JA E JB - Semanas 37 (30 de Novembro até 04 de Dezembro) e 38 (07 até 11 de Dezembro) - 2020

  SEMANA 37 E SEMANA 38 – 30 DE NOVEMBRO ATÉ 04 DE DEZEMBRO E 07 ATÉ 11 DE DEZEMBRO. 


TEMA DA QUINZENA 
 
 📚PROGRAMA ADOTE UM ESCRITOR:
AUTORA MARY FRANÇA📚 

    Olá pessoal! Nessa quinzena trabalharemos com essa temática que é muito querida pela nossa escola. Mas o que é o programa “Adote um Escritor”? A professora Carla e a professora Valmira, que são as professoras que cuidam da biblioteca, prepararam uma explicação para que possamos entender melhor.

    Ele foi lançado em 2002 com o objetivo de aproximar escritores e os alunos das nas nossas escolas. Todo ano nós escolhemos um autor, trabalhamos os seus livros e, como fechamento, recebemos a sua visita na escola, quando os trabalhos realizados pelas crianças são apresentados para ele!

    Mas este ano, devido à pandemia, a sua visita será virtual! E a nossa escritora adotada para o ano de 2020 se chama Mary França!

    Vamos conhecê-la?

    Mary e Eliardo França formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil, sobretudo pela autoria da coleção Gato e Rato, dedicada especialmente à criança que está sendo alfabetizada. Mary França estreou na literatura infantil em 1973, com o livro O menino que voa. Em 1978, já em parceria com Eliardo, publicou os primeiros livros da coleção Gato e Rato, cujo texto vivo e lúdico e as belíssimas ilustrações já encantaram milhares de crianças brasileiras e estrangeiras.


    Para iniciar nossas atividades vamos conhecer o livro O CARACOL com a história contada pela professora Carla.


    A professora Carla também organizou algumas atividades relacionadas ao contexto do livro. Essas atividades têm como objetivos desenvolver a imaginação e a criatividade através da escuta da história, assim como o desejo pela leitura; realizar a ilustração da história demonstrando entendimento e riqueza de detalhes.

    Vocês viram que o Caracol não estava satisfeito com a vida dele? Ele queria tudo que os outros tinham! Mas no final ele viu que também tinha algo importante, uma casa que podia ser carregada para todos os lugares!

 

    ATIVIDADE 1- Agora cada um vai pensar na sua casa, nas pessoas que moram nela e vai fazer um desenho bem bonito, não esqueçam de pintar bem colorido! Depois tirar uma foto da atividade que nós vamos mandar de presente para a nossa escritora, ela vai adorar!

Um abraço da Profe Carla!

    A professora Cláudia também preparou atividades baseadas na história O CARACOL. Essa atividade tem como objetivos criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música; criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

            Olá pessoal da Educação Infantil!


Tudo certinho com vocês? Muita saudade não é mesmo?


Nesta quinzena temos muitas histórias legais para ouvir, conhecer e pegar uma inspiração para algumas brincadeiras também!


A professora Carla contou a historinha do CARACOL, da escritora Mary França, certo? Quando eu ouvi esta história, logo fui imaginando o movimento dos bichinhos que o Caracol encontrou pelo caminho!


O Caracol encontrou a Joaninha que voa, o Grilo que pula, a Cigarra que canta, o Vaga-lume que ilumina e a Formiga que caminha bem ligeiro. Mas, ele não sabia nada disso.

 

VAMOS IMITAR ESTES BICHINHOS DA HISTÓRIA DO CARACOL?


Como será o voo da Joaninha?

Como será o pulo do Grilo?

Como será o canto da Cigarra?

Como será que o Vagalume ilumina?

Como será andar ligeiro como a formiga?

E o Caracol anda bem devagar, em câmera lenta!


ATIVIDADE:


Imitar com o corpo todo o movimento dos bichinhos da história, aumentando e diminuindo a velocidade dos gestos conforme o Caracol descreve na historinha.

Ah! Não esqueçam da expressão facial também!

Façam fotos ou vídeos com o movimento dos animais e enviem para o whatsapp da turma!

DIVIRTAM-SE # COMO SE MEXEM OS ANIMAIS # UM ABRAÇO

    Agora, vamos conhecer o livro A BOTA DO BODE tirada do canal do Youtube: Histórias para crianças.



    A professora Valmira pensou em uma atividade muito legal sobre a história. Essa atividade tem como objetivo explorar a imaginação, a criatividade, a concentração e aprimorar a linguagem artística!


    A professora Valéria também pensou as suas atividades dessa quinzena a partir da história A BOTA DO BODE. Essas atividades têm como objetivos 
recontar histórias ouvidas; estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades; classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

    É muito importante que se trabalhe com a criança o recontar histórias,  pois  ajuda  no desenvolvimento do pensamento, na organização lógica  das ideias e demonstra sua compreensão da história ouvida.

    Pedir que a criança reconte a história através das imagens abaixo:







 ATIVIDADE COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA: PEGUE UMA BOTA OU SAPATO DO PAI OU DA MÃE E AGORA VAMOS BRINCAR:


·        COLOCA TEUS PÉS DENTRO E CAMINHA – TEU PÉ É MAIOR OU MENOR QUE O SAPATO?

 

·        QUE BRINQUEDOS TEUS CABEM DENTRO DO CALÇADO? SÃO MENOR OU MAIOR  QUE O CALÇADO?


    QUE BRINQUEDOS TU TENS QUE SÃO MAIOR QUE O CALÇADO?

   Agora, vamos conhecer o livro A GALINHA CHOCA, contada em parceria pela professora Vera e dramatizada pelo professor José. A atividade proposta pelo professor José no vídeo tem como objetivos deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Olá turma! Tudo bem?

    A atividade desta semana será, UMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ANIMADA.  A Galinha Choca, é uma história de Mary França e Eliardo França. Para a realização desta atividade, vocês não precisarão de materiais. 




Forte abraço do professor José.

    A professora Vera também criou atividades especiais baseadas na história A GALINHA CHOCA. Essas atividades têm como objetivos explorar diferentes traços ao fazer os ovos; experimentar texturas diversas nas colagens; modelar os ovos com massinha; desenvolver a motricidade fina.

*Desenhem um ninho e façam ovos, traçando círculos (ovais) com  diferentes objetos circulares.

*Pedir para algum familiar ajudar a desenhar os animais da história usando diferentes materiais para "enfeitar" (areia, folhas pequenas, algodão..) como sendo as penas, o casco do jabuti ou o coelho.

*Criar com massinha ( vocês lembram que eu ensinei a fazer massinha no início do ano?) modelando o ninho e os ovinhos ou, se quiserem, podem modelar também os animais.

    Abaixo temos um vídeo que ensina a fazer massinha de modelar caseira:



DESAFIO: Escolher uma das atividades dessa quinzena, realizar em casa, mandar foto, áudio ou vídeo dessa atividade no grupo de Whatsapp da turma até o dia 07 de Dezembro, segunda-feira.

   ATENÇÃO!!!! As atividades que forem enviadas nos grupos até o dia 07 de Dezembro serão enviadas para apreciação da autora MARY FRANÇA, que enviará um vídeo de presente para as turmas da Educação Infantil da nossa escola.

    Aguardamos ansiosos/as as atividades de vocês!!! Um beijo grande a todos/as e até a próxima quinzena!!! 

💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA QUINZENA EM PDF💟






   















Atividades Turma A31 - 3º Ano - 2021

    Oi Pessoal! 😀 Atentas às necessidades e com o objetivo de facilitar  o acesso às atividades remotas , estamos disponibilizando as ativi...