C31 - Semana: 13 a 17 de
Abril - 2020
** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula 04 – Uma música sobre autonomia? Sim! Leia com atenção a letra, escute a música, assista o clipe e faça a reflexão para responder com sabedoria as perguntas sobre a canção – “Não É Sério” da banda Charlie Brown Jr. J Para ver o clipe, com internet, abra a câmera do seu celular e aponte para o QR code ou acesse o vídeo abaixo:
Vídeo:
NÃO
É SÉRIO (PART. NEGRA LI) CHARLIE BROWN JR.
Eu
vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério. O jovem no Brasil nunca
é levado a sério. Sempre quis falar, Nunca tive chance , Tudo que eu queria,
Estava fora do meu alcance. Sim, já, Já faz um tempo, Mas eu gosto de lembrar
Cada um, cada um, Cada lugar, um lugar. Eu sei como é difícil, Eu sei como é
difícil acreditar, Mas essa p*rra um dia vai mudar. Se não mudar, pra onde vou,
Não cansado de tentar de novo, Passa a bola, eu jogo o jogo. Eu vejo na TV o
que eles falam sobre o jovem não é sério, O jovem no Brasil nunca é levado a
sério.
A
polícia diz que já causei muito distúrbio, O repórter quer saber porque eu me
drogo O que é que eu uso. Eu também senti a dor E disso tudo eu fiz a rima,
Agora tô por conta, Pode crer que eu tô no clima Eu tô no clima, segue a rima.
Revolução
na sua vida você pode você faz. Quem sabe mesmo é quem sabe mais. Também sou
rimador, também sou da banca, Aperta um do forte que fica tudo a pampa, Eu tô
no clima! Eu tô no clima ! Eu tô no clima, Segue a Rima!
O
que eu consigo ver é só um terço do problema. É o Sistema que tem que mudar.
Não se pode parar de lutar. Senão não muda. A Juventude tem que estar a fim.
Tem que se unir. O abuso do trabalho infantil, a ignorância, Só faz destruir a
esperança. Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério Deixa ele viver! É
o que liga.
1) Quais coisas são
ditas sobre os jovens brasileiros na TV que “não são sérias” Por que dizem
isso? (resposta completa, individual e original com no mínimo 5 linhas)
2) Quais coisas
precisam mudar no sistema para que o jovem no Brasil seja “levado a sério”?
(resposta completa, individual e original com no mínimo 5 linhas)
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos
assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca
temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês
podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser mostrar o texto ou o
seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp
(32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, lindinhos! ♥♥
Bueno, como da última vez vocês tiveram que copiar, hoje vou
pegar leve! Gostaria que vocês assistissem o vídeo abaixo. É de um jornalista,
que se dedica bastante à pesquisa histórica. Chama-se Eduardo Bueno, apelidado
de Peninha. Ele é muito bom. Assistam o
vídeo sobre a Revolta da Chibata e pensem no que ele diz à respeito de quanto
esse país pode ser injusto com seu povo! Ele tem razão, João Cândido foi um
herói, não duvidem disso!
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
Video
1:
Abaixo, um vídeo, resultado de um trabalho escolar. É a
música que estava tocando no fundo do vídeo acima, cujos autores, Aldir Blanc e
João Bosco, fizeram uma homenagem ao Almirante Negro! Inicialmente foi
censurada pela Ditadura Civil e Militar. Chama-se O mestre-sala dos mares, de
1977. Lindo!
Vídeo
2:
Me contem o que acharam!J
** ARTES – Profª Mônica
Ouça o áudio da professora e
realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar
o retorno das atividades pelo Facebook da escola ou pelo nosso Whatsapp (3289-5971)!
Lembre-se sempre de usar a #artesgjc31.
Clique no
link para ouvir o áudio: https://youtu.be/H8V1XfCakd8
** MATEMÁTICA – Profº Renato
ð Atividade para ser
copiada e realizada no caderno de Matemática!
ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO DE RADICAIS
Para
realizar operações
com radicais (adição e subtração) devemos, primeiramente,
verificar se os radicais são semelhantes. Para que o radical de duas ou mais
raízes sejam semelhantes é preciso que o índice e o radicando sejam idênticos,
a única parte que pode ser diferente é o coeficiente (NÚMERO) que acompanha o
radical.
Observe o
exemplo abaixo e compreenda melhor:
Das alternativas abaixo, identifique
as que possuem radicais semelhantes e quais não são semelhantes. Lembre-se que para que os
radicais sejam semelhantes, eles devem ter índice e radicando iguais, a única
parte que pode ser diferente é o coeficiente, ou seja, o número que acompanha o
radical.
Resposta:
Os radicais semelhantes estão nas
alternativas a e d, pois em
ambas o índice e o radicando são exatamente iguais.
Já na alternativa b os
índices são diferentes, na alternativa c os radicandos são diferentes. Logo, nessas
duas alternativas os radicais não são semelhantes.
A regra
prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única
diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de
subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical
semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes. No exemplo abaixo
você entenderá melhor como realizar essas contas.
Resolva as operações de adição e
subtração com radicais:
Resposta
Algumas
vezes os radicais podem não parecer ser semelhantes, para verificar essa
situação é necessário simplificar o radical antes de definir se são
semelhantes. Exemplos:
Resolva as operações com radicais:
Envie foto das suas
resoluções para o WhatsApp da escola (3289-5971)!
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá Pessoal!
Como estão vocês? E a família? Espero
que estejam todos se cuidando direitinho, com saúde e motivação para as boas
práticas de exercícios! Por aqui sigo com saudades de todos vocês e imaginando
que tipo de atividade seria adequada para este momento e possível de ser feita
por vocês.
Na última semana, enviei os vídeos
sobre cultura indígena e pedi que fizessem uma reflexão sobre a situação destes
povos frente à “pandemia”. Pensaram no assunto? Ouviram alguma notícia sobre
como os indígenas estão se protegendo do Coronavírus?
Para
esta semana:
-
DESENHAR uma paisagem que coloque
elementos da cultura indígena em destaque. Pode ser à lápis, canetinha, caneta…
-
CONFECÇÃO de uma PETECA com materiais que tem em casa, como por
exemplo, embalagens de alimentos, plásticos, jornal ou papéis usados. A Natureza também agradece!
A PETECA é um brinquedo de origem
Tupi-Guarani, que significa “tapear, golpear ou bater com a mão”. Desenvolve
muitas habilidades como agilidade, flexibilidade e coordenação motora. Pode ser
bem interessante fazer e jogar um pouco com quem estiver em casa!
Para mostrar como se faz, preparei um
vídeo com as explicações e também com algumas possibilidades de jogadas!
Gostaria que, se possível, enviassem fotos dos desenhos e petecas feitos por
vocês, para o whatsapp da escola (3289-5971)!
IMPORTANTE:
O Alongamento e exercícios da 1ª semana devem ser feitos todos os dias!
LEMBRAR: Tomar ÁGUA antes e depois dos exercícios e não esqueçam da RESPIRAÇÃO!
UM
ABRAÇO, BOAS PRÁTICAS E BOA SEMANA!!!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
ð Atividade para ser copiada e realizada
no caderno de Língua Portuguesa.
1)
Leia
com atenção o cordel:
Coronavírus
Moraes
Moreira
Eu temo o
coronavírus
E zelo por
minha vida
Mas tenho medo
de tiros
Também de bala
perdida,
A nossa fé é a
vacina
O professor que
me ensina
É a minha
própria lida
Assombra-me a
pandemia
Que agora
domina o mundo
Mas tenho uma
garantia
Não sou nenhum
vagabundo,
Porque todo
cidadão
Merece mais
atenção
O sentimento é
profundo
Eu não queria
essa praga
Que não é mais
do Egito
Não quero que
ela traga
O mal que
sempre eu evito,
Os males não
são eternos
Pois os
recursos modernos
Estão aí,
acredito
De quem será
esse lucro
Ou mesmo essa
teoria?
Detesto falar
de estupro
Eu gosto é de
poesia,
Mas creio na
consciência
E digo não à
violência
Toda noite e
todo dia
Eu tenho medo
do excesso
Que seja em
qualquer sentido
Mas também do
retrocesso
Que anda por aí
escondido,
Às vezes é que
notamos
Passar o que já
passamos
Jamais será
esquecido
Até aceito a
Polícia
Mas quando muda
de letra
E se transforma
em milícia
Odeio essa
mutreta,
Pra combater o
que alarma
Só tenho mesmo
uma arma
Que é a minha
caneta
Com tanta coisa
inda cismo...
Estão na ordem
do dia
Eu digo não ao
machismo
Também à
misoginia,
Tem outros que eu
não aceito
É o tal do
preconceito
E as sombras da
hipocrisia
As coisas já
foram postas
Mas prevalecem
os reles
Queremos sim
ter respostas
Sobre as nossas
Marielles,
Em meio a um
mundo efêmero
Não é só
questão de gênero
Nem de homens
ou mulheres
O que vale é o
ser humano
E sua dignidade
Vivemos num
mundo insano
Queremos mais
liberdade,
Pra que tudo
isso mude
Certeza,
ninguém se ilude
Não tem tempo,
nem idade
2) Agora
responda:
a) Quem foi
Moraes Moreira?
b) O que é
Literatura de Cordel?
c) Quantas
estrofes tem esse cordel?
d) E cada
estrofe é composta por quantos versos?
e) Pesquise no
dicionário o significado dos vocábulos (palavras) desconhecidos.
f) O que o
autor quis dizer nos dois primeiros versos da terceira estrofe:
“Eu
não queria essa praga/Que não é mais do Egito”?
g) Reflita
sobre os dois últimos versos da sexta estrofe: “Só tenho mesmo uma arma/Que é a minha
caneta”. O
que um poeta pode fazer através das palavras?
h) Observe o
terceiro e o quarto verso da oitava estrofe: “Queremos sim ter respostas/ Sobre as
nossas Marielles,” Quem foi Marielle Franco? Por que Marielle está no plural
(“Marielles”)?
i) Qual é a
ideia central desse texto?
j) Construa
duas estrofes com cinco versos em cada, fazendo uso de rimas, com essa mesma
temática.
Profª Silvana - BOM TRABALHO
J&
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO!
Principais Diferenças
Entre Capitalismo e Socialismo
São muitas as diferenças entre o capitalismo e o
socialismo, uma vez que se trata de dois distintos sistemas
político-econômicos.
O capitalismo e o socialismo
correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do
declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas
potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União
Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros
países que se identificavam com os respectivos sistemas.
O socialismo tem como base a
socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da
sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a
acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre
os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o
capitalismo e o socialismo.
Fonte:
FREITAS, Eduardo de. "Principais Diferenças Entre Capitalismo e
Socialismo"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm.
Acesso em 16 de abril de 2020.
ATIVIDADE 2: Escreva
no seu caderno o título do texto. Copie as questões no seu caderno e responda:
1.
Qual o objetivo principal do capitalismo?
2.
Qual o objetivo principal do socialismo?
3.
Como é a divisão da sociedade em cada um dos
sistemas?
4.
Pesquise e responda: atualmente ainda existem
países socialistas? Cite exemplos.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção das atividades sobre Estados
Físicos!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.
Atividades:
1. A formação de nuvens obedece ao
ciclo da água na natureza, onde primeiro ocorre a evaporação e em seguida, a
precipitação de gotículas de H2O. Imagine então o processo de formação das
nuvens como sendo uma mudança de estado físico da água, qual dos itens abaixo
melhor representa esta transformação:
a) dissolução
b) destilação
c) sublimação
d) decantação
e) filtração
Questão sem alternativa
correta. A resposta seria CONDENSAÇÃO.
2. O período de seca é
caracterizado pela ausência de chuvas, por isso, também conhecido como
estiagem. Em algumas regiões, como no Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, este
período é bem notório, pois afeta a própria saúde dos moradores. Dentre as
principais queixas está a dificuldade de respirar e em alguns casos, ocorre até
mesmo sangramento nas narinas.
Apresentamos aqui uma solução caseira
para amenizar o problema: espalhe pelos cômodos da casa recipientes abertos
contendo água. Mas o que acontece com essa água e porque o método se torna
eficaz neste caso?
A água que estava
no estado líquido passará para o vapor deixando o ambiente úmido, ideal para
uma melhor respiração por parte dos moradores.
3.
A formação de nuvens obedece ao ciclo da água na natureza, onde primeiro ocorre
a evaporação e em seguida, a precipitação de gotículas de H2O. Imagine então o
processo de formação das nuvens como sendo uma mudança de estado físico da
água, qual dos itens abaixo melhor representa esta transformação:
a)
dissolução
b)
destilação
c)
sublimação
d)
decantação
e)
filtração
Questão sem alternativa correta. A resposta seria CONDENSAÇÃO.
4. Os
metais Gálio e Rubídio têm seus pontos de fusão e ebulição descritos na tabela:
A) O
que acontecerá se ambos os metais ficarem expostos à temperatura ambiente,
estando esta a 27°C?
Ambos estarão no estado sólido.
B)
Qual o estado físico dos dois metais num deserto onde a temperatura chega a
mais de 40 °C?
Estado líquido.
5. O ponto de fusão do ferro é igual a 1530 ºC e o ponto de
ebulição é de 2 450ºC. Baseado nisso, qual será o
estado físico do ferro nas seguintes temperaturas:
a.
25 ºC: estado sólido
b.
130 ºC: estado sólido
c.
1 459 ºC: estado sólido
d.
2 235 ºC: estado líquido
e.
3 002 ºC: estado gasoso
6. Para combater traças e
baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o
passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma
mudança de estado físico chamada de:
- Solidificação.
- Condensação.
- Fusão.
- Sublimação.
- Evaporação.
7. Considere a
tabela de pontos de fusão e de ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de
pressão.
A 50ºC, encontram-se no estado líquido:
a) cloro e flúor.
b) cloro e iodo.
c) mercúrio e iodo.
d) flúor e bromo.
e) bromo e mercúrio.
8. Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário; SUBLIMAÇÃO
II – Uma vasilha de água deixada no freezer; SOLIDIFICAÇÃO
III- Uma vasilha de água deixada no fogo; EVAPORAÇÃO
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido; FUSÃO
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes
fenômenos:
a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV.
Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.
9. Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos
afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm:
a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa.
b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
c) Ambos encontram-se na fase líquida.
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e) Ambos se encontram na fase sólida.
b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
c) Ambos encontram-se na fase líquida.
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e) Ambos se encontram na fase sólida.
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:
Atividades Turma C31 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020