C11 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020


** FILOSOFIA – Profº Fábio

Aula 04 – 1) Será que tu consegues entender um pouco mais sobre filosofia? 
(Copiar o texto de Fabio Goulart no caderno)

Esta é uma pergunta que já se tornou trivial e que se mostra muitas vezes como afirmação, ou seja, querendo atribuir a filosofia como algo sem utilidade e até mesmo sem fundamento. Mas afinal para que estudar e para que serve a filosofia? Podemos dizer que quando estudamos filosofia, passamos a pensar de diferentes maneiras, pois começamos a exercer o pensamento. A filosofia é a busca de novos horizontes, são questionamentos incessantes em busca de uma melhor resposta, porém com a certeza de nunca chegar ‘na resposta final’... A cada questionamento que fazemos, estamos buscando mais conhecimento, assim passamos a interpretar e pensar o mundo. Portanto, começamos a olhar as coisas com um novo olhar, sem continuar seguindo e repetindo as ideias dos outros e como um papagaio idiota.
Filosofamos quando nos admiramos e lidamos com o desconhecido, com o enigmático. A partir disso nasce o saber, ao percebermos nossa ignorância e fragilidade diante das coisas do mundo. Agora entra a questão: Isso tudo tem utilidade? Muitas vezes nos preocupamos em justificar a filosofia pela categoria do útil e consequentemente acabamos esquecendo de afirmar o valor da inutilidade. O inútil também tem seu valor, porque o mesmo proporciona algo essencial para a vida humana: "traz prazer". Qual a utilidade da música, da poesia e de uma pintura? Elas trazem prazer e juntamente com ele, experiência e conhecimento. Por isso, o prazer da filosofia é romper com as verdades e certezas que nos foram ensinadas, criando novas perspectivas e dando um significado à nossa vida, ou melhor, muitos significados. Enfim, com a filosofia nos libertamos dos diversos cárceres e criamos asas imensas que nos movimentam em direção oposta à obviedade. Eis o grande valor da inutilidade!
2) Realize o exercício de caça palavras:


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser  mostrar o texto ou o seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971), vamos adorar!
Abraços da Profe Carla

Vídeo: 

** ESPANHOL – Profª Adriana M.




** HISTÓRIA – Profª Ana

Olá, lindinhos!

Hoje vamos trabalhar um texto, exercitando a escrita. Como prometi que não seria muito extenso, só vamos copiar no caderno a Parte I. Na próxima semana terminaremos de copiar, ok? Se tiverem um tempinho e internet, busquem imagens das civilizações asteca, inca e maia!

Bom trabalho!
  Prof. Ana😘

Indígenas, muitos povos diferentes (texto adaptado de Mario Shmidt, História Crítica)
Parte I
Quando Cristóvão Colombo chegou na América, em 1492, e afundou suas botas nas areias da América, havia mais de 50 milhões de pessoas vivendo no continente. Os europeus chamaram os povos da América de índios (depois vou contar porque os chamaram assim). Nós até podemos utilizar a palavra índio se não nos esquecermos que os povos indígenas eram bem diferentes uns dos outros.
Cada nação indígena tinha seu próprio idioma, sua maneira de cortar o cabelo, de fazer ferramentas, de construir cabanas, de se vestir e se enfeitar, de moldar vasos, de casar, de fazer guerra, de preparar a comida, de cuidar dos filhos, de homenagear os mortos e os deuses. Portanto, cada povo indígena tinha sua própria vida cultural.
Os astecas, por exemplo, viviam no México. Por meio da guerra eles dominaram outros povos da região e absorveram elementos de suas culturas. O principal centro urbano era Tenochtitlán, fundado em 1325 de nossa era.
A civilização dos maias se desenvolveu no sul do México e viviam em aldeias independentes. Construíram prédios feitos de blocos de granito, pirâmides com templos no alto e eram capazes de elaborar calendários muito exatos.
Os incas viviam numa região onde hoje é o Peru, a Bolívia e o Equador. Seu império foi construído nas montanhas e suas armas, ferramentas e joias eram muito bem feitas.
Infelizmente, resta muito pouco dessas grandes civilizações, pois os conquistadores espanhóis destruíram, com sua dominação violenta, a grandeza de um passado que mostrava a capacidade dos indígenas pré-colombianos.

Pré-colombiano quer dizer o período anterior à chegada de Cristóvão Colombo.

** ARTES – Profª Mônica

Ouça o áudio da professora e realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar o retorno das atividades pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971)! Lembre sempre de usar a #artesgjc11.

Clique no link para ouvir o áudio: https://youtu.be/FYOxx1qOjj4




 ** MATEMÁTICA – Profº Renato



  

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

 è Atividade para ser copiada e realizada no caderno de Língua Portuguesa.

A) Leia com atenção o poema "Duas dúzias de coisinhas à-toa que fazem a gente feliz", de Otávio Roth.

Duas dúzias de coisinhas à toa que fazem a gente feliz

Pintinho saindo do ovo
Começar caderno novo
Alegria do meu povo.

Espaguete ao dente
Um pé de meia quente
Melancia sem semente

Acordar com cafuné
Vista pela chaminé
Estalar os dedos do pé

Queijinhos vindo da França
Menina loura com trança
Dom Quixote e Sancho Pança

Barquinho na enxurrada
Queijo com goiabada
Beijinhos na namorada

Joaninha no nariz
Fazer um amigo feliz
Respingo de chafariz

Estrelinha piscando no céu
Melar o dedo no mel
Abrir clipe de papel

Alguém sempre por perto
Um saco de bombom aberto
Uma rima que deu certo

(Otávio Roth)


B) Agora responda:

01) Justifique o título dado ao poema:
02) Copie do texto exemplos de diminutivo, dizendo sua importância para o contexto e o que eles indicam:
03) Retire do poema dois adjetivos, dizendo a que substantivos eles se referem:
04) Copie do texto dois nomes próprios:
05) Você sabe quem foi Dom Quixote e Sancho Pança? Pesquise na internet e explique a importância deles para o poema:
06) De qual coisinha à-toa você mais gostou? Por quê?
07) Que mensagem o poema transmite?
08) Assim que terminar o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, quais “coisinhas à-toa” você fará assim que tiver oportunidade?
09) Crie dois tercetos (duas estrofes de três versos) com rimas, com as “coisinhas à-toa” listadas na questão anterior (questão 8), seguindo a mesma lógica do poema:

Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2019/10/atividade-sobre-poesia-duas-duzias-de.html. Postado por: Andrea Dequinha. Acesso em 18/04/2020.


** CIÊNCIAS – Profª Andréa


Ar atmosférico - um experimento simples

Objetivos
- Realizar um experimento simples, observando e reconhecendo a presença do ar.
- Levantar hipóteses sobre o fato ocorrido.
- Relatar as observações e argumentar.

Materiais
- 1 balde pequeno;
- 1 copo de plástico;
- algodão ou papel.

Procedimento
- Realizar o seguinte procedimento para o experimento:
- Encher o balde com água.
- Colocar o algodão no fundo do copo.
- Mergulhar o copo com a boca voltada para baixo, cobrindo-o totalmente.
- Retirar o copo na mesma posição.
- Observar.
- Analisar.
- Levantar hipóteses (explicações) sobre o fato de ter entrado água no copo e não ter molhado o algodão ou o papel.

Escreva suas hipóteses:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

Assistam ao vídeo que o professor José fez com a atividade para vocês!




** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

ATIVIDADE 1: Realize a leitura do texto abaixo.

GPS – SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL TEM DIFERENTES UTILIDADES
Adaptado de Ronaldo Decicino

O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor, na superfície terrestre, que capte sinais emitidos por satélites. Ou seja, trata-se de um sistema de posicionamento geográfico que nos dá as coordenadas (que veremos mais adiante) de determinado lugar na Terra, desde que tenhamos um receptor de sinais de GPS.
O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa forma de determinação da posição de um ponto na superfície terrestre.

Usos variados

Atualmente, o uso do GPS está ao alcance dos diversos campos da atividade humana. O GPS é útil em praticamente todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização precisa dos envolvidos, como trabalhos de exploração, expedições dentro de matas ou cavernas, além de ser importante para praticamente todos os veículos de voo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram, no céu ou no mar.
Uma das aplicações mais exploradas para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis. Ele é oferecido com mapas das cidades e locais em que o motorista estiver trafegando, o que permite traçar percursos e rotas com facilidade, além de possibilitar uma visão geral da área que se está percorrendo. Até mesmo pessoas que se deslocam constantemente por áreas pouco povoadas fazem uso do GPS.
A comunidade científica utiliza o GPS pelo seu relógio altamente preciso. Durante certas experiências científicas, pode-se registrar com precisão de microssegundos (0,000001 segundo) quando determinada amostra foi obtida. Naturalmente, a localização do ponto onde a amostra foi recolhida também pode ser importante.
Agrimensores diminuem custos e obtêm levantamentos precisos mais rapidamente com o GPS. Guardas florestais, trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, todos são beneficiados pela tecnologia do GPS, que também se torna cada vez mais popular entre ciclistas, balonistas, pescadores, ecoturistas e aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas viagens.
Com a popularização do GPS, um novo conceito surgiu: a agricultura de precisão. Uma máquina agrícola dotada de receptor GPS armazena dados relativos à produtividade em um dispositivo de memória que produz um mapa de produtividade da lavoura. As informações permitem, inclusive, otimizar a aplicação de fertilizantes.


ATIVIDADE 2: No seu caderno:
  • Copie apenas o título do texto.
  • Copie as questões abaixo e responda:


  1. O que é o sistema GPS?
  2. Qual a utilidade do GPS hoje em dia?
  3. Como o GPS é usado nos automóveis atualmente?
  4. Qual a utilidade do GPS para a comunidade científica?
  5. Como o GPS é utilizado na agricultura?
  6. Cite exemplos de outras profissões que utilizam o GPS.

Baixe o arquivo desta atividade clicanco no link abaixo:
Atividades Turma C11 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...