** HISTÓRIA – Profª Ana
Assistiram
a primeira parte do vídeo com o título A história das coisas, enviada na aula passada? O que
acharam?
Hoje
envio a segunda parte e peço que tomem nota, no caderno, das informações que
considerem mais importantes, pois vou solicitar uma atividade na próxima aula,
certo?
Vídeo:
Bom
trabalho!
Prof.
Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Comigo tudo certo,
mas com muita saudade das nossas aulas… Na última semana tivemos um feriadão
bem nos dias da Educação Física e por isso não enviei aulas para vocês.
Espero que estejam cuidando bem da
saúde sem esquecer dos ALONGAMENTOS e EXERCÍCIOS DIÁRIOS, pois a prática nos
traz inúmeros benefícios como já estudamos anteriormente e só depende de força
de vontade!
Para esta semana, dando continuidade
ao Tema da Semana do Meio Ambiente, estou enviando mais 2 episódios da série
“Guerreiros da Amazônia”. O nº 6 “Reflorestamento” e o nº7 “Atividade
Madeireira”. Nestes episódios, veremos como pode ser inspirador ver as pessoas
se unindo para vencer as dificuldades na comunidade em que vivem. Como, por
exemplo, vizinhos que se juntam em “mutirões” para cultivar uma “Horta
Comunitária” ou cuidar das árvores do bairro. Também vamos aprender sobre como
o valor da vida e da solidariedade devem orientar nossas decisões coletivas,
pois a vida deve estar sempre em primeiro lugar.
Episódios:
Reflorestamento
Atividade
Madeireira
ATIVIDADE:
-
Escrever numa folha para entregar
(pós-pandemia), algumas ideias e situações em que você perceba o valor da vida
em primeiro lugar. Pensando nos cuidados que estamos tendo para evitar o
contágio do COVID 19, em muitas pessoas ao mesmo tempo, podemos dizer que
colocamos a vida e a solidariedade em primeiro lugar?
-
Você concorda com estas medidas
tomadas até agora?
-
Na sua opinião, como poderíamos
planejar o retorno às aulas de uma forma solidária e colocando a vida em
primeiro lugar?
** ESPANHOL – Profª Adriana
M.
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Vídeo:
Abraços da Profe Carla!
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Leia a notícia abaixo.
Copie no seu caderno a questão que se
encontra após o texto e responda-a:
Petição pede boicote a
produtos brasileiros na Alemanha por causa do desmatamento amazônico
Mais de 300 mil alemães já se juntaram a um abaixo-assinado que demanda às três maiores redes de
supermercado do país que não vendam produtos brasileiros em suas
unidades em protesto à escalada do desmatamento na Amazônia.
O abaixo-assinado, lançado na semana passada pela ONG alemã
Campact, menciona o PL 2.633 que tramita na Câmara propondo a flexibilização
regras para a regularização fundiária de uma tal maneira que pode incentivar
novas invasões de Terras Públicas e desmatamento ilegal na Amazônia.
O pedido é endereçado às companhias Lidl, Edeka e Aldi Nord, três
das maiores redes varejistas da Europa em faturamento. Caso o pedido seja bem
sucedido, os produtos brasileiros podem perder até 70% do mercado varejista na
Alemanha. A petição destaca também a reação de redes britânicas de
varejo, que ameaçaram boicotar produtos do Brasil caso as propostas de
regularização fundiária fossem aprovadas pelo Congresso Nacional no mês
passado.
Este é só mais um exemplo dos impactos que a desastrosa política
ambiental do governo Bolsonaro causa à imagem internacional do Brasil, trazendo
por fim prejuízos ao comércio exterior do país.
ClimaInfo, 16 de junho de
2020.
Responda:
1) Em
sua opinião, estas iniciativas (boicote) podem contribuir para a preservação do
meio ambiente? Justifique a sua resposta.
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Oi, pessoal! Tudo bem?
Atividade de interpretação textual para ser copiada e
respondida no caderno.
Bom trabalho!
_____________________________________________
Vou-me embora desta casa!
Moacyr Scliar
Existe alguma coisa pior do que ter quatro anos e brigar com o
pai?
(Existe: é ser pai e brigar com o filho de quatro anos. Mas
isto a criança só descobre muitos anos depois.)
Para um garoto de quatro anos, brigar com o pai, ou com a mãe,
significa romper com o mundo. Uma ruptura aliás frequente, porque há poucas
coisas que um guri goste mais de fazer do que brigar. Ele briga porque quer
comer e porque não quer comer; porque quer se vestir ou porque não quer se
vestir; e porque não quer tomar banho, não quer dormir, não quer juntar as
coisas que deixou espalhadas pelo chão. E porque quer uma lancha com pilhas, e
uma bicicleta, e uma nave espacial – de verdade. Todas estas coisas geram
bate-boca, ao final do qual o garoto diz, ultrajado:
- Ah, é? Pois então...
Pois então o quê? Um país pode ameaçar outro com mísseis, ou
com marines, ou com bloqueio; um adulto diz que vai quebrar a cara do inimigo;
mas, um garoto, pode ameaçar com quê? Com o único trunfo que eles têm:
- Eu vou-me embora desta casa!
Ao que, invariavelmente, os pais respondem: vai, vai de uma
vez. Ué, mas não seria o caso deles suplicarem, não meu filho, não vai, não
abandona teus velhos pais? Meio incrédulo, o guri repete:
- Olha que eu vou, hein?
Vai, é a dura resposta. E aí o menino não tem outro jeito:
para salvar sua honra (e como têm honra, os garotos de quatro anos!) ele tem de
partir. Começa arrumando a mala: numa sacola de plástico, ele coloca os objetos
mais necessários: um revólver de plástico, os homenzinhos do Playmobil (aos
quatros anos, o Kit de sobrevivência é notavelmente restrito).
Enquanto isto, os pais estão jantando, ou vendo TV,
aparentemente indiferentes ao grande passo que vai ser dado. O que só reforça a
disposição do filho pródigo em potencial: esses aí não me merecem, eu vou-me
embora mesmo.
Mas, para onde? Para onde, José? Manuel Bandeira podia ir para
Pasárgada, onde era amigo do rei; aos quatro anos, contudo, a relação com a
realeza é muito remota. O guri abre a porta da rua (essas coisas são mais
dramáticas em casa do que em apartamentos); olha para fora; está escuro, está frio,
chove. Ele hesita; está agora em território de ninguém, tão diminuto quanto o é
a sua independência. Ir ou não ir? Nem Hamlet viveu dilema tão cruel. Lá de
dentro vem um grito:
- Fecha essa porta que está frio!
Esta é a linha dura (pai ou mãe). Mas sempre há um mediador
–pai ou mãe – que negocia um recuo honroso:
- Está bem, vem para dentro. Vamos esquecer tudo!
O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por
fim, ele volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um trem
elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcançada, o
garoto volta para dentro. Até a próxima briga.
Quando, então:
- Eu vou-me embora desta casa!
____________________________________________________
Compreensão textual:
1) Pesquise na internet o poema “Vou-me embora pra Pasárgada”
de Manuel Bandeira e o sentido da frase “Ser ou não ser, eis a questão” dita
por Hamlet na peça homônima de William Shakespeare.
3) Qual é a diferença entre uma mala feita por um adulto e a
mala feita pelo menino da história?
4) Por que o menino sentiu medo ao abrir a porta da casa?
5) O garoto volta para dentro de casa sob algumas condições.
Que condições seriam essas?
6) No texto os pais não se preocupam com a decisão do filho.
Explique por quê.
7) Crie outro final para a história mudando o último parágrafo
(O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por fim, ele
volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um trem
elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcançada, o
garoto volta para dentro. Até a próxima briga.
Quando, então:
- Eu vou-me embora desta
casa!).
** ARTES – Profª Mônica
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos
aprender sobre o Hormônio Testosterona!
Leiam o texto e o
copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do
caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno
de vocês.
Se cuidem, fiquem
em casa!
Abraço, Professora
Andréa.
Testosterona
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, atuando
em diversas partes do corpo e influenciando o comportamento e o desempenho
físico e sexual.
Este hormônio atua
principalmente no desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como os
testículos e próstata. Além disso, está relacionado à produção de massa
muscular, saúde dos ossos e crescimento de cabelos e pelos pelo corpo.
A testosterona é considerada um
hormônio que está relacionado ao bem-estar e saúde.
Função da testosterona
No corpo humano, a
testosterona atua de diversas formas e, caso apresente alterações, alguns
sintomas são percebidos.
Conheça a seguir como
este importante hormônio do corpo masculino atua no organismo.
·
Motivação: a
testosterona atua no sistema nervoso, contribuindo com a produção de energia,
capacidade de concentração e no humor.
·
Perda de massa óssea: por
estar relacionada ao crescimento e desenvolvimento dos ossos, a testosterona
pode influenciar na densidade óssea.
·
Crescimento dos pelos: a
produção da testosterona inicia nos homens por volta dos 12 anos, representando
a puberdade masculina, que estimula o
crescimento dos pelos pelo corpo.
·
Desejo sexual: este
é um comportamento que mais está relacionado com a atuação da testosterona no
organismo, visto que influencia no desejo sexual.
·
Desenvolvimento muscular: assim
como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem
nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os
20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.
** MATEMÁTICA – Profº Renato
PARA LER!
Tipos de gráficos no ensino:
O profissional da
estatística se utiliza de gráficos pois eles se propõem a diferentes usos:
exploração, descoberta, interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação,
destaque, clareza, contar uma história.
Os gráficos são
recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das
informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e
televisão.
Tipos de gráficos com melhor função
pedagógica
Os gráficos com
melhor função pedagógica são os gráficos de colunas, barras e setores (pizza)
pois são usados para mostrar como o todo se divide em partes, para apresentar
proporções.
Independentemente do
tipo do gráfico, todos os gráficos devem ter claramente indicados o seu título,
o título do eixo das abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical),
a legenda e a fonte dos dados da pesquisa.
Gráficos de colunas
O gráfico de colunas
é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo
horizontal, são construídas as colunas que representam a variação (medidas ou
quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações,
representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no
eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que
queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de
cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem
sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Também podemos representar duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:
Exemplo de informação
retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade
demográfica (quantidade de pessoas por região) era de 5 pessoas por quilômetro
quadrado, já, em 2000, essa medida era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.
EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DE GRÁFICOS: Para responder no caderno!
IMPORTANTE: Não precisa
copiar o exercício no caderno, apenas anote suas respostas. Tire foto e
encaminhe para o whatsapp da escola.
1) O gráfico a seguir apresenta as temperaturas médias
durante um certo ano em Estocolmo, capital da Suécia e uma das cidades mais
lindas da Escandinávia.
a) Em que mês ocorreu a maior temperatura?
b) Em que meses ocorreram as menores temperaturas?
c) Qual foi diferença de temperatura entre Março e Abril?
1º
Assista o vídeo atentamente clicando no link(https://youtu.be/-MB2i3_9WWQ) ou usando
o QR code –
2º
Anote as informações mais importantes que aparecem no vídeo.
Informações:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º
Escreva um resumo de no mínimo 10 linhas sobre o vídeo contendo também tua
opinião sobre o que assistiu. – OBS.: Fazer tudo no caderno de filosofia.
Resumo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui 👉 C21 - Semana 13: 15 a 19 de Junho - 2020