** AULA BÔNUS – Profª Stella
Essa semana a professora
Stella preparou uma surpresa para vocês, uma super hora do conto com o tema
parlendas!
Compartilhem
os vídeos de vocês no facebook da escola ou no WhatsApp da escola (3289-5971)!
** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula
05 – Quem foi Ludwig Wittgenstein (1889 - 1951) Autor:
Fabio Goulart
- Professor, quem foi este tal de
Wittgenstein? – perguntei, afinal não basta apenas saber falar o nome dele, é
preciso saber quem foi LOL.
O professor começou a falar: - Wittgenstein
foi um dos mais loucos filósofos do século XX. Na escola foi um aluno muito
agitado, bagunceiro e brigão, porém era genial! Ele vivia brigando com o
Hitler, pois dizia que seu colega era racista, nojento e preconceituoso...
- O quê!? Ele foi colega de escola do ditador
nazista Adolf Hitler e já era contra aquele monstro?! Estou cada vez mais
gostando do Witt. J
Feliz segui a conversa.
- Depois da escola ele fez faculdade de
filosofia, mas enquanto estava escrevendo a sua teoria o mundo entrou na
Primeira Guerra Mundial e ele teve que lutar. Virou um soldado lendário, ganhou
a mais importante medalha do exército alemão e ficou conhecido como “o soldado
que carrega a máquina de escrever”... Explicava o professor quando eu tive que
lhe interromper:
- Caramba que loucura! Uma vez vi uma destas
maquinas na casa do meu vô e era pesada pra caramba! Deve ter defendido até uns
tiros com ela kkkkk.
- Hehehe! – Riu e seguiu falando o prof. –
Ele escreveu a teoria das “fronteiras da linguagem como o limite do nosso
universo” no meio da guerra. Entregou tudo cheio de lama, sangue e pólvora. Foi
reprovado, mas depois entregou uma versão “limpinha” e revolucionou a
filosofia, a linguística, a ciência e abriu as portas para a informática... CONTINUA...
Exercícios
para compreensão e fixação do texto. Responda conforme o texto de forma
completa:
1) E
quais anos nasceu e morreu Ludwig Wittgenstein?
2) Por
que a personagem do texto passou a gostar mais do Witt?
3) Quais
áreas do conhecimento foram revolucionadas pela teoria das “fronteiras da
linguagem como o limite do nosso universo” de Wittgenstein?
Exercícios
para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas):
4) O
que podemos fazer para termos menos racismo e preconceito na escola? Por quê?
5) Se o
mundo entrasse em uma grande guerra, você abandonaria seus sonhos ou faria como
Wittgenstein e seguiria sonhando mesmo no campo de batalha? Por quê?
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem
com vocês?
Hoje vamos ouvir essa história que se chama "O pote vazio"! Ela traz uma linda mensagem!
Cada um vai ouvir a história e escrever o que achou, depois também podem fazer um desenho e compartilhar no grupo de WhatsApp da turma!
Um abração da profe Carla
Hoje vamos ouvir essa história que se chama "O pote vazio"! Ela traz uma linda mensagem!
Cada um vai ouvir a história e escrever o que achou, depois também podem fazer um desenho e compartilhar no grupo de WhatsApp da turma!
Um abração da profe Carla
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, lindinhos!
Muita saudade de vocês! ♥♥
Olhem que legal, hoje vou ser bem leve! Sei que têm muitas
tarefas para realizar.
Vou apenas pedir que assistam um vídeo bem curtinho para
reforçar a parte inicial do texto sobre a Revolução Industrial.
Só lembro vocês que estão me devendo uma resposta. Já
descobriram o que significa a palavra proletariado?
Me digam pelo wathsApp da escola. Vou esperar!J
Acessem o link abaixo:
Prof. Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Oi pessoal!
Tudo bem com vocês? Sinto saudades de
todos. Espero que estejam bem saudáveis e se cuidando direitinho! Imagino que
também estejam praticando várias atividades físicas com muita criatividade
neste momento em que ainda devemos ficar em casa!
Na última semana, a atividade era a
confecção de uma peteca. Conseguiram fazer? E jogar? Sabiam que também existe
um ESPORTE que utiliza a peteca com regras oficiais de jogo e competições? Mas,
este assunto fica para a próxima semana…
Para
esta semana, a ideia é soltar o corpo acompanhando algumas sugestões de música
que selecionei para vocês. Mas, certamente já estão pensando nas suas músicas
prediletas! Isto mesmo, vamos aproveitar e dançar muito! Mexer o corpo todo!
IMPORTANTE:
Começar com o Alongamento e tomar ÁGUA antes e depois das atividades!
UM ABRAÇO #FIQUEMCASA E BOA SEMANA!
Vídeo 1:
Vídeo 2:
** MATEMÁTICA – Profº Renato
è Essa semana a atividade de matemática será um pouco
diferente. Você precisa ler com atenção
e usar muita lógica para resolver! (Obs.:
Não precisa copiar no caderno!)
Mande sua resposta para o WhatsApp da
escola (3289-5971)!
** ESPANHOL – Profª Adriana M.
APÓS
A LEITURA DO TEXTO “TODO LO QUE DEBES SABER SOBRE EL LAVADO DE MANOS PARA
PROTEGERTE DEL CORONAVIRUS (COVID-19)” TENTE COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS PASSOS
DA LAVAGEM DE MÃOS EFICAZ. PEÇA PARA A FAMÍLIA COMPARTILHAR JUNTO COM VOCÊS
DESTA ATIVIDADE PRÁTICA.
Este es el proceso para lavarse las manos de manera eficaz,
paso a paso.
|
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
è Observe com atenção o
cartum abaixo:
è Copie e
responda às questões no caderno.
1) Ao ler este cartum, você
conseguiu identificar o assunto abordado? Qual é?
2) Qual o objetivo do cartum
de Laerte?
3) Qual a sua opinião? Você
concorda ou discorda com a crítica feita? Não esqueça de justificar sua
opinião.
4) Ao ler o cartum, você
conseguiu identificar qual o nível de linguagem utilizado? Marque um X na sua resposta.
a) culto
b) coloquial
5)
Esse “cartum” explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a
linguagem mista? Explique.
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE 1: PRIMEIRO LEIA O TEXTO!
Continente
Americano (2ª PARTE)
Em termos de localização, a América encontra-se em
três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo
cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de
Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da
Terra.
Esse continente possui vários tipos de divisões
regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte,
Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.
A América do Norte possui apenas três países:
Canadá, Estados Unidos e México.
A América do Sul possui doze países:
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru,
Suriname, Uruguai e Venezuela.
A América Central possui vinte países:
Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El
Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá,
República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e
Granadinas, Trinidad e Tobago.
Adaptado
de Rodolfo
F. Alves Pena
ATIVIDADE 2: Copie
no seu caderno e responda as questões abaixo. Coloque o título:
O
CONTINENTE AMERICANO
Responda:
1) Quais
as linhas imaginárias que “cortam” o continente americano?
2) Pesquise
e responda:
a. Que
regiões do continente formam a América Latina?
b. Por
que ela (América Latina) recebe esse nome?
3) Pesquise
e responda:
a. Que
regiões do continente formam a América Anglo-Saxônica?
b. Por
que ela (América Anglo-Saxônica) recebe esse nome?
4) Do
ponto de vista físico, o como continente americano é dividido? Descreva cada
parte.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção do
trabalho sobre Puberdade!
As questões em vermelho são as
corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.
As
mudanças físicas na adolescência
Puberdade
Atividades:
1) Por que as mudanças físicas comuns nesse período afetam
tanto os adolescentes?
Durante a puberdade, uma série de alterações acontecem no corpo do
indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de reprodução. Nesse
momento, observa-se um desenvolvimento físico, mas também mental e social.
2) O início dessas mudanças acontece na mesma idade para
todas as pessoas?
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre
a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade
e em meninos entre 9 e 14 anos.
É importante destacar que adolescentes na
mesma idade podem estar em fases diferentes da puberdade.
3) Quais alterações as meninas costumam passar no início da
puberdade?
• Aceleração
da velocidade de crescimento;
• Aumento
da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior
concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
• Surgimento
dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
• Aumento
do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
• Surgimento
dos pelos púbicos;
• Menarca (primeiro
fluxo menstrual).
4) O que é o chamado “estirão do crescimento”?
Estirão puberal
(rápido crescimento em estatura, que dura cerca de 2 a 4 anos).
5) Quais mudanças mais evidentes ocorrem com os meninos?
• Aceleração
da velocidade do crescimento;
• Aumento
da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade
de testosterona.
• Aumento
do volume do testículo;
• A
pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
• Aumento
do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
• Surgimento
dos pelos púbicos;
• Crescimento
dos pelos faciais;
• Aumento
da massa muscular;
• Alterações na voz
(voz atinge timbre mais grave).
6) Cite algumas mudanças no corpo feminino.
• Aceleração
da velocidade de crescimento;
• Aumento
da secreção dos hormônios sexuais. Nas mulheres, observa-se uma maior
concentração dos hormônios estrogênio e progesterona.
• Surgimento
dos brotos mamários e desenvolvimento posterior dos seios;
• Aumento
do acúmulo de gordura no quadril, nádegas e coxas;
• Surgimento
dos pelos púbicos;
• Menarca (primeiro
fluxo menstrual).
7) Cite mudanças no corpo masculino.
• Aceleração
da velocidade do crescimento;
• Aumento
da secreção dos hormônios sexuais. Nos homens observa-se uma maior quantidade
de testosterona.
• Aumento
do volume do testículo;
• A
pele escrotal torna-se avermelhada e apresenta modificação na textura;
• Aumento
do pênis, tanto em comprimento quanto em diâmetro;
• Surgimento
dos pelos púbicos;
• Crescimento
dos pelos faciais;
• Aumento
da massa muscular;
• Alterações na voz (voz atinge timbre
mais grave).
BOM TRABALHO!!!
Baixe o arquivo desta atividade clicando no link abaixo: