** HISTÓRIA – Profª Ana
Todos bem por aí? Saudades! ♥♥
Vamos trabalhar, lindinhos?
Estamos estudando a Revolução Industrial e hoje vamos fazer
uma atividade do livro didático (História Sociedade & Cidadania, Alfredo
Boulos, p.38). Como vocês não estão com o livro, reproduzo logo abaixo.
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
Para refletir
|
Após a leitura do texto, responda, no caderno, as questões abaixo.
O tempo da fábrica
Como
observou o historiador E. P. Thompson, a Revolução Industrial mudou também a
maneira de ver e usar o tempo.
Com
o surgimento da fábrica e do trabalho assalariado, passou a haver a necessidade
de controlar o tempo: o trabalhador, por exemplo, precisava saber a hora de
levantar; ao patrão interessava saber quanto tempo os trabalhadores levariam
para fabricar determinado produto. Assim, o relógio passou a ser uma
necessidade dentro e fora das fábricas e foi sendo adquirido por um número
maior de pessoas (até o século XX, só os milionários possuíam relógio).
Enfim,
com a Revolução Industrial, o tempo passou a ser um bem precioso. Nesta época,
e não por acaso, surgiram expressões como “perder
tempo”, “ganhar tempo”, “economizar tempo” etc. As pessoas passaram a se
guiar pelo tempo da fábrica.
1. De acordo com
o texto, a necessidade de controlar o tempo está relacionado a que fato?
2. Com a
Revolução Industrial, a vida nas fábricas passou a fazer parte do cotidiano das
pessoas. Novas necessidades surgiram, tanto para os patrões quanto para os
empregados. Cite uma necessidade que diz respeito a patrões e outra a
empregados.
3. Segundo o
texto, o surgimento das expressões “perder
tempo” e “ganhar tempo” foi
decorrência de que fato (aconteceu por quê)?
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá, pessoal!
Espero que estejam todos bem e com saúde. Eu estou me cuidando e a saudade de vocês só aumenta. Já estamos na 11ª semana de isolamento social e imagino que estejam um pouco cansados! Sei que sentimos falta da escola, dos colegas, das brincadeiras e das nossas aulas de educação física… Mas, por enquanto ficaremos assim por mais algumas semanas. Por isso, é importante seguir praticando os ALONGAMENTOS DIARIAMENTE, além de outros exercícios, danças e brincadeiras que cada um vai inventando em casa!
Nesta semana, dando continuidade aos episódios dos “Guerreiros da Amazônia”, vamos assistir o 4º “Desmatamento” e o 5º “Incêndio Criminoso”. Com estes episódios dá para entender um pouco mais sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica e quais os benefícios que ela nos fornece.
O dia 05 de junho, é considerado o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, desde 1972. Tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Com esses 2 episódios sobre desmatamento e incêndio criminoso, vamos entender que é importante ouvir e aprender sobre o mundo físico, social, cultural e agora mais do que nunca o mundo digital, para fazermos escolhas mais conscientes no dia-a-dia!
Acessem os vídeos dos episódios:
ATIVIDADE:
Depois de assistir aos episódios crie um desenho para ilustrar o DIA 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e SOBRE A NOSSA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA. Aproveite para soltar a imaginação e use o material que tiver disponível. Se puder faça uma foto do trabalho e envie para o whatsapp da escola.
#SALVEM A AMAZÔNIA # BOA SEMANA # UM ABRAÇO
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal, tudo bem!
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!
Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar o ambiente em que vivemos!
Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!
Link para o vídeo:
Abraços da Profe Carla!
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um
vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo.
Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta
atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.
Bom trabalho!
EXERCÍCIOS NOVA
ORTOGRAFIA
1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua
portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21
2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar
todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’).
Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu
3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com
acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem
4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas
corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá
5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas
as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas
6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de
infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de
infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de
infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de
infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto
de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.
7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de
acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente,
arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente,
arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente,
arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente,
arqui-rival, saúde
e)
Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente,
arqui-rival, saúde
Disponível em: https://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2013/exer-nova-orto.pdf. Acesso em: 29/05/2020.
** ARTES – Profª Mônica
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Reveja o vídeo abaixo e
escreva, no seu caderno, um pequeno texto (10 a 15 linhas) descrevendo o processo
de formação dos desertos no continente americano.
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
RESOLVA EM SEU CADERNO!
1) Determine as coordenadas dos pontos localizados no
plano cartesiano:
A (___;___) B(___;___) C(___;___) D(___;___)
E
(___;___) F(___;___) G(___;___)
2) Localiza os pares ordenados no plano cartesiano
abaixo:
B
( 1 ; -5 )
C
( -7 ; -6 )
D
( -5 ; 4 )
E
( 0 ; 7 )
F
( -2 ; 0 )
G
( -2 ; 3 )
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA
COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA
ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar
outros instrumentos.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Queridos alunos e
alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da
História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de
Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de
vocês, o que essa história tem em comum
conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem
para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!
Para abrir o livro clique no título.
BOM TRABALHO!!!