Você sabia que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente???
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Este dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pensando nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram suas atividades desta semana.
Bons estudos!!
** HISTÓRIA – Profª Ana
No dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do
Meio Ambiente! Para não fugirmos do
nosso tema, que tal falarmos do lixo e da peste durante a Idade Média na Europa?
Para ler e refletir!
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
O lixo e a peste na Europa medieval
Todos nós sabemos que o lixo é um dos maiores
problemas ambientais, especialmente porque ele aumenta a cada dia e o nosso
planeta, até onde sabemos, não mudou de tamanho. Mas esse problema não é de
hoje. Vem de longe.
Desde os primórdios da humanidade se produz lixo. É
fácil imaginar que na Pré-História os humanos deviam produzir pouco lixo. Mas
isso foi mudando, na medida que o tempo foi avançando.
Durante a Idade Média, período que estamos estudando, ocorreram
algumas mudanças. Lembram que falei na aula passada que durante os séculos X ao
XII houve um período de paz e, por isso, morriam menos pessoas? Então, podemos
perceber que ocorreu um crescimento desordenado de pessoas.
Naquela época, a higiene não era algo como conhecemos
hoje. Tomar banho podia ser considerado prejudicial se fosse tomado em excesso.
O banho era indicado poucas vezes ao ano. Estranho, não acham?
Podemos imaginar que se a higiene pessoal era tão
desleixada imaginem como tratavam o lixo. Era jogado nas ruas, sem nenhum
cuidado, a urina era atirada pelas janelas das residências, enfim, a rua era o
local para descartar qualquer coisa. Devemos lembrar que não tinha saneamento
básico e as fontes d´água eram frequentemente poluídas.
A sujeira atraía insetos e animais, provocando o surgimento
de várias doenças como, por exemplo, a peste negra, que se espalhou a partir do
século XIV, matando cerca de um terço da população europeia. Naquela época, muitos
acreditavam que a doença era um castigo divino.
A peste negra era transmitida pela pulga de ratos, que
chegavam em navios na Europa. A transmissão da doença ocorria quando as pulgas
contaminadas tinham contato com os seres humanos. Em poucos dias, a pessoa
contaminada morria.
Precisamos pensar como resolver esse problema enorme
que é o lixo. Como já vimos, se não tratado, estimula o desenvolvimento de
doenças, além de todos outros problemas causados no planeta. Só falamos de um
dos transtornos que o lixo causa. Que
ideia tu terias para solucionar este problema?
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem
com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Vídeo:
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Olá, pessoal! Tudo bem?
Para vocês
realizarem esta atividade, deverão, primeiramente, ler e observar com atenção a
charge abaixo e, depois, procurar no dicionário o significado das palavras
desconhecidas (fazer tudo no caderno).
Bom trabalho!
Fiquem bem! ♥
Prof.Silvana
Interpretação
de Textos
Charge
INTERPRETANDO
Obs.: apenas
uma das alternativas tem a resposta certa, portanto vocês deverão escolher uma
das letras como resposta (a, b, c ou d) de cada questão. Chamamos este tipo de
atividade de “questões de múltipla escolha” ou de “questões objetivas”.
1 - Charge é
um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma
caricatura, uma situação ou um acontecimento atual com um ou mais personagens
envolvidos. Na charge acima, o artista satiriza:
a) O corte
irregular das árvores do planeta.
b) A
irracionalidade da relação entre os hábitos de consumo e a devastação do meio
ambiente.
c) O uso do
dinheiro para cuidados com a saúde e alimentação.
d) A poluição
do meio ambiente causada pelas ações do homem.
2 - Como o
artista expressa sua crítica em linguagem não verbal (linguagem que utiliza
signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas,
músicas)?
a) Com as
árvores cortadas.
b) Com a
poluição do ar.
c) Com a
reflexão dos pássaros.
d) Com as
árvores cortadas, o caminhão carregado de troncos e as nuvens cinzentas.
3 - Que detalhe
da charge expressa ironia?
a) O pensamento
do pássaro filho sobre a “racionalidade” dos humanos.
b) A explicação
do pássaro pai.
c) O contraste
entre a devastação e o caminhão cheio de troncos.
d) Os pássaros
presenciando a devastação do meio ambiente.
Disponível em: http://www.apoioescolar24horas.com.br/portugues/interpretacao/interp
retacao.cfm?idTexto=83&refaz. Acesso em: 06/06/2020.
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Pesquise
e responda:
1) Quais os principais problemas ambientais
enfrentados no Brasil hoje? (três problemas).
2) Descreva um desses problemas.
Sugestão
de leitura: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/problemas-ambientais-brasileiros.htm
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
LEIA COM ATENÇÃO
O que é gráfico?
Gráfico é uma
representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para
facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto.
Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas
de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em
diferentes áreas do conhecimento.
Elementos dos gráficos
1. Título:
apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico
representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações
ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é
usada para identificar as informações apresentadas no gráfico,
separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa:
site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a
construção do gráfico.
ATIVIDADE:
A
atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente. O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda
o questionário em seu caderno.
GRÁFICO 1
GRÁFICO 2
QUESTIONÁRIO:
1) Qual
o título de cada gráfico?
2) O
gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os
estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar
a legenda?
3) A fonte dos gráficos é a mesma?
3) A fonte dos gráficos é a mesma?
4) Ao
observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5) Em
qual estado a área de desmatamento é maior?
6) Ao
analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão
diminuindo?
Achou
interessante o assunto? Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento
na Amazônia.
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora.
Tudo bem com vocês?
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora.
Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:
- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira
segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o
material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça.
Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo
adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.
- Descarte ideal
·
Descarte
de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos
contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
·
O
material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis,
nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.
- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de
coronavírus
·
Qualquer
resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·
Nesses
casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois
terços de sua capacidade preenchida.
·
Se o
cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a
recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável
pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.
** FILOSOFIA – Profº Fábio
AULA ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE
1) Assista atentamente o vídeo abaixo e resuma com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para isso https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg
1) Assista atentamente o vídeo abaixo e resuma com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para isso https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg
Resumo:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Todas respostas completas com no mínimo 3 linhas.
2) O que o Corona Vírus tem a ver com a destruição da natureza?
3) Por que é mentira que o Corona Vírus foi feito em laboratório?
4) Explique o “efeito de diluição” e como isso nos protege.
5) Como o desmatamento das florestas se torna um risco pra saúde pública?
6) Como o derretimento das geleiras pode trazer novas pandemias?
7) Qual parte do vídeo chamou mais tua atenção? Por quê?
8) O que você sentiu após assistir e refletir sobre este vídeo? Explique esse sentimento.
Baixe o PDF aqui 👉C11 - Semana: 08 a 10 de Junho - 2020