B31 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020


** HISTÓRIA – Profª Ana






Tudo certinho por aí?   Saudade! 
Bueno, vamos trabalhar?

Nós estamos estudando os egípcios. Já assistimos três vídeos. Agora vamos revisar algumas ideias sobre este povo.
Hoje vamos exercitar a escrita, portanto, copie no caderno o texto abaixo.

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

A SOCIEDADE EGÍPCIA NA ANTIGUIDADE

Os egípcios viveram no continente africano, há mais de 7000 anos atrás. Como eles viviam perto do rio (água doce), sua terra era boa para plantar e para criar animais. Assim, os egípcios conseguiam plantar e produzir sua comida.
          No Egito, quem trabalhava eram os escravos. Os escravos eram pessoas que perdiam as guerras para os egípcios.
Quem mandava no Egito era o faraó. O faraó era como um rei. Quando o faraó morria, quem ficava no seu lugar era o seu filho.
Os egípcios acreditavam em vários deuses. Estes deuses eram muito diferentes. Eles tinham um corpo humano e cabeças de animais. Os egípcios também acreditavam em reencarnação. Isto quer dizer que eles acreditavam que o faraó quando morria poderia viver novamente. Os faraós eram enterrados nas pirâmides.

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

No dia 28 de maio é comemorado o dia Mundial do Brincar, e dia 05 de Junho é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente. Preocupado e consciente do crescimento dos problemas ambientais no Brasil e no Mundo, as atividades desta semana tem como objetivo, reciclar, recriar e transformar materiais descartáveis em brinquedos. Todos devemos adotar uma postura de responsabilidade ambiental, para que assim possamos mudar e transformar o quadro atual do nosso planeta.

 Assistam o vídeo que o professor fez para a atividade desta semana!


Orientações para a próxima atividade:
# Juntar latas com tampa;
# Arames
# Barbante (tipo corda de varal);

Forte Abraço do Professor José.



 ** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal, tudo bem!
Para comemorar  o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!
Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar  o ambiente em que vivemos!
Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!


Abraços da Profe Carla!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo. Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.

Bom trabalho!

EXERCÍCIOS NOVA ORTOGRAFIA

1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21

2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu

3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem

4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas

6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.

7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
e) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde
** ARTES – Profª Mônica





 ** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Atividade 1 - Leia o texto abaixo.
Fusos horários
A hora marcada em nosso relógio não é a mesma hora de uma pessoa que mora no Japão. Enquanto que aqui no Brasil é dia, lá é noite, e vice-versa. Por que isso acontece? Essa diferença de hora está relacionada ao movimento de rotação da Terra e ao movimento aparente do sol.
No passado, antes do século XIX, as horas marcadas baseavam-se no movimento aparente do sol. Entretanto, o movimento de rotação da Terra não produz dias e noites iguais, e, por praticidade, adotou-se um tempo solar em que dia e noite tinham a mesma duração.
Mas essa praticidade durou somente até o século XIX, quando as pessoas começaram a deslocar-se de um lugar para o outro com mais intensidade. Dentro de um mesmo país, viram que existia uma diferença de hora de um lugar para outro, e isso causava grandes transtornos.
Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.
Assim, por votação, estabeleceu-se que o Meridiano Zero passaria no Observatório Astronômico de Greenwich, na Inglaterra, próximo a Londres. Isto é, o Meridiano de Greenwich passa a ser a referência da hora oficial mundial, a chamada hora GMT (Greenwich Mean Time).
A partir de então definiu-se os seguintes regulamentos:
  • A Terra possui 360° de esfera terrestre com o tempo de duração do movimento de rotação de 24 horas (valor arredondado). Logo, 360° ÷ 24h = 15º por hora. Portanto, a cada 15° no movimento de rotação tem-se uma hora.
  • O fuso horário referência, de Greenwich, tem a extensão de 7°30’ a leste e 7°30’ a oeste.
  • São, ao todo, 24 fusos horários. 12 ao Oeste e 12 ao Leste de Greenwich.
  • Para identificação da mudança dos fusos horários, adotou-se os sinais de “+ (mais)”, indicando as horas adiantadas, e “– (menos)“, indicando as horas atrasadas, sempre em relação a Greenwich.
  • Os fusos horários situados a Leste são adiantados em relação a Greenwich, enquanto que os fusos a Oeste estão atrasados. Isso acontece porque a Terra gira de Oeste para Leste, ou seja, o Sol “nasce” a Leste indo em direção ao Oeste.
Por vezes, alguns países são cortados por mais de um fuso horário, como é o caso Brasil. Por isso mesmo, muitos fizeram adaptações dos fusos oficiais aos limites jurídicos de seus territórios, a fim de não gerar transtornos econômicos e sociais.


Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida


Atividade 2 – No seu caderno, copie as questões abaixo e responda-as:

1)    Por que foram estabelecidos os fusos horários?
2)    Pode em um mesmo país ter mais de um fuso horário? Por quê?

** MATEMÁTICA – Profº Renato

Pinte de amarelo os múltiplos de 2, de azul os múltiplos de 3 e de vermelho os múltiplos de 5.
 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

Qual a cor final dos:
a)    Múltiplos de 6
b)    Múltiplos de 10
c)    Múltiplos de 15

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar outros instrumentos.



** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Queridos alunos e alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de vocês, o que essa história tem em comum  conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!

Para abrir o livro clique no título.  

 Malala




BOM TRABALHO!!!


Baixe o PDF aqui👉B31 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020


Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...