C31 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020



** HISTÓRIA – Profª Ana





Todos bem por aí? Saudades!

Vamos trabalhar, lindinhos?

Penso que já falamos bastante sobre a República Velha. Então, para finalizar, vamos fazer esta atividade de reflexão respondendo os questionamentos a seguir. Voltaremos a falar sobre o tema quando do nosso retorno à Escola.

Bom trabalho!
Prof. Ana😘

Reflita e dê sua opinião sobre as questões abaixo, respondendo no seu caderno.

1.    Na República Velha (1889-1930), a situação desesperada dos pobres provocou muitas revoltas populares contra o governo. No Brasil de hoje, milhões de pessoas nas cidades e campo vivem em situação de miséria. Essas pessoas são submissas ou têm se revoltado? Hoje em dia, as formas de protesto e de luta são diferentes daquelas que ocorriam há oitenta ou noventa anos? (mínimo de oito linhas)
2.    Muitos pobres são profundamente religiosos. A fé religiosa dos brasileiros pobres ajuda-os a lutar contra sua situação ou serve para que as pessoas se acomodem? (mínimo de cinco linhas)

** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Cláudia

Olá, pessoal!
          Espero que estejam todos bem e com saúde. Eu estou me cuidando e a saudade de vocês só aumenta. Já estamos na 11ª semana de isolamento social e imagino que estejam um pouco cansados! Sei que sentimos falta da escola, dos colegas, das brincadeiras e das nossas aulas de educação física… Mas, por enquanto ficaremos assim por mais algumas semanas. Por isso, é importante seguir praticando os ALONGAMENTOS DIARIAMENTE, além de outros exercícios, danças e brincadeiras que cada um vai inventando em casa!
          Nesta semana, dando continuidade aos episódios dos “Guerreiros da Amazônia”, vamos assistir o 4º “Desmatamento” e o 5º “Incêndio Criminoso”. Com estes episódios dá para entender um pouco mais sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica e quais os benefícios que  ela nos fornece.
          O dia 05 de junho, é considerado o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, desde 1972. Tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Com esses 2 episódios sobre desmatamento e incêndio criminoso, vamos entender que é importante ouvir e aprender sobre o mundo físico, social, cultural e agora mais do que nunca o mundo digital, para fazermos escolhas mais conscientes no dia-a-dia!

Acessem os vídeos dos episódios:


ATIVIDADE:
Depois de assistir aos episódios crie um desenho para ilustrar o DIA 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e SOBRE A NOSSA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA. Aproveite para soltar a imaginação e use o material que tiver disponível. Se puder faça uma foto do trabalho e envie para o whatsapp da escola.


#SALVEM A AMAZÔNIA # BOA SEMANA # UM ABRAÇO

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal, tudo bem!

Para comemorar  o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!

Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar  o ambiente em que vivemos!

Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!


Link para o vídeo:

Abraços da Profe Carla!

** PORTUGUÊS – Profª Silvana

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo. Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.

Bom trabalho!
EXERCÍCIOS NOVA ORTOGRAFIA

1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21

2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu

3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem

4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas

6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.

7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
e) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde



** ARTES – Profª Mônica





** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

Pesquise e responda no seu caderno.

Como a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL modificou a geografia da Europa?

Para responder a questão acima, você pode pesquisar em diferentes fontes à sua disposição (internet, caderno de História, etc...)

Uma sugestão de leitura ....

** MATEMÁTICA – Profº Renato


Copie o texto no caderno!
Fórmula de Bhaskara

A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou. Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes. Vale lembrar que coeficiente é o número que multiplica uma incógnita em uma equação.
Em sua forma original, a fórmula de Bhaskara é dada pela seguinte expressão:

Para utilizar essa fórmula, é necessário lembrar que toda equação do segundo grau deve ser escrita da seguinte maneira:

Equação reduzida ou normal do segundo grau
Os coeficientes dessa equação são os números que ocupam o lugar de “a”, de “b” e de “c”. Portanto, o coeficiente “a” é o número que multiplica x2; o coeficiente “b” é o número que multiplica x; e o coeficiente “c” é o número que não multiplica incógnita.
Como resolver equações do segundo grau com a fórmula de Bhaskara?
Resolver uma equação do segundo grau é encontrar os valores de x (ou da incógnita proposta) que fazem com que essa equação seja igual a zero.
O método resolutivo de Bhaskara apenas exige que o valor numérico de cada coeficiente seja substituído na fórmula de Bhaskara. Após isso, basta realizar as operações matemáticas indicadas pela fórmula para obter as raízes da equação. Contudo, esse método costuma ser dividido em três etapas para facilitar a compreensão.
Etapa 1: Calcular discriminante
Discriminante é a expressão presente dentro da raiz na fórmula de Bhaskara. É comumente representado pela letra grega Δ (Delta) e recebe esse nome pelo fato de discriminar os resultados de uma equação da seguinte maneira:
Δ < 0, então a equação não possui resultados reais;
Δ = 0, então a equação possui apenas um resultado real ou possui dois resultados iguais (essas duas afirmações são equivalentes);
Δ > 0, então a equação possui dois resultados distintos reais.
Portanto, para calcular as raízes de uma equação do segundo grau, primeiramente calcule o valor numérico de Δ.

Etapa 2: Substitua discriminante e coeficientes na fórmula de Bhaskara
Geralmente a fórmula de Bhaskara é ensinada apenas da seguinte maneira:

Nessa etapa, basta substituir os valores de Δ e dos coeficientes da equação do segundo grau na fórmula acima.

Etapa 3: Calcule as raízes da equação
Para essa última etapa, note na fórmula de Bhaskara que existe um sinal “±”. Esse sinal indica que devem ser realizados dois cálculos. O primeiro para o caso em que o número que o segue seja positivo e o segundo para o caso em que o número que o segue seja negativo.
É comum nomear cada um desses resultados como x' e x'' ou x1 e x2. Observe:

X' e x'' são as raízes da equação do segundo grau pela fórmula de Bhaskara

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!

** ESPANHOL – Profª Adriana M.

NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar outros instrumentos.



** CIÊNCIAS – Profª Andréa

 Queridos alunos e alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de vocês, o que essa história tem em comum  conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!


Para abrir o livro clique no título.  

 Malala


BOM TRABALHO!!!

Baixe o PDF aqui👉C31 - Semana: 01 a 05 de Junho - 2020

Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...