⇛Assista o vídeo abaixo:
Atividade:

Vaso de Girassóis - Van Gogh |
Bom Trabalho!!!!
** MATEMÁTICA - Profº Renato
⇒ Copie e responda no caderno!
Parte 1:
Parte 2:
⇛Vídeos para auxiliar:
Vídeo 1:
Vídeo 2:
**HISTÓRIA - Profª Ana
**EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José
Assista o vídeo do professor e faça a atividade do Labirinto em casa com a família!!!
** CIÊNCIAS - Profª Andréa
Obs.: Apenas uma alternativa está correta, marque com um "x" a resposta correta.
2) Espaço Natural
3) Espaço Humanizado
II) No seu caderno, através de dois desenhos, represente um espaço natural e um espaço humanizado ou cultural.
** MATEMÁTICA - Profº Renato
⇒ Copie e responda no caderno!
Parte 1:
Parte 2:
⇛Vídeos para auxiliar:
Vídeo 1:
Vídeo 2:
**HISTÓRIA - Profª Ana
Olá, lindinhos!
Nem o covid-19 vai nos separar, então, mãos à obra!
Primeiramente, gostaria que assistissem o vídeo “Homens e mulheres no tempo das cavernas”, onde aparece, divertidamente, como deve ter sido difícil a vida para o homem pré-histórico, assunto que já iniciamos em sala de aula.
Após assistirem o vídeo, façam a leitura do texto abaixo, com algumas informações importantes sobre a Pré-História, que servirá de fonte para a nossa próxima atividade, certo?
Bom trabalho😊💗 Prof.Ana
Texto:
Os primeiros grupos humanos
Lembram
que estudamos sobre duas explicações para o surgimento dos seres humanos? Consultem o caderno!
Uma
das explicações é a teoria evolucionista, do cientista inglês Charles Darwin.
Para ele, os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução, como
já discutimos em sala de aula. O cientista propôs, através de estudos
científicos, que um grupo de primatas deu origem aos primeiros hominídeos
(semelhantes ao homem).
Muito
tempo foi passando (milhões de anos) e os hominídeos foram evoluindo até o
conhecido Homo sapiens sapiens (homem
sábio ou o homem que sabe), provável espécie a que nós pertencemos. O grupo teria
surgido na África, há, mais ou menos, 200 mil anos, e se espalharia pelo mundo.
Os
cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que o das outras espécies, o
Homo sapiens era também mais
inteligente. Graças à sua inteligência desenvolveu a fala, além de várias
outras habilidades.
Os
cientistas dividem a chamada Pré-História em dois períodos: o Paleolítico e o
Neolítico. Nem todos os cientistas concordam com essas divisões (explicarei
quando nos encontrarmos), mas vamos utilizá-las pois são as mais frequentes
quando buscamos pesquisar o assunto.
O
período Paleolítico, que significa pedra antiga ou pedra lascada, foi um
período muito longo (de 2 milhões de anos até 10 mil a.C). Ufa, um tempão!
No
Paleolítico, os homens sobreviveram da caça, da pesca e da coleta de frutas,
sementes, raízes e folhas, por isso ficaram conhecidos como caçadores e
coletores. Já produziam instrumentos e armas batendo e lascando pedras.
Os
homens do Paleolítico eram nômades, isto é, não tinham moradia fixa, pois
quando a região já não oferecia comida e caça para o grupo, mudavam para outro
lugar.
Foi
no Paleolítico também que o homem descobriu como produzir o fogo (lembram que
debatemos em sala de aula?). Tu achas que com o domínio do fogo, a vida dos
humanos mudou muito? Claro! Foi possível aquecer e ter luz nas noites geladas,
afugentar animais e cozinhar alimentos.
No
período Neolítico, os grupos humanos se desenvolveram mais ainda e passaram a
produzir instrumentos e armas mais eficientes. Aprenderam também a agricultura,
ou seja, aprenderam a plantar, a produzir a sua própria comida.
A agricultura transformou a vida dos grupos humanos. Com
a descoberta, os grupos não precisavam mais mudar de suas regiões, tornando-se
sedentários, isto é, passaram a se fixar num determinado território.
Bueno, por hoje é só! Na próxima aula, teremos atividades
a partir do texto de hoje!
**EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José
Assista o vídeo do professor e faça a atividade do Labirinto em casa com a família!!!
** ESPANHOL - Profª Adriana M.
⇒ Copie e responda em seu caderno!
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
Atividade: PROPOSTA DE REDAÇÃO
Alunos e alunas:
Todos os dias recebemos informações sobre a pandemia: seja través da TV, da família, da internet, do Whatsapp. Às vezes nos sentimos perdidos, confusos, tristes, mas o mais importante, nesse momento, é mantermos o equilíbrio, a calma e pensarmos que isso tudo terá um fim, cedo ou tarde.
Dessa forma, penso ser importante colocarmos “para fora” tudo o que estamos sentindo nesse momento, já que estamos isolados dos amigos, de boa parte da família, do convívio social de um modo geral. Peço, portanto, que vocês façam um texto que englobe tudo o que vocês sentem, pensam e entendem a respeito do coronavírus, da pandemia e do isolamento social. O texto terá como titulo Qual o significado dessa quarentena para mim? e deverá conter:
- início, meio e fim;
- 15 linhas no mínimo;
- 30 linhas no máximo.
Obs.: Vocês podem fazer no caderno de Língua Portuguesa.
Bom trabalho e forte abraço!!
Prof. Silvana 😘❤
** CIÊNCIAS - Profª Andréa
⇒ Copie as questões no caderno. Após, responda elas consultando a matéria no caderno de ciências!
Obs.: Apenas uma alternativa está correta, marque com um "x" a resposta correta.
QUESTÕES
SOBRE AS CAMADAS INTERNAS DA TERRA
1) O interior da Terra é dividida em várias
camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso
planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s).
a) somente a crosta terrestre
b) somente o manto
c) somente o núcleo
d) a crosta e o núcleo interno
e) o manto externo e a crosta
2) Os abalos sísmicos (terremotos) que
aterrorizam várias sociedades ao longo do planeta devem-se a eventos geológicos
que ocorrem:
a) exclusivamente na crosta terrestre.
b) a partir do meio externo do relevo.
c) em toda a estrutura interna da Terra.
d) entre a crosta e o manto, tendo
consequências sobre a superfície.
e) exclusivamente no manto externo.
3) Sobre a estrutura interna da Terra, julgue
as afirmativas a seguir:
I. A crosta terrestre pode ser classificada
em continental e oceânica.
II. O núcleo externo encontra-se no estado
líquido.
III. A litosfera abrange o núcleo e a crosta
da Terra.
IV. O manto é a maior das camadas internas do
planeta.
Sobre a pertinência das afirmações acima, é
válido dizer que:
a) Todas estão corretas.
b) Apenas I, III e VI estão corretas.
c) III está incorreta.
d) I, II,
e IV estão incorretas.
e) Todas estão incorretas
4) A porção sólida da Terra é uma camada mais
ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):
a) magma
b) litosfera
c) troposfera
d) criosfera
A figura ilustra as camadas que compõem a
estrutura do nosso planeta. Com base na figura, responda as questões 5, 6, 7, e
8:
5) O número um 1 corresponde:
a) ao núcleo líquido da Terra.
b) ao núcleo sólido da Terra.
c) ao manto terrestre.
d) a crosta terrestre.
6) O número um 2 corresponde:
a) ao núcleo líquido da Terra.
b) ao núcleo sólido da Terra.
c) ao manto terrestre.
d) a crosta terrestre.
7) O número um 3 corresponde:
a) ao núcleo líquido da Terra.
b) ao núcleo sólido da Terra.
c) ao manto terrestre.
d) a crosta terrestre.
8) O número um 4 corresponde:
a) ao núcleo líquido da Terra.
b) ao núcleo sólido da Terra.
c) ao manto terrestre.
d) a crosta terrestre.
10) Comparando a forma de um pêssego com a da
Terra, quais são as camadas do interior da terra, imaginando o caroço, a polpa
e a casca do pêssego.
a)
Caroço – Litosfera; Polpa – Manto; Casca – Núcleo.
b)
Caroço – Núcleo; Polpa – Manto; Casca – Litosfera.
c)
Caroço – Manto; Polpa – Hidrosfera; Casca – Litosfera.
d)
Caroço – Manto; Polpa – Núcleo; Casca – Litosfera.
** GEOGRAFIA - Profº Gilberto
I) Copiar no caderno as palavras abaixo e colocar o significado de cada uma delas. (Pode pesquisar em dicionário online e no google!)
1) Geografia2) Espaço Natural
3) Espaço Humanizado
II) No seu caderno, através de dois desenhos, represente um espaço natural e um espaço humanizado ou cultural.
BOM TRABALHO!!!😉
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo: