B11 - Semana 26: 14 até 18 de Setembro - 2020

                                                        Olá pessoal!👋


    Nessa semana as atividades das turmas B11 e B21, foram planejadas coletivamente com a temática CULTURA GAÚCHA.  Esperamos que vocês gostem das atividades, pois foram todas pensadas com muito carinho pra vocês. 💛💗💚


    A cultura do Rio Grande do Sul refere-se ao conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões do povo do Rio Grande do Sul. De uma forma sucinta, pode-se analisar a cultura local como resultante de duas origens: a primeira com raízes nos povos indígenas que habitavam o pampa; a outra é resultado da colonização europeia, efetuada por colonos portugueses, espanhóis, originários de outras regiões do Brasil-colônia, bandeirantes e africanos vindos para o Brasil como escravos até o século XIX. A mistura inicial entre portugueses e indígenas dá origem ao que seria denominado no século XIX como gaúcho. A partir do século XIX vieram ao Rio Grande grupos de imigrantes alemães, italianos.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Rio_Grande_do_Sul


    Agora, assistam com atenção o vídeo preparado pela professora Valmira, que conta como esses diferentes povos chegaram aqui no nosso estado.




    professora Priscila que organizou a atividade. Ela trouxe para nós um conto de fadas bem conhecido, que foi adaptado para os nossos costumes.


IMAGINAÇÃO, CULTURA E TRADIÇÃO

Vocês conhecem a história da Branca de Neve e os 7 anões?

    
    Neste vídeo, vamos conhecer uma versão da Coleção “Reino Grande do Sul”, que é uma releitura da história clássica, adaptada para a cultura tradicionalista gaúcha. No lugar de príncipes e princesas, as histórias são de prendas e peões, em um reino fictício, inspirado no Rio Grande do Sul e dividido em províncias imaginárias. 



Atividade: Escreva o que você sabe sobre Cultura Gaúcha. (O que vem na sua cabeça quando se fala sobre isso).

Atividade: Muitas palavras e expressões que aparecem na história são do vocabulário tradicionalista gaúcho. Será que você conhece o significado de todas elas? Associe cada expressão ao seu significado, colocando o número correspondente.

( 1 ) Frio de renguear cusco

( ) Fazenda. Casa do patrão.

( 2 ) Peão

( ) Forma como as avós italianas são chamadas nas regiões da serra Gaúcha.

( 3 ) Estância

( ) Diminutivo de peão.

( 4 ) Polenta

( ) Expressão utilizada para dizer que está muito frio.

( 5) Piazito

( ) Alimento típico da culinária italiana, feito com farinha de milho.

( 6 ) Nona

( ) Rapaz gaúcho.



    Quem preparou a atividade muito especial de apreciação e registro abaixo para nós foi a professora Bea. Prestem atenção nas atividades e não esqueçam de mandar fotos das produções de vocês no Córtex e nos grupos de whatsapp da turma.


Cultura Gaúcha


Olá, queridas turmas B11 e B21

    Vamos aproveitar esta semana farroupilha para conhecer um artista plástico muito legal, chamado Pedro Wengärtner, que através de sua obra relata o cotidiano do povo gaúcho no início de sua história.

    Nas últimas duas semanas estudamos vários fatos históricos do Rio Grande do Sul na época da Guerra dos Farrapos e hoje vamos observar o quanto a arte e a história se encontram para contar sobre a vida dos gaúchos e gaúchas em um determinado tempo histórico, ou seja, em determinada época.

    Leia com atenção as informações abaixo:

    Apresentação do artista: 


Em consulta https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Weing%C3%A4rtner , descobrimos:

Pedro Weingärtner

Pintor

Descrição

    Pedro Weingärtner foi um pintor, desenhista e gravurista teuto-brasileiro. Filho de imigrantes alemães, provavelmente foi introduzido na arte por seu pai, que era um desenhista diletante. Com 24 anos decidiu dedicar-se à pintura e foi estudar na Europa às suas próprias custas. Wikipédia

Nascimento26 de julho de 1853, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Falecimento26 de dezembro de 1929, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Em exibiçãoPinacoteca de São PauloMuseu Nacional de Belas Artes

PeríodoAcademicismo

FormaçãoAcademia Julian

Morte26 de dezembro de 1929 (76 anos); Porto AlegreRio Grande do Sul


    Muito bem, agora vamos conhecer um pouquinho de sua arte.


    Vamos brincar de imaginação!


    Observem bem os quadrinhos abaixo e tentem imaginar como era a vida do povo gaúcho naquela época.


    Olhe com atenção e calma, feche os olhos imaginando a cena colocada pelo artista na tela. Repita esta ação quantas vezes achares necessária.


    Quadrinhos para ver e imaginar:


Quadrinho 1:



Quadrinho 2:


Quadrinho 3:


Quadrinho 4:



Quadrinho 5:


    Após observar os cinco quadrinhos e imaginar como era a vida na época que o pintor os fez, escolha um deles para fazer tua pintura, em uma folha A4..


    Só que na tua pintura irás colocar também elementos da tua imaginação!


    Se tiveres tinta guache e pincel, melhor. Mas, se não, podes utilizar giz de cera, lápis de cor,    canetinhas, qualquer material que tiveres em casa.


    A proposta é soltar a imaginação e se divertir.


    Fotografe sua obra e envie para que possamos apreciar.


Beijinhos e bom trabalho!


    Agora vamos ouvir música e celebrar as belezas do nosso RS com essa atividade prepara pela professora Cláudia.

Olá pessoal!

    Tudo bem com vocês? Espero que sim!

    Estamos na Semana Farroupilha, onde a Cultura Gaúcha ganha destaque entre as comemorações do povo GAÚCHO!!!

    Toda comemoração da CULTURA GAÚCHA tem um chimarrão, uma comida típica, indumentária própria, muita música e dança!

    Assim uma geração ensina valores importantes para as próximas gerações!

    O nosso ESTADO RIO GRANDE DO SUL, é cheio de belas paisagens como as COXILHAS DOS PAMPAS e as FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA!

    Por isso pensei nesta música “CÉU, SOL, SUL, TERRA E COR”, feita por Leonardo, e interpretada neste vídeo pelo cantor infantil Thomas Machado ao lado do Gaúcho da Fronteira.

    UMA MENSAGEM BOA DE ESPERANÇA PARA QUEM PLANTA O AMOR!!!

    TAMBÉM UMA HOMENAGEM AO POETA E CANTOR: O GAÚCHO DA FRONTEIRA, que sempre cantou em versos, o jeito de viver do povo Gaúcho!



ATIVIDADE:

    Após assistir o vídeo com a música, DESENHAR com o material que tiver em casa, A MENSAGEM E A INSPIRAÇÃO QUE SENTIU SOBRE O NOSSO ESTADO RIO GRANDE DO SUL. Envie 1 foto do desenho no Córtex.

BOM TRABALHO # SOMOS DOS PAMPAS # UM ABRAÇO

    Vamos continuar movimentar o nosso corpo com a atividade preparada pela professora Marcelle. Primeiro, leiam com atenção as orientações escritas por ela.

    Olá! Como vocês estão? Espero que estejam todos muito bem! 

    Vocês sabem que está se aproximando o dia 20 de setembro. Essa é uma data muito importante para o nosso Estado. Comemora-se a Revolução Farroupilha. 

    Então, vamos aproveitar essa data para conhecer um pouco da cultura gaúcha? 

    Estou trazendo a Chula, uma típica dança gaúcha pra vocês conhecerem.



    Gostaram? 

    Então agora é a sua vez de criarem os seus próprios passos de Chula. Peguem um cabo de vassoura ou coloquem uma faixa de pano e coloquem no chão. Façam saltos de um lado para o outro; pisem  forte no chão, sapateando dos dois lados do bastão, tentando acompanhar o ritmo da música. Tentem não tocar no bastão.

    Vocês lembram da dança indiana que assistimos o vídeo na semana passada? Olhem novamente junto com o vídeo da Chula. As duas fazem parte do folclore - Índia e Rio Grande do Sul. 

    O que vocês conseguem observar de parecido nas duas formas de dança? Observem a importância da batida dos pés e o movimento das pernas. Há alguma semelhança? E o tronco? O tronco se curva ou fica reto? Faça um vídeo, ou um desenho, ou ainda um texto sobre as semelhanças e diferenças entre as duas manifestações artísticas e envie para nós.

    Um beijo saudoso! 

❤

Profa Marcelle 


    Agora, vamos fazer as atividades preparadas pela professora Liana. Prestem bastante atenção nas orientações feitas por ela.

Querido estudante, 

Espero que você é sua família estejam bem.  Para esta semana sugiro que você BRINQUE. Abaixo apresento três brincadeiras da Cultura Gaúcha. Após tire umam foto e poste numa das suas redes socias e marque nossa escola. 

Beijinhos, 

Liana

 

1 BODOQUE

    Conhecido em outros estados como estilingue, o botoque era um brinquedo muito popular entre os gauchinhos. Feito de madeira, o instrumento em forma de Y, que tinha uma borracha com um pedacinho de couro amarrado nas duas pontas superiores, era usado para brincar de “tiro ao alvo”. Com pedrinhas, ou bolinhas de cinamomo, a criança tenta acertar latinhas ou alvos de papel. É uma brincadeira que, além de criar um envolvimento pela confecção do brinquedo, auxilia no desenvolvimento da coordenação e dos reflexos da criança. Até hoje ainda existem campeonatos de bodoque para adultos e crianças em algumas cidades pelo sul do País, e ganha o competidor que acertar o maior número de alvos.

 

2 CARRINHO DE LOMBA

    Chamado gauchescamente de carrinho de lomba, pela característica do local onde se brinca, esse brinquedo também é conhecido como carrinho de rolimã. Normalmente é uma estrutura de madeira com rolamentos/rodinhas e um freio de mão. A criança senta sobre o carrinho e desce a ladeira (lomba). Os carrinhos podem ser personalizados com estruturas de papelão e são ideais para a gurizadinha mais aventureira. Mas não esqueça de colocar capacete, joelheira e cotoveleira na criança, a segurança vem sempre em primeiro lugar! O mais tri desse tipo de brincadeira é construir o brinquedo. Quando a criança se emprenha na façanha de confeccionar o brinquedo, o apego é muito maior. Além de estimular a criatividade, estabelece um baita vínculo com o brinquedo e o momento do brincar, e assim se constroem as lembranças nostálgicas que levamos por toda a vida.

 

3 CINCO MARIAS

    É difícil achar um gaúcho que não tenha brincado de 5 Marias na infância. Que tal resgatar esse costume para ensinar à tua gurizadinha? É só encher 5 pequenos saquinhos de tecido com arroz, costurar e começar a brincadeira. O jogo exige habilidade para jogar um saquinho para o alto e juntar o restante do chão sem que esse caia. O jogador junta uma Maria por vez, depois duas, e assim sucessivamente. Quem errar passa a vez para o próximo jogador, e vence o que conseguir finalizar todos os desafios.

   professora Josete nos trouxe uma receita típica do nosso Rio Grande do Sul: O Sagu. Esperamos que vocês gostem do vídeo. Se conseguirem fazer a receita do Sagu em casa com a família, mandem fotinhos ou vídeo no Córtex, ou no grupo de Whatsapp da turma para que a gente possa apreciar. 




    Abaixo, temos um vídeo que a nossa monitora Claudia Rosa nos trouxe que fala se uma questão muito importante: a presença mulher na história e na tradição Gaúcha. Apreciem e assistam com atenção.


    Gostaram do vídeo? Relate em um pequeno parágrafo o que você achou do vídeo e nos conte sobre uma mulher gaúcha que você admira explicando porque você admira essa mulher. Não esqueça de fotografar a atividade e enviar no Córtex e no grupo do Whatsapp da turma para que possamos apreciar. 


💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA EM PDF💟























 

















Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...