomínio do campo narrativo e é de extrema importância que ela traga informações sem juízo de valor e opiniões do escritor. Abaixo, alguns componentes da notícia:

* Indicação de lugar e de momento (onde e quando);
* Indicação de modo (como);
* Indicação de algo (o quê);
* Indicação de pessoas envolvidas (quem);
* Indicação dos motivos (por quê).

Partes que constituem este gênero. Veja:

* Manchete ou título principal – composto de frases pequenas e atrativas, revelando o assunto principal que será retratado em seguida;
* Título auxiliar (subtítulo) – complementa o título principal;
* O lead – nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto?;
* Corpo da notícia – detalhamento maior dos fatos.

Disponível em: http://isacolli.com/ideias-para-trabalhar-o-genero-textual-noticia/
Por Tais Faccioli. Acesso em: 12/05/2020.

LEIA A NOTÍCIA ABAIXO COM ATENÇÃO.

Alunos ajudam na conscientização em Estância
Velha com doação de máscaras

Recados das crianças e espantalho chamam a atenção para retirada do equipamento de proteção
Por Stephani Sander em 11/05/2020.

Quem passa em frente a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Rincão dos Pequeninos, na cidade de Estância Velha, observa um visual diferente na grade da entrada principal. Para chamar atenção da população, sobre a importância do uso obrigatório de máscaras de proteção, foi posto uma máscara no Chico, o espantalho amigo das crianças e ainda foi criado um varal com os itens que estão disponíveis para doação.
Funcionários da escola estão confeccionando as máscaras que são deixadas à disposição de quem precisa, segundo a diretora da escola, Vanessa Stoffel Bauermann.
“Pensamos nessa ação para conscientizar os pequeninos e suas famílias que o uso de máscara salva vidas, e por meio disso podemos manter o vínculo tão importante entre escola e família”, ressalta.
Site: Correio do Povo/ Acesso em: 12/05/2020.


EXERCÍCIO

Responda os elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1) Que fato aconteceu?
2) Com quem?
3) Quando aconteceu?
4) Onde aconteceu?
5) Como aconteceu o fato?
6) Por que aconteceu? (causas do fato)

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Leia o texto abaixo. Corrija ou responda as questões da atividade da semana 7 ( de 4 a 8 de Maio).

Imperialismo

O imperialismo é caracterizado por uma política de expansão de uma nação sobre outra, e sua manifestação no século XIX é chamada também de neocolonialismo.
O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação. A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
O termo “imperialismo” também é muito utilizado para fazer referência ao processo de colonização da África, Ásia e Oceania, que se iniciou na segunda metade do século XIX. Esse processo também é conhecido entre os historiadores como neocolonialismo. Durante o neocolonialismo, segundo o historiador Eric Hobsbawm, cerca de 25% das terras do planeta foram ocupadas por alguma potência imperialista|1|.
Eric Hobsbawm também exemplifica por meio de dados estatísticos a dimensão da expansão imperialista na época. As seguintes potências imperialistas tiveram um aumento significativo no tamanho de seus territórios e isso foi motivado pela dominação e a criação de colônias na Ásia, África e Oceania. Segue os dados abaixo|2|:
  • Inglaterra: teve um aumento de 10 milhões de km2 em seu território.
  • França: teve um aumento de 9 milhões de km2 em seu território.
  • Alemanha: teve um aumento de 2,5 milhões de km2 em seu território.
  • Bélgica e Itália: teve um aumento de 2 milhões de km2 em seu território.
Além dessas, outras nações como Portugal, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão etc. foram enxergadas como praticantes de políticas imperialistas. A influência do imperialismo sobre o planeta foi tamanho, e continentes como a África, até hoje, colhem as consequências desse processo de dominação colonial.

Causas do Imperialismo
O imperialismo, na definição dada acima, surgiu como consequência das transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução foi iniciada pioneiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e causou transformações profundas. A partir dela, houve o surgimento da indústria, e mudanças nos modos de produção e nas relações patronais aconteceram.
A Revolução Industrial resultou no surgimento de novas máquinas, novos meios de comunicação, novos meios de transporte e foi responsável pela utilização de combustíveis fósseis. Com o desenvolvimento da indústria, o comércio transformou-se, não somente em nível local, mas também em escala global.
Essa expansão do comércio por meio da Revolução Industrial aconteceu, porque o processo de produção de mercadorias cresceu consideravelmente. Com o crescimento na produção de mercadorias, as nações industrializadas precisaram ampliar seu acesso às matérias-primas utilizadas na produção e também de ampliar a sua capacidade de venda, isto é, eram necessários novos mercados consumidores.
Uma causa que explica, em grande parte, a expansão colonial da segunda metade do século XIX é a busca por novos mercados consumidores, segundo aponta Eric Hobsbawm|3|. Isso porque acreditava-se que a grande quantidade de mercadorias produzidas seria absorvida com a expansão dos mercados consumidores.
Hobsbawm também fala que “o ‘novo imperialismo’” foi o subproduto natural de uma economia internacional baseada na rivalidade entre várias economias industriais concorrentes, intensificada pela pressão econômica dos anos 1888”|4|. Motivadas pela expansão econômica, as nações europeias, principalmente, iniciaram o processo de expansão territorial.

Imperialismo na África

Mapa que informa as nações europeias que possuíram colônias no continente africano.

Dentro do processo neocolonialista que aconteceu no século XIX, a ocupação do continente africano teve grande destaque. Isso porque o continente africano foi amplamente impactado pelo imperialismo, uma vez que, no auge do ciclo imperialista (entre 1884 e 1914), o continente teve apenas dois territórios que não foram ocupados: Libéria e Etiópia.
O historiador Valter Roberto Silvério aponta que três acontecimentos entre 1876 e 1880 foram cruciais para iniciar a corrida de ocupação do continente africano|5|:
  1. A Conferência Geográfica de Bruxelas, encontro promovido por Leopoldo II, rei da Bélgica, com o objetivo de desenvolver os interesses dos belgas na região do Congo;
  2. As ações de Portugal para expandir seu domínio sobre as regiões do interior de Moçambique;
  3. A política francesa para promover sua expansão colonial em regiões da África como Egito, Tunísia e Madagascar.
Esses acontecimentos deram início a uma corrida pela ocupação do continente africano que resultou em uma série de atritos entre as nações europeias. Em decorrência disso, Otto von Bismarck, chanceler alemão, buscando defender os interesses da Alemanha e pôr fim a essas disputas, organizou a Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885.
Algumas das pautas debatidas na conferência foram as questões relativas à navegação dos rios Congo e Níger, a questão do mapa cor-de-rosa proposto por Portugal, e também foi organizada a divisão do continente africano, isto é, estabelecidas as fronteiras entre as regiões e estipulado quais nações teriam direitos sobre os territórios.
A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários. Todas essas justificativas utilizadas partiam de ideais racistas, como o darwinismo social, que estipulava que o homem branco era “superior”.
Hoje, sabemos que as justificativas utilizadas não passavam de disfarce para os reais interesses que eram de promover a exploração econômica do continente africano. A ocupação do continente africano, por sua vez, não aconteceu de maneira pacífica, pois os povos africanos lançaram dura resistência contra a presença europeia. Neste texto é encontrado um dos exemplos de resistência ao imperialismo.

Consequências
O imperialismo foi muito forte no mundo, durante o período citado (entre 1884 e 1914), mas a presença de europeus como colonizadores na África e na Ásia ocorreu até a segunda metade do século XX. O imperialismo deixou graves consequências nesses locais, como:
  • A demarcação de fronteiras artificiais gerou impactos negativos até hoje na África e causou inúmeras tensões entre as nações africanas.
  • Durante o neocolonialismo, surgiu uma série de disputas étnicas influenciadas por ação europeia. Um dos casos mais notáveis aconteceu em Ruanda, região que havia feito parte do Congo Belga. Em 1994, um massacre de grandes proporções aconteceu no país, e hutus foram responsáveis pela morte de aproximadamente 1 milhão de tutsis.
  • A exploração econômica deixou marcas profundas e, até hoje, a maioria absoluta dos países africanos sofre com economias instáveis.
  • Os nativos foram sujeitos a uma violência escabrosa. Um caso notável foi no Congo Belga, quando 10 milhões de pessoas morreram fruto da violência colonial dos belgas.

|1| HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014, p. 97.
|2| Idem, p. 97.
|3| Idem, p. 108.
|4| Idem, p. 109.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral da África: século XVI ao século XX. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 341.

Por Daniel Neves
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-ideologia-imperialista.htm

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Máscaras caseiras

Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem. 

Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
A pessoa precisa continuar seguindo à risca as medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% com frequência. Lembre-se de não tocar a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus.  Coloque e tire ela pelas tiras. Cubra bem o nariz e a boca e não fique tirando a proteção para falar. Também não deixe a máscara pendurada na região do pescoço. 

Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
O tecido 100% algodão é um dos mais recomendados. Vale desmanchar uma camisa velha ou fronha, por exemplo. O Ministério da Saúde também indica confeccionar a proteção com fronha antibacteriana. Outros materiais, como cotton e tricoline, também podem ser utilizados. É necessário que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano.

Como cuidar da sua máscara
A máscara deve ser usada por cerca de duas horas – troque depois disso.
Lave a máscara com água sanitária. Deixe de molho por 20 minutos.
A máscara é individual: não empreste ou divida.


Como fazer máscaras caseiras
Assista o vídeo do YouTube!

DIY Máscara feita a mão | Molde Grátis
Link do vídeo: 


** ESPANHOL – Profª Adriana M.

ATIVIDADE REFERENTE AO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO SOBRE SAÚDE E PARTES DO CORPO.

LA SALUD ES EL BIEN MÁS PRECIADO QUE TENEMOS. NOS PERMITE ESTUDIAR, TRABAJAR, DIVERTIRNOS Y REALIZAR TODAS LAS ACTIVIDADES DE NUESTRA VIDA, CON ALEGRIA. PARA ESO EL CUERPO DEBE ESTAR SANO.

  
1. RELACIONA LAS COLUMNAS A Y B.

   
                         A
                        B
      (1)  OJOS
(  ) BARRIGA
      (2)  RODILLA
(  ) PESCOÇO
      (3)  CODO
(  ) ORELHA
      (4)  MUSLO
(  ) OLHOS
      (5)  CUELLO
(  ) COXA
      (6)  MEJILLA
(  ) JOELHO
      (7)  PANZA
(  ) COTOVELO
      (8)  OREJA
(  ) BOCHECHA

2. RESPONDE CON S PARA SÍNTOMAS O T PARA TRATAMIENTO.

FIEBRE

TOMAR PASTILLAS

DIARREA

TOMAR JARABE

DOLOR DE CABEZA

PICAZÓN

GUARDAR CAMA

ESCALAFRÍOS

CONGESTIÓN NASAL

DOLOR DE GARGANTA

SACAR UNA RADIOGRAFÍA

DOLOR DE ESTÓMAGO

HACER DIETA

FADIGA

ESTORNUDO



3. RECORTA DE UNA REVISTA UNA FIGURA HUMANA, PÉGALA EN UNA HOJA, SEÑALA LAS PARTES DEL CUERPO QUE TE ACUERDAS. (SI NO TIENES REVISTA PUEDES DIBUJAR LA FIGURA HUMANA) 




  
BOM TRABALHO!!!



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Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...