PROFESSORA BEA
Olá queridos e queridas! Como estão?
Olá queridos e queridas! Como estão?
Hoje vamos confeccionar a capa do nosso Diário da Quarentena:
1. Abaixo, temos uma sugestão de Capa, reproduza a imagem ou crie a sua, como preferir! Não esqueça de escrever o nome completo.
Vamos nos preparar para a Semana do Meio Ambiente! Vocês vão receber a cartela do jogo doTriliau !
2. Convidem a família para jogar e observem atentamente todas as etapas do jogo,
tentando lembrar os passeios que a escola já fez na Praça. Após ,escreva no teu Diário as observações que fizestes no decorrer do jogo.
Aproveitem e até a próxima semana!!!! ��
PROFESSORA LIANA
Querido/a
estudante,
Fique
em casa e não esqueça de lavar as mãos e usar máscara. Beijo e
até breve!
Professora
Liana Falcão
AS
ESTAÇÕES DO ANO
A
TERRA BASICAMENTE POSSUI DOIS MOVIMENTOS O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO,
QUE DETERMINA A DURAÇÃO DOS DIAS E DURA 24 HORAS OU 1 DIA, É O
GIRO DA TERRA EM TORNO DO SEU PRÓPRIO EIXO.
OUTRO
MOVIMENTO DA TERRA É O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, QUE DETERMINA AS
ESTAÇÕES DO ANO E DURA 365 DIAS OU 1 ANO, É A GIRO DA TERRA EM
TORNO DO SOL.
AS
ESTAÇÕES DO ANO SÃO QUATRO:
- PRIMAVERA EM QUE A MAIOR PARTE DAS PLANTAS FLORESCEM;
- VERÃO QUE É A ESTAÇÃO MAIS QUENTE E CHUVOSA;
- OUTONO EM QUE AS NOITES SÃO MAIS FRIAS E ALGUMAS ARVORES PERDEM AS FOLHAS E O
- INVERNO QUE É A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO.
AS
ESTAÇÕES DO ANO VARIAM DE ACORDO COM O LOCAL DO GLOBO EM QUE NOS
ENCONTRAMOS POIS QUANDO UM LADO ESTA PERTO DO SOL O OUTRO ESTÁ LONGE
NO
BRASIL AS ESTAÇÕES OCORREM NOS SEGUINTES PERÍODOS:
- PRIMAVERA DE SETEMBRO A DEZEMBRO;
- VERÃO DE DEZEMBRO A MARÇO;
- OUTONO DE MARÇO A JUNHO E
- INVERNO DE JUNHO A SETEMBRO
QUESTÕES
- QUAL É O NOME DADO AO MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DE SI MESMA?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- QUANTO TEMPO LEVA ESSE MOVIMENTO?
R.:____________________________________________________________________________
- QUE MUDANÇAS ESSE MOVIMENTO CAUSA?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- COMO SE CHAMA O MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DO SOL?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- QUANTO TEMPO ESSE MOVIMENTO LEVA?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- O QUE ESSE MOVIMENTO DETERMINA?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- QUANTAS E QUAIS SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- QUAL É A ESTAÇÃO DO ANO EM QUE ACONTECE A FLORAÇÃO?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- NO BRASIL QUANDO COMEÇA E TERMINA O INVERNO?
R.:____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- QUAL É A ESTAÇÃO DO ANO QUE VOCÊ MAIS GOSTA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
PROFESSORA CLÁUDIA - ED. FÍSICA
Olá, pessoal!
Espero que estejam todos/as bem e com saúde. Eu estou me cuidando e a saudade de vocês só
aumenta. Já estamos na 11ª semana de isolamento social e imagino que estejam um pouco
cansados/as! Sei que sentimos falta da escola, dos/as colegas, das brincadeiras e das nossas aulas
de educação física… Mas, por enquanto, ficaremos assim por mais algumas semanas. Por isso, é
importante seguir praticando os ALONGAMENTOS DIARIAMENTE, além de outros exercícios,
danças e brincadeiras que cada um/a vai inventando em casa!
aumenta. Já estamos na 11ª semana de isolamento social e imagino que estejam um pouco
cansados/as! Sei que sentimos falta da escola, dos/as colegas, das brincadeiras e das nossas aulas
de educação física… Mas, por enquanto, ficaremos assim por mais algumas semanas. Por isso, é
importante seguir praticando os ALONGAMENTOS DIARIAMENTE, além de outros exercícios,
danças e brincadeiras que cada um/a vai inventando em casa!
Nesta semana, dando continuidade aos episódios dos “Guerreiros da Amazônia”, vamos assistir o
4º “Desmatamento” e o 5º “Incêndio Criminoso”. Com estes episódios dá para entender um pouco
mais sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica e quais os benefícios que ela nos
fornece.
4º “Desmatamento” e o 5º “Incêndio Criminoso”. Com estes episódios dá para entender um pouco
mais sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica e quais os benefícios que ela nos
fornece.
O dia 05 de junho, é considerado o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, desde 1972. Tem por
objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos
recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira
negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Com esses 2 episódios sobre desmatamento e incêndio criminoso, vamos entender que é
importante ouvir e aprender sobre o mundo físico, social, cultural e agora mais do que nunca o
mundo digital, para fazermos escolhas mais conscientes no dia-a-dia!
objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos
recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira
negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Com esses 2 episódios sobre desmatamento e incêndio criminoso, vamos entender que é
importante ouvir e aprender sobre o mundo físico, social, cultural e agora mais do que nunca o
mundo digital, para fazermos escolhas mais conscientes no dia-a-dia!
ATIVIDADE:
Depois de assistir aos episódios crie um desenho para ilustrar o DIA 05 DE JUNHO - DIA
MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e SOBRE A NOSSA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA.
Aproveite para soltar a imaginação e use o material que tiver disponível. Se puder faça uma
foto do trabalho e envie para o whatsapp da escola.
MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e SOBRE A NOSSA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA.
Aproveite para soltar a imaginação e use o material que tiver disponível. Se puder faça uma
foto do trabalho e envie para o whatsapp da escola.
#SALVEM A AMAZÔNIA # BOA SEMANA # UM ABRAÇO
PROFESSORA MARCELLE - ARTES
Leia o texto abaixo e crie um desenho a partir desta poesia de Cecília Meirelles
As Borboletas,
Brancas, Azuis, Amarelas E pretas
Brincam Na luz As belas Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão
Profa Marcelle
PROFESSORA VALMIRA - BIBLIOTECA
PROFESSORA VANESSA - ORIENTAÇÃO ESCOLAR
Olá, famílias!!
Semana passada, tivemos o Dia Mundial do Brincar, e queremos conectar a tod@s com este que é o nosso primeiro grande fazer humano: o brincar!!!
Abaixo, um vídeo curtinho, mas inspirador. Embora nem tod@s possam estar em contato com a natureza, vale muito ouvir com carinho o vídeo para valorizar aquele solzinho que entra pela janela de manhã, aquelas plantinhas que nos pedem água todos os dias, aquela grama que a gente pode colocar os pés e que muitas vezes não coloca por vergonha do que o outro pode falar...
Mais do que nunca, vamos valorizar o que a natureza nos traz, de alimento pro corpo e pra alma. E brincar com ela!! Brincar com noss@s filh@s e com nossas próprias crianças internas.
Divirtam-se!!!!
E, no fim do dia, perguntem-se: eu brinquei hoje?!
🥳🤡🚴🧜🏼🤹🏾♀️🤸🏾♀️🌈
Semana passada, tivemos o Dia Mundial do Brincar, e queremos conectar a tod@s com este que é o nosso primeiro grande fazer humano: o brincar!!!
Abaixo, um vídeo curtinho, mas inspirador. Embora nem tod@s possam estar em contato com a natureza, vale muito ouvir com carinho o vídeo para valorizar aquele solzinho que entra pela janela de manhã, aquelas plantinhas que nos pedem água todos os dias, aquela grama que a gente pode colocar os pés e que muitas vezes não coloca por vergonha do que o outro pode falar...
Mais do que nunca, vamos valorizar o que a natureza nos traz, de alimento pro corpo e pra alma. E brincar com ela!! Brincar com noss@s filh@s e com nossas próprias crianças internas.
Divirtam-se!!!!
E, no fim do dia, perguntem-se: eu brinquei hoje?!
🥳🤡🚴🧜🏼🤹🏾♀️🤸🏾♀️🌈
💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA EM PDF💟