** HISTÓRIA – Profª Ana
Na aula passada falamos sobre o Dia Mundial
do Meio Ambiente. E hoje vamos falar mais um pouquinho, tal a importância do
assunto.
Peço que assistam o vídeo, com muita atenção,
pois tem informações muito relevantes sobre o assunto.
Peço que tomem notas, no caderno, do que
acham importante no vídeo, pois na próxima aula vou propor uma atividade,
certo?
Vídeo:
Bom trabalho!
Prof. Ana😘
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº
José
Bom dia pessoal,
Hoje a proposta é
desenvolver a habilidade manipulativa, a criatividade, e a consciência
ambiental, através de jogos e brincadeiras, confeccionados a partir de
materiais recicláveis.
Vídeo:
Forte Abraço do Professor
José.
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos ver este vídeo
que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois
no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!
Vídeo:
Abraços da Profe Carla!
** ESPANHOL – Profª Adriana
M.
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
Leia o texto abaixo.
Copia a questão (que se encontra abaixo
do texto), no seu caderno, respondendo-a.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está
destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os
veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O
desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio
ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade
precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.
Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da
atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover
suas próprias demandas.”
Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO,
que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de
REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por
exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o
que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.
http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html
Copie as
questões abaixo no seu caderno e responda-as.
1.
Explique
com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.
2.
Cite duas ações que você e sua família podem
praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.
** PORTUGUÊS – Profª Silvana
Oi,
pessoal! Tudo bem?
Atividade
de interpretação textual para ser copiada e respondida no caderno.
Bom
trabalho!
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O louquinho
O
louquinho estava parado com um cordão amarrado na ponta de uma vassoura,
pescando, na maior concentração. Mas não tinha anzol no cordão. Mesmo assim, de
vez em quando, o louco dava um puxão.
- Tá fazendo o que aí, ô biruta? –
perguntou alguém que passava por ali.
- Tô pescando, não está vendo?
- Ah, é? Pescando sem anzol?
-
E daí? Aqui não tem peixe...
Ziraldo.
Novas anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
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Compreensão
textual:
1)
Que utensílios são utilizados numa pescaria?
2)
Por que o pescador da piada foi chamado de “biruta”?
3)
Você já participou de alguma pescaria? Com quem? Você gostou?
4)
Caso a sua resposta à pergunta anterior seja não, com quem, então, você
gostaria de ir pescar? Por quê?
*Agora faça uma ilustração da piada:
** ARTES – Profª Mônica
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos aprender um pouco sobre Poluição do Ar!
Leiam o texto e o copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno de vocês.
Se cuidem, fiquem em casa!
Abraço,
Professora Andréa.
Poluição do ar
A poluição do ar está diretamente
relacionada com vários problemas de saúde, principalmente respiratórios e
cardiovasculares.
O desenvolvimento dos grandes centros urbanos e o consumo cada vez
mais exagerado dos humanos são os grandes responsáveis por tornar o mundo cada
dia mais poluído. A poluição é um problema real que atinge o ar, a
água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes.
A poluição do ar pode ser
definida como a presença de substâncias provenientes de
atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a
qualidade de vida dos seres vivos. O ar poluído pode causar
sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo.
A poluição do ar tem se
intensificado desde a primeira metade do século XX com o aumento crescente de
indústrias e carros, que lançam diversos poluentes na atmosfera. Vale destacar,
no entanto, que também existem fontes naturais de poluição atmosférica, tais
como a poeira da terra e vulcões.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas
inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de
carbono. Essas
substâncias podem causar sérios danos à saúde do homem. O
monóxido de carbono, por exemplo, diminui a capacidade do sangue de transportar
oxigênio pelo corpo, podendo causar hipóxia tecidual. Já o ozônio possui papel
oxidante e citotóxico, podendo causar irritação nos olhos e diminuição da
capacidade pulmonar, por exemplo. O dióxido de enxofre relaciona-se com
irritações nas vias aéreas superiores, assim como o dióxido de nitrogênio. Esse
último também pode provocar danos graves aos pulmões.
Além desses problemas, a poluição do ar
desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está
relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas
narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e
incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. É importante frisar
que crianças e idosos são os mais vulneráveis, sendo frequentemente internados,
principalmente com doenças respiratórias.
A qualidade do ar pode melhorar ou piorar
de acordo com as condições do tempo de uma cidade. Quando há períodos com baixa
umidade e pouco vento, é comum vermos cidades com maior concentração de
poluentes. Isso se deve ao fato de que a dispersão dessas substâncias ocorre
lentamente. Sendo assim, é fundamental atenção redobrada nessas épocas do ano.
** MATEMÁTICA – Profº Renato
PARA LER!
Tipos de gráficos no ensino:
O profissional da
estatística se utiliza de gráficos pois eles se propõem a diferentes usos:
exploração, descoberta, interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação,
destaque, clareza, contar uma história.
Os gráficos são
recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das
informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e
televisão.
Tipos de gráficos com melhor função
pedagógica
Os gráficos com
melhor função pedagógica são os gráficos de colunas, barras e setores (pizza)
pois são usados para mostrar como o todo se divide em partes, para apresentar
proporções.
Independentemente do
tipo do gráfico, todos os gráficos devem ter claramente indicados o seu título,
o título do eixo das abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical),
a legenda e a fonte dos dados da pesquisa.
Gráficos de colunas
O gráfico de colunas
é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo
horizontal, são construídas as colunas que representam a variação (medidas ou
quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações,
representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no
eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que
queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de
cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem
sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Também podemos representar duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:
Exemplo de informação
retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade
demográfica (quantidade de pessoas por região) era de 5 pessoas por quilômetro
quadrado, já, em 2000, essa medida era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.
EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DE GRÁFICOS: Para responder no caderno!
IMPORTANTE: Não precisa
copiar o exercício no caderno, apenas anote suas respostas. Tire foto e
encaminhe para o whatsapp da escola.
1) O gráfico a seguir apresenta as temperaturas médias durante
um certo ano em Estocolmo, capital da Suécia e uma das cidades mais lindas da
Escandinávia.
a) Em que mês ocorreu a maior temperatura?
b) Em que meses ocorreram as menores temperaturas?
c) Qual foi diferença de temperatura entre Março e Abril?
1º
Assista o vídeo atentamente clicando no link(https://youtu.be/-MB2i3_9WWQ) ou usando
o QR code –
2º
Anote as informações mais importantes que aparecem no vídeo.
Informações:
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3º
Escreva um resumo de no mínimo 10 linhas sobre o vídeo contendo também tua
opinião sobre o que assistiu. – OBS.: Fazer tudo no caderno de filosofia.
Resumo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui👉 C11 - Semana 13: 15 a 19 de Junho - 2020