B31 - Semana: 30 de Março até 03 de Abril - 2020

**  ARTES - Profª Mônica





** CIÊNCIAS - Profª Andréa

⇒Leia e copie o texto no caderno de ciências. Após, realize as atividades em seu caderno.


O solo

O solo é aquela camada superficial presente na crosta terrestre, constituído por minerais e matérias orgânicas. Leia o resumo e faça os exercícios sobre tipos de solo.

Quais são os Tipos de Solo?
Existem vários tipos de solos, que possuem as próprias características, como a cor, densidade, formato, consistência, textura e até a sua formação.
Os principais tipos de solos existentes são:
·       Solo Argiloso
·       Solo Arenoso
·       Solo Humoso
Vamos entender cada um dos solos separadamente.
Solo Argiloso


Tem como característica ser impermeável a água, com uma fina resistência. O solo argiloso possui como um dos seus principais componentes a terra roxa, que é bastante encontrada no estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A prática da agricultura é melhor desenvolvida nesse tipo de solo, com maior destaque para o plantio de café. O massapé, também é um tipo de solo que possui cor escura e é bastante fértil, normalmente é encontrada no Nordeste. 
Solo Arenoso
O solo arenoso possui uma textura leve e uma consistência granulosa. Ele é composto por areia e argila, porém a argila está presente em menor quantidade, o que faz a água escoar com mais facilidade por meio dos poros.
Está presente principalmente na região Nordeste do Brasil. A prática da agricultura nessas terras é ruim, pois as plantas e micro-organismos não se desenvolvem com facilidade.

Solo Humoso


Há uma enorme concentração de material orgânico em decomposição (húmus) nesse tipo de solo, sendo bastante fértil, ou seja, é ideal para as práticas agrícolas pois é rico em vitaminas essenciais para o desenvolvimento das plantas.


Cores do solo

Os solos podem ser classificados em três tipos de cores:
·       Avermelhados e amarelos podem indicar muito óxido de ferro no solo;
·       Cores escuras mostram que há uma forte presença de material orgânico;

·       Cores claras, ao contrário das escuras, indicam pouca presença ou até mesmo a inexistência de materiais orgânicos.


Atividades:

1.Relacione os tipos de solo às suas características.
 ( 1 ) Solo arenoso.     ( 2 ) Solo argiloso.        ( 3 ) Solo humífero

(     ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável).
(     ) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).
(     ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).

A relação correta de cima para baixo é:
A) 3, 1, 2
B) 2, 3, 1
C) 1, 2, 3
D) 3, 2, 1

2. Considerando o que você aprendeu sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.

3. Uma análise do solo de onde Clarinha mora revelou que este possui areia em maior quantidade do que os outros componentes. Leia as informações a seguir e marque X naquela que se refere à característica desse solo:
A) Trata-se de solo adequado ao cultivo de vegetais que se desenvolvem em solo alagado.
B) Esse tipo de solo é impermeável.
C) Esse solo armazena água facilmente.
D) Esse tipo de solo é bastante poroso.

4. Uma aluna fazendo uma pesquisa de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em locais bem longe um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionando-os com as características citadas acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.

5. Que tipo de solo tem partículas menores:
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.


6. O húmus presente em certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.

** HISTÓRIA - Profª Ana


Olá, lindinhos!
Muitas saudades de vocês!

Vamos continuar nosso trabalho?

Hoje não vou fazê-los trabalhar muito! J

Gostaria que  assistissem, com muita atenção, o vídeo nesse link 
https://www.youtube.com/watch?v=drx_qlKVw6o, procurando entender  como o homem deixou de ser nômade para ser sedentário. O texto que enviei anteriormente, Os primeiros grupos humanos,  explica bem essa parte.


Bom trabalho!
Prof. Ana 😘

** PORTUGUÊS - Profª Silvana

 Exercício  – O uso dos porquês


 1. Complete com por que, por quê, porque ou porquê.

a) __________ você está triste, Flávio?
b) __________ meu time perdeu de goleada, Du!
c) __________? O que aconteceu?
d) Nem o técnico entendeu o __________ da goleada!



  Exercício  – O uso ÃO ou AM


 1. Complete com ÃO ou AM.




** MATEMÁTICA - Profº Renato

⇒ Leia e copie o texto sobre Expressão Numérica no caderno de Matemática. Após, realize os exercícios propostos.

EXPRESSÃO NUMÉRICA

O que é expressão numérica?

          As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem dessas operações é bem definida para que haja uma convenção a respeito de seu resultado. As operações envolvidas em expressões numéricas são as básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
          Existe uma ordem que deve ser seguida para a solução de toda expressão numérica. Observe abaixo quais operações devem ser feitas primeiramente:
Ordenamento das operações
1º – As potenciações ou as radiciações. Essas operações devem ser as primeiras a serem feitas. Entre essas duas não há prioridade, portanto, podem ser calculadas como for melhor. Normalmente começamos com a que aparece primeiro dentro da expressão (se olharmos da esquerda para a direita).
2º – Multiplicações ou divisões. Nos casos em que as potenciações e radiciações já foram feitas ou não existam, a sequência de operações a serem calculadas é multiplicações ou divisões. Entre elas também não existe prioridade, portanto, multiplicar primeiro ou dividir primeiro, fica a critério de quem calcula. Normalmente começamos com a que aparece primeiro dentro da expressão (se olharmos da esquerda para a direita).
3º – Adições e subtrações. Essas são as últimas a serem feitas no ranking de prioridade das expressões numéricas. Também podem ser feitas em qualquer ordem. Normalmente começamos com a que aparece primeiro dentro da expressão (se olharmos da esquerda para a direita).

Notação: O ponto (·) ou o símbolo (x) indicam multiplicação.

Exemplos:


   
EXERCÍCIOS - Expressões numéricas

1)    Resolva as expressões abaixo:
  



















** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José

Atividade 1: Realizar a leitura do texto "Esportes de rede divisória ou parede de rebote".


Esportes de rede divisória ou parede de rebote

Os esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária sobre uma rede, ou rebatendo contra uma parede. Essa maneira de atravessar a bola ou o objeto, deve dificultar a interceptação da defesa do adversário e fazer com que a bola ou o objeto toque o chão para que o ponto seja computado (GONZÁLEZ e BRACHT, 2012).
Dentre os esportes mais populares no Brasil está o voleibol. Por isso, a fim de ampliar o conhecimento sobre esse tipo de esporte, utilizaremos o voleibol como principal veículo para esse trabalho. Outros esportes podem se enquadrar nesse segmento de aulas, como por exemplo o tênis, badminton, squash, biribol, entre outros.
O voleibol é um esporte razoavelmente novo, uma vez que surgiu em 1895. Ele nasceu nos EUA e seu ‘pai’ é o norte-americano e professor de educação física, William Morgan.


O objetivo de Morgan era criar um novo esporte para os seus alunos da Associação Cristã de Moços, um clube estadunidense voltado apenas para garotos. Para criá-lo ele decidiu juntar regras e elementos do basquete e do tênis (em maior predominância).
Dois anos depois, em 1897, as primeiras regras para as partidas de voleibol foram esboçadas e passaram por poucas mudanças até chegarem ao que conhecemos atualmente.
O vôlei, como é carinhosamente apelidado, só chegou ao Brasil no século XX – mais especificadamente, em 1915. Desde então ele é um dos mais populares nas escolas e centros esportivos de todo o país.

Regras básicas do voleibol

Atualmente o voleibol pode ser praticado tanto em quadras fechadas como abertas. No vôlei de quadra, o jogo deve ser disputado por duas equipes – sendo cada uma delas formada por seis jogadores.
Cada um dos grupos também deve ter 6 jogadores reservas e um técnico para orientá-los.
Além disso, os jogos também contam com um anotador, dois árbitros (um de cada lado) e quatro ‘fiscais’ de linha, sendo estes os responsáveis por prestar atenção se a bola ficou – ou não – dentro da quadra em momentos de indecisão.
Cada partida de voleibol conta com cinco “sets”. Mas, se o mesmo time vencer os três primeiros sets, ela é finalizada com antecedência. Cada set deve ter no mínimo 25 pontos – porém, há a obrigatoriedade de que haja diferença de 2 pontos entre a equipe vitoriosa e a perdedora.
Vamos imaginar que o set está 24 x 24. Neste caso, a partida vai até 26 (caso apenas uma das equipes marque os dois pontos). Se a partida novamente empatar aos 26 pontos, ela vai até 28 e assim por diante. Até que essa vantagem mínima de dois pontos não seja alcançada, o set continua. Os pontos, por sua vez, são obtidos toda vez que a bola cai no chão da quadra do time adversário.
Depois do saque, cada equipe só pode tocar na bola três vezes até passá-la para o outro lado. Além disso, o mesmo jogador não pode tocar na bola duas vezes seguidas (mas pode ser o responsável pelo 1º e 3º movimento).
Vence a partida de voleibol o time que conquistar o maior número de sets. Vale ainda destacar que os jogos de vôlei não contam com tempo definido.
No que diz respeito à estrutura oficial do jogo, a quadra de voleibol é retangular e conta com as seguintes dimensões: 18m de comprimento x 9m de largura. A bola deve pesar no máximo 270g e deve ser, obrigatoriamente, confeccionada em couro.

Principais movimentos e curiosidades sobre o voleibol
Os principais fundamentos/movimentos do voleibol são os seguintes:
• Saque: o primeiro e mais importante movimento da partida é o saque, uma vez que ele é repetido a cada ponto. O saque deve ser feito em um movimento só e atrás da linha de fundo da quadra. Caso a equipe adversária não consiga tocar na bola e ela caia no chão, é computado ponto para a equipe que sacou.
• Passe: já o passe costuma ser o movimento de recepção após o saque ou ataque. Esse movimento costuma ser feito de duas maneiras: toque ou manchete. O passe, além de receber a bola, também tem o objetivo de “passá-la” da melhor maneira para o levantador.
• Levantamento: o levantamento, por sua vez, costuma ser o segundo ‘toque’ da equipe na bola. O levantador geralmente recebe a bola de um passe e entrega-a novamente (dessa vez, para o ataque).
• Ataque: o ataque, no caso, costuma ser o 3º e último movimento da equipe antes de mandá-la para o outro lado da quadra. O principal objetivo deste movimento é fazer com que a bola toque o chão na quadra adversária – ou seja, impedindo o recebimento da mesma pelo oponente. Não à toa, o ataque costuma ser realizado o mais próximo possível da rede.
• Bloqueio: por fim, o bloqueio é um movimento de defesa. Ele é realizado por um ou mais jogadores que estão na frente da quadra quando o ataque da equipe adversária é realizado. Basicamente, ele é a tentativa de rebater a bola com as palmas das mãos, fazendo com que ela retorne para a quadra do adversário.

A seguir confira ainda algumas curiosidades sobre o esporte:
·       Estima-se que, em uma partida de vôlei, algo como 70 saltos são dados por cada jogador;
·       A mais longa partida de vôlei da história ocorreu em Montreal, nos Jogos Olímpicos de 1976. Ela durou, ao todo, 4h e 36 minutos;
·       Tanto a seleção masculina como feminina de vôlei brasileiro estão entre as melhores do mundo.

Atividade 2: Responda as questões referentes aos esportes de rede divisória ou parede de rebote em seu caderno. Entregar as questões respondidas na volta as aulas presenciais


  1. O que são esportes de rede divisória ou parede de rebote?
  2. Dê exemplos de quais seriam esses esportes?
  3. O Que eles têm em comum?
  4. Qual é o objetivo desses jogos? Como alcanço esse objetivo dentro do jogo?
  5. Você já encontrou esses esportes no cotidiano?
  6. Você gostaria de aprender outros esportes de rede na escola? Quais?
  7. Você conhece a história do voleibol? 
  8. Quais são os principais movimentos técnicos do voleibol?
  9. Quantos “SETS” tem uma partida de voleibol? 
  10. Quantos pontos são necessários para que uma equipe vença um “SET”?

** GEOGRAFIA - Profº Gilberto


⇒ Copie as questões e responda em seu caderno. 
Obs.: Responda com base nos teus conhecimentos prévios, caso não consigas alguma questão pode pesquisar no google!

1.       O que são meios de meios de orientação naturais?
2.       O que são meios de orientação artificiais?
3.       Cite dois exemplos de meios de orientação naturais e dois exemplos de meios de orientação artificiais.
4.       Quais são as direções cardeais e colaterais?
5.       Em seu caderno, represente através de um desenho, as direções cardeais e colaterais.


** ESPANHOL - Profª Adriana M.



Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...