** FILOSOFIA – Profº Fábio
Aula
04 – 1) Será que tu consegues entender um pouco mais sobre filosofia?
(Copiar o
texto de Fabio Goulart no caderno)
Esta é uma pergunta que já
se tornou trivial e que se mostra muitas vezes como afirmação, ou seja,
querendo atribuir a filosofia como algo sem utilidade e até mesmo
sem fundamento. Mas afinal para que estudar e para que serve a filosofia?
Podemos dizer que quando estudamos filosofia, passamos a pensar de
diferentes maneiras, pois começamos a exercer o pensamento. A filosofia é a busca
de novos horizontes, são questionamentos incessantes em busca de uma
melhor resposta, porém com a certeza de nunca chegar ‘na resposta final’... A
cada questionamento que fazemos, estamos buscando mais conhecimento,
assim passamos a interpretar e pensar o mundo. Portanto, começamos a
olhar as coisas com um novo olhar, sem continuar seguindo e repetindo as ideias
dos outros e como um papagaio idiota.
Filosofamos quando nos admiramos
e lidamos com o desconhecido, com o enigmático. A partir disso
nasce o saber, ao percebermos nossa ignorância e fragilidade diante das
coisas do mundo. Agora entra a questão: Isso tudo tem utilidade? Muitas vezes
nos preocupamos em justificar a filosofia pela categoria do útil e
consequentemente acabamos esquecendo de afirmar o valor da inutilidade. O
inútil também tem seu valor, porque o mesmo proporciona algo essencial
para a vida humana: "traz prazer". Qual a utilidade da música, da
poesia e de uma pintura? Elas trazem prazer e juntamente com ele, experiência e
conhecimento. Por isso, o prazer da filosofia é romper com as verdades e
certezas que nos foram ensinadas, criando novas perspectivas e dando um
significado à nossa vida, ou melhor, muitos significados. Enfim, com a
filosofia nos libertamos dos diversos cárceres e criamos asas imensas
que nos movimentam em direção oposta à obviedade. Eis o grande valor da
inutilidade!
2)
Realize o exercício de caça palavras:
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal!
No dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio! Vamos
assistir hoje "A Lenda da Vitória Régia, Naiá e Jaci". Na Biblioteca
temos vários livros sobre lendas e contos indígenas! Depois de assistir vocês
podem escrever e ilustrar a história! Quem quiser mostrar o texto ou o
seu desenho é só compartilhar pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971),
vamos adorar!
Abraços da Profe Carla
Vídeo:
** HISTÓRIA – Profª Ana
Olá, lindinhos! ♥♥
Hoje vamos trabalhar um texto, exercitando a
escrita. Como prometi que não seria muito extenso, só vamos copiar no caderno a
Parte I. Na próxima semana terminaremos de copiar, ok? Se tiverem um tempinho e
internet, busquem imagens das civilizações asteca,
inca e maia!
Bom trabalho!
Prof.
Ana😘
Indígenas,
muitos povos diferentes (texto adaptado de Mario Shmidt, História Crítica)
Parte I
Quando Cristóvão
Colombo chegou na América, em 1492, e afundou suas botas nas areias
da América, havia mais de 50 milhões de pessoas vivendo no continente. Os
europeus chamaram os povos da América de
índios (depois vou contar porque os chamaram assim). Nós até podemos
utilizar a palavra índio se não nos
esquecermos que os povos indígenas eram bem diferentes uns dos outros.
Cada nação indígena
tinha seu próprio idioma, sua maneira de cortar o cabelo, de fazer ferramentas,
de construir cabanas, de se vestir e se enfeitar, de moldar vasos, de casar, de
fazer guerra, de preparar a comida, de cuidar dos filhos, de homenagear os
mortos e os deuses. Portanto, cada povo indígena tinha sua própria vida
cultural.
Os astecas, por exemplo, viviam no México.
Por meio da guerra eles dominaram outros povos da região e absorveram elementos
de suas culturas. O principal centro urbano era Tenochtitlán, fundado em 1325 de
nossa era.
A civilização dos maias se desenvolveu no sul do México e
viviam em aldeias independentes. Construíram prédios feitos de blocos de
granito, pirâmides com templos no alto e eram capazes de elaborar calendários
muito exatos.
Os incas viviam numa região onde hoje é o
Peru, a Bolívia e o Equador. Seu império foi construído nas montanhas e suas
armas, ferramentas e joias eram muito bem feitas.
Infelizmente, resta
muito pouco dessas grandes civilizações, pois os conquistadores espanhóis
destruíram, com sua dominação violenta, a grandeza de um passado que mostrava a
capacidade dos indígenas pré-colombianos.
Pré-colombiano quer dizer o
período anterior à chegada de Cristóvão Colombo.
** ARTES – Profª Mônica
Ouça o áudio da professora e
realize as atividades solicitadas. Pode compartilhar
o retorno das atividades pelo facebook da escola ou pelo nosso whatsapp (32895971)!
Lembre sempre de usar a #artesgjc11.
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Pintinho saindo do ovo
è Atividade para ser copiada e realizada no caderno de
Língua Portuguesa.
A) Leia com atenção o poema
"Duas dúzias de coisinhas à-toa que fazem a gente feliz", de Otávio
Roth.
Duas dúzias de coisinhas à toa que fazem a gente feliz
Começar caderno novo
Alegria do meu povo.
Espaguete ao dente
Um pé de meia quente
Melancia sem semente
Acordar com cafuné
Vista pela chaminé
Estalar os dedos do pé
Queijinhos vindo da França
Menina loura com trança
Dom Quixote e Sancho Pança
Barquinho na enxurrada
Queijo com goiabada
Beijinhos na namorada
Joaninha no nariz
Fazer um amigo feliz
Respingo de chafariz
Estrelinha piscando no céu
Melar o dedo no mel
Abrir clipe de papel
Alguém sempre por perto
Um saco de bombom aberto
Uma rima que deu certo
(Otávio Roth)
B) Agora responda:
01) Justifique o título dado ao poema:
02) Copie do texto exemplos de diminutivo, dizendo sua
importância para o contexto e o que eles indicam:
03) Retire do poema dois adjetivos, dizendo a que
substantivos eles se referem:
04) Copie do texto dois nomes próprios:
05) Você sabe quem foi Dom Quixote e Sancho Pança? Pesquise
na internet e explique a importância deles para o poema:
06) De qual coisinha à-toa você mais gostou? Por quê?
07) Que mensagem o poema transmite?
08) Assim que terminar o isolamento social por causa da
pandemia do novo coronavírus, quais “coisinhas à-toa” você fará assim que tiver
oportunidade?
09) Crie dois tercetos (duas estrofes de três versos) com
rimas, com as “coisinhas à-toa” listadas na questão anterior (questão 8),
seguindo a mesma lógica do poema:
Disponível em:
https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2019/10/atividade-sobre-poesia-duas-duzias-de.html.
Postado por: Andrea Dequinha. Acesso em 18/04/2020.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Ar atmosférico - um experimento simples
Objetivos
- Realizar um experimento
simples, observando e reconhecendo a presença do ar.
- Levantar hipóteses sobre o
fato ocorrido.
- Relatar as observações e
argumentar.
Materiais
- 1 balde pequeno;
- 1 copo de plástico;
- algodão ou papel.
Procedimento
- Realizar o seguinte
procedimento para o experimento:
- Encher o balde com água.
- Colocar o algodão no fundo do
copo.
- Mergulhar o copo com a boca
voltada para baixo, cobrindo-o totalmente.
- Retirar o copo na mesma
posição.
- Observar.
- Analisar.
- Levantar hipóteses
(explicações) sobre o fato de ter entrado água no copo e não ter molhado o
algodão ou o papel.
Escreva suas hipóteses:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José
Assistam ao vídeo que o
professor José fez com a atividade para vocês!
Acessem
o link: https://youtu.be/OcpIRMnlNkE
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE 1: Realize
a leitura do texto abaixo.
GPS – SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL TEM DIFERENTES
UTILIDADES
O GPS, ou Global Positioning System
(Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos
Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um
receptor, na superfície terrestre, que capte sinais emitidos por satélites. Ou
seja, trata-se de um sistema de posicionamento geográfico que nos dá as
coordenadas (que veremos mais adiante) de determinado lugar na Terra, desde que
tenhamos um receptor de sinais de GPS.
O GPS é considerado, atualmente, a
mais moderna e precisa forma de determinação da posição de um ponto na
superfície terrestre.
Usos
variados
Atualmente, o uso do GPS está ao
alcance dos diversos campos da atividade humana. O GPS é útil em praticamente
todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização
precisa dos envolvidos, como trabalhos de exploração, expedições dentro de
matas ou cavernas, além de ser importante para praticamente todos os veículos
de voo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se
encontram, no céu ou no mar.
Uma das aplicações mais exploradas
para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis. Ele é oferecido
com mapas das cidades e locais em que o motorista estiver trafegando, o que
permite traçar percursos e rotas com facilidade, além de possibilitar uma visão
geral da área que se está percorrendo. Até mesmo pessoas que se deslocam
constantemente por áreas pouco povoadas fazem uso do GPS.
A comunidade científica utiliza o GPS
pelo seu relógio altamente preciso. Durante certas experiências científicas,
pode-se registrar com precisão de microssegundos (0,000001 segundo) quando
determinada amostra foi obtida. Naturalmente, a localização do ponto onde a
amostra foi recolhida também pode ser importante.
Agrimensores diminuem custos e obtêm
levantamentos precisos mais rapidamente com o GPS. Guardas florestais,
trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, geólogos,
arqueólogos, bombeiros, todos são beneficiados pela tecnologia do GPS, que
também se torna cada vez mais popular entre ciclistas, balonistas, pescadores,
ecoturistas e aventureiros que queiram apenas orientação durante as suas viagens.
Com a popularização do GPS, um novo
conceito surgiu: a agricultura de precisão. Uma máquina agrícola dotada de
receptor GPS armazena dados relativos à produtividade em um dispositivo de
memória que produz um mapa de produtividade da lavoura. As informações
permitem, inclusive, otimizar a aplicação de fertilizantes.
Fonte:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/gps-sistema-de-posicionamento-global-tem-diferentes-utilidades.htm
consultado em 16 de abril de 2020.
ATIVIDADE 2: No
seu caderno:
- Copie apenas o título do texto.
- Copie as questões abaixo e responda:
- O que é o sistema GPS?
- Qual a utilidade do GPS hoje em dia?
- Como o GPS é usado nos automóveis atualmente?
- Qual a utilidade do GPS para a comunidade
científica?
- Como o GPS é utilizado na agricultura?
- Cite exemplos de outras profissões que utilizam o
GPS.
Atividades Turma C11 - Semana: 13 a 17 de Abril - 2020