B31 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser  mostrar o texto ou o seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla

Vídeo: 

** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, lindinhos!

Como na última aula fiz vocês trabalharem, hoje só vou pedir para assistirem dois vídeos e pedir que respondam só uma perguntinha para cada vídeo. O primeiro,  prestem muita atenção e me digam qual o erro que tem nele. Muita atenção. E me digam, vou esperar!

Bom vídeo!
Prof. Ana😘

Acessem o link abaixo para o 1º vídeo:

O segundo vídeo é uma animação, muito engraçada, que menciona a Serra da Capivara, um lugar no Piaui, rico em vestígios do homem pré-histórico brasileiro. Gostaria que me respondessem se esse homem primitivo faz parte dos grupos dos nômades ou dos sedentários. Essa é muito fácil!J

Acessem o link abaixo para o segundo vídeo:

** ARTES – Profª Mônica

Ouça o áudio da professora e realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar o retorno das atividades pelo Facebook da escola ou pelo nosso Whatsapp (3289-5971)! Lembre-se sempre de usar a #artesgjb31.

Clique no vídeo para ouvir o áudio:


 ** ESPANHOL – Profª Adriana M.





** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

👉Assistam ao vídeo que o professor José fez com a atividade para vocês!

Acessem o vídeo: 

** MATEMÁTICA – Profº Renato

ð Atividade 1: Assista os vídeos que o professor Renato fez explicando o conteúdo de Expressões Numéricas! 


Vídeo Expressões Numéricas - Parte 1
https://youtu.be/Olu0ohCl524

Vídeo Expressões Numéricas - Parte 2
https://youtu.be/15ErrJGRRno

ð Atividade 2: Copie e realize a atividade abaixo no caderno de Matemática!
Envie foto das suas resoluções para o WhatsApp da escola (3289-5971)!



** PORTUGUÊS – Profª Silvana

⇨ Atividade sobre o poema "Duas dúzias de coisinhas à-toa que fazem a gente feliz", de Otávio Roth, para ser copiada e realizada no caderno de Língua Portuguesa.

1) Leia com atenção o poema.

Duas dúzias de coisinhas à toa que fazem a gente feliz



Pintinho saindo do ovo
Começar caderno novo
Alegria do meu povo.

Espaguete ao dente
Um pé de meia quente
Melancia sem semente

Acordar com cafuné
Vista pela chaminé
Estalar os dedos do pé

Queijinhos vindo da França
Menina loura com trança
Dom Quixote e Sancho Pança

Barquinho na enxurrada
Queijo com goiabada
Beijinhos na namorada

Joaninha no nariz
Fazer um amigo feliz
Respingo de chafariz

Estrelinha piscando no céu
Melar o dedo no mel
Abrir clipe de papel

Alguém sempre por perto
Um saco de bombom aberto
Uma rima que deu certo

(Otávio Roth)


 2) Agora responda:

01) Justifique o título dado ao poema:
02) Copie do texto exemplos de diminutivo, dizendo sua importância para o contexto e o que eles indicam:
03) Retire do poema dois adjetivos, dizendo a que substantivos eles se referem:
04) Copie do texto dois nomes próprios:
05) Você sabe quem foi Dom Quixote e Sancho Pança? Pesquise na internet e explique a importância deles para o poema:
06) De qual coisinha à-toa você mais gostou? Por quê?
07) Que coisinhas à-toa você acha que faltaram? Crie dois tercetos (duas estrofes de três versos) rimando, seguindo o esquema do poema:
08) Que mensagem o poema transmite?

Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2019/10/atividade-sobre-poesia-duas-duzias-de.html. Postado por: Andrea Dequinha. Acesso em 18/04/2020.

 ** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

ATIVIDADE 1: Realize a leitura do texto abaixo.

GPS – SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL TEM DIFERENTES UTILIDADES
Adaptado de Ronaldo Decicino

O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor, na superfície terrestre, que capte sinais emitidos por satélites. Ou seja, trata-se de um sistema de posicionamento geográfico que nos dá as coordenadas (que veremos mais adiante) de determinado lugar na Terra, desde que tenhamos um receptor de sinais de GPS.
O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa forma de determinação da posição de um ponto na superfície terrestre.

Usos variados

Atualmente, o uso do GPS está ao alcance dos diversos campos da atividade humana. O GPS é útil em praticamente todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização precisa dos envolvidos, como trabalhos de exploração, expedições dentro de matas ou cavernas, além de ser importante para praticamente todos os veículos de voo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram, no céu ou no mar.
Uma das aplicações mais exploradas para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis. Ele é oferecido com mapas das cidades e locais em que o motorista estiver trafegando, o que permite traçar percursos e rotas com facilidade, além de possibilitar uma visão geral da área que se está percorrendo. Até mesmo pessoas que se deslocam constantemente por áreas pouco povoadas fazem uso do GPS.
A comunidade científica utiliza o GPS pelo seu relógio altamente preciso. Durante certas experiências científicas, pode-se registrar com precisão de microssegundos (0,000001 segundo) quando determinada amostra foi obtida. Naturalmente, a localização do ponto onde a amostra foi recolhida também pode ser importante.
Agrimensores diminuem custos e obtêm levantamentos precisos mais rapidamente com o GPS. Guardas florestais, trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, todos são beneficiados pela tecnologia do GPS, que também se torna cada vez mais popular entre ciclistas, balonistas, pescadores, ecoturistas e aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas viagens.
Com a popularização do GPS, um novo conceito surgiu: a agricultura de precisão. Uma máquina agrícola dotada de receptor GPS armazena dados relativos à produtividade em um dispositivo de memória que produz um mapa de produtividade da lavoura. As informações permitem, inclusive, otimizar a aplicação de fertilizantes.


ATIVIDADE 2: No seu caderno:
  • Copie apenas o título do texto.
  • Copie as questões abaixo e responda:

  1. O que é o sistema GPS?
  2. Qual a utilidade do GPS hoje em dia?
  3. Como o GPS é usado nos automóveis atualmente?
  4. Qual a utilidade do GPS para a comunidade científica?
  5. Como o GPS é utilizado na agricultura?
  6. Cite exemplos de outras profissões que utilizam o GPS.

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

O solo

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção do trabalho sobre Os Tipos de Solo!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.

Atividades:
1.Relacione os tipos de solo às suas características.
 ( 1 ) Solo arenoso.     ( 2 ) Solo argiloso.        ( 3 ) Solo humífero

3 ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável).
1) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).
2  ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).

A relação correta de cima para baixo é:
A) 3, 1, 2
B) 2, 3, 1
C) 1, 2, 3
D) 3, 2, 1

2. Considerando o que você aprendeu sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
A) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
B) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
C) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
D) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.

3. Uma análise do solo de onde Clarinha mora revelou que este possui areia em maior quantidade do que os outros componentes. Leia as informações a seguir e marque X naquela que se refere à característica desse solo:
A) Trata-se de solo adequado ao cultivo de vegetais que se desenvolvem em solo alagado.
B) Esse tipo de solo é impermeável.
C) Esse solo armazena água facilmente.
D) Esse tipo de solo é bastante poroso.

4. Uma aluna fazendo uma pesquisa de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em locais bem longe um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.

I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.

Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionando-os com as características citadas acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.

5. Que tipo de solo tem partículas menores:
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.


6. O húmus presente em certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.


Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...