C21 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020



** HISTÓRIA – Profª Ana





Todos bem por aí? Saudades!

Vamos trabalhar, lindinhos?

Estamos estudando a Revolução Industrial e hoje vamos fazer uma atividade do livro didático (História Sociedade & Cidadania, Alfredo Boulos, p.38). Como vocês não estão com o livro, reproduzo logo abaixo.

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

Para refletir

Após a leitura do texto, responda, no caderno,  as questões abaixo.

                                               O tempo da fábrica

              Como observou o historiador E. P. Thompson, a Revolução Industrial mudou também a maneira de ver e usar o tempo.
              Com o surgimento da fábrica e do trabalho assalariado, passou a haver a necessidade de controlar o tempo: o trabalhador, por exemplo, precisava saber a hora de levantar; ao patrão interessava saber quanto tempo os trabalhadores levariam para fabricar determinado produto. Assim, o relógio passou a ser uma necessidade dentro e fora das fábricas e foi sendo adquirido por um número maior de pessoas (até o século XX, só os milionários possuíam relógio).
              Enfim, com a Revolução Industrial, o tempo passou a ser um bem precioso. Nesta época, e não por acaso, surgiram expressões como “perder tempo”, “ganhar tempo”, “economizar tempo” etc. As pessoas passaram a se guiar pelo tempo da fábrica.
1.      De acordo com o texto, a necessidade de controlar o tempo está relacionado a que fato?
2.      Com a Revolução Industrial, a vida nas fábricas passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Novas necessidades surgiram, tanto para os patrões quanto para os empregados. Cite uma necessidade que diz respeito a patrões e outra a empregados.
3.      Segundo o texto, o surgimento das expressões “perder tempo” e “ganhar tempo” foi decorrência de que fato (aconteceu por quê)?


** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia


Olá, pessoal!
          Espero que estejam todos bem e com saúde. Eu estou me cuidando e a saudade de vocês só aumenta. Já estamos na 11ª semana de isolamento social e imagino que estejam um pouco cansados! Sei que sentimos falta da escola, dos colegas, das brincadeiras e das nossas aulas de educação física… Mas, por enquanto ficaremos assim por mais algumas semanas. Por isso, é importante seguir praticando os ALONGAMENTOS DIARIAMENTE, além de outros exercícios, danças e brincadeiras que cada um vai inventando em casa!
          Nesta semana, dando continuidade aos episódios dos “Guerreiros da Amazônia”, vamos assistir o 4º “Desmatamento” e o 5º “Incêndio Criminoso”. Com estes episódios dá para entender um pouco mais sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica e quais os benefícios que  ela nos fornece.
          O dia 05 de junho, é considerado o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, desde 1972. Tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Com esses 2 episódios sobre desmatamento e incêndio criminoso, vamos entender que é importante ouvir e aprender sobre o mundo físico, social, cultural e agora mais do que nunca o mundo digital, para fazermos escolhas mais conscientes no dia-a-dia!

Acessem os vídeos dos episódios:




ATIVIDADE:
Depois de assistir aos episódios crie um desenho para ilustrar o DIA 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e SOBRE A NOSSA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA. Aproveite para soltar a imaginação e use o material que tiver disponível. Se puder faça uma foto do trabalho e envie para o whatsapp da escola.


#SALVEM A AMAZÔNIA # BOA SEMANA # UM ABRAÇO

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal, tudo bem!

Para comemorar  o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!

Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar  o ambiente em que vivemos!

Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!

Link para o vídeo:

Abraços da Profe Carla!



 ** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo. Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.

Bom trabalho!
EXERCÍCIOS NOVA ORTOGRAFIA

1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21

2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu

3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem

4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas

6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.

7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
e) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde


** ARTES – Profª Mônica





** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Reveja o vídeo abaixo e escreva, no seu caderno, um pequeno texto (10 a 15 linhas) descrevendo o processo de formação dos desertos no continente americano.


** MATEMÁTICA – Profº Renato
RESOLVA EM SEU CADERNO!

1) Determine as coordenadas dos pontos localizados no plano cartesiano:



A (___;___)   B(___;___)    C(___;___)   D(___;___)  

E (___;___)   F(___;___)    G(___;___)     








2) Localiza os pares ordenados no plano cartesiano abaixo:
   
                                                               A ( 2 ; 3 )
                                                               B ( 1 ; -5 )
                                                                C ( -7 ; -6 )
                                                                D ( -5 ; 4 )
                                                                  E ( 0 ; 7 )
                                                                  F ( -2 ; 0 )
                                                                   G ( -2 ; 3 )



Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar outros instrumentos.




** CIÊNCIAS – Profª Andréa

 Queridos alunos e alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de vocês, o que essa história tem em comum  conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!


Para abrir o livro clique no título.  


  Malala

BOM TRABALHO!!!

Baixe o PDF aqui👉C21 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...