Você
sabia que o dia 5
de junho é o Dia
Mundial do Meio Ambiente???
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio
Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que
passou a ser comemorado todo dia
05 de junho. Este dia tem como objetivo
principal chamar a atenção de
todas as esferas da população para os problemas ambientais e
para a importância da preservação dos recursos
naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os
principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte
inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem,
consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies
exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento
do solo.
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm.
Acesso em 08 de junho de 2020.
Pensando
nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram
suas atividades desta semana.
Bons
estudos!!
** HISTÓRIA – Profª Ana
Nas
aulas anteriores falamos sobre o Egito Antigo. Nesta semana vamos falar um
pouquinho do Egito Moderno. Como no dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, pesquisei e achei essa matéria muito
interessante. Nossa, uma floresta no deserto? Como pode? Pois é, os egípcios
conseguiram. Uma grande ideia!
Vou
pedir que leiam e comentem logo que puderem!
Boa leitura!
Prof.
Ana😘
Egito transforma deserto em florestas utilizando água
reaproveitada
País já plantou mais de 71
mil quilômetros quadrados de matas por meio do sistema.
por Globo Rural Online,
com informações da Agência EFE
Eucalipto é uma das espécies
que estão sendo plantadas nas florestas que usam água reaproveitada, no Egito
O
governo do Egito desafia a natureza ao regar áreas
desérticas com água reaproveitada para convertê-las em
florestas, cuja superfície já equivale ao território do Panamá.
Tudo isso foi possível graças à água que utilizam, poluem e desperdiçam todos
os dias os 80 milhões de egípcios. Ironicamente, esta é a melhor opção para as
chamadas "florestas feitas à mão".
"A água residual pode transformar o que não é fértil, como o deserto, em
algo fértil, já que contém nitrogênio, micronutrientes e substâncias orgânicas
ricas para a terra", disse o professor do Instituto de Pesquisa de Solo,
Água e Meio Ambiente, Nabil Kandil.
A opinião é compartilhada pelo professor do Departamento de Pesquisa de
Contaminação da Água, Hamdy el Awady, que até ressalta a superioridade das
plantas regadas com água reaproveitada. "Esse tipo de água tem muito mais
nutrientes do que a água tratada e, por isso, é uma fonte extra de nutrição que
pode fazer com que as plantas resistentes aos climas hostis cresçam mais rápido
e, inclusive, tenham folhas mais verdes", explica El Awady.
Os dois professores sabem bem a importância de equilibrar a oferta e a demanda
em um país que produz 7 milhões de metros cúbicos de água residual ao
ano e que, ao mesmo tempo, tem 95% de seu território coberto por desertos
estéreis ou com pouca vegetação.
[...]
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem
com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Vídeo:
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Olá, pessoal! Tudo bem?
Para vocês
realizarem esta atividade, deverão, primeiramente, ler e observar com atenção a
charge abaixo e, depois, procurar no dicionário o significado das palavras
desconhecidas (fazer tudo no caderno).
Bom trabalho!
Fiquem bem! ♥
Prof.Silvana
Interpretação
de Textos
Charge
Fonte:
http://planetasustentavel-2011.blogspot.com.br/2011/10/charges-sobre-o-meio-ambiente.html
INTERPRETANDO
Obs.: apenas
uma das alternativas tem a resposta certa, portanto vocês deverão escolher uma
das letras como resposta (a, b, c ou d) de cada questão. Chamamos este tipo de
atividade de “questões de múltipla escolha” ou de “questões objetivas”.
1 - Charge é
um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma
caricatura, uma situação ou um acontecimento atual com um ou mais personagens
envolvidos. Na charge acima, o artista satiriza:
a) O corte
irregular das árvores do planeta.
b) A
irracionalidade da relação entre os hábitos de consumo e a devastação do meio
ambiente.
c) O uso do
dinheiro para cuidados com a saúde e alimentação.
d) A poluição
do meio ambiente causada pelas ações do homem.
2 - Como o
artista expressa sua crítica em linguagem não verbal (linguagem que utiliza
signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas,
músicas)?
a) Com as
árvores cortadas.
b) Com a
poluição do ar.
c) Com a
reflexão dos pássaros.
d) Com as
árvores cortadas, o caminhão carregado de troncos e as nuvens cinzentas.
3 - Que detalhe
da charge expressa ironia?
a) O pensamento
do pássaro filho sobre a “racionalidade” dos humanos.
b) A explicação
do pássaro pai.
c) O contraste
entre a devastação e o caminhão cheio de troncos.
d) Os pássaros
presenciando a devastação do meio ambiente.
Disponível em: http://www.apoioescolar24horas.com.br/portugues/interpretacao/interp
retacao.cfm?idTexto=83&refaz. Acesso em: 06/06/2020.
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Pesquise
e responda:
1) Quais os principais problemas ambientais
enfrentados no Brasil hoje? (três problemas).
2) Descreva um desses problemas.
Sugestão
de leitura: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/problemas-ambientais-brasileiros.htm
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
LEIA COM ATENÇÃO
O que é gráfico?
Gráfico é uma
representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para
facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto.
Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas
de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em
diferentes áreas do conhecimento.
Elementos dos gráficos
1. Título:
apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico
representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações
ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é
usada para identificar as informações apresentadas no gráfico,
separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa:
site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a
construção do gráfico.
ATIVIDADE:
A
atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente. O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda
o questionário em seu caderno.
GRÁFICO 1
GRÁFICO 2
QUESTIONÁRIO:
1) Qual
o título de cada gráfico?
2) O
gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os
estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar
a legenda?
3) A fonte dos gráficos é a mesma?
3) A fonte dos gráficos é a mesma?
4) Ao
observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5) Em
qual estado a área de desmatamento é maior?
6) Ao
analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão
diminuindo?
Achou
interessante o assunto?
Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.
Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora.
Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:
- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira
segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o
material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça.
Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo
adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.
- Descarte ideal
·
Descarte
de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos
contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
·
O
material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis,
nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.
- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de
coronavírus
·
Qualquer
resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·
Nesses
casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois
terços de sua capacidade preenchida.
·
Não devem
ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem
para reciclagem.
·
Se o
cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a
recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável
pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui 👉B31 - Semana: 08 a 10 de Junho - 2020