C21 - Semana: 30 de Março até 03 de Abril - 2020

** FILOSOFIA - Profº Fábio


Aula 02 – Será que tu consegues entender algumas frases de Ludwig Wittgenstein (Copiar as frases no caderno)

• A Linguagem é formada por Proposições, ou seja, pela exteriorização dos nossos Pensamentos em formato de Afirmações que podem ser Falsas ou Verdadeiras;

• O Mundo, por outro lado, é formado por Fatos, ou acontecimentos. As Coisas que geram esses Fatos tem o seu próprio modo de ser;

• As Proposições são “Imagens” de Fatos, assim como os mapas são as imagens do Mundo;

• Qualquer Proposição que Não retrate Fatos é sem sentido, vazia. Tome-se esse exemplo: matar é ruim. É uma frase que não indica um fato ocorrido ou que está ocorrendo, Exprime apenas uma opinião sobre uma atitude, sem nexo direto com o momento em que é exarada. Logo, não pode ser considerada uma Proposição.

• Por isso, pela exigência de só poder retratar Fatos, a minha Linguagem é limitada a declarações de fatos sobre o Mundo. Eu posso dizer várias outras frases, mas essas serão consideradas vazias. Também poderão ser consideradas metafóricas, surreais, opiniões, etc. Contudo, serão sempre sobre um tema que não exige a Reflexão Lógica e Racional.

• Destarte, invertendo o eixo da questão, tenho que É o Mundo que está limitado pela Linguagem. Afinal, o Mundo só existe até onde eu consigo Pensar (e externar esse Pensar pela Linguagem) sobre ele. Por isso, aliás, o “tamanho do Mundo” nunca será absoluto, apenas relativo, porquanto o indivíduo que desfruta de uma mente culta e fértil e de um rico vocabulário que dê conta de tantos pensamentos terá sempre um “Mundo maior” do que o Mundo que cabe ao boçal e inculto. Pensa-se “grande” ou “pequeno”, como diz o adágio popular.

1) Realize o exercício de caça palavras:





**MATEMÁTICA - Profº Renato

⇒ Copie o conteúdo "Métodos de Adição" em seu caderno de Matemática. Após, realize os exercícios propostos.











** ARTES - Profª Mônica


** PORTUGUÊS - Profª Silvana


➪ATIVIDADE 1: Leia e copie o conteúdo no caderno.

TRANSITIVIDADE VERBAL
A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete.
Exemplos:
  •  Entregaram a encomenda.
  •  Vendo quadros.
  •  Segure isto, por favor!

De acordo com o tipo de complemento, os verbos são classificados da seguinte forma:

Verbo transitivo direto (VTD)
Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento, geralmente introduzido sem preposição, que conclua o quê ou quem. Esse complemento é chamado de objeto direto.
Exemplos:
* A mesa 3 pediu a carne bem passada. (Pediu o quê? A carne.)
* Terminei a análise. (Terminei o quê? A análise)
* Agora sim, entendo meus pais. (Entende quem? Meus pais)

Verbo transitivo indireto (VTI)
Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento que conclua com quem, de quê ou de quem, em quê, para quê ou para quem, por quem. Acompanhado de preposição obrigatória, o complemento desse tipo de verbo é chamado de objeto indireto.
Exemplos:
*Não acredito no que ele diz. (Não acredito em quê? No que ele diz)
* Esperei-lhe pacientemente. (Esperei por quem? Por ele/ela)
* Podemos ir com você? (Ir com quem? Com você)

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)
Também chamado de bitransitivo, é o verbo que não tem sentido completo e que precisa de objeto direto e indireto.
Assim, o verbo transitivo direto e indireto precisa de dois complementos, um dos quais sem preposição obrigatória (objeto direto) e outro que exige preposição (objeto indireto).
O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem.
Exemplos:
* Enviei os postais aos clientes. (Enviei o quê a quem? Os postais aos clientes)
*Agradeceu a oportunidade ao chefe. (Agradeceu o quê a quem? A oportunidade ao chefe)
*Expus minhas dificuldades ao professor. (Expus o quê a quem? Minhas dificuldades ao professor)

Transitividade X Intransitividade verbal
Enquanto a transitividade do verbo indica a necessidade de completar o seu sentido com complementos, a intransitividade verbal indica que os verbos têm sentido completo. Assim, sozinhos, os verbos intransitivos conseguem transmitir a informação sobre o sujeito.
Isso não quer dizer que uma oração cujo verbo seja intransitivo tenha obrigatoriamente que acabar nesse verbo, mas se acabasse no verbo a oração seria compreensível.
É que muitas vezes, com os exemplos dados de verbos intransitivos, os alunos acabam concluindo que não há mais nada depois dele, e quando há, descartam logo a possibilidade da intransitividade.
Muito facilmente os alunos identificam "João nasceu", "A planta morreu", "Adormeci" como intransitivos, mas se acrescentamos algo a mais, eles param e ficam pensando…
       * João nasceu ontem.
       * A planta morreu de sede.
       * Adormeci cedo.
As informações que seguem os verbos intransitivos podem ser classificadas como adjunto adverbial (é o caso de "ontem", "de sede" e "cedo" dos exemplos acima).
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COMPLEMENTO VERBAL
O complemento verbal tem exatamente a função de completar o sentido dos verbos transitivos diretos e transitivos indiretos.
São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Objeto Direto
O objeto direto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto, ou seja, aquele cuja preposição não é obrigatória.
Exemplo:
Eu quero um vestido.
* Quem quer, quer alguma coisa. Quero um vestido, logo "um vestido" é o objeto direto.

Objeto Indireto
O objeto indireto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto, aquele que obrigatoriamente vem precedido de preposição.
Preposições: a, ante, até, após, de, desde, em, entre, com, contra, para, por, perante, sem, sobre e sob.
Exemplo:
Obedecemos aos nossos pais.
* Quem obedece, obedece a alguém. Obedecemos aos nossos pais, logo "aos nossos pais" é objeto indireto.

Objeto Direto e Indireto
Por vezes, o verbo pede mais de um complemento. Nesses casos, ele é chamado de transitivo direto e indireto.
Exemplo:
Ofereceram esmola ao mendigo.
* Quem oferece, oferece alguma coisa a alguém. Assim "esmola" é objeto direto e "ao mendigo" é objeto indireto.
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➪ATIVIDADE 2: Copie os exercícios no caderno e responda-os.


1) Dê a função do termo em destaque, de acordo com o seguinte código:
OB) objeto direto
OI) objeto indireto

I) ( ) O poder de alterar a constituição não compete ao Governador. 
II) ( ) Os noivos receberão os convidados no salão de festas da igreja. 
III) ( ) A melhora na qualificação abriu a oportunidade para os frequentadores do curso.

2) Classifique os verbos sublinhados em: verbo de ligação, verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, transitivo direto e indireto. 

a) A flor nasceu._________________________________
b) Aquelas crianças necessitavam de carinho._______________________ 
c) Márcia vive bonita.____________________________________
d) O diretor da escola anda preocupado._____________________________ 
e) O bebê dormiu tranquilamente.-_____________________________
f) Compramos um lindo presente para a professora.___________________
g) O professor anulou a avaliação.______________________________
h) Nós precisamos de respeito e compreensão.____________________ 
i) Ela só pensa em casamento._______________________________

BOM TRABALHO!😀



** HISTÓRIA - Profª Ana

Olá, lindinhos!

Saudades muitas!

Hoje vou pegar leve, pois o momento é especial!

Vou pedir apenas que assistam o vídeo abaixo, prestando muita atenção, reforçando o conteúdo para fazermos uma atividade futura, certo?



Bom trabalho!

Prof. Ana😘

** ESPANHOL - Profª Adriana M.



** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profª Cláudia C.

Para esta semana a Professora Cláudia fez um álbum no Google fotos com as posturas do alongamento e exercícios que passou para vocês na semana passada. Essas fotos vão auxiliá-los para deixar bem clara cada postura a ser realizada, diariamente! Acesse o link abaixo para ver o álbum de fotos:



Obs.: A atividade de Educação Física é a mesma da semana passada. Caso não lembrem, acessem o link abaixo:




** GEOGRAFIA - Profº Gilberto


⇨ATIVIDADE: Copiar e responder as questões abaixo no caderno. Obs.: Responda com base nos teus conhecimentos prévios, caso não consigas alguma questão pode pesquisar no google!

1)    O que significa regionalizar?
2)    Que critérios podem ser utilizados para regionalização?
3)    Para Geografia, qual a importância de regionalizar?
4)    Defina: país, estado, Estado (com letra maiúscula) e nação.

** CIÊNCIAS - Profª Andréa

⇒ ATIVIDADE 1: Leia  e copie o texto abaixo no caderno. 

Sistema genital
O sistema genital, ou sistema reprodutor, é o responsável pela reprodução e, consequentemente, permite a manutenção da espécie humana.
sistema reprodutor humano, também chamado de sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino, a saber:



Veja as principais partes do sistema genital masculino
- Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino. Contém em seu interior um ducto (a uretra), que é responsável pela eliminação da urina (excreta nitrogenada / ureia) e também condução do sêmen, que contém os espermatozoidesEsse órgão é formado por tecido cavernoso e esponjoso, que se intumesce (aumenta de volume) em razão da grande vascularização e de acordo com a libido do indivíduo, proporcionando a ereção desse órgão;
- Bolsa escrotal: cavidade que aloja e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada à fisiologia dessas estruturas;
- Testículos: são glândulas que, além de produzirem os gametas masculinos (espermatogênese) no interior dos túbulos seminíferos a partir de células germinativas primordiais, possuem células intersticiais (células de Leydig) que sintetizam a testosterona, hormônio sexual masculino;
- Epidídimo: ducto formado por um canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozoides. Nesse local, os gametas atingem maturidade e mobilidade, tornando-se aptos à fecundação;
- Canal deferente: canal que transporta os espermatozoides do epidídimo até um complexo de glândulas anexas;
- Glândulas anexas: conjunto formado pela próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais. Formam a secreção que compõe o sêmen, fluido que nutre e proporciona o meio de sobrevivência aos espermatozoides, como a neutralização do pH levemente ácido da uretra.
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Veja as principais partes que constituem o sistema genital feminino
- Vulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris);
- Lábios vaginais (grandes e pequenos lábios): essas dobras da pele formadas por tecido adiposo são responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino;
- Clitóris: órgão sensível do organismo feminino;
- Vagina: canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como conduto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto normal (canal que, por ação hormonal, dilata-se para o nascimento de um bebê);
- Útero: órgão que recepciona o ovo / zigoto e proporciona o seu desenvolvimento durante o período gestacional. Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, também impede a transposição de impurezas e micro-organismos patogênicos, além de auxiliar na manutenção da nutrição (formação da placenta e cordão umbilical);
- Tubas uterinas ou trompas de falópio: são ovidutos que possuem numerosos cílios em sua superfície interna e desempenham a função de transportar o “óvulo” (ovócito secundário) do ovário até o útero. Normalmente é nas trompas que ocorre a fecundação, ou seja, o encontro do espermatozoide com o “óvulo”.
- Ovários: são glândulas responsáveis pela ovulação e produzem também os hormônios sexuais estrógeno e progesterona.
 

O sistema genital fornece as condições para que a reprodução aconteça

Fonte:
 RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Sistema genital"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-reprodutor.htm. Acesso em 02 de abril de 2020.

⇒ ATIVIDADE 2: Copie e responda em seu caderno os exercícios abaixo.

1. O epidídimo tem a função de:
a) armazenar espermatozoides.
b) produzir hormônio sexual masculino.
c) produzir espermatozoides.
d) produzir hormônios gonadotróficos.
e) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.

2. As glândulas seminais estão localizadas em uma região atrás da bexiga urinária do homem e são responsáveis pela produção de uma secreção que constitui grande parte do que chamamos de sêmen. Além das glândulas seminais, que outras glândulas são consideradas anexas do sistema genital masculino?
a) Epidídimo e uretra.
b) Próstata e glândulas bulbouretrais.
c) Glândulas bulbouretrais e bolsa escrotal.
d) Próstata e bexiga.
e) Pênis e glândulas bulbouretrais.

3. Relacione as colunas:

ÓRGÃO                                  

a) Ovários                    
b) Tubas uterinas                        
c) Vagina                    
d) Útero                        

REFERÊNCIA
(      ) Canal que recebe o pênis durante o ato sexual.
(      ) Órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez.
(      ) Glândula onde ocorre a produção de gametas.
(      ) Por onde o óvulo desloca após a ovulação rumo ao útero.
A relação correta é:

A) a, d, b, c
B) d, a, c, b
C) c, d, a, b
D) b, d, a, c

4. Relacione as colunas:
ÓRGÃO                                  
a) Testículos.          
b) Pênis.                    
c) Uretra.                  
d) Epidídimo.            
e) Próstata.                
f) Vesículas seminais.

REFERÊNCIA

(        ) Produz secreção viscosa alcalina que faz parte do esperma.
(        ) Glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides.
(        ) Produzem secreção nutritiva para os espermatozoides.
(        ) Local onde os espermatozoides acabam de se formar.
(        ) Órgão que fica ereto quando o homem se excita durante o ato sexual.
(        ) Canal do homem que faz parte do sistema excretor e reprodutor.

5. A relação correta é:
A) e, a, f, d, b, c
B) a, d, f, e, c, b
C) f, a, e, c, b, d
D) c, d, f, a, e, b

6. Qual o nome que recebe o conjunto formado por líquidos seminal e espermatozoides?
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7. Qual o nome do processo de expulsão dos espermatozoides do corpo para o meio externo?

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BOM TRABALHO!!!😉

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Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

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