Assista o vídeo do professor e faça atividade do Labirinto em casa com a família!!!
**ARTES - Profª Mônica
** FILOFOSIA - Profº Fábio
* Basicão para começar a aprender Filosofia e a
Filosofar !
Aula 01 (copiar no caderno e responder)
O que significa a palavra ‘Filosofia’?
Autor: Fabio Goulart
Tchê! Tu sabia que a palavra filosofia não é uma palavra da língua portuguesa? Sério! É uma palavra da língua grega, onde ‘filo’ significa ‘amor’ e ‘sofia’ significa ‘sabedoria’. Que tri! Agora tu sabes que ‘filosofia’ significa ‘amor à sabedoria’, ou seja, esta é uma matéria pra quem ama descobrir coisas novas . Mas o que é amor? O que é sabedoria? Pois bem: ‘filo’ ou ‘amor’ é aquilo que chamamos de ‘amizade verdadeira’, aquela onde nos divertimos pra caramba e queremos sempre o bem de nosso amigo. Já ‘sofia’ ou ‘sabedoria’ é quando reconhecemos que não sabemos algo e resolvemos pesquisar para aprender. Resumindo: Filosofia significa ter a cabeça no lugar, entender que precisamos sempre conhecer mais e nos divertirmos muito nessa busca.
Exercícios para a compreensão:
1) A palavra ‘Filosofia’ originalmente vem de qual idioma?_________
2) O que significa originalmente ‘filo’?_______________________
3) O que significa originalmente ‘sofia’?_____________________
4) O que significa originalmente ‘filosofia’?___________________
5) Conforme o texto: Quando temos sabedoria? ______________
Exercícios para a reflexão:
1) Desenhe um grande coração e dentro dele escreva o nome de 3 coisas que você gosta muito e que gostaria de aprender mais:
2) Agora dia ‘por que’ você gosta tanto destas três coisas e quer aprender mais:
I._____________________________________________________
II.____________________________________________________
III.___________________________________________________
**MATEMÁTICA - Profº Renato
⇒Copie e responda no caderno!
Números Inteiros
1) Usando números inteiros positivos ou negativos, indique
simbolicamente:
a)um saldo de 13 gols a favor
b)uma profundidade de 100 metros
c)um lucro de R$ 700 000,00
d)28km
ao sul de uma cidade
e)um crédito de R$ 7200,00
f)uma
temperatura de 23ºC abaixo de zero
g)700m acima do nível do mar
h)um
saldo de 7 gols contra
2) Joaquim tem, no momento, um saldo
de R$ 5 000,00 no banco. Usando números inteiros positivos ou negativos,
escreva o saldo dele se:
a) ele fizer um depósito de R$ 2
000,00
b) ele fizer uma retirada de R$ 6
000,00
3) Considerando a reta numérica
inteira, indique os números entre:
a) -1 até 0 b)-4
até 0 c)- 4 até +2
d) +2 até +5 e) +5 até 0 f)-2
até +3
4) Determina o módulo dos números
inteiros abaixo:
5) Qual é o
número:
a)
simétrico de -10?
b)
oposto de -6?
c)oposto de
0?
d)simétrico de -15
6) Os elementos do conjunto A = {
-65, +120, +70, -216, -124, 0, +92} estão escritos de forma desordenada.
Escreva esses elementos na ordem crescente:
7) Realize as operações:
a) + 35 + 42 = b)
+ 40 −18 =
c) − 65 + 26 = d)
− 65 − 26 =
e) (+ 39)+ (− 55)= f)
(− 91)+ (+ 26)=
g) (−100)− (+ 69)= h)
(− 48)− (−120)=
8) Vamos calcular:
a) -20 + 7 + 11 =
b)
-15 -5 -7 =
c) 14
+ 29 -11 -16 =
d) ( + 3 ) + ( –
2 ) + ( – 5 ) =
e)
( – 2 ) – ( + 1 ) – ( + 5 )=
9) Calcule a parcela desconhecida em
cada caso:
a) (–12) + (___) = –12
b) (+24) + (____) = 0
c) (+19) + (___) = +12
d) (____) + (–6) = –4
e) (____) + (–10) = 0
f) (–16) + (____) = +9
g) (–8) – (____) = +4
h) (–16) – (____) = –7
i) (____) – (–8) = +4
j) (____) – (+9) = –12
10) Um helicóptero, voando a uma altitude de 200 m, passa
sobre a posição em que se encontra um submarino, que está a uma profundidade de
175 m. Qual a distância entre o helicóptero e o submarino?
⇒ Sugestões de Vídeos:
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Vídeo 5
Vídeo 6
Vídeo 7
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
Atividade: PROPOSTA DE REDAÇÃO
Alunos e alunas:
Todos os dias recebemos informações sobre a pandemia: seja través da TV, da família, da internet, do Whatsapp. Às vezes nos sentimos perdidos, confusos, tristes, mas o mais importante, nesse momento, é mantermos o equilíbrio, a calma e pensarmos que isso tudo terá um fim, cedo ou tarde.
Dessa forma, penso ser importante colocarmos “para fora” tudo o que estamos sentindo nesse momento, já que estamos isolados dos amigos, de boa parte da família, do convívio social de um modo geral. Peço, portanto, que vocês façam um texto que englobe tudo o que vocês sentem, pensam e entendem a respeito do coronavírus, da pandemia e do isolamento social. O texto terá como titulo Qual o significado dessa quarentena para mim? e deverá conter:
- início, meio e fim;
- 15 linhas no mínimo;
- 30 linhas no máximo.
Obs.: Vocês podem fazer no caderno de Língua Portuguesa.
Bom trabalho e forte abraço!!
** HISTÓRIA - Profª Ana
Olá, lindinhos!
Nem o covid-19 vai nos separar!
Lembram que discutíamos os africanos e a influência na
nossa cultura? Então, mãos à obra! J
Prof. Ana
Atividade adaptada
do livro didático História Sociedade & Cidadania, Alfredo Boulos, 7º ano, p.44
e 45.
O texto a seguir
é um miniconto africano, recontado pelo autor Rogério Andrade Barbosa. Esse
miniconto foi preservado pelos griôs (grupos de pessoas que se reúnem para
contar histórias) até ser transcrito e chegar ao nosso conhecimento.
Leia o texto, com muita atenção.
Os três irmãos
(um conto africano)
Três irmãos, há
muito e muito tempo, viviam em uma pequena aldeia no antigo reino do Congo. Os
rapazes eram perdidamente apaixonados pela princesa real. Mas, como eram
simples aldeões, sabiam que nenhum deles poderia se casar com a moça.
Desiludidos, os
três saíram mundo afora, em busca de uma nova vida. Andaram, andaram e andaram,
durante dias e noites infindáveis, através de florestas e desertos, até
alcançarem um povoado oculto entre as montanhas. Apavorados, descobriram que
o misterioso lugar era habitado por seres
dotados de poderes sobrenaturais.
Os três,
imediatamente, foram aprisionados e obrigados a trabalhar como escravos. Como
um sempre ajudava os outros, todas as tarefas foram concluídas. Por isso, após
um ano de cativeiro, foram soltos. E, como prêmio pelos serviços prestados,
cada um recebeu um presente mágico.
O irmão mais
velho ganhou um espelho, no qual podia ver qualquer coisa que estivesse
acontecendo. O do meio ganhou um tapete voador, capaz de levar seu dono aos
lugares mais distantes, numa velocidade impressionante. E o irmão mais novo
ganhou uma rede de malhas de aço, com a qual podia capturar o que quisesse.
À noite, o irmão
mais velho viu em seu espelho que a princesa, por quem ainda eram enamorados,
iria se casar naquele exato instante com um monstro que havia se disfarçado de
humano.
Os três, na
mesma, hora, subiram n o tapete do irmão do meio e, cruzando os ares, chegaram
bem a tempo de interromper a cerimônia. E, graças à rede do irmão mais novo,
aprisionaram o monstro.
O rei,
agradecido, resolveu dar a filha em casamento a um dos rapazes. Mas ele pensou,
pensou e não conseguiu escolher nenhum dos três. Pois, de acordo com os
conselheiros reais, todos os irmãos haviam tido um papel importante.
Eu também, quando
conto esta história, sempre fico na dúvida. E você, leitor? Em sua opinião,
qual dos três irmãos merece receber a mão da bela princesa? O dono do espelho,
o do tapete ou o da rede? Por quê?
BARBOSA, Rogério
Andrade. Os três irmãos (um conto africano). Folha de S.Paulo, 18 nov.2006.
Folhinha.
Agora vamos responder, no caderno,
copiando as questões:
1) Identifique
alguns elementos da cultura e história africanas presentes nesse texto.
2) O conto convida o leitor a participar da história.
Respondas às questões postas no último parágrafo e interfira no destino dos
personagens, escrevendo um pequeno texto (no mínimo 15 linhas). Então, as
perguntas são: Na tua opinião, qual dos três irmãos merece receber a mão da
bela princesa? O dono do espelho, o do tapete ou o da rede? Por quê? Ou ainda
podes imaginar outra possibilidade bem diferente. Tu escolhes. Use a
imaginação!
Eu já
imaginei um outro fim para esta história, mas só vou contar depois que fizerem
a atividade! J
**CIÊNCIAS - Profª Andréa
⇒ Leia o texto abaixo e copie ele no caderno de ciências!
BOM TRABALHO!!!😉
⇒ Leia o texto abaixo e copie ele no caderno de ciências!
Composição do ar
Os
gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o
nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de
água.
O ar
atmosférico é constituído por uma mistura de diversos
gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O
oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases
são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar
atmosférico também apresenta vapor
de água (cuja quantidade depende de alguns fatores como
clima, temperatura e local), que se apresenta na forma de neblina, nuvens e
chuva. No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas,
microrganismos e pólen.
O oxigênio (O2) presente
no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no
planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e
também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar
atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.
O nitrogênio (N2) compõe
aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os
seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas
necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns
microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio)
disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam
aproveitá-lo.
O gás
carbônico (CO2) é
encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas
0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da
fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão
e também pela respiração dos animais.
Dentre os gases
nobres que fazem parte da composição do ar podemos
citar: argônio
(Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe),
sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico. Esses gases não
produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são
considerados nobres.
O vapor
de água que também participa da composição do ar provém da
evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos,
transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de
dejetos (fezes e urina de animais).
Além dessas
substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas
de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros
micro-organismos.
Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz.
Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).
Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz.
Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).
O ar também
é importante por vários outros motivos. Graças a ele:
- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem);
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.
- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem);
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.
Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de
saúde. As
doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas
geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou
foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias
também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.
Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!
**GEOGRAFIA - Profº Gilberto
⇒ Copiar e responder as questões abaixo no caderno.
Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!
**GEOGRAFIA - Profº Gilberto
⇒ Copiar e responder as questões abaixo no caderno.
1) O
que você entende por Geografia?
2) Você
considera importante estudar Geografia? Explique a sua resposta.
3) Dê
o significado das seguintes palavras:
a. Espaço
b. Natural
c. Cartografia
d. Mapa
e. Escala
BOM TRABALHO!!!😉
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo: