** HISTÓRIA – Profª Ana
Todos bem por aí? Saudades! ♥♥
Vamos trabalhar, lindinhos?
Penso que já falamos bastante sobre a
República Velha. Então, para finalizar, vamos fazer esta atividade de reflexão
respondendo os questionamentos a seguir. Voltaremos a falar sobre o tema quando
do nosso retorno à Escola.
Prof. Ana😘
Reflita e dê sua opinião sobre as questões abaixo, respondendo no
seu caderno.
1.
Na República
Velha (1889-1930), a situação desesperada dos pobres provocou muitas
revoltas populares contra o governo. No Brasil de hoje, milhões de pessoas nas
cidades e campo vivem em situação de miséria. Essas pessoas são submissas ou
têm se revoltado? Hoje em dia, as formas de protesto e de luta são diferentes
daquelas que ocorriam há oitenta ou noventa anos? (mínimo de oito linhas)
2.
Muitos pobres são profundamente religiosos. A
fé religiosa dos brasileiros pobres ajuda-os a lutar contra sua situação ou
serve para que as pessoas se acomodem? (mínimo de cinco linhas)
** EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª
Cláudia
Olá, pessoal!
Espero
que estejam todos bem e com saúde. Eu estou me cuidando e a saudade de vocês só
aumenta. Já estamos na 11ª semana de isolamento social e imagino que estejam um
pouco cansados! Sei que sentimos falta da escola, dos colegas, das brincadeiras
e das nossas aulas de educação física… Mas, por enquanto ficaremos assim por
mais algumas semanas. Por isso, é importante seguir praticando os ALONGAMENTOS
DIARIAMENTE, além de outros exercícios, danças e brincadeiras que cada um vai
inventando em casa!
Nesta
semana, dando continuidade aos episódios dos “Guerreiros da Amazônia”, vamos
assistir o 4º “Desmatamento” e o 5º “Incêndio Criminoso”. Com estes episódios
dá para entender um pouco mais sobre a importância da preservação da Floresta
Amazônica e quais os benefícios que ela
nos fornece.
O
dia 05 de junho, é considerado o DIA MUNDIAL DO MEIO
AMBIENTE, desde 1972. Tem por objetivo lembrar a população e os
governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da
necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira
negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Com esses 2
episódios sobre desmatamento e incêndio criminoso, vamos entender que é
importante ouvir e aprender sobre o mundo físico, social, cultural e agora mais
do que nunca o mundo digital, para fazermos escolhas mais conscientes no
dia-a-dia!
Acessem os vídeos dos episódios:
ATIVIDADE:
Depois de
assistir aos episódios crie um desenho para ilustrar o DIA 05 DE JUNHO - DIA
MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e SOBRE A NOSSA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA.
Aproveite para soltar a imaginação e use o material que tiver disponível. Se
puder faça uma foto do trabalho e envie para o whatsapp da escola.
#SALVEM
A AMAZÔNIA # BOA SEMANA # UM ABRAÇO
** BIBLIOTECA – Profª
Carla
Bom dia pessoal, tudo bem!
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é em 05 de junho), vamos assistir um vídeo sobre a preservação do nosso planeta!
Depois cada um vai escrever um texto dizendo como podemos ajudar a preservar o ambiente em que vivemos!
Não esqueça de compartilhar nos grupos da turma!
Link para o vídeo:
Abraços da Profe Carla!
** PORTUGUÊS – Profª
Silvana
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Na última aula enviei um
vídeo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa e também um resumo.
Agora vocês colocarão em prática o que vocês entenderam ao fazer esta
atividade. Vocês deverão copiá-la no caderno.
Bom trabalho!
EXERCÍCIOS NOVA
ORTOGRAFIA
1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua
portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21
2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar
todos os ditongos abertos “éu”,“éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’).
Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:
a) Assembléia, dói, céu
b) Assembléia, doi, ceu
c) Assembléia, dói, ceu
d) Assembleia, dói, céu
e) Assembleia, doi, céu
3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com
acento circunflexo. Qual delas?
a) Vôo
b) Crêem
c) Enjôo
d) Pôde
e) Lêem
4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas
corretamente:
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá
b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama
c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
d) bússola, império, plateia, caju, Panamá
e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá
5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas
as grafias:
a) Coautor, antissocial e micro-ondas
b) Co-autor, anti-social e micro-ondas
c) Coautor, antissocial e microondas
d) Co-autor, antissocial e micro-ondas
e) Coautor, anti-social e microondas
6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?
a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de
infraestrutur recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de
infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de
infraestrutura recém
aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de
infra-estrutura recémaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto
de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.
7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de
acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente,
arquirrival, saúde
b) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente,
arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente,
arquirrival, saúde
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente,
arqui-rival, saúde
e)
Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente,
arqui-rival, saúde
Disponível em: https://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2013/exer-nova-orto.pdf. Acesso em: 29/05/2020.
** ARTES – Profª Mônica
** GEOGRAFIA – Profº
Gilberto
Pesquise e responda no seu
caderno.
Como a SEGUNDA GUERRA
MUNDIAL modificou a geografia da Europa?
Para responder a questão
acima, você pode pesquisar em diferentes fontes à sua disposição (internet,
caderno de História, etc...)
Uma sugestão de leitura ....
** MATEMÁTICA – Profº
Renato
Copie o texto no caderno!
Fórmula de Bhaskara
A fórmula
de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome
homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou. Essa
fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma
equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes. Vale
lembrar que coeficiente é o número que multiplica uma incógnita em uma equação.
Em sua forma original, a
fórmula de Bhaskara é dada pela seguinte expressão:
Para
utilizar essa fórmula, é necessário lembrar que toda equação do segundo
grau deve ser escrita da seguinte maneira:
Equação reduzida ou normal do segundo grau
Os
coeficientes dessa equação são os números que ocupam o lugar de “a”, de “b” e
de “c”. Portanto, o coeficiente “a” é o número que multiplica x2; o coeficiente
“b” é o número que multiplica x; e o coeficiente “c” é o número que não
multiplica incógnita.
Como resolver equações do segundo grau com a
fórmula de Bhaskara?
Resolver
uma equação do segundo grau é encontrar os valores de x (ou da incógnita
proposta) que fazem com que essa equação seja igual a zero.
O
método resolutivo de Bhaskara apenas exige que o valor numérico de cada
coeficiente seja substituído na fórmula de Bhaskara. Após isso, basta realizar
as operações matemáticas indicadas pela fórmula para obter as raízes da
equação. Contudo, esse método costuma ser dividido em três etapas para
facilitar a compreensão.
Etapa 1: Calcular discriminante
Discriminante
é a expressão presente dentro da raiz na fórmula de Bhaskara. É comumente
representado pela letra grega Δ (Delta) e recebe esse nome pelo fato de
discriminar os resultados de uma equação da seguinte maneira:
Δ < 0, então a equação
não possui resultados reais;
Δ = 0, então a equação
possui apenas um resultado real ou possui dois resultados iguais (essas duas
afirmações são equivalentes);
Δ > 0, então a equação
possui dois resultados distintos reais.
Portanto, para calcular
as raízes de uma equação do segundo grau, primeiramente calcule o valor
numérico de Δ.
Etapa 2: Substitua discriminante e
coeficientes na fórmula de Bhaskara
Geralmente a fórmula de Bhaskara é ensinada apenas da
seguinte maneira:
Nessa etapa, basta substituir os valores de Δ e dos
coeficientes da equação do segundo grau na fórmula acima.
Etapa 3: Calcule as raízes da equação
Para
essa última etapa, note na fórmula de Bhaskara que existe um sinal
“±”. Esse sinal indica que devem ser realizados dois cálculos. O primeiro para
o caso em que o número que o segue seja positivo e o segundo para o caso em que
o número que o segue seja negativo.
É
comum nomear cada um desses resultados como x' e x'' ou x1 e x2. Observe:
X' e x'' são as raízes da equação do segundo grau pela fórmula de Bhaskara
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** ESPANHOL – Profª
Adriana M.
NESTA ATIVIDADE VOCÊ PESQUISA E DESENHA
COM RIQUEZA DE DETALHES O SEU INSTRUMENTO PREFERIDO. PODE SER UM DESTES DA
ILUSTRAÇÃO ABAIXO OU OUTRO QUALQUER.
Quem puder, use o GOOGLE para pesquisar
outros instrumentos.
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Queridos alunos e
alunas, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Nesta semana, vou encaminhar para vocês uma versão da
História da Malala.
Tenho certeza que vocês a conhecem.
Achei muito interessante esta versão, pois em tempos de
Pandemia, também estamos impedidos de frequentarmos a nossa querida Escola.
Leiam com carinho e escrevam no caderno de Ciências de
vocês, o que essa história tem em comum
conosco.
Façam um pequeno texto com até 20 linhas e encaminhem
para o WhatsApp da escola, ok?
Aguardo ansiosa o retorno de vocês!
Fiquem em casa!
Se cuidem!
Se precisarem sair, usem máscara!!
Para abrir o livro clique no título.
BOM TRABALHO!!!