** HISTÓRIA – Profª Ana
Todos bem por aí? Saudades! ♥♥
Vamos trabalhar, gente linda?
Nos dois últimos vídeos nós relembramos o que foi o
Feudalismo durante a Idade Média, conteúdo que estudamos no final do ano passado.
Lembram qual é o período da Idade Média? Relembrando:
ocorreu do século V até o XV, ou seja, do ano 476 até o ano 1453. Também vimos
isso no ano passado.
Agora vamos começar a falar de como tudo começou a
mudar na Europa Medieval. Não se preocupem, vamos bem devagar!
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
Copie o texto abaixo no caderno.
MUDANÇAS NA EUROPA MEDIEVAL(adaptado de Mário Schmidt)
Muitas vezes, as sociedades começam
a se transformar sem que as pessoas percebam direito a força dessa mudança. Foi
o que aconteceu com o feudalismo.
Aos poucos, surgiram pequenas novidades na economia feudal. Lembram que eles só
plantavam para a sua sobrevivência? Pois isso foi mudando e as transformações
foram destruindo o feudalismo de modo
bem lento.
O início das lentas mudanças ocorreu
nos séculos X, XI e XII. Naquela época, a Europa vivia um período de paz, sem
muitas guerras. Então, morriam menos pessoas. Mas se a mortalidade diminuiu,
você já sacou que a população europeia começou a crescer.
Mais gente, significava mais bocas
para alimentar. Como produzir comida para todos? A necessidade de aumentar a
produção de alimentos estimulou a criativade das pessoas. E então foram
realizadas descobertas sensacionais.
Mas isso eu conto na próxima aula!
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
No dia 28 de maio é comemorado o dia
Mundial do brincar, e dia 05 de Junho é celebrado o dia mundial do meio
ambiente. Preocupado e consciente do crescimento dos problemas ambientais no
Brasil e no Mundo, as atividades desta semana tem como objetivo, reciclar,
recriar e transformar materiais descartáveis em brinquedos. Todos devemos
adotar uma postura de responsabilidade ambiental, para que assim possamos mudar
e transformar o quadro atual do nosso planeta.
Assistam o vídeo que o professor fez para a
atividade!
Orientações para a próxima atividade:
# Juntar latas com tampa;
# Arames
# Barbante (tipo corda de varal);
Forte Abraço do Professor José.
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal, tudo bem!
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!
Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar o ambiente em que vivemos!
Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!
Abraços da Profe Carla!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um
vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo.
Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta
atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.
Bom trabalho!
EXERCÍCIOS NOVA
ORTOGRAFIA
1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua
portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21
2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar
todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’).
Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu
3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com
acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem
4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas
corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá
5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas
as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas
6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de
infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de
infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de
infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de
infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto
de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.
7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de
acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente,
arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente,
arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente,
arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente,
arqui-rival, saúde
e)
Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente,
arqui-rival, saúde
Disponível em: https://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2013/exer-nova-orto.pdf. Acesso em: 29/05/2020.
** ARTES – Profª Mônica
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Leia o texto no link abaixo....
No seu caderno, dê a definição de PLANALTO,
PLANÍCIE E DEPRESSÃO, citando dois exemplos de cada unidade de relevo.
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
Copiar
e responder no caderno!
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA
COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA
ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar
outros instrumentos.
Queridos alunos e
alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da
História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de
Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de
vocês, o que essa história tem em comum
conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem
para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!
Para abrir o livro, clique no título.
BOM TRABALHO!!!