B31 - Semana: 08 a 10 de Junho - 2020

Você sabia que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente???

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Este dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. 
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 08 de junho de 2020.

Pensando nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram suas atividades desta semana.


Bons estudos!!

** HISTÓRIA – Profª Ana

Como estão, lindinhos?

Nas aulas anteriores falamos sobre o Egito Antigo. Nesta semana vamos falar um pouquinho do Egito Moderno. Como no dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, pesquisei e achei essa matéria muito interessante. Nossa, uma floresta no deserto? Como pode? Pois é, os egípcios conseguiram. Uma grande ideia!
Vou pedir que leiam e comentem logo que puderem!
Boa leitura!
Prof. Ana😘

Egito transforma deserto em florestas utilizando água reaproveitada
País já plantou mais de 71 mil quilômetros quadrados de matas por meio do sistema.

por Globo Rural Online, com informações da Agência EFE
Eucalipto é uma das espécies que estão sendo plantadas nas florestas que usam água reaproveitada, no Egito

O governo do Egito desafia a natureza ao regar áreas desérticas com água reaproveitada para convertê-las em florestas, cuja superfície já equivale ao território do Panamá.

Tudo isso foi possível graças à água que utilizam, poluem e desperdiçam todos os dias os 80 milhões de egípcios. Ironicamente, esta é a melhor opção para as chamadas "florestas feitas à mão".

"A água residual pode transformar o que não é fértil, como o deserto, em algo fértil, já que contém nitrogênio, micronutrientes e substâncias orgânicas ricas para a terra", disse o professor do Instituto de Pesquisa de Solo, Água e Meio Ambiente, Nabil Kandil.

A opinião é compartilhada pelo professor do Departamento de Pesquisa de Contaminação da Água, Hamdy el Awady, que até ressalta a superioridade das plantas regadas com água reaproveitada. "Esse tipo de água tem muito mais nutrientes do que a água tratada e, por isso, é uma fonte extra de nutrição que pode fazer com que as plantas resistentes aos climas hostis cresçam mais rápido e, inclusive, tenham folhas mais verdes", explica El Awady.

Os dois professores sabem bem a importância de equilibrar a oferta e a demanda em um país que produz 7 milhões de metros cúbicos de água residual ao ano e que, ao mesmo tempo, tem 95% de seu território coberto por desertos estéreis ou com pouca vegetação.
[...]

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Vídeo: 

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal! Tudo bem?
Para vocês realizarem esta atividade, deverão, primeiramente, ler e observar com atenção a charge abaixo e, depois, procurar no dicionário o significado das palavras desconhecidas (fazer tudo no caderno).
Bom trabalho! Fiquem bem!
Prof.Silvana

Interpretação de Textos
Charge
  
Fonte: http://planetasustentavel-2011.blogspot.com.br/2011/10/charges-sobre-o-meio-ambiente.html


INTERPRETANDO

Obs.: apenas uma das alternativas tem a resposta certa, portanto vocês deverão escolher uma das letras como resposta (a, b, c ou d) de cada questão. Chamamos este tipo de atividade de “questões de múltipla escolha” ou de “questões objetivas”.

1 - Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, uma situação ou um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Na charge acima, o artista satiriza:
a) O corte irregular das árvores do planeta.
b) A irracionalidade da relação entre os hábitos de consumo e a devastação do meio ambiente.
c) O uso do dinheiro para cuidados com a saúde e alimentação.
d) A poluição do meio ambiente causada pelas ações do homem.

2 - Como o artista expressa sua crítica em linguagem não verbal (linguagem que utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas)?
a) Com as árvores cortadas.
b) Com a poluição do ar.
c) Com a reflexão dos pássaros.
d) Com as árvores cortadas, o caminhão carregado de troncos e as nuvens cinzentas.

3 - Que detalhe da charge expressa ironia?
a) O pensamento do pássaro filho sobre a “racionalidade” dos humanos.
b) A explicação do pássaro pai.
c) O contraste entre a devastação e o caminhão cheio de troncos.
d) Os pássaros presenciando a devastação do meio ambiente.

Disponível em: http://www.apoioescolar24horas.com.br/portugues/interpretacao/interp retacao.cfm?idTexto=83&refaz. Acesso em: 06/06/2020.


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Pesquise e responda:

1)    Quais os principais problemas ambientais enfrentados no Brasil hoje? (três problemas).
2)    Descreva um desses problemas.



** ARTES – Profª Mônica






** MATEMÁTICA – Profº Renato

LEIA COM ATENÇÃO

O que é gráfico?
Gráfico é uma representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em diferentes áreas do conhecimento.

Elementos dos gráficos
1. Título: apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é usada para identificar as informações apresentadas no gráfico, separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa: site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a construção do gráfico.

ATIVIDADE:

A atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente.  O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda o questionário em seu caderno.

GRÁFICO 1


GRÁFICO 2


QUESTIONÁRIO:

1)    Qual o título de cada gráfico?
2)    O gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar a legenda?
3)    A fonte dos gráficos é a mesma?
4)    Ao observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5)    Em qual estado a área de desmatamento é maior?
6)    Ao analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão diminuindo?

Achou interessante o assunto?

Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada! 
Tudo bem com vocês?
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora.



Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:


- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça. Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.

- Descarte ideal
·          Descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
·          O material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.

- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus
·          Qualquer resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·          Nesses casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida.
·          Não devem ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem para reciclagem.
·          Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.



BOM TRABALHO!!!





Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...