C11 - Semana: 08 a 10 de Junho - 2020

Você sabia que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente???

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Este dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. 
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 08 de junho de 2020.

Pensando nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram suas atividades desta semana.


Bons estudos!!

** HISTÓRIA – Profª Ana
 






Como estão, lindinhos?


No dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente!  Para não fugirmos do nosso tema, que tal falarmos do lixo e da peste durante a Idade Média na Europa?

Para ler e refletir!

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

O lixo e a peste na Europa medieval

Todos nós sabemos que o lixo é um dos maiores problemas ambientais, especialmente porque ele aumenta a cada dia e o nosso planeta, até onde sabemos, não mudou de tamanho. Mas esse problema não é de hoje. Vem de longe.
Desde os primórdios da humanidade se produz lixo. É fácil imaginar que na Pré-História os humanos deviam produzir pouco lixo. Mas isso foi mudando, na medida que o tempo foi avançando.
Durante a Idade Média, período que estamos estudando, ocorreram algumas mudanças. Lembram que falei na aula passada que durante os séculos X ao XII houve um período de paz e, por isso, morriam menos pessoas? Então, podemos perceber que ocorreu um crescimento desordenado de pessoas.
Naquela época, a higiene não era algo como conhecemos hoje. Tomar banho podia ser considerado prejudicial se fosse tomado em excesso. O banho era indicado poucas vezes ao ano. Estranho, não acham?
Podemos imaginar que se a higiene pessoal era tão desleixada imaginem como tratavam o lixo. Era jogado nas ruas, sem nenhum cuidado, a urina era atirada pelas janelas das residências, enfim, a rua era o local para descartar qualquer coisa. Devemos lembrar que não tinha saneamento básico e as fontes d´água eram frequentemente poluídas.
A sujeira atraía insetos e animais, provocando o surgimento de várias doenças como, por exemplo, a peste negra, que se espalhou a partir do século XIV, matando cerca de um terço da população europeia. Naquela época, muitos acreditavam que a doença era um castigo divino.
A peste negra era transmitida pela pulga de ratos, que chegavam em navios na Europa. A transmissão da doença ocorria quando as pulgas contaminadas tinham contato com os seres humanos. Em poucos dias, a pessoa contaminada morria.
Precisamos pensar como resolver esse problema enorme que é o lixo. Como já vimos, se não tratado, estimula o desenvolvimento de doenças, além de todos outros problemas causados no planeta. Só falamos de um dos transtornos que o lixo causa.  Que ideia tu terias para solucionar este problema?

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!

Vídeo:

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal! Tudo bem?
Para vocês realizarem esta atividade, deverão, primeiramente, ler e observar com atenção a charge abaixo e, depois, procurar no dicionário o significado das palavras desconhecidas (fazer tudo no caderno).
Bom trabalho! Fiquem bem!
Prof.Silvana

Interpretação de Textos
Charge
 Fonte: http://planetasustentavel-2011.blogspot.com.br/2011/10/charges-sobre-o-meio-ambiente.html


INTERPRETANDO

Obs.: apenas uma das alternativas tem a resposta certa, portanto vocês deverão escolher uma das letras como resposta (a, b, c ou d) de cada questão. Chamamos este tipo de atividade de “questões de múltipla escolha” ou de “questões objetivas”.

1 - Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, uma situação ou um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Na charge acima, o artista satiriza:
a) O corte irregular das árvores do planeta.
b) A irracionalidade da relação entre os hábitos de consumo e a devastação do meio ambiente.
c) O uso do dinheiro para cuidados com a saúde e alimentação.
d) A poluição do meio ambiente causada pelas ações do homem.

2 - Como o artista expressa sua crítica em linguagem não verbal (linguagem que utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas)?
a) Com as árvores cortadas.
b) Com a poluição do ar.
c) Com a reflexão dos pássaros.
d) Com as árvores cortadas, o caminhão carregado de troncos e as nuvens cinzentas.

3 - Que detalhe da charge expressa ironia?
a) O pensamento do pássaro filho sobre a “racionalidade” dos humanos.
b) A explicação do pássaro pai.
c) O contraste entre a devastação e o caminhão cheio de troncos.
d) Os pássaros presenciando a devastação do meio ambiente.

Disponível em: http://www.apoioescolar24horas.com.br/portugues/interpretacao/interp retacao.cfm?idTexto=83&refaz. Acesso em: 06/06/2020.


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Pesquise e responda:

1)    Quais os principais problemas ambientais enfrentados no Brasil hoje? (três problemas).
2)    Descreva um desses problemas.



** ARTES – Profª Mônica








** MATEMÁTICA – Profº Renato

LEIA COM ATENÇÃO

O que é gráfico?
Gráfico é uma representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em diferentes áreas do conhecimento.

Elementos dos gráficos
1. Título: apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é usada para identificar as informações apresentadas no gráfico, separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa: site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a construção do gráfico.

ATIVIDADE:

A atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente.  O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda o questionário em seu caderno.

GRÁFICO 1


GRÁFICO 2

QUESTIONÁRIO:

1)    Qual o título de cada gráfico?
2)    O gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar a legenda?
3)    A fonte dos gráficos é a mesma?
4)    Ao observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5)    Em qual estado a área de desmatamento é maior?
6)    Ao analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão diminuindo?

Achou interessante o assunto? Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora. 
Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:

- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça. Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.

- Descarte ideal
·          Descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
·          O material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.

- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus
·          Qualquer resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·          Nesses casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida.
·          Não devem ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem para reciclagem.
·          Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.


** FILOSOFIA – Profº Fábio

AULA ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE

1)    Assista atentamente o vídeo abaixo e resuma com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para isso  https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg



Resumo:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Todas respostas completas com no mínimo 3 linhas.
2)    O que o Corona Vírus tem a ver com a destruição da natureza?
3)    Por que é mentira que o Corona Vírus foi feito em laboratório?
4)    Explique o “efeito de diluição” e como isso nos protege.
5)    Como o desmatamento das florestas se torna um risco pra saúde pública?
6)    Como o derretimento das geleiras pode trazer novas pandemias?
7)    Qual parte do vídeo chamou mais tua atenção? Por quê?
8)    O que você sentiu após assistir e refletir sobre este vídeo? Explique esse sentimento.


BOM TRABALHO!!!





Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...