⇒Leia e copie o texto no caderno de ciências. Após, realize as atividades em seu caderno.
O solo
O
solo é aquela camada superficial presente na crosta terrestre, constituído por
minerais e matérias orgânicas. Leia o resumo e faça os exercícios sobre tipos
de solo.
Quais são os Tipos de Solo?
Existem vários tipos de solos, que possuem as próprias
características, como a cor, densidade, formato, consistência, textura e até a
sua formação.
Os principais tipos de solos
existentes são:
·
Solo Argiloso
·
Solo Arenoso
·
Solo Humoso
Vamos
entender cada um dos solos separadamente.
Solo Argiloso
Tem como característica ser impermeável a água, com uma fina
resistência. O solo argiloso possui como um dos seus principais componentes a terra roxa, que é bastante
encontrada no estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A prática da agricultura é melhor desenvolvida nesse tipo de
solo, com maior destaque para o plantio de café. O massapé, também é um tipo de
solo que possui cor escura e é bastante fértil, normalmente é encontrada no
Nordeste.
Solo Arenoso
O solo arenoso possui uma textura leve e uma consistência granulosa. Ele é composto por areia e argila, porém a argila está presente em menor quantidade, o que faz a água escoar com mais facilidade por meio dos poros.
O solo arenoso possui uma textura leve e uma consistência granulosa. Ele é composto por areia e argila, porém a argila está presente em menor quantidade, o que faz a água escoar com mais facilidade por meio dos poros.
Está presente principalmente na região Nordeste do Brasil. A
prática da agricultura nessas
terras é ruim, pois as plantas e micro-organismos não se desenvolvem com
facilidade.
Solo Humoso
Há uma enorme concentração de material orgânico em
decomposição (húmus)
nesse tipo de solo, sendo bastante fértil, ou seja, é ideal para as práticas
agrícolas pois é rico em vitaminas essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Cores do solo
Os solos podem ser classificados em três tipos de cores:
·
Avermelhados e amarelos podem indicar muito óxido de ferro no solo;
·
Cores escuras mostram que há uma forte presença de material orgânico;
·
Cores claras, ao contrário das escuras, indicam pouca presença ou até mesmo
a inexistência de materiais orgânicos.
Atividades:
1.Relacione
os tipos de solo às suas características.
(
1 ) Solo arenoso. ( 2 ) Solo argiloso.
( 3 ) Solo humífero
(
) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água
(permeável).
(
) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas
(muito permeável).
(
) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).
A
relação correta de cima para baixo é:
A) 3,
1, 2
B) 2,
3, 1
C) 1,
2, 3
D) 3,
2, 1
2. Considerando o que você aprendeu
sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.
3. Uma análise do solo de onde Clarinha
mora revelou que este possui areia em maior quantidade do que os outros
componentes. Leia as informações a seguir e marque X naquela que se refere à
característica desse solo:
A) Trata-se de solo adequado ao cultivo de vegetais que se desenvolvem em solo alagado.
B) Esse tipo de solo é impermeável.
C) Esse solo armazena água facilmente.
D) Esse tipo de solo é bastante poroso.
A) Trata-se de solo adequado ao cultivo de vegetais que se desenvolvem em solo alagado.
B) Esse tipo de solo é impermeável.
C) Esse solo armazena água facilmente.
D) Esse tipo de solo é bastante poroso.
4. Uma aluna
fazendo uma pesquisa de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em
locais bem longe um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionando-os com as características citadas acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionando-os com as características citadas acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.
5. Que tipo de
solo tem partículas menores:
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.
6. O húmus
presente em certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
** HISTÓRIA - Profª Ana
Olá, lindinhos!
Muitas saudades de vocês! ♥♥
Vamos continuar nosso
trabalho?
Hoje não vou fazê-los
trabalhar muito! J
Gostaria
que assistissem, com muita atenção, o
vídeo nesse link
https://www.youtube.com/watch?v=drx_qlKVw6o, procurando entender como o homem deixou de ser nômade para ser
sedentário. O texto que enviei anteriormente, Os primeiros grupos humanos,
explica bem essa parte.
Bom
trabalho!
Prof. Ana 😘
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
1.
Complete com por que, por quê, porque ou porquê.
a) __________ você está triste,
Flávio?
b) __________ meu time perdeu de
goleada, Du!
c) __________? O que aconteceu?
d) Nem o
técnico entendeu o __________ da goleada!
1. Complete com ÃO ou AM.
** MATEMÁTICA - Profº Renato
⇒ Leia e copie o texto sobre Expressão Numérica no caderno de Matemática. Após, realize os exercícios propostos.
EXPRESSÃO
NUMÉRICA
O que é expressão numérica?
As expressões numéricas são
conjuntos de números e operações
matemáticas onde a ordem dessas operações é bem definida para que
haja uma convenção a respeito de seu resultado. As operações envolvidas em expressões numéricas são
as básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação.
Existe
uma ordem que deve ser seguida para a solução
de toda expressão numérica. Observe abaixo
quais operações devem ser feitas primeiramente:
Ordenamento das operações
1º – As potenciações ou as radiciações. Essas
operações devem ser as primeiras a serem feitas. Entre essas duas não há
prioridade, portanto, podem ser calculadas como for melhor. Normalmente
começamos com a que aparece primeiro dentro da expressão (se olharmos da
esquerda para a direita).
2º – Multiplicações ou divisões. Nos
casos em que as potenciações e radiciações já foram feitas ou não existam, a
sequência de operações a serem calculadas é multiplicações ou divisões. Entre
elas também não existe prioridade, portanto, multiplicar primeiro ou dividir
primeiro, fica a critério de quem calcula. Normalmente começamos com a que
aparece primeiro dentro da expressão (se olharmos da esquerda para a direita).
3º – Adições e subtrações. Essas são
as últimas a serem feitas no ranking de prioridade das expressões numéricas.
Também podem ser feitas em qualquer ordem. Normalmente começamos com a que
aparece primeiro dentro da expressão (se olharmos da esquerda para a direita).
Notação: O ponto (·) ou o símbolo (x) indicam multiplicação.
Exemplos:
EXERCÍCIOS - Expressões numéricas
1) Resolva as expressões abaixo:
** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José
Atividade 1: Realizar a leitura do texto "Esportes de rede divisória ou parede de rebote".
Esportes de rede divisória ou parede de rebote
Os esportes com rede divisória ou parede de
rebote são modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou
arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária sobre uma
rede, ou rebatendo contra uma parede. Essa maneira de atravessar a bola ou o
objeto, deve dificultar a interceptação da defesa do adversário e fazer com que
a bola ou o objeto toque o chão para que o ponto seja computado (GONZÁLEZ e
BRACHT, 2012).
Dentre os esportes mais populares no Brasil está
o voleibol. Por isso, a fim de ampliar o conhecimento sobre esse tipo de
esporte, utilizaremos o voleibol como principal veículo para esse trabalho.
Outros esportes podem se enquadrar nesse segmento de aulas, como por exemplo o
tênis, badminton, squash, biribol, entre outros.
O voleibol é um esporte razoavelmente novo, uma vez que surgiu em 1895.
Ele nasceu nos EUA e seu ‘pai’ é o norte-americano e professor de educação
física, William Morgan.
O objetivo de Morgan era criar um novo esporte para os seus alunos da
Associação Cristã de Moços, um clube estadunidense voltado apenas para garotos.
Para criá-lo ele decidiu juntar regras e elementos do basquete e do tênis (em
maior predominância).
Dois anos depois, em 1897, as primeiras regras para as partidas de
voleibol foram esboçadas e passaram por poucas mudanças até chegarem ao que
conhecemos atualmente.
O vôlei, como é carinhosamente apelidado, só chegou ao Brasil no século
XX – mais especificadamente, em 1915. Desde então ele é um dos mais populares
nas escolas e centros esportivos de todo o país.
Regras básicas do voleibol
Atualmente o voleibol pode ser praticado tanto em quadras fechadas como
abertas. No vôlei de quadra, o jogo deve ser disputado por duas equipes – sendo
cada uma delas formada por seis jogadores.
Cada um dos grupos também deve ter 6 jogadores reservas e um técnico
para orientá-los.
Além disso, os jogos também contam com um anotador, dois árbitros (um de
cada lado) e quatro ‘fiscais’ de linha, sendo estes os responsáveis por prestar
atenção se a bola ficou – ou não – dentro da quadra em momentos de indecisão.
Cada partida de voleibol conta com cinco “sets”. Mas, se o mesmo time
vencer os três primeiros sets, ela é finalizada com antecedência. Cada set deve
ter no mínimo 25 pontos – porém, há a obrigatoriedade de que haja diferença de
2 pontos entre a equipe vitoriosa e a perdedora.
Vamos imaginar que o set está 24 x 24. Neste caso, a partida vai até 26
(caso apenas uma das equipes marque os dois pontos). Se a partida novamente
empatar aos 26 pontos, ela vai até 28 e assim por diante. Até que essa vantagem
mínima de dois pontos não seja alcançada, o set continua. Os pontos, por sua
vez, são obtidos toda vez que a bola cai no chão da quadra do time adversário.
Depois do saque, cada equipe só pode tocar na bola três vezes até
passá-la para o outro lado. Além disso, o mesmo jogador não pode tocar na bola
duas vezes seguidas (mas pode ser o responsável pelo 1º e 3º movimento).
Vence a partida de voleibol o time que conquistar o maior número de
sets. Vale ainda destacar que os jogos de vôlei não contam com tempo definido.
No que diz respeito à estrutura oficial do jogo, a quadra de voleibol é
retangular e conta com as seguintes dimensões: 18m de comprimento x 9m de
largura. A bola deve pesar no máximo 270g e deve ser, obrigatoriamente,
confeccionada em couro.
Principais movimentos e curiosidades
sobre o voleibol
Os principais fundamentos/movimentos do voleibol são os seguintes:
• Saque: o primeiro e mais importante
movimento da partida é o saque, uma vez que ele é repetido a cada ponto. O
saque deve ser feito em um movimento só e atrás da linha de fundo da quadra.
Caso a equipe adversária não consiga tocar na bola e ela caia no chão, é
computado ponto para a equipe que sacou.
• Passe: já o passe costuma ser o movimento de
recepção após o saque ou ataque. Esse movimento costuma ser feito de duas
maneiras: toque ou manchete. O passe, além de receber a bola, também tem o
objetivo de “passá-la” da melhor maneira para o levantador.
• Levantamento: o levantamento, por sua vez, costuma
ser o segundo ‘toque’ da equipe na bola. O levantador geralmente recebe a bola
de um passe e entrega-a novamente (dessa vez, para o ataque).
• Ataque: o ataque, no caso, costuma ser o 3º
e último movimento da equipe antes de mandá-la para o outro lado da quadra. O
principal objetivo deste movimento é fazer com que a bola toque o chão na
quadra adversária – ou seja, impedindo o recebimento da mesma pelo oponente.
Não à toa, o ataque costuma ser realizado o mais próximo possível da rede.
• Bloqueio: por fim, o bloqueio é um movimento
de defesa. Ele é realizado por um ou mais jogadores que estão na frente da
quadra quando o ataque da equipe adversária é realizado. Basicamente, ele é a
tentativa de rebater a bola com as palmas das mãos, fazendo com que ela retorne
para a quadra do adversário.
A seguir confira ainda algumas curiosidades sobre o esporte:
·
Estima-se que, em uma partida de
vôlei, algo como 70 saltos são dados por cada jogador;
·
A mais longa partida de vôlei da
história ocorreu em Montreal, nos Jogos Olímpicos de 1976. Ela durou, ao todo,
4h e 36 minutos;
·
Tanto a seleção masculina como
feminina de vôlei brasileiro estão entre as melhores do mundo.
Atividade 2: Responda
as questões referentes aos esportes de rede divisória ou parede de rebote em seu caderno. Entregar as questões respondidas na volta as aulas presenciais.
- O que são esportes de rede divisória ou parede de rebote?
- Dê exemplos de quais seriam esses esportes?
- O Que eles têm em comum?
- Qual é o objetivo desses jogos? Como alcanço esse objetivo dentro do jogo?
- Você já encontrou esses esportes no cotidiano?
- Você gostaria de aprender outros esportes de rede na escola? Quais?
- Você conhece a história do voleibol?
- Quais são os principais movimentos técnicos do voleibol?
- Quantos “SETS” tem uma partida de voleibol?
- Quantos pontos são necessários para que uma equipe vença um “SET”?
** GEOGRAFIA - Profº Gilberto
⇒ Copie as questões e responda em seu caderno.
Obs.: Responda com base nos teus conhecimentos prévios, caso não consigas alguma questão pode pesquisar no google!
1. O
que são meios de meios de orientação naturais?
2. O
que são meios de orientação artificiais?
3. Cite
dois exemplos de meios de orientação naturais e dois exemplos de meios de
orientação artificiais.
4. Quais
são as direções cardeais e colaterais?
5. Em
seu caderno, represente através de um desenho, as direções cardeais e
colaterais.
** ESPANHOL - Profª Adriana M.
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo: