C31 - Semana: 08 a 10 de Junho - 2020

Você sabia que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente???

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Este dia tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. 
Fonte: Adaptado de SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 08 de junho de 2020.

Pensando nesta data e nesta temática do Meio Ambiente, os professores elaboraram suas atividades desta semana.


Bons estudos!!

** HISTÓRIA – Profª Ana
Como estão, lindinhos?
 No dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente!  Então, antes de começarmos a falar de um novo conteúdo, vamos falar de Meio Ambiente e Consumo. Talvez vocês já conheçam o vídeo com o título A história das coisas, mas ele é tão importante para refletirmos a vida que levamos que, penso,  vale a pena vê-lo novamente, se for o caso. Aliás, vou enviar também para a turma C21.
Dividi em duas partes para não ficar cansativo!

Bom trabalho!
Prof. Ana

Para assistir e refletir! Parte I
 Vídeo

** BIBLIOTECA – Profª Carla

Bom dia pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos assistir a esse vídeo, e logo em seguida cada um vai responder a pergunta: "Afinal, o que é o Meio Ambiente?"
Vamos escrever no caderno, e depois compartilhem no grupo da turma!
Abraços da Profe Carla!

Vídeo: 


** GEOGRAFIA – Profº Gilberto

ATIVIDADE: Leia o texto abaixo. Copia a questão (que se encontra abaixo do texto), no seu caderno, respondendo-a.

Problemas ambientais de hoje provocados pela Segunda Guerra Mundial


Divulgação Universidade de Helsinque –
Um docente da Universidade de Helsinque lançou o primeiro levantamento internacional abrangente sobre a história ambiental da Segunda Guerra Mundial. Segundo o estudo, a Segunda Guerra Mundial foi um fator significativo no desenvolvimento de nossos atuais problemas ambientais globais
A Segunda Guerra Mundial deixou marcas profundas no ambiente natural das zonas de guerra, frentes domésticas e áreas ocupadas pelas indústrias de guerra. A guerra global deixou lixo e ruínas por toda parte, consistindo de linhas de frente abandonadas, navios semi-afundados, bases vazias e cidades bombardeadas na Europa e na Ásia.
“Ainda não terminamos de limpar esse lixo global, mesmo na Finlândia e particularmente na Lapônia, em ambos os lados da fronteira leste, bem como nas ilhas do Golfo da Finlândia, que foram concedidos à União Soviética”, diz Simo. Laakkonen , docente da história econômica e social, que é um dos autores da publicação.
A guerra foi travada com pás, enxadas e tratores, não apenas com armas. Soldados, prisioneiros de guerra e trabalhadores forçados em todo o mundo construíram estradas, ferrovias, portos e aeroportos que trouxeram espécies invasoras e poluição industrial para áreas novas e intocadas.
A Segunda Guerra Mundial foi um enorme evento, uma tragédia humana na qual 50 a 70 milhões de pessoas perderam suas vidas.

Armas nucleares são o maior risco
A Guerra Mundial contribuiu para o desenvolvimento de nossos atuais problemas ambientais globais, que incluem a química da produção industrial, a adoção de toxinas ambientais e a precipitação nuclear.
“A ameaça ambiental mais grave com o maior impacto foi, obviamente, o desenvolvimento de armas nucleares.”
Antes da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o controle de pragas baseava-se principalmente em métodos naturais. Durante a guerra, esses métodos foram gradualmente abandonados e o DDT e outras toxinas foram adotadas primeiro para combater as pulgas que espalham a febre maculosa e os mosquitos espalhando a malária, e depois para combater pragas agrícolas como os besouros.
Política ambiental motivada por medos apocalípticos
A guerra gerou preocupação com um apocalipse causado por humanos, o que levou em parte à geração de política ambiental internacional.
“A Guerra Mundial teve um forte impacto na cultura. Criou um fenômeno completamente novo, o catastrofismo ambiental, significando a preocupação de que os humanos trarão o fim do mundo. Desde então, isso se tornou uma parte permanente da discussão ambiental ”, afirma Laakkonen.
De acordo com o estudo, a guerra global teve um impacto profundo no desenvolvimento de nossos problemas ambientais contemporâneos e de suas soluções propostas, durante e após a Guerra Fria.
O novo livro, The Long Shadows: Uma História Ambiental Global da Segunda Guerra Mundial, discute o impacto da infraestrutura construída para apoiar a ação militar no Ártico, no subcontinente indiano e no Pacífico. Ele também examina as conseqüências da produção de matéria-prima para o esforço de guerra no Canadá, Japão, México e Caribe, bem como as crises alimentares resultantes da guerra na África, na União Soviética e na China. O livro foi publicado pela Oregon State University Press: https://osupress.oregonstate.edu/book/long-shadows .
O novo livro, editado por Simo Laakkonen, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Helsínquia, e Timo Vuorisalo , docente de ecologia na Universidade de Turku, baseia-se no seu trabalho anterior, Sodan ekologia: nykyaikaisen sodan ympäristöhistoriaa (Ecologia da guerra: ambiental História da Guerra Contemporânea).

Mais informações:
Simo Laakkonen
+358 45 13 77 259
simo.laakkonen@helsinki.fi

Atividade:

1)    Segundo o texto, quais problemas ambientais temos hoje, que são conseqüências da Segunda Guerra Mundial?

** ARTES – Profª Mônica






** MATEMÁTICA – Profº Renato

LEIA COM ATENÇÃO

O que é gráfico?
Gráfico é uma representação geométrica (desenho) de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em diferentes áreas do conhecimento.

Elementos dos gráficos
1. Título: apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações ou alguma transformação para ela;
2. Legenda: é usada para identificar as informações apresentadas no gráfico, separadas por cor ou por hachura;
3. Fonte de pesquisa: site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a construção do gráfico.

ATIVIDADE:

A atividade dessa semana será relacionada com a semana do meio ambiente.  O assunto será o Desmatamento na Amazônia, tema muito importante para manutenção climática, bem como para o equilíbrio biológico do mundo.
Analise os gráficos a seguir e responda o questionário em seu caderno.

GRÁFICO 1




GRÁFICO 2


QUESTIONÁRIO:

1)    Qual o título de cada gráfico?
2)  O gráfico um não precisava de legenda porque trazia a informação de todos os estados juntas, qual a legenda do gráfico dois? Qual a necessidade de utilizar a legenda?3)    A fonte dos gráficos é a mesma?
4)    Ao observar o primeiro gráfico, em que ano ocorreu o menor desmatamento?
5)    Em qual estado a área de desmatamento é maior?
6)    Ao analisar o primeiro gráfico podemos afirmar que as áreas de desmatamento estão diminuindo?


Achou interessante o assunto? Então, acesse o site https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm e leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.

Por favor, enviem suas dúvidas para o whatsapp da escola!


** CIÊNCIAS – Profª Andréa

Olá, gurizada!
Tudo bem com vocês?
Estamos na Semana do Meio Ambiente e achei interessante falarmos sobre o descarte correto das máscaras descartáveis.
Selecionei um vídeo do YouTube com uma reportagem exibida no Jornal Nacional e um texto extraído de uma reportagem do jornal Zero Hora.
Espero que gostem.
Abraço da sora. 


Reportagem do Jornal Nacional “Descarte de máscaras exige cuidados especiais”:
https://www.youtube.com/watch?v=Da06-LrmMtI

- Saiba como descartar luvas e máscaras de maneira segura
DMLU orienta que, em meio à pandemia, o material de proteção não pode ser destinado à coleta seletiva.
Aquilo que protege também pode se tornar uma ameaça. Máscaras e luvas usadas para evitar o avanço do coronavírus devem ser descartadas de modo adequado. Caso contrário, podem funcionar como difusores da doença.
- Descarte ideal
·          Descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular ou nos contêineres, para lixo orgânico e rejeitos.
·          O material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser doado, sob hipótese alguma, a catadores.
- Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus
·          Qualquer resíduo, não apenas luvas e máscaras, devem ser descartados como lixo orgânico.
·          Nesses casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida.
·          Não devem ser dispostos na coleta seletiva, pois esta é encaminhada a unidades de triagem para reciclagem.
·          Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo.


** FILOSOFIA – Profº Fábio

AULA ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE

1)    Assista atentamente o vídeo abaixo e resuma com suas palavras as informações mais importantes. Use o link ou QR code para isso  https://www.youtube.com/watch?v=vZZE-s-ikgg

Resumo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Todas respostas completas com no mínimo 3 linhas.
2)    O que o Corona Vírus tem a ver com a destruição da natureza?
3)    Por que é mentira que o Corona Vírus foi feito em laboratório?
4)    Explique o “efeito de diluição” e como isso nos protege.
5)    Como o desmatamento das florestas se torna um risco pra saúde pública?
6)    Como o derretimento das geleiras pode trazer novas pandemias?
7)    Qual parte do vídeo chamou mais tua atenção? Por quê?
8)    O que você sentiu após assistir e refletir sobre este vídeo? Explique esse sentimento.

BOM TRABALHO!!!




Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...