** HISTÓRIA – Profª Ana
E aí, assistiram a primeira parte do vídeo A história das coisas que enviei na
aula passada? O que acharam?
Hoje estou enviando a segunda parte do vídeo.
Peço que tomem nota das informações que considerarem importantes, pois na
próxima aula vou solicitar uma atividade, certo?
Vídeo:
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Comigo tudo certo,
mas com muita saudade das nossas aulas… Na última semana tivemos um feriadão
bem nos dias da Educação Física e por isso não enviei aulas para vocês.
Espero que estejam cuidando bem da
saúde sem esquecer dos ALONGAMENTOS e EXERCÍCIOS DIÁRIOS, pois a prática nos
traz inúmeros benefícios como já estudamos anteriormente e só depende de força
de vontade!
Para esta semana, dando continuidade
ao Tema da Semana do Meio Ambiente, estou enviando mais 2 episódios da série
“Guerreiros da Amazônia”. O nº 6 “Reflorestamento” e o nº7 “Atividade
Madeireira”. Nestes episódios, veremos como pode ser inspirador ver as pessoas
se unindo para vencer as dificuldades na comunidade em que vivem. Como, por
exemplo, vizinhos que se juntam em “mutirões” para cultivar uma “Horta
Comunitária” ou cuidar das árvores do bairro. Também vamos aprender sobre como
o valor da vida e da solidariedade devem orientar nossas decisões coletivas,
pois a vida deve estar sempre em primeiro lugar.
Episódios:
Reflorestamento
Atividade
Madeireira
ATIVIDADE:
-
Escrever numa folha para entregar
(pós-pandemia), algumas ideias e situações em que você perceba o valor da vida
em primeiro lugar. Pensando nos cuidados que estamos tendo para evitar o
contágio do COVID 19, em muitas pessoas ao mesmo tempo, podemos dizer que
colocamos a vida e a solidariedade em primeiro lugar?
-
Você concorda com estas medidas
tomadas até agora?
-
Na sua opinião, como poderíamos
planejar o retorno às aulas de uma forma solidária e colocando a vida em
primeiro lugar?
** ESPANHOL – Profª Adriana
M.
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Vídeo:
Abraços da Profe Carla!
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Leia o texto abaixo:
Copie as questões no seu
caderno e responda-as:
Ministros
de Meio Ambiente latino-americanos fecham acordo para acelerar proteção
ambiental
Ministros do Meio Ambiente e representantes
de países da América Latina e do Caribe fecharam
acordo na sexta-feira (12) em Buenos Aires com o objetivo de
intensificar os esforços para reduzir o lixo marinho, acelerar a ação
climática, potencializar a cooperação para a conservação da biodiversidade e
dos ecossistemas e transitar para produção e consumo sustentáveis.
Na 21ª Reunião do Fórum de Ministros do Meio
Ambiente da América Latina e do Caribe, os representantes de 28 países adotaram
a Declaração de Buenos Aires e aprovaram quatro acordos para enfrentar os
principais desafios ambientais da região nas áreas de mudanças climáticas, poluição,
biodiversidade e ecossistemas, e eficiência de recursos.
Mudanças
climáticas
Os ministros manifestaram sua preocupação com
os resultados do relatório especial recentemente publicado pelo Painel
Intergovernamental sobre Mudança Climática, que expôs as diferenças abismais
entre os efeitos de um aquecimento global de 1,5°C ou de 2°C até o fim do
século. Nesse sentido, pediram ações urgentes e ambiciosas para evitar uma
catástrofe climática, em linha com os objetivos do Acordo de Paris.
Pediram também um impulso ao planejamento e
aplicação de medidas de adaptação, fortalecer negócios inovadores, promover
políticas a favor das tecnologias limpas e da mobilidade urbana sustentável, e
aumentar o apoio aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Além disso, pediram que os países mais
desenvolvidos no nível global cumpram os compromissos de cooperação financeira
acordados em Paris.
Poluição
Em matéria de poluição, concordaram em fazer
maiores esforços para implementar planos nacionais e regionais contra o lixo
marinho através de restrições ao plástico, pesquisa e desenvolvimento de
materiais alternativos, gestão racional de dejetos e o monitoramento da
qualidade da água nas diversas etapas de seu percurso até o mar.
Nessa mesma área, concordaram em trabalhar em
estratégias para erradicar progressivamente a disposição inadequada de
resíduos, como os lixões ou a queima a céu aberto. Um terço dos rejeitos
sólidos da região — 145 mil toneladas diárias — acabam em lugares inadequados,
de acordo com um recente relatório da ONU Meio Ambiente.
Os países da região solicitaram à ONU Meio
Ambiente, que exerce a secretaria do fórum, constituir um grupo de trabalho que
contribua para o fechamento dos lixões informais, uma prática que ameaça a
qualidade dos recursos naturais da região e a saúde de seus habitantes.
Produção
e consumo sustentáveis
Os ministros e representantes concordaram em
fortalecer o desenho de políticas que favoreçam os padrões de produção e
consumo sustentáveis, tomando como base o conhecimento científico, e pediram
apoio financeiro internacional para desenvolver um programa de implementação da
Estratégia Regional de Consumo e Produção Sustentáveis.
Os países da América Latina e do Caribe
prepararam seus aportes antes da quarta sessão da Assembleia da ONU para o Meio
Ambiente, que ocorrerá de 11 a 15 de março de 2019 em Nairóbi, no Quênia, sob o
tema “Soluções inovadoras aos desafios ambientais e à produção e ao consumo
sustentáveis”.
Os governos da região reconheceram a
importância de abordar esse desafio e identificaram boas práticas na região,
como a proposta de etiquetagem ecológica regional promovida por Colômbia, Costa
Rica e México, denominada “Selo Ambiental América”.
Biodiversidade
e ecossistemas
Os ministros e representantes fizeram um
chamado a todos os países a criar e expandir as áreas protegidas para alcançar
as Metas de Aichi do Convênio sobre a Diversidade Biológica para 2020 e
aumentar qualidade da conservação, em especial no caso dos Estados que já
superaram as metas globais. Além disso, pediram a restauração dos sistemas
degradados com base em enfoques produtivos sustentáveis, como a silvicultura.
Anunciaram seu apoio à proposta do governo de
El Salvador e dos países do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) de
designar a década 2021-2030 como “A Década das Nações Unidas para a Restauração
dos Ecossistemas”, uma iniciativa apoiada pela ONU Meio Ambiente.
Além disso, avançaram nos acordos para formar
um Programa de Cooperação Regional para a Biodiversidade, que promova a coordenação
e o intercâmbio de informação em matéria de conservação e uso sustentável da
biodiversidade.
A 22ª reunião do Fórum será organizada em
2020 sob a presidência de Barbados.
Questões:
1)
Segundo a notícia, quais os objetivos
principais do encontro de ministros?
2)
Com relação as mudanças climáticas, o que foi
proposto?
Oi, pessoal! Tudo bem?
Atividade de interpretação textual para ser copiada e
respondida no caderno.
Bom trabalho!
_____________________________________________
Vou-me embora desta casa!
Moacyr Scliar
Existe alguma coisa pior do que ter quatro anos e brigar com o
pai?
(Existe: é ser pai e brigar com o filho de quatro anos. Mas
isto a criança só descobre muitos anos depois.)
Para um garoto de quatro anos, brigar com o pai, ou com a mãe,
significa romper com o mundo. Uma ruptura aliás frequente, porque há poucas
coisas que um guri goste mais de fazer do que brigar. Ele briga porque quer
comer e porque não quer comer; porque quer se vestir ou porque não quer se
vestir; e porque não quer tomar banho, não quer dormir, não quer juntar as
coisas que deixou espalhadas pelo chão. E porque quer uma lancha com pilhas, e
uma bicicleta, e uma nave espacial – de verdade. Todas estas coisas geram
bate-boca, ao final do qual o garoto diz, ultrajado:
- Ah, é? Pois então...
Pois então o quê? Um país pode ameaçar outro com mísseis, ou
com marines, ou com bloqueio; um adulto diz que vai quebrar a cara do inimigo;
mas, um garoto, pode ameaçar com quê? Com o único trunfo que eles têm:
- Eu vou-me embora desta casa!
Ao que, invariavelmente, os pais respondem: vai, vai de uma
vez. Ué, mas não seria o caso deles suplicarem, não meu filho, não vai, não
abandona teus velhos pais? Meio incrédulo, o guri repete:
- Olha que eu vou, hein?
Vai, é a dura resposta. E aí o menino não tem outro jeito:
para salvar sua honra (e como têm honra, os garotos de quatro anos!) ele tem de
partir. Começa arrumando a mala: numa sacola de plástico, ele coloca os objetos
mais necessários: um revólver de plástico, os homenzinhos do Playmobil (aos
quatros anos, o Kit de sobrevivência é notavelmente restrito).
Enquanto isto, os pais estão jantando, ou vendo TV,
aparentemente indiferentes ao grande passo que vai ser dado. O que só reforça a
disposição do filho pródigo em potencial: esses aí não me merecem, eu vou-me
embora mesmo.
Mas, para onde? Para onde, José? Manuel Bandeira podia ir para
Pasárgada, onde era amigo do rei; aos quatro anos, contudo, a relação com a
realeza é muito remota. O guri abre a porta da rua (essas coisas são mais
dramáticas em casa do que em apartamentos); olha para fora; está escuro, está
frio, chove. Ele hesita; está agora em território de ninguém, tão diminuto
quanto o é a sua independência. Ir ou não ir? Nem Hamlet viveu dilema tão
cruel. Lá de dentro vem um grito:
- Fecha essa porta que está frio!
Esta é a linha dura (pai ou mãe). Mas sempre há um mediador
–pai ou mãe – que negocia um recuo honroso:
- Está bem, vem para dentro. Vamos esquecer tudo!
O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por
fim, ele volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um
trem elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim
alcançada, o garoto volta para dentro. Até a próxima briga.
Quando, então:
- Eu vou-me embora desta casa!
____________________________________________________
Compreensão textual:
1) Pesquise na internet o poema “Vou-me embora pra Pasárgada”
de Manuel Bandeira e o sentido da frase “Ser ou não ser, eis a questão” dita
por Hamlet na peça homônima de William Shakespeare.
2) Consulte no dicionário o significado dos vocábulos
desconhecidos (exemplos: romper, ruptura, ultrajado, mísseis, marines,
bloqueio, trunfo, invariavelmente, suplicarem, incrédulo, honra, aparentemente,
indiferentes, pródigo, potencial, remota, hesita, independência, dilema,
mediador, recuo honroso e bravura).
3) Qual é a diferença entre uma mala feita por um adulto e a
mala feita pelo menino da história?
4) Por que o menino sentiu medo ao abrir a porta da casa?
5) O garoto volta para dentro de casa sob algumas condições.
Que condições seriam essas?
6) No texto os pais não se preocupam com a decisão do filho.
Explique por quê.
7) Crie outro final para a história mudando o último parágrafo
(O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por fim, ele
volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um trem
elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcançada, o
garoto volta para dentro. Até a próxima briga.
Quando, então:
- Eu vou-me embora desta
casa!).
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
PARA
LER!
Tipos
de gráficos no ensino:
O profissional da estatística se utiliza de
gráficos pois eles se propõem a diferentes usos: exploração, descoberta,
interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação, destaque, clareza,
contar uma história.
Os gráficos são recursos visuais muito
utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação
de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.
Tipos
de gráficos com melhor função pedagógica
Os gráficos com melhor função pedagógica são
os gráficos de colunas, barras e setores (pizza) pois são usados para mostrar
como o todo se divide em partes, para apresentar proporções.
Independentemente do tipo do gráfico, todos
os gráficos devem ter claramente indicados o seu título, o título do eixo das
abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical), a legenda e a fonte
dos dados da pesquisa.
Gráficos
de colunas
O gráfico de colunas é composto por duas
linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal, são
construídas as colunas que representam a variação (medidas ou quantidades
numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações,
representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no
eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que
queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de
cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem sempre possuir a mesma
largura e a distância entre elas deve ser constante. Também podemos representar
duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:
Exemplo de informação retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade demográfica (quantidade de pessoas
por região) era de 5 pessoas por quilômetro quadrado, já, em 2000, essa medida
era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.
EXERCÍCIOS
DE ANÁLISE DE GRÁFICOS: Para responder no caderno!
IMPORTANTE: Não precisa copiar o exercício no caderno,
apenas anote suas respostas. Tire foto e encaminhe para o whatsapp da escola.
1) O
gráfico a seguir apresenta as temperaturas médias durante um certo ano em
Estocolmo, capital da Suécia e uma das cidades mais lindas da
Escandinávia.
a) Em
que mês ocorreu a maior temperatura?
b) Em
que meses ocorreram as menores temperaturas?
c) Qual
foi diferença de temperatura entre Março e Abril?
5) Apresente os dados da tabela abaixo na forma de
gráfico de colunas.
Mês
|
Valor
arrecadado para a formatura
|
Agosto
|
R$ 350,00
|
Setembro
|
R$ 500,00
|
Outubro
|
R$ 450,00
|
Novembro
|
R$ 600,00
|
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos aprender sobre as Propriedades da Matéria!
Leiam o texto e o copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno de vocês.
Se cuidem, fiquem em casa!
Abraço,
Professora Andréa.
Propriedades da matéria
QUÍMICA
As propriedades da matéria auxiliam na identificação de uma substância e
podem ser: físicas, funcionais, químicas, organolépticas, entre outras.
Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa.
Porém, cada matéria pode apresentar uma ou mais características (propriedades da matéria) que
são diferentes de outra matéria, como também pode apresentar características
semelhantes.
Quando misturamos óleo na
água, ambos no estado líquido, percebemos rapidamente que um não se dissolve no
outro e posiciona-se de forma diferente no recipiente.
Essa simples mistura é suficiente para visualizarmos diversas
propriedades da matéria, como a solubilidade (por não se
dissolverem) e a densidade (por se posicionarem de forma
diferente).
De
uma forma geral, as propriedades
da matéria estão divididas em dois grupos, as gerais
e as específicas, todas exploradas a seguir:
Propriedades gerais da matéria
São
as características que toda matéria apresenta, independentemente do seu estado
físico (sólido, líquido ou gasoso).
Uma
matéria sempre apresenta a tendência de manter o seu estado, seja de repouso,
seja de movimento, a não ser que uma força externa influencie.
Fisicamente, massa é uma grandeza que indica a medida da inércia
ou da resistência de um corpo de ter seu movimento acelerado. Porém, podemos,
de uma forma geral, associar a massa à quantidade de partículas existentes em
uma matéria.
·
Volume
É o espaço que uma matéria ocupa independentemente do seu estado
físico.
·
Impenetrabilidade
Duas matérias não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Para
enchermos uma garrafa com água, por exemplo, o ar tem que sair dela.
·
Compressibilidade
É a característica que a matéria apresenta de diminuir o espaço
que estava ocupando quando submetida a uma força externa. Isso pode ser visto
quando tampamos a ponta de uma seringa e empurramos o gás em seu interior com o
êmbolo.
·
Elasticidade
É a característica que uma matéria tem de voltar à sua forma
original quando uma força externa a estica ou comprime.
·
Divisibilidade
É a capacidade que a matéria possui de ser dividida inúmeras vezes
sem deixar de ser o que ela é, isto é, não há modificação de sua composição
química.
Fonte: DIAS, Diogo Lopes. "Propriedades da
matéria"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm. Acesso em 11
de junho de 2020.
** FILOSOFIA – Profº Fábio
1º
Assista o vídeo atentamente clicando no link (https://youtu.be/-MB2i3_9WWQ) ou usando
o QR code –
2º
Anote as informações mais importantes que aparecem no vídeo.
Informações: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º
Escreva um resumo de no mínimo 10 linhas sobre o vídeo contendo também tua
opinião sobre o que assistiu. – OBS.: Fazer tudo no caderno de filosofia.
Resumo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BOM TRABALHO!!!