** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos
assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca
temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês
podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser mostrar o texto ou o
seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp
(32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, lindinhos! ♥♥
Como na última aula fiz vocês trabalharem, hoje só vou pedir
para assistirem dois vídeos e pedir que respondam só uma perguntinha para cada
vídeo. O primeiro, prestem muita atenção
e me digam qual o erro que tem nele. Muita atenção. E me digam, vou esperar!
Bom vídeo!
Acessem o link abaixo para o 1º vídeo:
O segundo vídeo é uma animação, muito
engraçada, que menciona a Serra da Capivara, um lugar no Piaui, rico em
vestígios do homem pré-histórico brasileiro. Gostaria que me respondessem se
esse homem primitivo faz parte dos grupos dos nômades ou dos sedentários. Essa
é muito fácil!J
Acessem o link abaixo para o segundo vídeo:
** ARTES – Profª Mônica
Ouça o áudio da professora e
realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar
o retorno das atividades pelo Facebook da escola ou pelo nosso Whatsapp (3289-5971)!
Lembre-se sempre de usar a #artesgjb31.
Clique no vídeo para ouvir o áudio:
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José
👉Assistam ao vídeo que o
professor José fez com a atividade para vocês!
Acessem
o vídeo:
** MATEMÁTICA – Profº Renato
ð Atividade 1: Assista os vídeos que o professor Renato fez explicando o conteúdo de Expressões Numéricas!
Vídeo Expressões Numéricas - Parte 1
https://youtu.be/Olu0ohCl524
Vídeo Expressões Numéricas - Parte 2
https://youtu.be/15ErrJGRRno
ð Atividade 2: Copie e realize a atividade abaixo no caderno de Matemática!
Envie foto das suas resoluções para o WhatsApp da escola (3289-5971)!
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
⇨ Atividade sobre o poema "Duas dúzias de coisinhas
à-toa que fazem a gente feliz", de Otávio Roth, para ser copiada e
realizada no caderno de Língua Portuguesa.
1) Leia com atenção o poema.
Duas dúzias de coisinhas à
toa que fazem a gente feliz
Pintinho saindo do ovo
Começar caderno novo
Alegria do meu povo.
Espaguete ao dente
Um pé de meia quente
Melancia sem semente
Acordar com cafuné
Vista pela chaminé
Estalar os dedos do pé
Queijinhos vindo da França
Menina loura com trança
Dom Quixote e Sancho Pança
Barquinho na enxurrada
Queijo com goiabada
Beijinhos na namorada
Joaninha no nariz
Fazer um amigo feliz
Respingo de chafariz
Estrelinha piscando no céu
Melar o dedo no mel
Abrir clipe de papel
Alguém sempre por perto
Um saco de bombom aberto
Uma rima que deu certo
(Otávio Roth)
01) Justifique o título dado ao poema:
02) Copie do texto exemplos de diminutivo, dizendo sua
importância para o contexto e o que eles indicam:
03) Retire do poema dois adjetivos, dizendo a que
substantivos eles se referem:
04) Copie do texto dois nomes próprios:
05) Você sabe quem foi Dom Quixote e Sancho Pança? Pesquise
na internet e explique a importância deles para o poema:
06) De qual coisinha à-toa você mais gostou? Por quê?
07) Que coisinhas à-toa você acha que faltaram? Crie dois
tercetos (duas estrofes de três versos) rimando, seguindo o esquema do poema:
08) Que mensagem o poema transmite?
Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2019/10/atividade-sobre-poesia-duas-duzias-de.html.
Postado por: Andrea Dequinha. Acesso em 18/04/2020.
ATIVIDADE 1: Realize
a leitura do texto abaixo.
GPS – SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL TEM DIFERENTES
UTILIDADES
O GPS, ou Global Positioning System
(Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos
Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um
receptor, na superfície terrestre, que capte sinais emitidos por satélites. Ou
seja, trata-se de um sistema de posicionamento geográfico que nos dá as
coordenadas (que veremos mais adiante) de determinado lugar na Terra, desde que
tenhamos um receptor de sinais de GPS.
O GPS é considerado, atualmente, a
mais moderna e precisa forma de determinação da posição de um ponto na
superfície terrestre.
Usos
variados
Atualmente, o uso do GPS está ao
alcance dos diversos campos da atividade humana. O GPS é útil em praticamente
todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização
precisa dos envolvidos, como trabalhos de exploração, expedições dentro de
matas ou cavernas, além de ser importante para praticamente todos os veículos
de voo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se
encontram, no céu ou no mar.
Uma das aplicações mais exploradas
para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis. Ele é oferecido
com mapas das cidades e locais em que o motorista estiver trafegando, o que
permite traçar percursos e rotas com facilidade, além de possibilitar uma visão
geral da área que se está percorrendo. Até mesmo pessoas que se deslocam
constantemente por áreas pouco povoadas fazem uso do GPS.
A comunidade científica utiliza o GPS
pelo seu relógio altamente preciso. Durante certas experiências científicas,
pode-se registrar com precisão de microssegundos (0,000001 segundo) quando
determinada amostra foi obtida. Naturalmente, a localização do ponto onde a
amostra foi recolhida também pode ser importante.
Agrimensores diminuem custos e obtêm
levantamentos precisos mais rapidamente com o GPS. Guardas florestais,
trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos,
arqueólogos, bombeiros, todos são beneficiados pela tecnologia do GPS, que
também se torna cada vez mais popular entre ciclistas, balonistas, pescadores,
ecoturistas e aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas viagens.
Com a popularização do GPS, um novo
conceito surgiu: a agricultura de precisão. Uma máquina agrícola dotada de
receptor GPS armazena dados relativos à produtividade em um dispositivo de
memória que produz um mapa de produtividade da lavoura. As informações
permitem, inclusive, otimizar a aplicação de fertilizantes.
Fonte:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/gps-sistema-de-posicionamento-global-tem-diferentes-utilidades.htm
consultado em 16 de abril de 2020.
ATIVIDADE 2: No
seu caderno:
- Copie apenas o título do texto.
- Copie as questões abaixo e responda:
- O que é o sistema GPS?
- Qual a utilidade do GPS hoje em dia?
- Como o GPS é usado nos automóveis atualmente?
- Qual a utilidade do GPS para a comunidade
científica?
- Como o GPS é utilizado na agricultura?
- Cite exemplos de outras profissões que utilizam o
GPS.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
O solo
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção do trabalho sobre Os Tipos de
Solo!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.
Atividades:
1.Relacione os
tipos de solo às suas características.
( 1 )
Solo arenoso. ( 2 ) Solo argiloso.
( 3 ) Solo humífero
( 3 ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes
para as plantas e retém muita água (permeável).
( 1) Contém muita areia, é seco e
não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).
( 2 ) Contém muita argila, é úmido e
barrento ( pouco permeável).
A relação
correta de cima para baixo é:
A) 3, 1, 2
B) 2, 3, 1
C) 1, 2, 3
D) 3, 2, 1
2. Considerando o que você aprendeu sobre solo,
escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.
3. Uma análise do solo de onde Clarinha mora
revelou que este possui areia em maior quantidade do que os outros componentes.
Leia as informações a seguir e marque X naquela que se refere à característica
desse solo:
A) Trata-se de solo adequado ao cultivo de vegetais que se desenvolvem em solo alagado.
B) Esse tipo de solo é impermeável.
C) Esse solo armazena água facilmente.
D) Esse tipo de solo é bastante poroso.
A) Trata-se de solo adequado ao cultivo de vegetais que se desenvolvem em solo alagado.
B) Esse tipo de solo é impermeável.
C) Esse solo armazena água facilmente.
D) Esse tipo de solo é bastante poroso.
4. Uma aluna fazendo uma
pesquisa de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em locais bem longe
um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco
permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de
solo relacionando-os com as características citadas acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.
5. Que tipo de solo tem
partículas menores:
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.
6. O húmus presente em
certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo: