C21 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020


** FILOSOFIA – Profº Fábio

Aula 04 – Uma Música sobre palavras. “Palavras ao vento - Cassia Eller”

Para C20 copiar tudo e responder corretamente no caderno
– Leia atentamente a letra da música
– Para escutar abra o aplicativo da câmera do seu celular com internet e aponte para o QR code ou dê play no vídeo abaixo:



















Vídeo:                                


Palavras ao vento - Cassia Eller
Ando por aí querendo te encontrar. Em cada esquina, paro em cada olhar.
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva, minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será Palavras, apenas.
Palavras pequenas... Palavras...

Ando por aí querendo te encontrar. Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva, minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será palavras, apenas.
Palavras pequenas, Palavras, momentos.
Palavras, palavras, Palavras, palavras... Palavras ao vento...

Exercícios para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas cada):

1)    O que são “só palavras”? Por quê?
2)    O que são “Palavras ao vento”? Por quê?
3)    Qual a palavra mais bonita que existe? Por quê?
4)    Qual a palavra mais feia que existe? Por quê?
5)    Qual palavra você mais gosta de dizer? Por quê?
6)    Quais palavras você mais gosta de ouvir? Por quê? 

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser  mostrar o texto ou o seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla

Vídeo: 


** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, lindinhos!

Bueno, hoje é dia de copiar texto no caderno, mas como prometi, serão poucos parágrafos. A parte II deste texto deixaremos para a próxima aula.
Descobriram o que quer dizer proletariado? Ainda não vou contar!

Abaixo o texto que deverá ser copiado no caderno:

Bom trabalho
Prof. Ana😘


A Revolução Industrial (Parte I)

          A Revolução Industrial foi iniciada na Inglaterra por volta do ano 1760 e provocou mudanças muito profundas na organização da sociedade e na vida das pessoas. Prestaram atenção na frase? “profundas transformações”, por isso chamamos de revolução, lembram?
          Antes dessa revolução, grande parte dos europeus vivia no campo e dedicava-se às atividades primárias (agricultura, pesca etc.) apenas para o consumo da comunidade. Temos que lembrar que não existia eletricidade. Não usavam relógios, acordavam com o raiar do sol e recolhiam-se antes de escurecer.
          Nas cidades, as formas de produção predominantes eram o artesanato e a manufatura.
          No artesanato, a mercadoria era produzida, quase sempre, pela mesma pessoa. Por exemplo, o sapateiro era quem criava o modelo, cortava, costurava e colava o couro. O artesão era o dono da oficina, que ficava na sua própria casa, dono da matéria-prima e das ferramentas.
          A partir do século XV, uma nova classe social, a burguesia, começou a acumular lucros. Se dedicando ao comércio, esses negociantes passaram, então, a reunir trabalhadores em grandes oficinas, a oferecer-lhes a matéria-prima e uma remuneração pelo serviço prestado. Essa produção é chamada de manufatura (fabricar manualmente ou com máquina caseira). Nela, a oficina e as ferramentas pertencem ao capitalista (o que detém os recursos materiais) e cada trabalhador faz uma parte do trabalho.

** ESPANHOL – Profª Adriana M.







** ARTES – Profª Mônica

Ouça o áudio da professora e realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar o retorno das atividades pelo Facebook da escola ou pelo nosso Whatsapp (3289-5971)! Lembre-se sempre de usar a #artesgjc21.

Clique no vídeo para ouvir o áudio: 

** MATEMÁTICA – Profº Renato

ð Atividade para ser copiada e realizada no caderno de Matemática!

1) Resolva os sistemas pelo método da substituição:



















2) Resolva os sistemas pelo método da adição:

















Envie foto das suas resoluções para o WhatsApp da escola (3289-5971)!


** PORTUGUÊS – Profª Silvana

ð  Atividade para ser copiada e realizada no caderno de Língua Portuguesa.

1) Leia com atenção o cordel:



Coronavírus
Moraes Moreira

Eu temo o coronavírus
E zelo por minha vida
Mas tenho medo de tiros
Também de bala perdida,
A nossa fé é a vacina
O professor que me ensina
É a minha própria lida

Assombra-me a pandemia
Que agora domina o mundo
Mas tenho uma garantia
Não sou nenhum vagabundo,
Porque todo cidadão
Merece mais atenção
O sentimento é profundo

Eu não queria essa praga
Que não é mais do Egito
Não quero que ela traga
O mal que sempre eu evito,
Os males não são eternos
Pois os recursos modernos
Estão aí, acredito

De quem será esse lucro
Ou mesmo essa teoria?
Detesto falar de estupro
Eu gosto é de poesia,
Mas creio na consciência
E digo não à violência
Toda noite e todo dia

Eu tenho medo do excesso
Que seja em qualquer sentido
Mas também do retrocesso
Que anda por aí escondido,
Às vezes é que notamos
Passar o que já passamos
Jamais será esquecido

Até aceito a Polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta,
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta

Com tanta coisa inda cismo...
Estão na ordem do dia
Eu digo não ao machismo
Também à misoginia,
Tem outros que eu não aceito
É o tal do preconceito
E as sombras da hipocrisia

As coisas já foram postas
Mas prevalecem os reles
Queremos sim ter respostas
Sobre as nossas Marielles,
Em meio a um mundo efêmero
Não é só questão de gênero
Nem de homens ou mulheres

O que vale é o ser humano
E sua dignidade
Vivemos num mundo insano
Queremos mais liberdade,
Pra que tudo isso mude
Certeza, ninguém se ilude
Não tem tempo, nem idade



2) Agora responda:

a) Quem foi Moraes Moreira?

b) O que é Literatura de Cordel?

c) Quantas estrofes tem esse cordel?

d) E cada estrofe é composta por quantos versos?

e) Pesquise no dicionário o significado dos vocábulos (palavras) desconhecidos.

f) O que o autor quis dizer nos dois primeiros versos da terceira estrofe:
“Eu não queria essa praga/Que não é mais do Egito”?

g) Reflita sobre os dois últimos versos da sexta estrofe: “Só tenho mesmo uma arma/Que é a minha caneta”. O que um poeta pode fazer através das palavras?

h) Observe o terceiro e o quarto verso da oitava estrofe: “Queremos sim ter respostas/ Sobre as nossas Marielles,” Quem foi Marielle Franco? Por que Marielle está no plural (“Marielles”)?

i) Qual é a ideia central desse texto?

j) Construa duas estrofes com cinco versos em cada, fazendo uso de rimas, com essa mesma temática.

Profª Silvana - BOM TRABALHO J&

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Olá Pessoal!
          Como estão vocês? E a família? Espero que estejam todos se cuidando direitinho, com saúde e motivação para as boas práticas de exercícios! Por aqui sigo com saudades de todos vocês e imaginando que tipo de atividade seria adequada para este momento e possível de ser feita por vocês.
          Na última semana, enviei os vídeos sobre cultura indígena e pedi que fizessem uma reflexão sobre a situação destes povos frente à “pandemia”. Pensaram no assunto? Ouviram alguma notícia sobre como os indígenas estão se protegendo do Coronavírus?
          Para esta semana:
         - DESENHAR uma paisagem que coloque elementos da cultura indígena em destaque. Pode ser à lápis, canetinha, caneta…
          - CONFECÇÃO de uma PETECA com materiais que tem em casa, como por exemplo, embalagens de alimentos, plásticos, jornal ou papéis usados. A Natureza também agradece!

          A PETECA é um brinquedo de origem Tupi-Guarani, que significa “tapear, golpear ou bater com a mão”. Desenvolve muitas habilidades como agilidade, flexibilidade e coordenação motora. Pode ser bem interessante fazer e jogar um pouco com quem estiver em casa!
          Para mostrar como se faz, preparei um vídeo com as explicações e também com algumas possibilidades de jogadas! Gostaria que, se possível, enviassem fotos dos desenhos e petecas feitos por vocês, para o whatsapp da escola (3289-5971)!

Vídeo: 

IMPORTANTE: O Alongamento e exercícios da 1ª semana devem ser feitos todos os dias!

LEMBRAR: Tomar ÁGUA antes e depois dos exercícios e não esqueçam da RESPIRAÇÃO!

UM ABRAÇO, BOAS PRÁTICAS E BOA SEMANA!!!


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO

Continente Americano

O Continente Americano é uma porção de terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo (pequena faixa de terras situadas entre dois mares). Observe o mapa abaixo:
Mapa físico do continente americano

Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.
Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.
Na verdade, sob o ponto de vista geológico, o continente americano é considerado antigo, pois o seu relevo demonstra evidências de que esteja há mais tempo exposto aos agentes externos de transformação (vento, água, chuvas, clima, entre outros).
Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.
Na parte leste da América – tanto no Norte como no Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto Guiano (norte da América do Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina), Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).

Adaptado de Rodolfo F. Alves Pena

ATIVIDADE 2: Copie no seu caderno e responda as questões abaixo. Coloque o título:

O CONTINENTE AMERICANO

Responda:
1)    Descreva o continente americano de forma geral.
2)    Por que o continente americano é conhecido também como “Novo Mundo”
3)    Do ponto de vista geológico, o continente americano é novo? Justifique a sua resposta.
4)    Descreva o relevo da parte oeste do continente.
5)    Descreva o relevo da parte leste do continente.


** CIÊNCIAS – Profª Andréa


Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção do trabalho sobre o Sistema Genital!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.
Sistema genital
Atividades:

1. O epidídimo tem a função de:
a) armazenar espermatozoides.
b) produzir hormônio sexual masculino.
c) produzir espermatozoides.
d) produzir hormônios gonadotróficos.
e) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.

2. As glândulas seminais estão localizadas em uma região atrás da bexiga urinária do homem e são responsáveis pela produção de uma secreção que constitui grande parte do que chamamos de sêmen. Além das glândulas seminais, que outras glândulas são consideradas anexas do sistema genital masculino?
a) Epidídimo e uretra.
b) Próstata e glândulas bulbouretrais.
c) Glândulas bulbouretrais e bolsa escrotal.
d) Próstata e bexiga.
e) Pênis e glândulas bulbouretrais.
3. Relacione as colunas:

ÓRGÃO                                  

a) Ovários                    
b) Tubas uterinas                        
c) Vagina                    
d) Útero                        


REFERÊNCIA
(
C ) Canal que recebe o pênis durante o ato sexual.
(  
D) Órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez.
(  
A) Glândula onde ocorre a produção de gametas.
(  
B) Por onde o óvulo desloca após a ovulação rumo ao útero.

A relação correta é:

A) a, d, b, c
B) d, a, c, b
C) c, d, a, b
D) b, d, a, c

4. Relacione as colunas:
ÓRGÃO                                  
a) Testículos.          
b) Pênis.                    
c) Uretra.                  
d) Epidídimo.            
e) Próstata.                
f) Vesículas seminais.

REFERÊNCIA

(  
E) Produz secreção viscosa alcalina que faz parte do esperma.
(
A ) Glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides.
(  
F) Produzem secreção nutritiva para os espermatozoides.
(
D ) Local onde os espermatozoides acabam de se formar.
(
B ) Órgão que fica ereto quando o homem se excita durante o ato sexual.
(
C ) Canal do homem que faz parte do sistema excretor e reprodutor.

5. A relação correta é:
A) e, a, f, d, b, c
B) a, d, f, e, c, b
C) f, a, e, c, b, d
D) c, d, f, a, e, b
6. Qual o nome que recebe o conjunto formado por líquidos seminal e espermatozoides?
Sêmen ou esperma.

7. Qual o nome do processo de expulsão dos espermatozoides do corpo para o meio externo?

Ejaculação.


Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...