Você sabia que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente???
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Este dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pensando nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram suas atividades desta semana.
Bons estudos!!
** HISTÓRIA – Profª Ana
No dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial
do Meio Ambiente! Para não fugirmos do
nosso tema, que tal falarmos do lixo e consumo, resultados da Revolução
Industrial do século XVIII? Talvez vocês já conheçam o vídeo, com o título A história das coisas, mas ele é tão importante para refletirmos a vida que
levamos que, penso, vale a pena vê-lo
novamente, se for o caso. Aliás, vou
enviar também para a turma C31.
Bom
trabalho!
Prof. Ana
Para assistir e refletir! Parte I
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem
com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE: Leia
o texto abaixo, em seguida, escreva um parágrafo dizendo se você pesquisa a
origem dos produtos naturais que você consome.
2ª maior floresta da
América Latina também queimou nos últimos meses
Enquanto o mundo
prestava atenção nos incêndios da Amazônia, o Gran Chaco também desaparecia — e
o seu churrasco de fim de semana pode ter a ver com isso
Joel E. Correia*
03 Nov 2019 - 15h52 Atualizado em 03 Nov 2019 - 15h52
Os incêndios
na Amazônia brasileira capturaram a atenção do mundo. Enquanto isso, a
segunda maior floresta da América do Sul, o Gran Chaco, estava desaparecendo na
frente de todos.
O Gran Chaco, que vai da Bolívia e
Brasil ao Paraguai e Argentina, é extremamente biodiverso, com mais de 3,4 mil
plantas e 900 espécies de animais — incluindo árvores quebracho-blanco, antas e
jaguares. É também casa de pelo menos 30 povos indígenas, entre eles os Ayoreo,
alguns dos quais vivem em isolamento voluntário em suas terras natais, assim
como colônias menonitas.
Agora, por causa de um dos
desmatamentos mais rápidos no mundo, as áreas não protegidas desse ecossistema
que já foi enorme podem em breve desaparecer. Desde 2001, mais de 80 mil metros
quadrados de floresta foram derrubados para abrir espaço para agricultura e criação
de gado no Gran Chaco.
Mais de metade do desflorestamento
ocorreu no Paraguai, um pequeno país sul-americano de 7 milhões de habitantes.
Assim como a Amazônia no norte,
criação de gado e plantações são as forças primárias de desflorestamento no Gran
Chaco do Paraguai.
Mas para além da carne e da soja, a
terra devastada do Gran Chaco também produz algumas coisas bem inesperadas —
produtos do dia a dia que são exportados e vendidos no exterior a consumidores
que talvez nunca saibam que suas compras contribuíram para a destruição da
segunda maior floresta da América do Sul.
Aumentam as dores no Chaco
Eu investigo a propagação da
agricultura para exportação no Paraguai desde 2011. Paraguai, o oitavo maior
exportador de carne no mundo, vende 350 mil toneladas de carne todo ano para
Rússia, Israel, Chile e outros.
Existem pelo menos 14 milhões cabeças
de gado no Chaco paraguaio e mais de 4 milhões de hectares de terra dedicados à
criação de gado — uma área maior que a Bélgica.
O governo paraguaio quer se tornar o
quinto maior exportador de carne nos próximos dez anos. Para alcançar o
objetivo, os criadores de gado vão precisar de mais terra — de muita terra —
visto que a indústria da carne no Paraguai é baseada em pastagem, em vez do
modelo de confinamento prevalente nos EUA.
Para limpar a floresta para a
pastagem, tanto legal quanto ilegalmente, os criadores de gado paraguaios usam
o chamado “encadeamento”. Isso significa derrubar as árvores com correntes
pesadas em tratores. Depois disso, eles queimam as árvores caídas.
Cada vez mais, alguns fazendeiros têm
percebido que também há dinheiro a ser feito das árvores caídas. Em vez de
simplesmente queimar a madeira no campo, eles a transformam em carvão.
Em todo o Chaco paraguaio, grandes
fornos de tijolos localizados em volta de estradas principais lentamente assam
a madeira retirada das florestas, transformando-a em carvão que alimenta
churrascos de fim de semana mundo afora.
Esse carvão é então empilhado em
caminhões que levam tudo para exportadores paraguaios, que por sua vez o enviam
a Europa, Oriente Médio e Estados Unidos, entre outros grandes mercados.
Churrascos de fim de semana e couro de
luxo
Nesses lugares, o carvão paraguaio é
frequentemente marcado como “natural” ou “ecologicamente certificado”, sugerindo
que é sustentável.
O carvão paraguaio pode ser um produto
“natural”, mas dificilmente é ecologicamente correto. Isso porque fazer e
vender carvão de árvores recém cortadas — que antes eram descartadas — faz o
desflorestamento mais lucrativo.
Como resultado, comprar esse produto
indiretamente contribui para o desflorestamento do Chaco, às vezes tornando
consumidores com consciência ecológica em cúmplices sem saber da dizimação da
segunda maior floresta da América do Sul.
Um problema semelhante surge com outro
produto do Chaco que é vendido por todo o mundo: o couro.
O Paraguai exportou cerca de 4 mil
toneladas de couro — um subproduto da indústria da carne — no ano passado.
O couro paraguaio é refinado e usado
em diversas indústrias ao redor do mundo, em especial na Europa.
Marcas de carro como BMW, Citroen,
Peugeot, Renault, Porsche e Ferrari usam couro do Chaco para cobrir tudo, de
bancos à direção.
Vai jogar futebol neste fim de semana?
Pode ser que seus sapatos sejam feitos do mesmo material.
O couro e o carvão não só tornam a
degradação ambiental do Chaco paraguaio mais lucrativo — às vezes, são
produzidos usando trabalho forçado.
De acordo com reclamações recentes
feitas ao departamento do trabalho e ao procurador geral da República, alguns
fazendeiros do Chaco exploram indígenas, pagando salários extremamente baixos
para tarefas como construção de cerca, limpeza de terra e pastoreio. Alguns
trabalhadores são obrigados a comprar comida de lojas da fazenda caras, usando
um sistema de crédito que os deixa presos em dívidas.
Um relatório de setembro de 2018 das
Nações Unidas, sobre formas contemporâneas de escravidão no Paraguai, mostra
que o trabalho forçado nas fazendas de gado no Chaco e em indústrias
relacionadas está melhorando graças ao cumprimento de legislações trabalhistas,
mas ainda assim é prevalente.
Indo, indo…
Pode ser demais, eu sei, pedir que
consumidores investiguem se o couro ou o carvão do churrasco são de fontes
éticas.
Existem tantos problemas ambientais
preocupantes no mundo, e as redes de suprimento globais são incrivelmente
complexas. Então, para consumidores que vivem longe dos lugares que produzem os
produtos que eles compram — até mesmo os bem conscientes —, é mais fácil focar
em eventos extraordinários como os incêndios na Amazônia do que que pensar
sobre as consequências não intencionais de um churrasco.
Mas hábitos de consumo triviais
importam quando o assunto é a saúde ambiental global. As coisas que nós
compramos podem apoiar práticas prejudiciais e indústrias que levam a crises
agudas como os incêndios na Amazônia ou a problemas gerais causados pelas
mudanças climáticas.
Dito isso, não existe “o que os olhos
não veem, o coração não sente” quando o assunto é justiça social e ambiental.
Se o Gran Chaco da América do Sul continuar a ser derrubado nas taxas atuais,
ele vai desaparecer antes até que a maioria das pessoas saibam de sua
existência.
*
Joel E. Correia é professor assistente de Estudos Latino Americanos na
Universidade da Flórida. O artigo foi publicado originalmente em inglês no site
The
Conversation.
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
LEIA COM ATENÇÃO
O que é gráfico?
Gráfico é uma
representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para
facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto.
Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas
de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em
diferentes áreas do conhecimento.
Elementos dos gráficos
1. Título:
apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico
representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações
ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é
usada para identificar as informações apresentadas no gráfico,
separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa:
site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a
construção do gráfico.
ATIVIDADE:
A
atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente. O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem
como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda
o questionário em seu caderno.
GRÁFICO 1
QUESTIONÁRIO:
1) Qual o título de cada gráfico?
2) O gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar a legenda?
3) A fonte dos gráficos é a mesma?
4) Ao observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5) Em qual estado a área de desmatamento é maior?
6) Ao analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão diminuindo?
1) Qual o título de cada gráfico?
2) O gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar a legenda?
3) A fonte dos gráficos é a mesma?
4) Ao observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5) Em qual estado a área de desmatamento é maior?
6) Ao analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão diminuindo?
Achou
interessante o assunto? Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento
na Amazônia.
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora.
Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:
- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira
segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o
material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça.
Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo
adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.
- Descarte ideal
·
Descarte
de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos
contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
·
O
material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis,
nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.
- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de
coronavírus
·
Qualquer
resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·
Nesses
casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois
terços de sua capacidade preenchida.
·
Não devem
ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem
para reciclagem.
·
Se o
cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a
recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável
pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.
** FILOSOFIA – Profº Fábio
AULA
ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE
1) Assista atentamente o vídeo abaixo e resuma com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para isso https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg
1) Assista atentamente o vídeo abaixo e resuma com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para isso https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg
Resumo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Todas
respostas completas com no mínimo 3 linhas.
2) O que o Corona Vírus tem a ver com a destruição da natureza?
3) Por que é mentira que o Corona Vírus foi feito em laboratório?
4) Explique o “efeito de diluição” e como isso nos protege.
5) Como o desmatamento das florestas se torna um risco pra saúde pública?
6) Como o derretimento das geleiras pode trazer novas pandemias?
7) Qual parte do vídeo chamou mais tua atenção? Por quê?
8) O que você sentiu após assistir e refletir sobre este vídeo? Explique esse sentimento.
2) O que o Corona Vírus tem a ver com a destruição da natureza?
3) Por que é mentira que o Corona Vírus foi feito em laboratório?
4) Explique o “efeito de diluição” e como isso nos protege.
5) Como o desmatamento das florestas se torna um risco pra saúde pública?
6) Como o derretimento das geleiras pode trazer novas pandemias?
7) Qual parte do vídeo chamou mais tua atenção? Por quê?
8) O que você sentiu após assistir e refletir sobre este vídeo? Explique esse sentimento.
** ESPANHOL – Profª Adriana M.
LEIA E RESPONDA A
RESPEITO DO TEXTO SOBRE ESTE PIANISTA FAMOSO.
MOZART
Wolfgang Amadeus
Mozart fue un niño prodigio, que a los cuatro años era capaz de tocar
instrumentos y de componer obras musicales. Su papá se sentía tan orgulloso de
su hijo que lo llevó ante los reyes para que lo escucharan. ¡Fue un éxito! Toda
su infancia la pasó en grandes palacios tocando para príncipes y reyes.
Mozart tenía el don
de la música, tanto que podía imaginar una obra completa y tocarla, o bien,
escribirla estuviera donde estuviera. Pero a Wolfgang Amadeus Mozart no lo
recordamos solo por su privilegiada mente y la vida que llevó, sino porque dejó
al mundo bellísimas obras musicales. Algunas de sus obras vale la pena que las
escuches. Te recomendamos las óperas La flauta mágica y Las
bodas de Fígaro.
Ahora responde:
- ¿Por qué aún hoy se habla de
Mozart?
- ¿Qué significa “prodigio”?
- ¿Por qué el padre se sentía
orgulloso de su hijo?
- ¿A ti te gustaría tener un
don como lo tuvo Mozart?
- Si tuvieras un don, ¿cuál te
gustaría que fuera?
QUEM TIVER ACESSO À INTERNET PODE PESQUISAR E ESCUTAR AS OBRAS DE MOZART
CITADAS NO TEXTO.
BOM TRABALHO!!!
Baixe o PDF aqui 👉C21 - Semana: 08 a 10 de Junho - 2020