C21 - Semana: 15 a 19 de Junho - 2020



** HISTÓRIA – Profª Ana

  Como estão, lindinhos?
Assistiram a primeira parte do vídeo com o título A história das coisas, enviada na aula passada? O que acharam?
Hoje envio a segunda parte e peço que tomem nota, no caderno, das informações que considerem mais importantes, pois vou solicitar uma atividade na próxima aula, certo?

Vídeo: 


Bom trabalho!
Prof. Ana😘

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Olá, pessoal!
          Tudo bem com vocês? Comigo tudo certo, mas com muita saudade das nossas aulas… Na última semana tivemos um feriadão bem nos dias da Educação Física e por isso não enviei aulas para vocês.
          Espero que estejam cuidando bem da saúde sem esquecer dos ALONGAMENTOS e EXERCÍCIOS DIÁRIOS, pois a prática nos traz inúmeros benefícios como já estudamos anteriormente e só depende de força de vontade!
          Para esta semana, dando continuidade ao Tema da Semana do Meio Ambiente, estou enviando mais 2 episódios da série “Guerreiros da Amazônia”. O nº 6 “Reflorestamento” e o nº7 “Atividade Madeireira”. Nestes episódios, veremos como pode ser inspirador ver as pessoas se unindo para vencer as dificuldades na comunidade em que vivem. Como, por exemplo, vizinhos que se juntam em “mutirões” para cultivar uma “Horta Comunitária” ou cuidar das árvores do bairro. Também vamos aprender sobre como o valor da vida e da solidariedade devem orientar nossas decisões coletivas, pois a vida deve estar sempre em primeiro lugar.

Episódios:

Reflorestamento 

Atividade Madeireira 

          ATIVIDADE:
-       Escrever numa folha para entregar (pós-pandemia), algumas ideias e situações em que você perceba o valor da vida em primeiro lugar. Pensando nos cuidados que estamos tendo para evitar o contágio do COVID 19, em muitas pessoas ao mesmo tempo, podemos dizer que colocamos a vida e a solidariedade em primeiro lugar?
-       Você concorda com estas medidas tomadas até agora?
-       Na sua opinião, como poderíamos planejar o retorno às aulas de uma forma solidária e colocando a vida em primeiro lugar?

** ESPANHOL – Profª Adriana M.


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!

Vídeo: 
Abraços da Profe Carla!

** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Leia a notícia abaixo.
Copie no seu caderno a questão que se encontra após o texto e responda-a:


Petição pede boicote a produtos brasileiros na Alemanha por causa do desmatamento amazônico

Mais de 300 mil alemães já se juntaram a um abaixo-assinado que demanda às três maiores redes de supermercado do país que não vendam produtos brasileiros em suas unidades em protesto à escalada do desmatamento na Amazônia.
O abaixo-assinado, lançado na semana passada pela ONG alemã Campact, menciona o PL 2.633 que tramita na Câmara propondo a flexibilização regras para a regularização fundiária de uma tal maneira que pode incentivar novas invasões de Terras Públicas e desmatamento ilegal na Amazônia.
O pedido é endereçado às companhias Lidl, Edeka e Aldi Nord, três das maiores redes varejistas da Europa em faturamento. Caso o pedido seja bem sucedido, os produtos brasileiros podem perder até 70% do mercado varejista na Alemanha. A petição destaca também a reação de redes britânicas de varejo, que ameaçaram boicotar produtos do Brasil caso as propostas de regularização fundiária fossem aprovadas pelo Congresso Nacional no mês passado.
Este é só mais um exemplo dos impactos que a desastrosa política ambiental do governo Bolsonaro causa à imagem internacional do Brasil, trazendo por fim prejuízos ao comércio exterior do país.
ClimaInfo, 16 de junho de 2020.



Responda:

1)    Em sua opinião, estas iniciativas (boicote) podem contribuir para a preservação do meio ambiente? Justifique a sua resposta.

  
** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Oi, pessoal! Tudo bem?
Atividade de interpretação textual para ser copiada e respondida no caderno.
Bom trabalho!
_____________________________________________

Vou-me embora desta casa!
Moacyr Scliar
Existe alguma coisa pior do que ter quatro anos e brigar com o pai?
(Existe: é ser pai e brigar com o filho de quatro anos. Mas isto a criança só descobre muitos anos depois.)
Para um garoto de quatro anos, brigar com o pai, ou com a mãe, significa romper com o mundo. Uma ruptura aliás frequente, porque há poucas coisas que um guri goste mais de fazer do que brigar. Ele briga porque quer comer e porque não quer comer; porque quer se vestir ou porque não quer se vestir; e porque não quer tomar banho, não quer dormir, não quer juntar as coisas que deixou espalhadas pelo chão. E porque quer uma lancha com pilhas, e uma bicicleta, e uma nave espacial – de verdade. Todas estas coisas geram bate-boca, ao final do qual o garoto diz, ultrajado:
- Ah, é? Pois então...
Pois então o quê? Um país pode ameaçar outro com mísseis, ou com marines, ou com bloqueio; um adulto diz que vai quebrar a cara do inimigo; mas, um garoto, pode ameaçar com quê? Com o único trunfo que eles têm:
- Eu vou-me embora desta casa!
Ao que, invariavelmente, os pais respondem: vai, vai de uma vez. Ué, mas não seria o caso deles suplicarem, não meu filho, não vai, não abandona teus velhos pais? Meio incrédulo, o guri repete:
- Olha que eu vou, hein?
Vai, é a dura resposta. E aí o menino não tem outro jeito: para salvar sua honra (e como têm honra, os garotos de quatro anos!) ele tem de partir. Começa arrumando a mala: numa sacola de plástico, ele coloca os objetos mais necessários: um revólver de plástico, os homenzinhos do Playmobil (aos quatros anos, o Kit de sobrevivência é notavelmente restrito).
Enquanto isto, os pais estão jantando, ou vendo TV, aparentemente indiferentes ao grande passo que vai ser dado. O que só reforça a disposição do filho pródigo em potencial: esses aí não me merecem, eu vou-me embora mesmo.
Mas, para onde? Para onde, José? Manuel Bandeira podia ir para Pasárgada, onde era amigo do rei; aos quatro anos, contudo, a relação com a realeza é muito remota. O guri abre a porta da rua (essas coisas são mais dramáticas em casa do que em apartamentos); olha para fora; está escuro, está frio, chove. Ele hesita; está agora em território de ninguém, tão diminuto quanto o é a sua independência. Ir ou não ir? Nem Hamlet viveu dilema tão cruel. Lá de dentro vem um grito:
- Fecha essa porta que está frio!
Esta é a linha dura (pai ou mãe). Mas sempre há um mediador –pai ou mãe – que negocia um recuo honroso:
- Está bem, vem para dentro. Vamos esquecer tudo!
O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por fim, ele volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um trem elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcançada, o garoto volta para dentro. Até a próxima briga.
Quando, então:
- Eu vou-me embora desta casa!
____________________________________________________

Compreensão textual:

1) Pesquise na internet o poema “Vou-me embora pra Pasárgada” de Manuel Bandeira e o sentido da frase “Ser ou não ser, eis a questão” dita por Hamlet na peça homônima de William Shakespeare.
 2) Consulte no dicionário o significado dos vocábulos desconhecidos (exemplos: romper, ruptura, ultrajado, mísseis, marines, bloqueio, trunfo, invariavelmente, suplicarem, incrédulo, honra, aparentemente, indiferentes, pródigo, potencial, remota, hesita, independência, dilema, mediador, recuo honroso e bravura).
3) Qual é a diferença entre uma mala feita por um adulto e a mala feita pelo menino da história?
4) Por que o menino sentiu medo ao abrir a porta da casa?
5) O garoto volta para dentro de casa sob algumas condições. Que condições seriam essas?
6) No texto os pais não se preocupam com a decisão do filho. Explique por quê.
7) Crie outro final para a história mudando o último parágrafo (O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por fim, ele volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um trem elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcançada, o garoto volta para dentro. Até a próxima briga.
Quando, então:
- Eu vou-me embora desta casa!).


** ARTES – Profª Mônica






** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos aprender sobre o Hormônio Testosterona!
Leiam o texto e o copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno de vocês.
Se cuidem, fiquem em casa!
Abraço, Professora Andréa.
Testosterona
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, atuando em diversas partes do corpo e influenciando o comportamento e o desempenho físico e sexual.
Este hormônio atua principalmente no desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como os testículos e próstata. Além disso, está relacionado à produção de massa muscular, saúde dos ossos e crescimento de cabelos e pelos pelo corpo.
A testosterona é considerada um hormônio que está relacionado ao bem-estar e saúde.

Função da testosterona
No corpo humano, a testosterona atua de diversas formas e, caso apresente alterações, alguns sintomas são percebidos.
Conheça a seguir como este importante hormônio do corpo masculino atua no organismo.
·       Motivação: a testosterona atua no sistema nervoso, contribuindo com a produção de energia, capacidade de concentração e no humor.
·       Perda de massa óssea: por estar relacionada ao crescimento e desenvolvimento dos ossos, a testosterona pode influenciar na densidade óssea.
·       Crescimento dos pelos: a produção da testosterona inicia nos homens por volta dos 12 anos, representando a puberdade masculina, que estimula o crescimento dos pelos pelo corpo.
·       Desejo sexual: este é um comportamento que mais está relacionado com a atuação da testosterona no organismo, visto que influencia no desejo sexual.
·       Desenvolvimento muscular: assim como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os 20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.



** MATEMÁTICA – Profº Renato

PARA LER!

Tipos de gráficos no ensino:

O profissional da estatística se utiliza de gráficos pois eles se propõem a diferentes usos: exploração, descoberta, interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação, destaque, clareza, contar uma história.
Os gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.

Tipos de gráficos com melhor função pedagógica

Os gráficos com melhor função pedagógica são os gráficos de colunas, barras e setores (pizza) pois são usados para mostrar como o todo se divide em partes, para apresentar proporções.
Independentemente do tipo do gráfico, todos os gráficos devem ter claramente indicados o seu título, o título do eixo das abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical), a legenda e a fonte dos dados da pesquisa.

Gráficos de colunas

O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal, são construídas as colunas que representam a variação (medidas ou quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações, representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante. Também podemos representar duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:

Exemplo de informação retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade demográfica (quantidade de pessoas por região) era de 5 pessoas por quilômetro quadrado, já, em 2000, essa medida era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.
                   



EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DE GRÁFICOS: Para responder no caderno!

IMPORTANTE: Não precisa copiar o exercício no caderno, apenas anote suas respostas. Tire foto e encaminhe para o whatsapp da escola.

1)    O gráfico a seguir apresenta as temperaturas médias durante um certo ano em Estocolmo, capital da Suécia e uma das cidades mais lindas da Escandinávia.  

a)    Em que mês ocorreu a maior temperatura?
b)    Em que meses ocorreram as menores temperaturas?
c)    Qual foi diferença de temperatura entre Março e Abril?








 ** FILOSOFIA – Profº Fábio

Assista o vídeo atentamente clicando no link(https://youtu.be/-MB2i3_9WWQ) ou usando o QR code 


Anote as informações mais importantes que aparecem no vídeo.
Informações: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escreva um resumo de no mínimo 10 linhas sobre o vídeo contendo também tua opinião sobre o que assistiu. – OBS.: Fazer tudo no caderno de filosofia.
Resumo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BOM TRABALHO!!!




Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...