** HISTÓRIA – Profª Ana
Na aula anterior falávamos sobre a o Dia Mundial do
Meio Ambiente. O que acharam daquela floresta num deserto do Egito? Bacana, não
acharam?
Este é um assunto tão importante que vamos falar mais
um pouquinho, ok?
Assista o vídeo abaixo e responda, no caderno, em, no
mínimo, oito linhas, um dos questionamentos que o vídeo faz: é possível viver
sem o meio ambiente? Justifique.
Vídeo:
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
Bom dia pessoal,
Hoje a proposta é
desenvolver a habilidade manipulativa, a criatividade, e a consciência
ambiental, através de jogos e brincadeiras, confeccionados a partir de
materiais recicláveis.
Vídeo:
Forte Abraço do Professor
José.
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos ver este vídeo
que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois
no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Vídeo:
Abraços da Profe Carla!
** ESPANHOL – Profª Adriana
M.
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Leia o texto abaixo.
Copia a questão (que se encontra abaixo
do texto), no seu caderno, respondendo-a.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está
destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os
veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O
desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio
ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade
precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.
Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da
atual geração, sem comprometer a capaciadade das futuras gerações em prover
suas próprias demandas.”
Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO,
que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de
REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por
exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o
que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.
http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html
Copie as
questões abaixo no seu caderno e responda-as.
1.
Explique
com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.
2.
Cite duas ações que você e sua família podem
praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Oi,
pessoal! Tudo bem?
Atividade
de interpretação textual para ser copiada e respondida no caderno.
Bom
trabalho!
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O louquinho
O
louquinho estava parado com um cordão amarrado na ponta de uma vassoura,
pescando, na maior concentração. Mas não tinha anzol no cordão. Mesmo assim, de
vez em quando, o louco dava um puxão.
- Tá fazendo o que aí, ô biruta? –
perguntou alguém que passava por ali.
- Tô pescando, não está vendo?
- Ah, é? Pescando sem anzol?
-
E daí? Aqui não tem peixe...
Ziraldo.
Novas anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
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Compreensão
textual:
1)
Que utensílios são utilizados numa pescaria?
2)
Por que o pescador da piada foi chamado de “biruta”?
3)
Você já participou de alguma pescaria? Com quem? Você gostou?
4)
Caso a sua resposta à pergunta anterior seja não, com quem, então, você
gostaria de ir pescar? Por quê?
*Agora faça uma ilustração da piada:
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
PARA
LER!
Tipos
de gráficos no ensino:
O profissional da estatística se utiliza de
gráficos pois eles se propõem a diferentes usos: exploração, descoberta,
interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação, destaque, clareza,
contar uma história.
Os gráficos são recursos visuais muito
utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação
de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.
Tipos
de gráficos com melhor função pedagógica
Os gráficos com melhor função pedagógica são
os gráficos de colunas, barras e setores (pizza) pois são usados para mostrar
como o todo se divide em partes, para apresentar proporções.
Independentemente do tipo do gráfico, todos
os gráficos devem ter claramente indicados o seu título, o título do eixo das
abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical), a legenda e a fonte
dos dados da pesquisa.
Gráficos
de colunas
O gráfico de colunas é composto por duas
linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal, são
construídas as colunas que representam a variação (medidas ou quantidades
numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações,
representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no
eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que
queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de
cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem sempre possuir a mesma
largura e a distância entre elas deve ser constante. Também podemos representar
duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:
Exemplo de informação retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade demográfica (quantidade de pessoas
por região) era de 5 pessoas por quilômetro quadrado, já, em 2000, essa medida
era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.
EXERCÍCIOS
DE ANÁLISE DE GRÁFICOS:
Para responder no caderno!
IMPORTANTE: Não precisa copiar o exercício no caderno,
apenas anote suas respostas. Tire foto e encaminhe para o whatsapp da escola.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos
aprender sobre os Tipos de rochas, especificamente, Rochas Magmáticas!
Leiam o texto e o
copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do
caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno
de vocês.
Se cuidem, fiquem
em casa!
Abraço,
Professora Andréa.
TIPOS DE ROCHAS
São classificadas em três formas diferentes
Rochas magmáticas ou ígneas
Rochas sedimentares
Rochas metamórficas
O planeta Terra é formado por
camadas. A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por
três tipos de rochas que são as magmáticas,
sedimentares e metamórficas.
Elas são formadas através da junção de diversos minerais. Além
disso, podem ser classificadas pela composição química, textura ou forma,
porém, a mais utilizada é de acordo com a origem.
Tipos de rochas
- Rochas magmáticas ou ígneas
As rochas magmáticas são provenientes do magma, uma
substância existente no interior do planeta de consistência pastosa, que é
derretida em altas temperaturas (variam de 700°C a 1.200°C).
Compondo cerca de 80% das áreas rochosas da Terra, o magma
pastoso se transforma em rocha através do processo de solidificação. Esse tipo
de rocha é dividido em duas subcategorias: intrusivas (que se
formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre
a superfície).
Por causa da variação de suas origens, as composições também são
distintas, sendo possível analisar as diferenças externas.
As rochas intrusivas apresentam, normalmente, uma quantidade
maior de minerais em sua composição. Isso acontece porque sua formação é mais
lenta e gradativa, o que permite o acúmulo desses minerais. Já as extrusivas
solidificam-se em uma velocidade muito maior, dificultando a unificação dos
minerais.
Entre os tipos de rochas magmáticas estão:
• Granito;
• Diorito;
• Diabásio;
• Basalto;
• Obsidiana;
• Pedra pome.
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui👉 B31 - Semana 13: 15 a 19 de Junho - 2020