C11 - Semana: 15 a 19 de Junho - 2020



** HISTÓRIA – Profª Ana


Como estão, bonitinhos?

Na aula passada falamos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. E hoje vamos falar mais um pouquinho, tal a importância do assunto.
Peço que assistam o vídeo, com muita atenção, pois tem informações muito relevantes sobre o assunto.
Peço que tomem notas, no caderno, do que acham importante no vídeo, pois na próxima aula vou propor uma atividade, certo?

Vídeo: 

Bom trabalho!
Prof. Ana😘


** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº José

Bom dia pessoal,

Hoje a proposta é desenvolver a habilidade manipulativa, a criatividade, e a consciência ambiental, através de jogos e brincadeiras, confeccionados a partir de materiais recicláveis.

Vídeo:

Forte Abraço do Professor José.


** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Hoje vamos ver este vídeo que fala um pouco das Festas Juninas, muito tradicional na nossa cultura! Depois no caderno, cada um vai escrever um texto sobre o que assistiu!
Não esqueçam de compartilhar nos grupos da turma!

Vídeo: 

Abraços da Profe Carla!


** ESPANHOL – Profª Adriana M.


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Leia o texto abaixo.
Copia a questão (que se encontra abaixo do texto), no seu caderno, respondendo-a.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.


http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html

Copie as questões abaixo no seu caderno e responda-as.

1.    Explique com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.
2.     Cite duas ações que você e sua família podem praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Oi, pessoal! Tudo bem?
Atividade de interpretação textual para ser copiada e respondida no caderno.
Bom trabalho!
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O louquinho
O louquinho estava parado com um cordão amarrado na ponta de uma vassoura, pescando, na maior concentração. Mas não tinha anzol no cordão. Mesmo assim, de vez em quando, o louco dava um puxão.
- Tá fazendo o que aí, ô biruta? – perguntou alguém que passava por ali.
- Tô pescando, não está vendo?
- Ah, é? Pescando sem anzol?
- E daí? Aqui não tem peixe...

Ziraldo. Novas anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
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Compreensão textual:

1) Que utensílios são utilizados numa pescaria?

2) Por que o pescador da piada foi chamado de “biruta”?

3) Você já participou de alguma pescaria? Com quem? Você gostou?

4) Caso a sua resposta à pergunta anterior seja não, com quem, então, você gostaria de ir pescar? Por quê?

*Agora faça uma ilustração da piada:


** ARTES – Profª Mônica





** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!!!
Nesta semana, vamos aprender um pouco sobre Poluição do Ar!
Leiam o texto e o copiem no caderno de Ciências.
Enviem fotos do caderno para que a atividade seja considerada.
Aguardo o retorno de vocês.
Se cuidem, fiquem em casa!
Abraço, 
Professora Andréa.
Poluição do ar
A poluição do ar está diretamente relacionada com vários problemas de saúde, principalmente respiratórios e cardiovasculares.
O desenvolvimento dos grandes centros urbanos e o consumo cada vez mais exagerado dos humanos são os grandes responsáveis por tornar o mundo cada dia mais poluído. A poluição é um problema real que atinge o ar, a água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes.
poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. O ar poluído pode causar sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo.
A poluição do ar tem se intensificado desde a primeira metade do século XX com o aumento crescente de indústrias e carros, que lançam diversos poluentes na atmosfera. Vale destacar, no entanto, que também existem fontes naturais de poluição atmosférica, tais como a poeira da terra e vulcões.

Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde do homem. O monóxido de carbono, por exemplo, diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio pelo corpo, podendo causar hipóxia tecidual. Já o ozônio possui papel oxidante e citotóxico, podendo causar irritação nos olhos e diminuição da capacidade pulmonar, por exemplo. O dióxido de enxofre relaciona-se com irritações nas vias aéreas superiores, assim como o dióxido de nitrogênio. Esse último também pode provocar danos graves aos pulmões.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. É importante frisar que crianças e idosos são os mais vulneráveis, sendo frequentemente internados, principalmente com doenças respiratórias.
A qualidade do ar pode melhorar ou piorar de acordo com as condições do tempo de uma cidade. Quando há períodos com baixa umidade e pouco vento, é comum vermos cidades com maior concentração de poluentes. Isso se deve ao fato de que a dispersão dessas substâncias ocorre lentamente. Sendo assim, é fundamental atenção redobrada nessas épocas do ano.


** MATEMÁTICA – Profº Renato

PARA LER!

Tipos de gráficos no ensino:
O profissional da estatística se utiliza de gráficos pois eles se propõem a diferentes usos: exploração, descoberta, interpretação, diagnóstico, comunicação, apresentação, destaque, clareza, contar uma história.
Os gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.

Tipos de gráficos com melhor função pedagógica
Os gráficos com melhor função pedagógica são os gráficos de colunas, barras e setores (pizza) pois são usados para mostrar como o todo se divide em partes, para apresentar proporções.
Independentemente do tipo do gráfico, todos os gráficos devem ter claramente indicados o seu título, o título do eixo das abscissas (horizontal) e do eixo das ordenadas (vertical), a legenda e a fonte dos dados da pesquisa.

Gráficos de colunas
O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal, são construídas as colunas que representam a variação (medidas ou quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações, representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical. Ou seja, no eixo vertical indicamos uma escala graduada de zero até o valor máximo que queremos representar e no eixo horizontal construímos colunas onde a altura de cada coluna informa o valor máximo pesquisado em cada item.
As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante. Também podemos representar duas ou mais categorias de informações.
Exemplos:

Exemplo de informação retirada do gráfico:
Em 1940, a densidade demográfica (quantidade de pessoas por região) era de 5 pessoas por quilômetro quadrado, já, em 2000, essa medida era de 20 pessoas por quilômetro quadrado.
                 



EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DE GRÁFICOS: Para responder no caderno!

IMPORTANTE: Não precisa copiar o exercício no caderno, apenas anote suas respostas. Tire foto e encaminhe para o whatsapp da escola.

1)    O gráfico a seguir apresenta as temperaturas médias durante um certo ano em Estocolmo, capital da Suécia e uma das cidades mais lindas da Escandinávia.  

a)    Em que mês ocorreu a maior temperatura?
b)    Em que meses ocorreram as menores temperaturas?
c)    Qual foi diferença de temperatura entre Março e Abril?



 ** FILOSOFIA – Profº Fábio

Assista o vídeo atentamente clicando no link(https://youtu.be/-MB2i3_9WWQ) ou usando o QR code 

Anote as informações mais importantes que aparecem no vídeo.
Informações: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escreva um resumo de no mínimo 10 linhas sobre o vídeo contendo também tua opinião sobre o que assistiu. – OBS.: Fazer tudo no caderno de filosofia.
Resumo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOM TRABALHO!!!





Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...