B31 - Semana: 06 até 09 de Abril - 2020

** HISTÓRIA - Profª Ana


Olá, queridos!

Se vocês acompanharam a primeira e a segunda atividade que enviei, estão preparados para realizar a atividade proposta. Vamos trabalhar um pouquinho?

Bom trabalho!
Prof. Ana  😘

A atividade de hoje foi adaptada do nosso livro didático História Sociedade & Cidadania, Alfredo Boulos, 6º ano, p.51. Como vocês não estão com o livro, reproduzo logo abaixo.

Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo no seu caderno:
                                               
Da Aldeia à cidade
          Durante a maior parte da pré-história, as populações eram nômades, isto é, mudavam constantemente de uma região para outra em busca de condições favoráveis para sobreviver. [...]. As mudanças eram frequentes e apenas os bens mais necessários eram transportados. Mas, no período neolítico, começou um processo de sedentarização (ou seja, a fixação do homem em um território). A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo. [...] A ocupação mais duradoura permitiu [...] uma nova forma de organização da sociedade e do espaço [...]: iniciou-se a urbanização, ou seja, o surgimento das cidades.
REDE, Marcelo. A Mesopotâmia, São Paulo: Saraiva, 997.p.12-13. (Que história é esta?).

a)    O que significa o processo de sedentarização?
b) Segundo o texto, que fatores contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?
c)    Que mudanças ocorreram pela prática da agricultura?

d)  Na tua opinião, no mundo atual a agricultura ainda é importante? Explique.

** MATEMÁTICA - Profº Renato

⇨ Leia e copie no caderno.


EXPRESSÃO NUMÉRICA (parte II)

          Existem expressões que antes de observar a ordem das operações é preciso verificar a existência de sinais de prioridade que devem ser eliminados nessa ordem:
1º - Parênteses (  )
2º -  Colchetes [  ]
3º -  Chaves {  }
         
          Desta forma, as operações dentro de parênteses (), devem ser resolvidas primeiro, cuidando a ordem das operações dentro do sinal de prioridade.
Exemplos:

























** ESPANHOL - Profª Adriana M.


** BIBLIOTECA - Profª Carla

Malandro, sábio e sedutor, Pedro Malazartes é um personagem dos contos populares brasileiros!
Na Biblioteca temos diversos destes contos! Vamos conhecer um pouco mais deste personagem!
Hoje vamos escutar "A sopa de Pedras". Logo em seguida podem escrever a história usando as suas próprias palavras!
Abraços da Profe Carla




** ARTES - Profª Mônica


Arte egípcia

Pintura Egípcia. O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito. Dentre essas pinturas tinham os hieróglifos.



Exemplo de hieróglifos


O que são os hieróglifos?
Hieróglifo é um extinto modelo de escrita pictográfica, utilizado principalmente pela antiga sociedade egípcia. Cada símbolo representa uma letra.

Passo a passo da nossa atividade:

Veja o vídeo abaixo:



Precisamos destes materiais:
Folha A4, régua, caneta de preferência preta e borra de café.
Vamos criar símbolos que representem as letras e faça uma frase com 4, 5 ou no máximo 6 palavras.

Não esqueça de postar no Facebook da escola, com a #artesgjb31

Bom trabalho!


** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José

⇨ Assista o vídeo que o Professor José fez sobre atividade desta semana.



** PORTUGUÊS - Profª Silvana

ATIVIDADE: 

⇨Observe atentamente na imagem as figuras, as cores, as frases, enfim, todos os detalhes.  



Após a observação da imagem,  responda às questões abaixo copiando o enunciado no caderno:



** GEOGRAFIA - Profº Gilberto


ATIVIDADE 1: Leia o texto abaixo.

Meios de Orientação
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas – latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola.
A rosa dos ventos é composta por pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais.

Os Cardeais são:
N – (N) – Norte – North
S – (S) – Sul – South
L – (E) – Leste – East
O –W– Oeste – West

Os Colaterais (entre os pontos Cardeais):
NE – Nordeste
SE – Sudeste
SO – Sudoeste
NO – Noroeste
os Subcolaterais (entre os pontos Colaterais) são:
N-NE – Norte Nordeste
E-NE – Leste Nordeste
E-SE – Leste Sudeste
S-SE – Sul Sudeste
S-SO – Sul Sudoeste
O-SO – Oeste Sudoeste
O-NO – Oeste Noroeste
N-NO – Norte Noroeste
Esses são os pontos que facilitam a orientação na superfície terrestre. A noção a respeito desses pontos de orientação é fundamental para estabelecer os deslocamentos aéreos e marítimos, por exemplo, ou em locais onde não há estradas, como regiões desérticas e áreas florestais.




As estrelas do céu
Sem equipamentos é possível orientar-se por alguns astros. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. Somente mais recentemente, no decorrer do século 20, com o avanço tecnológico mais acelerado, é que equipamentos, como o GPS, passaram a dispensar, praticamente, os astros na orientação.



ATIVIDADE 2: Copie a questão abaixo, no seu caderno, e a responda:

1) A Rosa dos Ventos é composta por pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Escreva no caderno o nome e o símbolo que identifica cada um deles. Exemplo: Norte (N).

Para facilitar a sua atividade, você pode assistir ao vídeo abaixo:




** CIÊNCIAS - Profª Andréa


Olá Turma!!!
Já aprendemos um pouquinho sobre as As Camadas da Terra e os Tipos de Solo. 
Agora vamos assistir a dois pequenos vídeos sobre estes conteúdos. 
Espero que gostem.
Professora Andréa

Vídeo 1: CAMADAS DA TERRA

Vídeo 2: TIPOS DE SOLO

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...