** HISTÓRIA – Profª Ana
Tudo certinho por aí? Saudade!
♥♥
Bueno, vamos trabalhar?
Nós estamos estudando os egípcios. Já assistimos
três vídeos. Agora vamos revisar algumas ideias sobre este povo.
Hoje vamos exercitar a escrita, portanto, copie no
caderno o texto abaixo.
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
Os egípcios viveram no continente africano, há mais
de 7000 anos atrás. Como eles viviam perto do rio (água doce), sua terra era
boa para plantar e para criar animais. Assim, os egípcios conseguiam plantar e
produzir sua comida.
No
Egito, quem trabalhava eram os escravos. Os escravos eram pessoas que perdiam
as guerras para os egípcios.
Quem
mandava no Egito era o faraó. O faraó era como um rei. Quando o faraó morria,
quem ficava no seu lugar era o seu filho.
Os
egípcios acreditavam em vários deuses. Estes deuses eram muito diferentes. Eles
tinham um corpo humano e cabeças de animais. Os egípcios também acreditavam em
reencarnação. Isto quer dizer que eles acreditavam que o faraó quando morria
poderia viver novamente. Os faraós eram enterrados nas pirâmides.
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
No dia 28 de maio é
comemorado o dia Mundial do Brincar, e dia 05 de Junho é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente. Preocupado e consciente do crescimento dos problemas
ambientais no Brasil e no Mundo, as atividades desta semana tem como objetivo,
reciclar, recriar e transformar materiais descartáveis em brinquedos. Todos
devemos adotar uma postura de responsabilidade ambiental, para que assim
possamos mudar e transformar o quadro atual do nosso planeta.
Assistam o vídeo que o professor fez para a atividade desta semana!
Orientações para a
próxima atividade:
# Juntar latas com
tampa;
# Arames
# Barbante (tipo
corda de varal);
Forte Abraço do
Professor José.
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal, tudo bem!
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!
Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar o ambiente em que vivemos!
Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!
Abraços da Profe Carla!
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um
vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo.
Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta
atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.
Bom trabalho!
EXERCÍCIOS NOVA ORTOGRAFIA
1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o
alfabeto da língua portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21
2. A regra atual para acentuação no português do
Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’,
‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu
3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode
ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem
4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as
palavras grafadas corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá
5. De acordo com as novas regras para o hífen,
passarão a ser corretas as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas
6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo
com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para
coordenar o projeto de infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com
ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para
coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e
com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para
co-ordenar o projeto de infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a
fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para
coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e
com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para
co-ordenar o projeto de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e
com ajústes a fazer.
7. Em quais das alternativas abaixo há apenas
palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União
Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União
Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União
Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União
Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
e) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União
Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde
Disponível em: https://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2013/exer-nova-orto.pdf. Acesso em: 29/05/2020.
** ARTES – Profª Mônica
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Atividade
1 -
Leia o texto abaixo.
Fusos
horários
A hora marcada em nosso relógio
não é a mesma hora de uma pessoa que mora no Japão. Enquanto que aqui no Brasil
é dia, lá é noite, e vice-versa. Por que isso acontece? Essa diferença de hora
está relacionada ao movimento de rotação da Terra e ao movimento aparente do
sol.
No passado, antes do século XIX,
as horas marcadas baseavam-se no movimento aparente do sol. Entretanto, o
movimento de rotação da Terra não produz dias e noites iguais, e, por praticidade,
adotou-se um tempo solar em que dia e noite tinham a mesma duração.
Mas essa praticidade durou
somente até o século XIX, quando as pessoas começaram a deslocar-se de um lugar
para o outro com mais intensidade. Dentro de um mesmo país, viram que existia
uma diferença de hora de um lugar para outro, e isso causava grandes
transtornos.
Para padronizar a hora
internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do
Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA),
definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas
as nações mundiais, criando os fusos horários.
Assim, por votação,
estabeleceu-se que o Meridiano Zero passaria no Observatório Astronômico de
Greenwich, na Inglaterra, próximo a Londres. Isto é, o Meridiano de Greenwich
passa a ser a referência da hora oficial mundial, a chamada hora GMT (Greenwich
Mean Time).
A partir de então definiu-se os seguintes
regulamentos:
- A
Terra possui 360° de esfera terrestre com o tempo de duração do movimento
de rotação de 24 horas (valor arredondado). Logo, 360° ÷ 24h = 15º por
hora. Portanto, a cada 15° no movimento de rotação tem-se uma hora.
- O
fuso horário referência, de Greenwich, tem a extensão de 7°30’ a leste e
7°30’ a oeste.
- São,
ao todo, 24 fusos horários. 12 ao Oeste e 12 ao Leste de Greenwich.
- Para
identificação da mudança dos fusos horários, adotou-se os sinais de “+
(mais)”, indicando as horas adiantadas, e “– (menos)“, indicando as horas
atrasadas, sempre em relação a Greenwich.
- Os
fusos horários situados a Leste são adiantados em relação a Greenwich,
enquanto que os fusos a Oeste estão atrasados. Isso acontece porque a
Terra gira de Oeste para Leste, ou seja, o Sol “nasce” a Leste indo em
direção ao Oeste.
Por vezes, alguns países são cortados
por mais de um fuso horário, como é o caso Brasil. Por isso mesmo, muitos
fizeram adaptações dos fusos oficiais aos limites jurídicos de seus
territórios, a fim de não gerar transtornos econômicos e sociais.
Publicado
por: Regis Rodrigues de Almeida
Atividade
2 –
No seu caderno, copie as questões abaixo e responda-as:
1) Por
que foram estabelecidos os fusos horários?
2) Pode
em um mesmo país ter mais de um fuso horário? Por quê?
** MATEMÁTICA – Profº Renato
Pinte de amarelo os múltiplos de 2, de azul os múltiplos
de 3 e de vermelho os múltiplos de 5.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
Qual a cor final dos:
a) Múltiplos
de 6
b) Múltiplos
de 10
c) Múltiplos
de 15
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** ESPANHOL – Profª Adriana
M.
NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA
COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA
ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar
outros instrumentos.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Queridos alunos e alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da
História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de
Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de
vocês, o que essa história tem em comum
conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem
para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!
Para abrir o livro clique no título.
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui👉B31 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020