B11 - Semanas: 08 até 10 de Junho e 15 até 19 de Junho - 2020

    Olá pessoal! Nessa postagem, organizamos nosso trabalho de forma diferenciada. Nossas atividades foram organizadas em conjunto com todas as professoras do II Ciclo. Olhem que especial!!! Elas valerão por 2 semanas (Semanas 12 e 13). Aproveitem e estudem bastante!!!


 TEMA DA QUINZENA 

MEIO AMBIENTE: EU, O OUTRO E O BEM COMUM


    Para começar as atividades da quinzena, vamos prestar bastante atenção no recado da professora Cláudia:

Olá, pessoal!

Tudo bem com vocês? Esperamos que sim! Preparamos uma novidade para estas 2 semanas de atividades. Fizemos um planejamento coletivo entre as professoras e elaboramos aulas com o Tema Meio Ambiente, para reforçarmos a importância de estudarmos mais sobre o assunto!

Então, vamos começar assistindo mais 2 Episódios da Série “Guerreiros da Amazônia”, o nº 6
“REFLORESTAMENTO” e o nº 7 “ATIVIDADE MADEIREIRA”. Nestes episódios veremos como pode
ser inspirador ver as pessoas se unindo para vencer as dificuldades na comunidade em que vivem.
Algumas comunidades podem juntar-se em Mutirões para cultivar uma Agrofloresta ou uma horta
comunitária, por exemplo. Também vamos aprender sobre como as nossas decisões afetam os
outros e por isso temos que pensar na vida em primeiro lugar!





A professora Cláudia, de Ed. Física, lembra que TODOS devem continuar fazendo os Alongamentos
e exercícios físicos DIARIAMENTE!



     Agora, vamos para uma pequena reflexão trazida para nós pela professora Marcelle:

     Antes de existir a preocupação com a ação devastadora do ser humano no ambiente, muitos aristas já tinham um olhar sensível para os elementos da natureza. 

   Os precursores desse tipo de arte são os pintores paisagistas, que por meio da observação da natureza criavam os seus trabalhos. 

    Como exemplo temos O holandês Van Gogh, os franceses Monet e Cezanne, entre outros. Observe abaixo imagens dos artistas mencionados:

Cezanne

Monet

Van Gogh

      Depois, vamos criar um desenho a partir da observação da natureza. Olhe pela janela ou pela porta de sua casa e escolha  elementos da natureza para desenhar. Pode ser as árvores, o céu, as plantas. O que vocês acharem interessante. 

      Depois que acabar a quarentena, levem seus trabalhos para a escola para fazermos uma exposição tipo varal.


   Agora, a professora Bea traz para vocês a história de um outro artista, que também trabalha utilizando elementos da natureza. Prestem bem atenção na sua história e na proposta de atividade feita pela professora:

   Vamos conhecer um pouquinho da história de um artista que procurou através de sua arte denunciar a destruição da Natureza, principalmente as queimadas na Mata Atlântica e
Amazônica.

    Assista o vídeo Kracjberg - O grito da Natureza , com toda atenção.



     Franz Kracjberg admira as inúmeras possibilidades de combinação de cores e formas
existentes na natureza e, a partir de suas observações, criou pinturas e desenhos.

     Você já observou detalhadamente a natureza? Prestou atenção em quantas cores,
formas e texturas podemos encontrar nas plantas, nas pedras e em tudo que nos
cerca?

    Desenhar é um exercício de observação, uma maneira de olharmos com atenção para
detalhes que nunca havíamos notado.

   Chegue bem perto de uma flor ou folha. Olhe atentamente suas partes, cores,
texturas e contornos. Desenhe o que você achou mais interessante.

   Agora, imagine o que você faria se ela fosse maior que você ( Como se você pudesse andar sobre suas pétalas e folhas). Faça outro desenho e compare com o primeiro. Em quê eles são parecidos ou diferentes? Por quê?

   Se puderes, fotografe seus desenhos e envie para o WattsApp da escola.

   Bom trabalho e até a próxima!


     Agora, prestem bem atenção na atividade preparada pela professora Priscila. Ela escolheu uma história muito legal sobre Meio Ambiente para nos contar. Depois, temos algumas perguntas para responder no nosso caderno:

   Oi turmas!
  Vamos assistir ao vídeo de uma história, que as professoras escolheram com muito carinho para vocês, ela se chama “A árvore generosa.” 


      E aqui tem o arquivo em pdf, para quem quiser ler.  


     Vamos pensar um pouquinho sobre a história. Responda as questões em seu caderno, de acordo com sua opinião, suas percepções e seus sentimentos. Não há certo ou errado, é o pensamento de cada um/a de vocês.  

1 Você acha que esta história teve um final feliz? Por quê?

2 Qual é o grande desejo da árvore durante toda sua vida?

3 O que você pensa sobre os desejos do menino?

4 Como você acha que estamos recebendo o que a natureza nos oferece e o que nós estamos oferecendo para ela?

5 O que estamos oferecendo para as pessoas que estão próximas de nós?

6 Existe alguma árvore com a qual você tenha alguma relação (que brinca, que sobe, ou que coma seus frutos)? Escreva sobre isso ou faça um desenho.


    A professora Liana preparou um vídeo muito legal para nos ajudar a pensar na nossa relação com o outro, com o meio ambiente e até com a gente mesmo. Vamos assistir com muita atenção:



    Prestaram bastante atenção no que a professora Liana disse? Então agora observe ao seu redor e registre em seu caderno: 

    Como você percebe no ambiente em que vive ações de cuidado com o outro e com o bem comum?”

    Caso não perceba essas ações, liste possíveis sugestões de como gostaria que elas aparecessem na sua comunidade.



    A professora Adriana também veio nos mostrar que é importante cuidar do meio ambiente em qualquer idioma. Vamos ver a atividade que ela preparou:

 Leia o texto sobre o Planeta Terra (que está em espanhol) e logo desenhe em uma folha você participando com responsabilidade dos cuidados com o meio ambiente.


PLANETA TIERRA
    Si actuamos con responsabilidad en el cuidado con el medio ambiente, la Tierra festejará con nosotros. ¿Qué haces tu para participar del festejo?




       A professora Valmira, nos trouxe uma atividade muito especial! Para começar, vamos prestar bem atenção na letra da música abaixo. Quem já conhece pode cantar junto.



    Agora, vamos prestar bastante atenção no vídeo aonde a professora Valmira no lança um belíssimo desafio:





     E, para terminar esse bloco de atividades, adivinhem quem veio fazer uma surpresa e contar uma linda história? Nossa querida professora Josete! No final do vídeo ela faz um pedido muito especial para vocês... Prestem bastante atenção!





     E assim encerramos as atividades dessa quinzena. Gostaram? Então contem lá no grupo das turmas o que vocês acharam. Ah! E não esqueçam de mostrar as produções de vocês, nós adoramos apreciar cada trabalho!!! Um beijo grande à todos/as e até a próxima!

💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA EM PDF💟

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...