C31 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020


C31 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020

** FILOSOFIA – Profº Fábio

Aula 04 – Uma música sobre autonomia? Sim! Leia com atenção a letra, escute a música, assista o clipe e faça a reflexão para responder com sabedoria as perguntas  sobre a canção – “Não É Sério” da banda Charlie Brown Jr. J Para ver o clipe, com internet, abra a câmera do seu celular e aponte para o QR code ou acesse o vídeo abaixo:

Vídeo:  




NÃO É SÉRIO (PART. NEGRA LI) CHARLIE BROWN JR.
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério. O jovem no Brasil nunca é levado a sério. Sempre quis falar, Nunca tive chance , Tudo que eu queria, Estava fora do meu alcance. Sim, já, Já faz um tempo, Mas eu gosto de lembrar Cada um, cada um, Cada lugar, um lugar. Eu sei como é difícil, Eu sei como é difícil acreditar, Mas essa p*rra um dia vai mudar. Se não mudar, pra onde vou, Não cansado de tentar de novo, Passa a bola, eu jogo o jogo. Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, O jovem no Brasil nunca é levado a sério.

A polícia diz que já causei muito distúrbio, O repórter quer saber porque eu me drogo O que é que eu uso. Eu também senti a dor E disso tudo eu fiz a rima, Agora tô por conta, Pode crer que eu tô no clima Eu tô no clima, segue a rima.

Revolução na sua vida você pode você faz. Quem sabe mesmo é quem sabe mais. Também sou rimador, também sou da banca, Aperta um do forte que fica tudo a pampa, Eu tô no clima! Eu tô no clima ! Eu tô no clima, Segue a Rima!

O que eu consigo ver é só um terço do problema. É o Sistema que tem que mudar. Não se pode parar de lutar. Senão não muda. A Juventude tem que estar a fim. Tem que se unir. O abuso do trabalho infantil, a ignorância, Só faz destruir a esperança. Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério Deixa ele viver! É o que liga.

1) Quais coisas são ditas sobre os jovens brasileiros na TV que “não são sérias” Por que dizem isso? (resposta completa, individual e original com no mínimo 5 linhas)


2) Quais coisas precisam mudar no sistema para que o jovem no Brasil seja “levado a sério”? (resposta completa, individual e original com no mínimo 5 linhas)

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser  mostrar o texto ou o seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla
Vídeo:

** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, lindinhos!

Bueno, como da última vez vocês tiveram que copiar, hoje vou pegar leve! Gostaria que vocês assistissem o vídeo abaixo. É de um jornalista, que se dedica bastante à pesquisa histórica. Chama-se Eduardo Bueno, apelidado de Peninha.  Ele é muito bom. Assistam o vídeo sobre a Revolta da Chibata e pensem no que ele diz à respeito de quanto esse país pode ser injusto com seu povo! Ele tem razão, João Cândido foi um herói, não duvidem disso!

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

Video 1: 

Abaixo, um vídeo, resultado de um trabalho escolar. É a música que estava tocando no fundo do vídeo acima, cujos autores, Aldir Blanc e João Bosco, fizeram uma homenagem ao Almirante Negro! Inicialmente foi censurada pela Ditadura Civil e Militar. Chama-se O mestre-sala dos mares, de 1977. Lindo!

Vídeo 2: 


Me contem o que acharam!J


** ARTES – Profª Mônica

Ouça o áudio da professora e realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar o retorno das atividades pelo Facebook da escola ou pelo nosso Whatsapp (3289-5971)! Lembre-se sempre de usar a #artesgjc31.

Clique no link para ouvir o áudio: https://youtu.be/H8V1XfCakd8


 ** ESPANHOL – Profª Adriana M.





** MATEMÁTICA – Profº Renato

ð Atividade para ser copiada e realizada no caderno de Matemática!
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE RADICAIS

Para realizar operações com radicais (adição e subtração) devemos, primeiramente, verificar se os radicais são semelhantes. Para que o radical de duas ou mais raízes sejam semelhantes é preciso que o índice e o radicando sejam idênticos, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente (NÚMERO) que acompanha o radical.
Observe o exemplo abaixo e compreenda melhor:
Das alternativas abaixo, identifique as que possuem radicais semelhantes e quais não são semelhantes. Lembre-se que para que os radicais sejam semelhantes, eles devem ter índice e radicando iguais, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente, ou seja, o número que acompanha o radical.

Resposta:
Os radicais semelhantes estão nas alternativas a e d, pois em ambas o índice e o radicando são exatamente iguais.
Já na alternativa b os índices são diferentes, na alternativa c os radicandos são diferentes. Logo, nessas duas alternativas os radicais não são semelhantes.

A regra prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes. No exemplo abaixo você entenderá melhor como realizar essas contas.
Resolva as operações de adição e subtração com radicais:

Resposta

Algumas vezes os radicais podem não parecer ser semelhantes, para verificar essa situação é necessário simplificar o radical antes de definir se são semelhantes. Exemplos:


Resolva as operações com radicais:
Envie foto das suas resoluções para o WhatsApp da escola (3289-5971)!


** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Olá Pessoal!
          Como estão vocês? E a família? Espero que estejam todos se cuidando direitinho, com saúde e motivação para as boas práticas de exercícios! Por aqui sigo com saudades de todos vocês e imaginando que tipo de atividade seria adequada para este momento e possível de ser feita por vocês.
          Na última semana, enviei os vídeos sobre cultura indígena e pedi que fizessem uma reflexão sobre a situação destes povos frente à “pandemia”. Pensaram no assunto? Ouviram alguma notícia sobre como os indígenas estão se protegendo do Coronavírus?
          Para esta semana:
-       DESENHAR uma paisagem que coloque elementos da cultura indígena em destaque. Pode ser à lápis, canetinha, caneta…
-       CONFECÇÃO de uma PETECA com materiais que tem em casa, como por exemplo, embalagens de alimentos, plásticos, jornal ou papéis usados. A Natureza também agradece!

          A PETECA é um brinquedo de origem Tupi-Guarani, que significa “tapear, golpear ou bater com a mão”. Desenvolve muitas habilidades como agilidade, flexibilidade e coordenação motora. Pode ser bem interessante fazer e jogar um pouco com quem estiver em casa!
          Para mostrar como se faz, preparei um vídeo com as explicações e também com algumas possibilidades de jogadas! Gostaria que, se possível, enviassem fotos dos desenhos e petecas feitos por vocês, para o whatsapp da escola (3289-5971)!


IMPORTANTE: O Alongamento e exercícios da 1ª semana devem ser feitos todos os dias!

LEMBRAR: Tomar ÁGUA antes e depois dos exercícios e não esqueçam da RESPIRAÇÃO!

UM ABRAÇO, BOAS PRÁTICAS E BOA SEMANA!!!


** PORTUGUÊS – Profª Silvana

ð  Atividade para ser copiada e realizada no caderno de Língua Portuguesa.

1)    Leia com atenção o cordel:


Coronavírus
Moraes Moreira

Eu temo o coronavírus
E zelo por minha vida
Mas tenho medo de tiros
Também de bala perdida,
A nossa fé é a vacina
O professor que me ensina
É a minha própria lida

Assombra-me a pandemia
Que agora domina o mundo
Mas tenho uma garantia
Não sou nenhum vagabundo,
Porque todo cidadão
Merece mais atenção
O sentimento é profundo

Eu não queria essa praga
Que não é mais do Egito
Não quero que ela traga
O mal que sempre eu evito,
Os males não são eternos
Pois os recursos modernos
Estão aí, acredito

De quem será esse lucro
Ou mesmo essa teoria?
Detesto falar de estupro
Eu gosto é de poesia,
Mas creio na consciência
E digo não à violência
Toda noite e todo dia

Eu tenho medo do excesso
Que seja em qualquer sentido
Mas também do retrocesso
Que anda por aí escondido,
Às vezes é que notamos
Passar o que já passamos
Jamais será esquecido

Até aceito a Polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta,
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta

Com tanta coisa inda cismo...
Estão na ordem do dia
Eu digo não ao machismo
Também à misoginia,
Tem outros que eu não aceito
É o tal do preconceito
E as sombras da hipocrisia

As coisas já foram postas
Mas prevalecem os reles
Queremos sim ter respostas
Sobre as nossas Marielles,
Em meio a um mundo efêmero
Não é só questão de gênero
Nem de homens ou mulheres

O que vale é o ser humano
E sua dignidade
Vivemos num mundo insano
Queremos mais liberdade,
Pra que tudo isso mude
Certeza, ninguém se ilude
Não tem tempo, nem idade



2) Agora responda:

a) Quem foi Moraes Moreira?

b) O que é Literatura de Cordel?

c) Quantas estrofes tem esse cordel?

d) E cada estrofe é composta por quantos versos?

e) Pesquise no dicionário o significado dos vocábulos (palavras) desconhecidos.

f) O que o autor quis dizer nos dois primeiros versos da terceira estrofe:
“Eu não queria essa praga/Que não é mais do Egito”?

g) Reflita sobre os dois últimos versos da sexta estrofe: “Só tenho mesmo uma arma/Que é a minha caneta”. O que um poeta pode fazer através das palavras?

h) Observe o terceiro e o quarto verso da oitava estrofe: “Queremos sim ter respostas/ Sobre as nossas Marielles,” Quem foi Marielle Franco? Por que Marielle está no plural (“Marielles”)?

i) Qual é a ideia central desse texto?

j) Construa duas estrofes com cinco versos em cada, fazendo uso de rimas, com essa mesma temática.

Profª Silvana - BOM TRABALHO J&


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto


ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO!

 

Principais Diferenças Entre Capitalismo e Socialismo


São muitas as diferenças entre o capitalismo e o socialismo, uma vez que se trata de dois distintos sistemas político-econômicos.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.


Fonte: FREITAS, Eduardo de. "Principais Diferenças Entre Capitalismo e Socialismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm. Acesso em 16 de abril de 2020.

ATIVIDADE 2: Escreva no seu caderno o título do texto. Copie as questões no seu caderno e responda:

1.    Qual o objetivo principal do capitalismo?
2.    Qual o objetivo principal do socialismo?
3.    Como é a divisão da sociedade em cada um dos sistemas?
4.    Pesquise e responda: atualmente ainda existem países socialistas? Cite exemplos.


** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção das atividades sobre Estados Físicos!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.

Atividades:
1. A formação de nuvens obedece ao ciclo da água na natureza, onde primeiro ocorre a evaporação e em seguida, a precipitação de gotículas de H2O. Imagine então o processo de formação das nuvens como sendo uma mudança de estado físico da água, qual dos itens abaixo melhor representa esta transformação:
a) dissolução
b) destilação
c) sublimação
d) decantação
e) filtração
Questão sem alternativa correta. A resposta seria CONDENSAÇÃO.

 2. O período de seca é caracterizado pela ausência de chuvas, por isso, também conhecido como estiagem. Em algumas regiões, como no Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, este período é bem notório, pois afeta a própria saúde dos moradores. Dentre as principais queixas está a dificuldade de respirar e em alguns casos, ocorre até mesmo sangramento nas narinas.
Apresentamos aqui uma solução caseira para amenizar o problema: espalhe pelos cômodos da casa recipientes abertos contendo água. Mas o que acontece com essa água e porque o método se torna eficaz neste caso?
A água que estava no estado líquido passará para o vapor deixando o ambiente úmido, ideal para uma melhor respiração por parte dos moradores.

3. A formação de nuvens obedece ao ciclo da água na natureza, onde primeiro ocorre a evaporação e em seguida, a precipitação de gotículas de H2O. Imagine então o processo de formação das nuvens como sendo uma mudança de estado físico da água, qual dos itens abaixo melhor representa esta transformação:
a) dissolução
b) destilação
c) sublimação
d) decantação
e) filtração
Questão sem alternativa correta. A resposta seria CONDENSAÇÃO.

4. Os metais Gálio e Rubídio têm seus pontos de fusão e ebulição descritos na tabela:

A) O que acontecerá se ambos os metais ficarem expostos à temperatura ambiente, estando esta a 27°C?
Ambos estarão no estado sólido.
B) Qual o estado físico dos dois metais num deserto onde a temperatura chega a mais de 40 °C?
Estado líquido.
5. O ponto de fusão do ferro é igual a 1530 ºC e o ponto de ebulição é de 2 450ºC. Baseado nisso, qual será o estado físico do ferro nas seguintes temperaturas:
a.    25 ºC: estado sólido
b.    130 ºC: estado sólido
c.     1 459 ºC: estado sólido
d.    2 235 ºC: estado líquido
e.    3 002 ºC: estado gasoso

6. Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de:

  1. Solidificação.
  2. Condensação.
  3.  Fusão.
  4. Sublimação.
  5. Evaporação.

7. Considere a tabela de pontos de fusão e de ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão.

A 50ºC, encontram-se no estado líquido:
a) cloro e flúor.
b) cloro e iodo.
c) mercúrio e iodo.
d) flúor e bromo.
e) bromo e mercúrio.

8. Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário; SUBLIMAÇÃO
II – Uma vasilha de água deixada no freezer; SOLIDIFICAÇÃO
III- Uma vasilha de água deixada no fogo; EVAPORAÇÃO
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido; FUSÃO
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.



9. Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm: 

a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa.
b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
c) Ambos encontram-se na fase líquida.
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e) Ambos se encontram na fase sólida.


Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:
Atividades Turma C31 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...