C21 - Semana: 22 a 24 de Abril - 2020


** AULA BÔNUS – Profª Stella

Essa semana a professora Stella preparou uma surpresa para vocês, uma super hora do conto com o tema parlendas! 

ACESSE O LINK AO LADO: https://youtu.be/UMwaUiI_cVs



Compartilhem os vídeos de vocês no facebook da escola ou no WhatsApp da escola (3289-5971)!

** FILOSOFIA – Profº Fábio

Aula 05 – Quem foi Ludwig Wittgenstein (1889 - 1951) Autor: Fabio Goulart
(Texto para C20 copiar tudo e responder corretamente no caderno)


- Professor, quem foi este tal de Wittgenstein? – perguntei, afinal não basta apenas saber falar o nome dele, é preciso saber quem foi LOL.
O professor começou a falar: - Wittgenstein foi um dos mais loucos filósofos do século XX. Na escola foi um aluno muito agitado, bagunceiro e brigão, porém era genial! Ele vivia brigando com o Hitler, pois dizia que seu colega era racista, nojento e preconceituoso...
- O quê!? Ele foi colega de escola do ditador nazista Adolf Hitler e já era contra aquele monstro?! Estou cada vez mais gostando do Witt. J Feliz segui a conversa.
- Depois da escola ele fez faculdade de filosofia, mas enquanto estava escrevendo a sua teoria o mundo entrou na Primeira Guerra Mundial e ele teve que lutar. Virou um soldado lendário, ganhou a mais importante medalha do exército alemão e ficou conhecido como “o soldado que carrega a máquina de escrever”... Explicava o professor quando eu tive que lhe interromper:
- Caramba que loucura! Uma vez vi uma destas maquinas na casa do meu vô e era pesada pra caramba! Deve ter defendido até uns tiros com ela kkkkk.
- Hehehe! – Riu e seguiu falando o prof. – Ele escreveu a teoria das “fronteiras da linguagem como o limite do nosso universo” no meio da guerra. Entregou tudo cheio de lama, sangue e pólvora. Foi reprovado, mas depois entregou uma versão “limpinha” e revolucionou a filosofia, a linguística, a ciência e abriu as portas para a informática... CONTINUA...  

Exercícios para compreensão e fixação do texto. Responda conforme o texto de forma completa:
1)    E quais anos nasceu e morreu Ludwig Wittgenstein?
2)    Por que a personagem do texto passou a gostar mais do Witt?
3)    Quais áreas do conhecimento foram revolucionadas pela teoria das “fronteiras da linguagem como o limite do nosso universo” de Wittgenstein?
Exercícios para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas):
4)    O que podemos fazer para termos menos racismo e preconceito na escola? Por quê?
5)    Se o mundo entrasse em uma grande guerra, você abandonaria seus sonhos ou faria como Wittgenstein e seguiria sonhando mesmo no campo de batalha? Por quê?

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos ouvir essa história que se chama "O pote vazio"! Ela traz uma linda mensagem!
Cada um vai ouvir a história e escrever o que achou, depois também podem fazer um desenho e compartilhar no grupo de WhatsApp da turma!
Um abração da profe Carla

Vídeo: 


** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, lindinhos!
Muita saudade de vocês!

Olhem que legal, hoje vou ser bem leve! Sei que têm muitas tarefas para realizar.
Vou apenas pedir que assistam um vídeo bem curtinho para reforçar a parte inicial do texto sobre a Revolução Industrial.
Só lembro vocês que estão me devendo uma resposta. Já descobriram o que significa a palavra proletariado? Me digam pelo wathsApp da escola. Vou esperar!J

Acessem o link abaixo:

Prof. Ana😘

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Oi pessoal!

          Tudo bem com vocês? Sinto saudades de todos. Espero que estejam bem saudáveis e se cuidando direitinho! Imagino que também estejam praticando várias atividades físicas com muita criatividade neste momento em que ainda devemos ficar em casa!
          Na última semana, a atividade era a confecção de uma peteca. Conseguiram fazer? E jogar? Sabiam que também existe um ESPORTE que utiliza a peteca com regras oficiais de jogo e competições? Mas, este assunto fica para a próxima semana…
Para esta semana, a ideia é soltar o corpo acompanhando algumas sugestões de música que selecionei para vocês. Mas, certamente já estão pensando nas suas músicas prediletas! Isto mesmo, vamos aproveitar e dançar muito! Mexer o corpo todo!
IMPORTANTE: Começar com o Alongamento e tomar ÁGUA antes e depois das atividades!
UM ABRAÇO #FIQUEMCASA E BOA SEMANA!

Vídeo 1: 

Vídeo 2: 

** MATEMÁTICA – Profº Renato

è Essa semana a atividade de matemática será um pouco diferente.  Você precisa ler com atenção e usar muita lógica para resolver! (Obs.: Não precisa copiar no caderno!)
Mande sua resposta para o WhatsApp da escola (3289-5971)!

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

APÓS A LEITURA DO TEXTO “TODO LO QUE DEBES SABER SOBRE EL LAVADO DE MANOS PARA PROTEGERTE DEL CORONAVIRUS (COVID-19)” TENTE COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS PASSOS DA LAVAGEM DE MÃOS EFICAZ. PEÇA PARA A FAMÍLIA COMPARTILHAR JUNTO COM VOCÊS DESTA ATIVIDADE PRÁTICA.

Este es el proceso para lavarse las manos de manera eficaz, paso a paso.
  • Paso 1: Mojarse las manos con agua corriente.
  • Paso 2: Aplicar una cantidad suficiente de jabón para cubrir las manos mojadas.
  • Paso 3: Frotar por toda la superficie de las manos (el dorso, el espacio entre los dedos y debajo de las uñas) durante, al menos, 20 segundos.
  • Paso 4: Aclarar bien con agua corriente.
  • Paso 5: Secarse las manos con un paño limpio o una toalla de un solo uso.


** PORTUGUÊS – Profª Silvana

è Observe com atenção o cartum abaixo:


è Copie e responda às questões no caderno.

1) Ao ler este cartum, você conseguiu identificar o assunto abordado? Qual é?
2) Qual o objetivo do cartum de Laerte?
3) Qual a sua opinião? Você concorda ou discorda com a crítica feita? Não esqueça de justificar sua opinião.
4) Ao ler o cartum, você conseguiu identificar qual o nível de linguagem utilizado? Marque um X na sua resposta.
a) culto
b) coloquial
5) Esse “cartum” explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

ATIVIDADE 1: PRIMEIRO LEIA O TEXTO!

Continente Americano (2ª PARTE)

Em termos de localização, a América encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da Terra.
Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.
A América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.
A América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
A América Central possui vinte países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.



Adaptado de Rodolfo F. Alves Pena


ATIVIDADE 2: Copie no seu caderno e responda as questões abaixo. Coloque o título:

O CONTINENTE AMERICANO

Responda:

1)    Quais as linhas imaginárias que “cortam” o continente americano?
2)    Pesquise e responda:
      a.    Que regiões do continente formam a América Latina?
      b.    Por que ela (América Latina) recebe esse nome?
3)    Pesquise e responda:
     a.    Que regiões do continente formam a América Anglo-Saxônica?
     b.    Por que ela (América Anglo-Saxônica) recebe esse nome?
4)    Do ponto de vista físico, o como continente americano é dividido? Descreva cada parte.

** CIÊNCIAS – Profª Andréa 

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção do trabalho sobre Puberdade!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.
As mudanças físicas na adolescência
Puberdade
Atividades:
1)    Por que as mudanças físicas comuns nesse período afetam tanto os adolescentes?
Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.
2)    O início dessas mudanças acontece na mesma idade para todas as pessoas?
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos.
É importante destacar que adolescentes na mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade. 
3)    Quais alterações as meninas costumam passar no início da puberdade?
•         Aceleração da velocidade de crescimento;
•         Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
•         Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
•         Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
•         Surgimento dos pelos púbicos;
•         Menarca (primeiro fluxo menstrual).
4)    O que é o chamado “estirão do crescimento”?
Estirão puberal (rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos).
5) Quais mudanças mais evidentes ocorrem com os meninos?
•         Aceleração da velocidade do crescimento;
•         Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.
•         Aumento do volume do testículo;
•         A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
•         Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
•         Surgimento dos pelos púbicos;
•         Crescimento dos pelos faciais;
•         Aumento da massa muscular;
•         Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).
6)    Cite algumas mudanças no corpo feminino.
•         Aceleração da velocidade de crescimento;
•         Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
•         Surgimento dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
•         Aumento do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
•         Surgimento dos pelos púbicos;
•         Menarca (primeiro fluxo menstrual).
7)    Cite mudanças no corpo masculino.
•         Aceleração da velocidade do crescimento;
•         Aumento da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade de testosterona.
•         Aumento do volume do testículo;
•         A pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
•         Aumento do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
•         Surgimento dos pelos púbicos;
•         Crescimento dos pelos faciais;
•         Aumento da massa muscular;

•         Alterações na voz (voz atinge timbre mais grave).



BOM TRABALHO!!!

Baixe o arquivo desta atividade clicando no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...