B31 - Semana: 15 a 19 de Junho - 2020




** HISTÓRIA – Profª Ana
 
Como estão, bonitinhos
Na aula anterior falávamos sobre a o Dia Mundial do Meio Ambiente. O que acharam daquela floresta num deserto do Egito? Bacana, não acharam?
Este é um assunto tão importante que vamos falar mais um pouquinho, ok?
Assista o vídeo abaixo e responda, no caderno, em, no mínimo, oito linhas, um dos questionamentos que o vídeo faz: é possível viver sem o meio ambiente? Justifique.

Vídeo:

Bom trabalho!
Prof. Ana😘


** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José
Bom dia pessoal,
Hoje a proposta é desenvolver a habilidade manipulativa, a criatividade, e a consciência ambiental, através de jogos e brincadeiras, confeccionados a partir de materiais recicláveis.
Vídeo:

Forte Abraço do Professor José.


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!

Vídeo: 

Abraços da Profe Carla!

 ** ESPANHOL – Profª Adriana M.


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Leia o texto abaixo.
Copia a questão (que se encontra abaixo do texto), no seu caderno, respondendo-a.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capaciadade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.

 http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html

Copie as questões abaixo no seu caderno e responda-as.

1.    Explique com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.
2.     Cite duas ações que você e sua família podem praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.


** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Oi, pessoal! Tudo bem?
Atividade de interpretação textual para ser copiada e respondida no caderno.
Bom trabalho!
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O louquinho
O louquinho estava parado com um cordão amarrado na ponta de uma vassoura, pescando, na maior concentração. Mas não tinha anzol no cordão. Mesmo assim, de vez em quando, o louco dava um puxão.
- Tá fazendo o que aí, ô biruta? – perguntou alguém que passava por ali.
- Tô pescando, não está vendo?
- Ah, é? Pescando sem anzol?
- E daí? Aqui não tem peixe...

Ziraldo. Novas anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
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Compreensão textual:

1) Que utensílios são utilizados numa pescaria?

2) Por que o pescador da piada foi chamado de “biruta”?

3) Você já participou de alguma pescaria? Com quem? Você gostou?

4) Caso a sua resposta à pergunta anterior seja não, com quem, então, você gostaria de ir pescar? Por quê?

*Agora faça uma ilustração da piada:


** ARTES – Profª Mônica






** MATEMÁTICA – Profº Renato

PARA LER!

Tipos de gráficos no ensino:
O profissional da estatística se utiliza de gráficos pois eles se propõem a diferentes usos: exploração, descoberta, interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação, destaque, clareza, contar uma história.
Os gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.

Tipos de gráficos com melhor função pedagógica
Os gráficos com melhor função pedagógica são os gráficos de colunas, barras e setores (pizza) pois são usados para mostrar como o todo se divide em partes, para apresentar proporções.
Independentemente do tipo do gráfico, todos os gráficos devem ter claramente indicados o seu título, o título do eixo das abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical), a legenda e a fonte dos dados da pesquisa.

Gráficos de colunas
O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal, são construídas as colunas que representam a variação (medidas ou quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações, representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante. Também podemos representar duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:

Exemplo de informação retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade demográfica (quantidade de pessoas por região) era de 5 pessoas por quilômetro quadrado, já, em 2000, essa medida era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.

                  



EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DE GRÁFICOS: Para responder no caderno!

IMPORTANTE: Não precisa copiar o exercício no caderno, apenas anote suas respostas. Tire foto e encaminhe para o whatsapp da escola.





** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos aprender sobre os Tipos de rochas, especificamente, Rochas Magmáticas!
Leiam o texto e o copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno de vocês.
Se cuidem, fiquem em casa!
Abraço,
Professora Andréa.
TIPOS DE ROCHAS
São classificadas em três formas diferentes
Rochas magmáticas ou ígneas 
Rochas sedimentares
Rochas metamórficas
planeta Terra é formado por camadas.  A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas que são as magmáticas, sedimentares e metamórficas. 
Elas são formadas através da junção de diversos minerais. Além disso, podem ser classificadas pela composição química, textura ou forma, porém, a mais utilizada é de acordo com a origem. 
Tipos de rochas
- Rochas magmáticas ou ígneas 
As rochas magmáticas são provenientes do magma, uma substância existente no interior do planeta de consistência pastosa, que é derretida em altas temperaturas (variam de 700°C a 1.200°C). 
Compondo cerca de 80% das áreas rochosas da Terra, o magma pastoso se transforma em rocha através do processo de solidificação. Esse tipo de rocha é dividido em duas subcategorias: intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície). 
Por causa da variação de suas origens, as composições também são distintas, sendo possível analisar as diferenças externas. 
As rochas intrusivas apresentam, normalmente, uma quantidade maior de minerais em sua composição. Isso acontece porque sua formação é mais lenta e gradativa, o que permite o acúmulo desses minerais. Já as extrusivas solidificam-se em uma velocidade muito maior, dificultando a unificação dos minerais. 
Entre os tipos de rochas magmáticas estão:
• Granito;
• Diorito;
• Diabásio;
• Basalto;
• Obsidiana;
• Pedra pome.




BOM TRABALHO!!!






Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...