C31 - Semana: 06 até 09 de Abril - 2020

** CIÊNCIAS - Profª Andréa


⇒ ATIVIDADE: Copie e responda em seu caderno os exercícios abaixo referentes ao conteúdo postado na semana passada.


1. A formação de nuvens obedece ao ciclo da água na natureza, onde primeiro ocorre a evaporação e em seguida, a precipitação de gotículas de H2O. Imagine então o processo de formação das nuvens como sendo uma mudança de estado físico da água, qual dos itens abaixo melhor representa esta transformação:
a) dissolução
b) destilação
c) sublimação
d) decantação
e) filtração


 2. O período de seca é caracterizado pela ausência de chuvas, por isso, também conhecido como estiagem. Em algumas regiões, como no Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, este período é bem notório, pois afeta a própria saúde dos moradores. Dentre as principais queixas está a dificuldade de respirar e em alguns casos, ocorre até mesmo sangramento nas narinas.
Apresentamos aqui uma solução caseira para amenizar o problema: espalhe pelos cômodos da casa recipientes abertos contendo água. Mas o que acontece com essa água e porque o método se torna eficaz neste caso?
_______________________________________________

3. A formação de nuvens obedece ao ciclo da água na natureza, onde primeiro ocorre a evaporação e em seguida, a precipitação de gotículas de H2O. Imagine então o processo de formação das nuvens como sendo uma mudança de estado físico da água, qual dos itens abaixo melhor representa esta transformação:
a) dissolução
b) destilação
c) sublimação
d) decantação
e) filtração

4. Os metais Gálio e Rubídio têm seus pontos de fusão e ebulição descritos na tabela:

A) O que acontecerá se ambos os metais ficarem expostos à temperatura ambiente, estando esta a 27°C?
B) Qual o estado físico dos dois metais num deserto onde a temperatura chega a mais de 40 °C?

5. O ponto de fusão do ferro é igual a 1530 ºC e o ponto de ebulição é de 2450ºC. Baseado nisso, qual será o estado físico do ferro nas seguintes temperaturas:
a.     25 ºC:______________________
b.     130 ºC:_____________________
c.     1459 ºC:____________________
d.     2235 ºC:____________________
e.     3002 ºC:____________________

6. Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de:

a) Solidificação.
b) Condensação.
c) Fusão.
d) Sublimação.
e) Evaporação.

7. Considere a tabela de pontos de fusão e de ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão.

A 50ºC, encontram-se no estado líquido:
a) cloro e flúor.
b) cloro e iodo.
c) mercúrio e iodo.
d) flúor e bromo.
e) bromo e mercúrio.

8. Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário;
II – Uma vasilha de água deixada no freezer;
III- Uma vasilha de água deixada no fogo;
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido;

Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.

9. Analise os dados da tabela abaixo:

Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm: 
a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa. 

b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida. 
c) Ambos encontram-se na fase líquida. 
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.


e) Ambos se encontram na fase sólida.

** FILOSOFIA - Profº Fábio


Aula 03 – 
1) Será que tu consegues entender algumas frases de Immanuel Kant (Copiar as frases no caderno)

Esclarecimento  é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento ”

“Todavia, no homem, a lei possui  a forma de um imperativo, porque, na qualidade de ser racional, pode-se supor nele uma vontade pura; mas, por outro lado, sendo afetado por necessidades e por causas motoras sensíveis, não se pode supor nele uma vontade santa, isto é, tal que não lhe fosse possível esboçar qualquer máxima em contraposição à lei moral. Para aqueles seres a lei moral, portanto, é um imperativo que manda categoricamente, porque a lei é incondicionada.”

“A capacidade da vontade da razão humana de se autodeterminar segundo uma lei moral por ela mesmo estabelecida, sendo livre de ordens externas, paixões ou vícios. ”

2) Realize o exercício de caça palavras:

** HISTÓRIA - Profª Ana


Olá, queridos!

E aí, pesquisaram os dois conflitos que solicitei? Anotaram as informações relevantes no caderno? Espero que sim!
Pois hoje não precisarão pesquisar. Vou repassar as informações e vocês vão copiar no caderno. São mais dois conflitos que ocorreram durante o período da República Velha, tema que estamos estudando.

Bom trabalho
Prof. Ana 😘

1)    A Revolta da Vacina (1904)
A reforma urbana tinha o objetivo de fazer do Rio de Janeiro uma cidade semelhante às cidades europeias. Para isso, as populações pobres foram expulsas do centro da cidade, deslocando-se para os subúrbios, ou então montando barracos nos morros.
Durante o período, o governo resolveu vacinar a população contra a varíola. Ocorreu que o governo providenciou a vacinação da população sem o devido esclarecimento, ocasionando desconfiança e revoltas populares durante dez dias.

2) A Guerra do Contestado (1912-1915)
Foi um movimento camponês que aconteceu entre os estados do Paraná e Santa Catarina. No início do século XX, a região foi ocupada por grandes empresas que exploravam madeira e, ainda, uma empresa norteamericana que construía uma estrada de ferro. As empresas invadiram as terras dos camponeses, expulsando-os.
Liderados pelo “monge” José Maria, os camponeses se revoltaram e atacaram os agressores, arrancaram trilhos e incendiaram os galpões de serrarias.

Em 1915, o governo escolheu para defender as empresas e enviou um exército para massacrar os camponeses. 

** MATEMÁTICA - Profº Renato

⇨ Resolva os exercícios no caderno!


OPERAÇÕES COM RADICAIS

1) Simplifique os radicais:














2) Calcule:

** ESPANHOL - Profª Adriana M.



** BIBLIOTECA - Profª Carla

Malandro, sábio e sedutor, Pedro Malazartes é um personagem dos contos populares brasileiros!
Na Biblioteca temos diversos destes contos! Vamos conhecer um pouco mais deste personagem!
Hoje vamos escutar "A sopa de Pedras".Logo em seguida podem escrever a história usando as suas próprias palavras!
Abraços da Profe Carla




** ARTES - Profª Mônica







** EDUCAÇÃO FÍSICA - Profª Cláudia

Oi pessoal!


          Muitas saudades de todos vocês! Saudade das risadas, gritarias, correrias e abraços apertados, não é mesmo? E aquele “papo” amigo? Mas, ainda é muito importante o nosso “isolamento social” para evitar que o vírus “Covid 19” se espalhe rapidamente entre nós!

          Portanto, espero sinceramente que estejam bem firmes e saudáveis. Volto a repetir que a Atividade Física frequente e moderada é fundamental neste momento.

      A sequência de Alongamento e exercícios deve ser executada todos os dias!!!

            Lembrem-se de tomar ÁGUA!

         

         Para esta semana, proponho que assistam os vídeos que selecionei sobre a cultura indígena. 

Depois, convido a pensarem um pouco sobre as nossas “heranças” indígenas e como se relacionam com o mundo atual. Peço que escutem nas mídias, notícias sobre indígenas brasileiros e a situação frente a “pandemia do Corona vírus”. Voltaremos a refletir sobre a cultura indígena na próxima semana.

          Para esta semana, vamos acrescentar na nossa sequência, a cópia do exercício do Avião e de Respiração para “acalmar a ansiedade”, ok?
          
COPIE:
1)    AVIÃO - Equilibrando-se numa perna só, vai inclinando o tronco para frente com os braços abertos lateralmente e elevando a perna que está no ar para trás. Repita com as 2 pernas, contando até 10 de cada lado.
2)   RESPIRAÇÃO - após o exercício de respiração no final da sequência, vamos continuar respirando tranquilamente e deitar no chão, com as costas bem encostadas no chão e as pernas flexionadas (os pés bem no chão). Coloque uma das mãos sobre a barriga e encha de ar sentindo a mão subir.
-  Inspirar, contando até 4 mentalmente
-  Segurar o ar, contando até 4 mentalmente
-  Expirar, contando até 4 mentalmente
-  Esperar, contando até 4 mentalmente
- Repetir o processo completo 8 vezes, buscando o máximo de concentração em si mesmo e relaxando com tranquilidade.

                    UM ABRAÇO, BOA SEMANA E BOAS PRÁTICAS!!!


** PORTUGUÊS - Profª Silvana

ATIVIDADE 1: 
⇨Observe atentamente na imagem as figuras, as cores, as frases, enfim, todos os detalhes.  



Após a observação da imagem,  responda às questões abaixo copiando o enunciado no caderno:



ATIVIDADE 2: Leia e copie o poema "O Homem; As viagens" de Carlos Drummond de Andrade no caderno.


O Homem; As Viagens 
Carlos Drummond de Andrade

O homem, bicho da terra tão pequeno
Chateia-se na terra
Lugar de muita miséria e pouca diversão,
Faz um foguete, uma cápsula, um módulo
Toca para a lua
Desce cauteloso na lua
Pisa na lua
Planta bandeirola na lua
Experimenta a lua
Coloniza a lua
Civiliza a lua
Humaniza a lua.

Lua humanizada: tão igual à terra.
O homem chateia-se na lua.
Vamos para marte - ordena a suas máquinas.
Elas obedecem, o homem desce em marte
Pisa em marte
Experimenta
Coloniza
Civiliza
Humaniza marte com engenho e arte.

Marte humanizado, que lugar quadrado.
Vamos a outra parte?
Claro - diz o engenho
Sofisticado e dócil.
Vamos a vênus.
O homem põe o pé em vênus,
Vê o visto - é isto?
Idem
Idem
Idem.

O homem funde a cuca se não for a júpiter
Proclamar justiça junto com injustiça
Repetir a fossa
Repetir o inquieto
Repetitório.

Outros planetas restam para outras colônias.
O espaço todo vira terra-a-terra.
O homem chega ao sol ou dá uma volta
Só para tever?
Não-vê que ele inventa
Roupa insiderável de viver no sol.
Põe o pé e:
Mas que chato é o sol, falso touro
Espanhol domado.

Restam outros sistemas fora
Do solar a col-
Onizar.
Ao acabarem todos
Só resta ao homem
(estará equipado?)
A dificílima dangerosíssima viagem
De si a si mesmo:
Pôr o pé no chão
Do seu coração
Experimentar
Colonizar
Civilizar
Humanizar
O homem
Descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
A perene, insuspeitada alegria

De con-viver.


** GEOGRAFIA - Profº Gilberto



ATIVIDADE: GLOBALIZAÇÃO

Leia o texto abaixo do site brasilescola e assista aos vídeos (youtube) e em seguida escreva no seu caderno, um texto explicando o que você entendeu por GLOBALIZAÇÃO, seus pontos positivos e negativos.


globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.

 

Mas o que é globalização exatamente?

O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.



A globalização permite, em tese, uma maior integração entre as diferentes áreas do planeta.

Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor.

Aspectos positivos e negativos da globalização


Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.
É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.

Vídeos

GLOBALIZAÇÃO – GEOBRASIL (Parte 1)

GLOBALIZAÇÃO – GEOBRASIL (Parte 2)




BOM TRABALHO!!😉



Baixei o PDF aqui 👉Turma C31 - Semana 3: 06 até 09 de Abril - 2020 


Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...