Olá, queridos! ♥♥
Se
vocês acompanharam a primeira e a segunda atividade que enviei, estão
preparados para realizar a atividade proposta. Vamos trabalhar um pouquinho?
Bom
trabalho!
Prof.
Ana 😘
A atividade de hoje foi adaptada do nosso livro didático
História Sociedade & Cidadania, Alfredo Boulos, 6º ano, p.51. Como vocês
não estão com o livro, reproduzo logo abaixo.
Leia o texto com atenção e
responda as questões abaixo no seu caderno:
Da Aldeia à cidade
Durante a maior parte da pré-história, as
populações eram nômades, isto é, mudavam constantemente de uma região para
outra em busca de condições favoráveis para sobreviver. [...]. As mudanças eram
frequentes e apenas os bens mais necessários eram transportados. Mas, no
período neolítico, começou um processo de sedentarização (ou seja, a fixação do
homem em um território). A agricultura, a domesticação dos animais e as
técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo
lugar por mais tempo. [...] A ocupação mais duradoura permitiu [...] uma nova
forma de organização da sociedade e do espaço [...]: iniciou-se a urbanização,
ou seja, o surgimento das cidades.
REDE, Marcelo. A Mesopotâmia, São Paulo: Saraiva,
997.p.12-13. (Que história é esta?).
a)
O que significa o processo de sedentarização?
b) Segundo o texto, que fatores contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?
c)
Que mudanças ocorreram pela prática da agricultura?
d) Na tua opinião, no mundo atual a agricultura ainda é
importante? Explique.
** MATEMÁTICA - Profº Renato
⇨ Leia e copie no caderno.
EXPRESSÃO NUMÉRICA (parte II)
Existem
expressões que antes de observar a ordem das operações é preciso verificar a
existência de sinais de prioridade que devem ser eliminados nessa ordem:
1º - Parênteses (
)
2º - Colchetes
[ ]
3º - Chaves
{ }
Desta
forma, as operações dentro de parênteses (), devem ser resolvidas primeiro,
cuidando a ordem das operações dentro do sinal de prioridade.
Exemplos:
** ESPANHOL - Profª Adriana M.
** BIBLIOTECA - Profª Carla
Malandro, sábio e sedutor, Pedro Malazartes é um personagem dos contos populares brasileiros!
Na Biblioteca temos diversos destes contos! Vamos conhecer um pouco mais deste personagem!
Hoje vamos escutar "A sopa de Pedras". Logo em seguida podem escrever a história usando as suas próprias palavras!
Abraços da Profe Carla
** ARTES - Profª Mônica
Arte egípcia
Pintura Egípcia. O faraó contratava artistas para desenhar e
pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas
pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra
parte da história do Egito. Dentre essas pinturas tinham os hieróglifos.
Exemplo de hieróglifos
O que são os hieróglifos?
Hieróglifo é um extinto modelo de escrita pictográfica,
utilizado principalmente pela antiga sociedade egípcia. Cada símbolo representa
uma letra.
Passo a passo da nossa atividade:
Veja o vídeo abaixo:
Precisamos destes materiais:
Folha A4, régua, caneta de preferência preta e borra de café.
Vamos criar símbolos que representem as letras e faça uma
frase com 4, 5 ou no máximo 6 palavras.
Não esqueça de postar no Facebook da escola, com a #artesgjb31
Bom trabalho!
** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profº José
⇨ Assista o vídeo que o Professor José fez sobre atividade desta semana.
** PORTUGUÊS - Profª Silvana
ATIVIDADE:
⇨Observe atentamente na imagem as figuras, as cores, as frases, enfim, todos os detalhes.
⇒Após a observação da imagem, responda às questões abaixo copiando o enunciado no caderno:
ATIVIDADE 1: Leia o texto abaixo.
Meios de Orientação
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas – latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola.
A rosa dos ventos é composta por pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais.
Os Cardeais são:
N – (N) – Norte – North
S – (S) – Sul – South
L – (E) – Leste – East
O –W– Oeste – West
|
Os Colaterais (entre os pontos Cardeais):
NE – Nordeste SE – Sudeste SO – Sudoeste NO – Noroeste |
os Subcolaterais (entre os pontos Colaterais) são:
N-NE – Norte Nordeste E-NE – Leste Nordeste E-SE – Leste Sudeste S-SE – Sul Sudeste S-SO – Sul Sudoeste O-SO – Oeste Sudoeste O-NO – Oeste Noroeste N-NO – Norte Noroeste |
Esses são os pontos que facilitam a orientação na superfície terrestre. A noção a respeito desses pontos de orientação é fundamental para estabelecer os deslocamentos aéreos e marítimos, por exemplo, ou em locais onde não há estradas, como regiões desérticas e áreas florestais.
As estrelas do céu
Sem equipamentos é possível orientar-se por alguns astros. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. Somente mais recentemente, no decorrer do século 20, com o avanço tecnológico mais acelerado, é que equipamentos, como o GPS, passaram a dispensar, praticamente, os astros na orientação.
ATIVIDADE 2: Copie a questão abaixo, no seu caderno, e a responda:
1) A Rosa dos Ventos é composta por pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Escreva no caderno o nome e o símbolo que identifica cada um deles. Exemplo: Norte (N).
Para facilitar a sua atividade, você pode assistir ao vídeo abaixo:
** CIÊNCIAS - Profª Andréa
Olá Turma!!!
Já aprendemos um pouquinho sobre as As Camadas da Terra e os Tipos de Solo.
Agora vamos assistir a dois pequenos vídeos sobre estes conteúdos.
Espero que gostem.
Professora Andréa
Vídeo 1: CAMADAS DA TERRA
Vídeo 2: TIPOS DE SOLO