Você sabia que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente???
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Este dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pensando nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram suas atividades desta semana.
Bons estudos!!
** HISTÓRIA – Profª Ana
Dividi em
duas partes para não ficar cansativo!
Bom
trabalho!
Prof. Ana
Para assistir e refletir! Parte I
** BIBLIOTECA – Profª Carla
Bom dia pessoal! Tudo bem
com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!
Vídeo:
** GEOGRAFIA – Profº Gilberto
ATIVIDADE: Leia
o texto abaixo. Copia a questão (que se encontra abaixo do texto), no seu
caderno, respondendo-a.
Problemas
ambientais de hoje provocados pela Segunda Guerra Mundial
23/11/2018
Publicado em: https://envolverde.cartacapital.com.br/problemas-ambientais-de-hoje-provocados-pela-segunda-guerra-mundial/
Acessado em 05/06/2020
Divulgação Universidade de Helsinque –
Um
docente da Universidade de Helsinque lançou o primeiro levantamento
internacional abrangente sobre a história ambiental da Segunda Guerra
Mundial. Segundo o estudo, a Segunda Guerra Mundial foi um fator
significativo no desenvolvimento de nossos atuais problemas ambientais globais
A Segunda
Guerra Mundial deixou marcas profundas no ambiente natural das zonas de guerra,
frentes domésticas e áreas ocupadas pelas indústrias de guerra. A guerra
global deixou lixo e ruínas por toda parte, consistindo de linhas de frente
abandonadas, navios semi-afundados, bases vazias e cidades bombardeadas na
Europa e na Ásia.
“Ainda não
terminamos de limpar esse lixo global, mesmo na Finlândia e particularmente na
Lapônia, em ambos os lados da fronteira leste, bem como nas ilhas do Golfo da
Finlândia, que foram concedidos à União Soviética”, diz Simo. Laakkonen ,
docente da história econômica e social, que é um dos autores da publicação.
A guerra foi
travada com pás, enxadas e tratores, não apenas com armas. Soldados,
prisioneiros de guerra e trabalhadores forçados em todo o mundo construíram
estradas, ferrovias, portos e aeroportos que trouxeram espécies invasoras e
poluição industrial para áreas novas e intocadas.
A Segunda
Guerra Mundial foi um enorme evento, uma tragédia humana na qual 50 a 70
milhões de pessoas perderam suas vidas.
Armas nucleares são o maior risco
A Guerra
Mundial contribuiu para o desenvolvimento de nossos atuais problemas ambientais
globais, que incluem a química da produção industrial, a adoção de toxinas
ambientais e a precipitação nuclear.
“A ameaça
ambiental mais grave com o maior impacto foi, obviamente, o desenvolvimento de
armas nucleares.”
Antes da
Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o controle de pragas baseava-se
principalmente em métodos naturais. Durante a guerra, esses métodos foram
gradualmente abandonados e o DDT e outras toxinas foram adotadas primeiro para
combater as pulgas que espalham a febre maculosa e os mosquitos espalhando a
malária, e depois para combater pragas agrícolas como os besouros.
Política ambiental motivada por medos
apocalípticos
A guerra
gerou preocupação com um apocalipse causado por humanos, o que levou em parte à
geração de política ambiental internacional.
“A Guerra
Mundial teve um forte impacto na cultura. Criou um fenômeno completamente
novo, o catastrofismo ambiental, significando a preocupação de que os humanos trarão
o fim do mundo. Desde então, isso se tornou uma parte permanente da
discussão ambiental ”, afirma Laakkonen.
De acordo
com o estudo, a guerra global teve um impacto profundo no desenvolvimento de
nossos problemas ambientais contemporâneos e de suas soluções propostas,
durante e após a Guerra Fria.
O novo
livro, The Long Shadows: Uma História Ambiental Global da Segunda Guerra
Mundial, discute o impacto da infraestrutura construída para apoiar a ação
militar no Ártico, no subcontinente indiano e no Pacífico. Ele também
examina as conseqüências da produção de matéria-prima para o esforço de guerra
no Canadá, Japão, México e Caribe, bem como as crises alimentares resultantes
da guerra na África, na União Soviética e na China. O livro foi publicado
pela Oregon State University Press: https://osupress.oregonstate.edu/book/long-shadows .
O novo
livro, editado por Simo Laakkonen, da Faculdade de Ciências Sociais da
Universidade de Helsínquia, e Timo
Vuorisalo , docente de ecologia na Universidade de Turku,
baseia-se no seu trabalho anterior, Sodan ekologia: nykyaikaisen sodan
ympäristöhistoriaa (Ecologia da guerra: ambiental História da Guerra
Contemporânea).
Mais informações:
Simo Laakkonen
+358 45 13 77 259
simo.laakkonen@helsinki.fi
Simo Laakkonen
+358 45 13 77 259
simo.laakkonen@helsinki.fi
Atividade:
1) Segundo
o texto, quais problemas ambientais temos hoje, que são conseqüências da
Segunda Guerra Mundial?
** ARTES – Profª Mônica
** MATEMÁTICA – Profº Renato
LEIA COM ATENÇÃO
O que é gráfico?
Gráfico é uma
representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para
facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto.
Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas
de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em
diferentes áreas do conhecimento.
Elementos dos gráficos
1. Título:
apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico
representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações
ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é
usada para identificar as informações apresentadas no gráfico,
separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa:
site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a
construção do gráfico.
ATIVIDADE:
A
atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente. O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda
o questionário em seu caderno.
GRÁFICO 1
GRÁFICO 2
QUESTIONÁRIO:
1) Qual
o título de cada gráfico?
2) O
gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os
estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar
a legenda?3) A
fonte dos gráficos é a mesma?
4) Ao
observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5) Em
qual estado a área de desmatamento é maior?
6) Ao
analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão
diminuindo?
Achou
interessante o assunto? Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento
na Amazônia.
Por favor, enviem suas dúvidas para o
whatsapp da escola!
** CIÊNCIAS – Profª Andréa
Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora.
Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:
https://www.youtube.com/watch?v=Da06-LrmMtI
- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira
segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o
material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça.
Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo
adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.
- Descarte ideal
· Descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
· O material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.
- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus
·
Qualquer
resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·
Nesses
casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois
terços de sua capacidade preenchida.
·
Não devem
ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem
para reciclagem.
·
Se o
cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a
recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável
pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.
** FILOSOFIA – Profº Fábio
1) Assista
atentamente o vídeo abaixo e resuma
com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para
isso https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg
Resumo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Todas
respostas completas com no mínimo 3 linhas.
2) O
que o Corona Vírus tem a ver com a destruição da natureza?
3) Por
que é mentira que o Corona Vírus foi feito em laboratório?
4) Explique
o “efeito de diluição” e como isso nos protege.
5) Como
o desmatamento das florestas se torna um risco pra saúde pública?
6) Como
o derretimento das geleiras pode trazer novas pandemias?
7) Qual
parte do vídeo chamou mais tua atenção? Por quê?
8) O
que você sentiu após assistir e refletir sobre este vídeo? Explique esse
sentimento.
BOM TRABALHO!!!