** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula 04 – Uma Música
sobre palavras. “Palavras ao vento - Cassia Eller”
Para C20 copiar tudo e responder corretamente no caderno
– Leia atentamente a letra da música
– Para escutar abra o aplicativo da câmera do seu celular
com internet e aponte para o QR code ou dê play no vídeo abaixo:
Vídeo:
Palavras ao vento - Cassia
Eller
Ando
por aí querendo te encontrar. Em cada esquina, paro em cada olhar.
Deixo
a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que
o nosso amor pra sempre viva, minha dádiva
Quero
poder jurar que essa paixão jamais será Palavras, apenas.
Palavras
pequenas... Palavras...
Ando
por aí querendo te encontrar. Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo
a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que
o nosso amor pra sempre viva, minha dádiva
Quero
poder jurar que essa paixão jamais será palavras, apenas.
Palavras
pequenas, Palavras, momentos.
Palavras,
palavras, Palavras, palavras... Palavras ao vento...
Exercícios
para Reflexão. Responda com suas palavras (mínimo 3 linhas cada):
1) O
que são “só palavras”? Por quê?
2) O
que são “Palavras ao vento”? Por quê?
4) Qual
a palavra mais feia que existe? Por quê?
5) Qual
palavra você mais gosta de dizer? Por quê?
6) Quais
palavras você mais gosta de ouvir? Por quê?
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos
assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca
temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês
podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser mostrar o texto ou o
seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp
(32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, lindinhos! ♥♥
Bueno, hoje é dia de copiar texto no caderno, mas como
prometi, serão poucos parágrafos. A parte II deste texto deixaremos para a
próxima aula.
Descobriram o que quer dizer proletariado? Ainda não vou contar!
Abaixo o texto que deverá ser copiado no caderno:
Bom trabalho
Prof. Ana😘
A Revolução Industrial
(Parte I)
A Revolução Industrial foi iniciada na
Inglaterra por volta do ano 1760 e provocou mudanças muito profundas na
organização da sociedade e na vida das pessoas. Prestaram atenção na frase? “profundas transformações”, por isso
chamamos de revolução, lembram?
Antes
dessa revolução, grande parte dos europeus vivia no campo e dedicava-se às
atividades primárias (agricultura, pesca etc.) apenas para o consumo da
comunidade. Temos que lembrar que não existia eletricidade. Não usavam
relógios, acordavam com o raiar do sol e recolhiam-se antes de escurecer.
Nas
cidades, as formas de produção predominantes eram o artesanato e a manufatura.
No
artesanato, a mercadoria era produzida, quase sempre, pela mesma pessoa. Por
exemplo, o sapateiro era quem criava o modelo, cortava, costurava e colava o
couro. O artesão era o dono da oficina, que ficava na sua própria casa, dono da
matéria-prima e das ferramentas.
A
partir do século XV, uma nova classe social, a burguesia, começou a acumular
lucros. Se dedicando ao comércio, esses negociantes passaram, então, a reunir
trabalhadores em grandes oficinas, a oferecer-lhes a matéria-prima e uma
remuneração pelo serviço prestado. Essa produção é chamada de manufatura
(fabricar manualmente ou com máquina caseira). Nela, a oficina e as ferramentas
pertencem ao capitalista (o que detém os recursos materiais) e cada trabalhador
faz uma parte do trabalho.
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
** ARTES – Profª Mônica
Ouça o áudio da professora e
realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar
o retorno das atividades pelo Facebook da escola ou pelo nosso Whatsapp (3289-5971)!
Lembre-se sempre de usar a #artesgjc21.
Clique no vídeo para ouvir o áudio:
** MATEMÁTICA – Profº Renato
ð Atividade para ser
copiada e realizada no caderno de Matemática!
1) Resolva os sistemas pelo método da substituição:
2) Resolva os sistemas pelo método da adição:
Envie
foto das suas resoluções para o WhatsApp da escola (3289-5971)!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
ð Atividade para ser copiada e realizada
no caderno de Língua Portuguesa.
1) Leia com
atenção o cordel:
Coronavírus
Moraes
Moreira
Eu temo o
coronavírus
E zelo por
minha vida
Mas tenho medo
de tiros
Também de bala
perdida,
A nossa fé é a
vacina
O professor que
me ensina
É a minha
própria lida
Assombra-me a
pandemia
Que agora
domina o mundo
Mas tenho uma
garantia
Não sou nenhum
vagabundo,
Porque todo
cidadão
Merece mais
atenção
O sentimento é
profundo
Eu não queria
essa praga
Que não é mais
do Egito
Não quero que
ela traga
O mal que
sempre eu evito,
Os males não
são eternos
Pois os
recursos modernos
Estão aí, acredito
De quem será
esse lucro
Ou mesmo essa
teoria?
Detesto falar
de estupro
Eu gosto é de
poesia,
Mas creio na
consciência
E digo não à
violência
Toda noite e
todo dia
Eu tenho medo
do excesso
Que seja em
qualquer sentido
Mas também do
retrocesso
Que anda por aí
escondido,
Às vezes é que
notamos
Passar o que já
passamos
Jamais será
esquecido
Até aceito a
Polícia
Mas quando muda
de letra
E se transforma
em milícia
Odeio essa
mutreta,
Pra combater o
que alarma
Só tenho mesmo
uma arma
Que é a minha
caneta
Com tanta coisa
inda cismo...
Estão na ordem
do dia
Eu digo não ao
machismo
Também à
misoginia,
Tem outros que
eu não aceito
É o tal do
preconceito
E as sombras da
hipocrisia
As coisas já
foram postas
Mas prevalecem
os reles
Queremos sim
ter respostas
Sobre as nossas
Marielles,
Em meio a um
mundo efêmero
Não é só
questão de gênero
Nem de homens
ou mulheres
O que vale é o
ser humano
E sua dignidade
Vivemos num
mundo insano
Queremos mais
liberdade,
Pra que tudo isso
mude
Certeza,
ninguém se ilude
Não tem tempo,
nem idade
2) Agora
responda:
a) Quem foi
Moraes Moreira?
b) O que é
Literatura de Cordel?
c) Quantas
estrofes tem esse cordel?
d) E cada
estrofe é composta por quantos versos?
e) Pesquise no
dicionário o significado dos vocábulos (palavras) desconhecidos.
f) O que o
autor quis dizer nos dois primeiros versos da terceira estrofe:
“Eu
não queria essa praga/Que não é mais do Egito”?
g) Reflita
sobre os dois últimos versos da sexta estrofe: “Só tenho mesmo uma arma/Que é a minha
caneta”. O
que um poeta pode fazer através das palavras?
h) Observe o
terceiro e o quarto verso da oitava estrofe: “Queremos sim ter respostas/ Sobre as
nossas Marielles,” Quem foi Marielle Franco? Por que Marielle está no plural
(“Marielles”)?
i) Qual é a
ideia central desse texto?
j) Construa
duas estrofes com cinco versos em cada, fazendo uso de rimas, com essa mesma
temática.
Profª Silvana - BOM TRABALHO
J&
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá Pessoal!
Como estão vocês? E a família? Espero
que estejam todos se cuidando direitinho, com saúde e motivação para as boas
práticas de exercícios! Por aqui sigo com saudades de todos vocês e imaginando
que tipo de atividade seria adequada para este momento e possível de ser feita
por vocês.
Na última semana, enviei os vídeos
sobre cultura indígena e pedi que fizessem uma reflexão sobre a situação destes
povos frente à “pandemia”. Pensaram no assunto? Ouviram alguma notícia sobre
como os indígenas estão se protegendo do Coronavírus?
Para
esta semana:
- DESENHAR uma paisagem que coloque
elementos da cultura indígena em destaque. Pode ser à lápis, canetinha, caneta…
- CONFECÇÃO de uma PETECA com materiais que tem em casa, como por
exemplo, embalagens de alimentos, plásticos, jornal ou papéis usados. A Natureza também agradece!
A PETECA é um brinquedo de origem
Tupi-Guarani, que significa “tapear, golpear ou bater com a mão”. Desenvolve
muitas habilidades como agilidade, flexibilidade e coordenação motora. Pode ser
bem interessante fazer e jogar um pouco com quem estiver em casa!
Para mostrar como se faz, preparei um
vídeo com as explicações e também com algumas possibilidades de jogadas! Gostaria
que, se possível, enviassem fotos dos desenhos e petecas feitos por vocês, para
o whatsapp da escola (3289-5971)!
Vídeo:
IMPORTANTE:
O Alongamento e exercícios da 1ª semana devem ser feitos todos os dias!
LEMBRAR:
Tomar ÁGUA antes e depois dos exercícios e não
esqueçam da RESPIRAÇÃO!
UM
ABRAÇO, BOAS PRÁTICAS E BOA SEMANA!!!
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO
Continente
Americano
O Continente Americano é uma porção de
terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste.
Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo
(pequena faixa de terras situadas entre dois mares). Observe o mapa abaixo:
Mapa físico do continente americano
Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e
uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente
(atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35
países independentes e 16 colônias.
Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo
Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais
continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos
europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.
Na verdade, sob o ponto de vista geológico, o
continente americano é considerado antigo, pois o seu relevo demonstra
evidências de que esteja há mais tempo exposto aos agentes externos de
transformação (vento, água, chuvas, clima, entre outros).
Falando em relevo, a estrutura física da América
apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada
de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira
dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas
pelo contato entre placas tectônicas.
Na parte leste da América – tanto no Norte como no
Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto Guiano (norte da América do
Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina),
Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).
Adaptado
de Rodolfo
F. Alves Pena
ATIVIDADE 2: Copie
no seu caderno e responda as questões abaixo. Coloque o título:
O
CONTINENTE AMERICANO
Responda:
1) Descreva
o continente americano de forma geral.
2) Por
que o continente americano é conhecido também como “Novo Mundo”
3) Do
ponto de vista geológico, o continente americano é novo? Justifique a sua
resposta.
4) Descreva
o relevo da parte oeste do continente.
5) Descreva
o relevo da parte leste do continente.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, iremos fazer a correção do trabalho sobre o Sistema
Genital!
As questões em vermelho são as corretas.
Boa correção!
Abraço,
Professora Andréa.
Sistema genital
Atividades:
1. O epidídimo tem a função de:
a) armazenar espermatozoides.
b) produzir hormônio sexual masculino.
c) produzir espermatozoides.
d) produzir hormônios gonadotróficos.
e) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das
secreções vaginais.
2. As glândulas seminais
estão localizadas em uma região atrás da bexiga urinária do homem e são
responsáveis pela produção de uma secreção que constitui grande parte do que
chamamos de sêmen. Além das glândulas seminais, que outras glândulas são
consideradas anexas do sistema genital masculino?
a) Epidídimo e uretra.
b) Próstata e glândulas
bulbouretrais.
c) Glândulas bulbouretrais
e bolsa escrotal.
d) Próstata e bexiga.
e) Pênis e glândulas
bulbouretrais.
3. Relacione as colunas:
ÓRGÃO
a) Ovários
b) Tubas uterinas
c) Vagina
d) Útero
ÓRGÃO
a) Ovários
b) Tubas uterinas
c) Vagina
d) Útero
REFERÊNCIA
( C ) Canal que recebe o pênis durante o ato sexual.
( D) Órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez.
( A) Glândula onde ocorre a produção de gametas.
( B) Por onde o óvulo desloca após a ovulação rumo ao útero.
A relação correta é:
A) a, d, b, c
B) d, a, c, b
C) c, d, a, b
D) b, d, a, c
A) a, d, b, c
B) d, a, c, b
C) c, d, a, b
D) b, d, a, c
4. Relacione as colunas:
ÓRGÃO
a) Testículos.
b) Pênis.
c) Uretra.
d) Epidídimo.
e) Próstata.
f) Vesículas seminais.
REFERÊNCIA
( E) Produz secreção viscosa alcalina que faz parte do esperma.
( A ) Glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides.
( F) Produzem secreção nutritiva para os espermatozoides.
( D ) Local onde os espermatozoides acabam de se formar.
( B ) Órgão que fica ereto quando o homem se excita durante o ato sexual.
( C ) Canal do homem que faz parte do sistema excretor e reprodutor.
5. A relação correta é:
A) e, a, f, d, b, c
B) a, d, f, e, c, b
C) f, a, e, c, b, d
D) c, d, f, a, e, b
ÓRGÃO
a) Testículos.
b) Pênis.
c) Uretra.
d) Epidídimo.
e) Próstata.
f) Vesículas seminais.
REFERÊNCIA
( E) Produz secreção viscosa alcalina que faz parte do esperma.
( A ) Glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides.
( F) Produzem secreção nutritiva para os espermatozoides.
( D ) Local onde os espermatozoides acabam de se formar.
( B ) Órgão que fica ereto quando o homem se excita durante o ato sexual.
( C ) Canal do homem que faz parte do sistema excretor e reprodutor.
5. A relação correta é:
A) e, a, f, d, b, c
B) a, d, f, e, c, b
C) f, a, e, c, b, d
D) c, d, f, a, e, b
6. Qual o nome que recebe o conjunto
formado por líquidos seminal e espermatozoides?
Sêmen ou esperma.
Sêmen ou esperma.
7. Qual o nome do processo de expulsão dos espermatozoides do corpo para o meio externo?
Ejaculação.
Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo: