SEMANA 15 E SEMANA 16 – 29 DE JUNHO ATÉ 3 DE JULHO E 6 ATÉ 10 DE JULHO.
TEMA DA SEMANA – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Olá pessoal, como vocês estão? Para essa quinzena de atividades escolhemos o tema "Brinquedos e brincadeiras". Vocês sabem porque escolhemos esse tema? Porque acreditamos que BRINCAR é uma coisa muito importante para as crianças. A partir do cenário de brincadeira criado pelas crianças no correr, pular, dançar, fazer de conta, competências importantes são construídas para a vida. E é por isso que vamos brincar bastante nos próximos 15 dias. Brincadeiras de todos os tipos preparadas com muito carinho pelos/as professores/as da nossa Escola. Esperamos que vocês aproveitem bastante e que nos contem, lá no grupo da turma, o que vocês acharam. Um beijo cheio de saudades dos/as professores/as da Educação Infantil.
Para começar nossas atividades, a PROFESSORA CARLA preparou uma contação de histórias do livro Saco de brinquedos, do autor Carlos Urbim. Assista abaixo, o vídeo com a leitura realizada pela professora:
No vídeo acima, a professora Carla leu alguns dos poemas do livro. Se você quiser ler os outros poemas, abaixo temos o link para o livro virtual.
Você já transformou alguma coisa da sua casa em brinquedo? Pois hoje, a PROFESSORA VALÉRIA, irá nos dar uma super dica de brinquedos e brincadeiras que podemos criar com cascas de frutas e legumes. Só não esqueça de comer o que você descascou para poder crescer forte e saudável!
OI PESSOAL! TUDO QUE TEMOS EM CASA PODE VIRAR BRINCADEIRA, BASTA USAR A IMAGINAÇÃO!
ENTÃO, VAMOS APROVEITAR AS CASCAS DE FRUTAS E LEGUMES E , COM A TESOURA, RECORTAR NOVAS FORMAS? ( usar a tesoura para recortar diferentes texturas ajuda a aumentar a destreza e desenvolver a motricidade fina ).
PODEMOS MONTAR UMA SEQUÊNCIA DE FORMAS, BICHINHOS, FLORES, SOL, PESSOAS E ATÉ BRINCAR DE COMIDINHA! (poder desenvolver a imaginação na exploração de diferentes materiais auxilia na construção de ideias).
AQUI, USEI CASCAS DE LARANJA, BERGAMOTA, MAÇÃ, BANANA E KIWI.
AINDA DÁ PRA SENTIR OS DIFERENTES AROMAS DE CADA FRUTA E, DE OLHOS FECHADOS, DESCOBRIR QUE FRUTA É! E LAVANDO AS CASCAS (bergamota, laranja e maçã), PODEMOS USÁ-LAS PARA FAZER UM CHÁ DE FRUTAS. (usar os diferentes órgãos do sentido, como olfato e paladar).
Você gosta de brincar de roda? Quando estamos na escola, as nossas profes nos ensinam muitas brincadeiras de roda e nós formamos uma grande roda com todos/as os/as nossos/as coleguinhas. Mas, mesmo estando em casa, podemos continuar brincando dessa brincadeira. Pensando nisso, a PROFESSORA MARCELLE separou uma brincadeira de roda muito legal para nos ensinar. Convide quem mora na sua casa para brincar com você.
Olá aluninhos e aluninhas!
Hoje nós vamos aprender uma brincadeira de roda bastante conhecida e antiga. A música da brincadeira se chama “Carneirinho, Carneirão” .
Convide as pessoas que moram com vocês a fazerem uma roda, a cantar a música e a se movimentarem conforme a letra. Ex: “olhai pro céu”, todos olham pra cima . “Olhai pro chão” , todos olham pra baixo. E por aí vai.
Depois filme e mostre pra nós como vocês fizeram os movimentos dessa brincadeira. Abaixo segue a música e a letra.
Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu
Olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o rei de Portugal
Para nós nos sentarmos.
(todos se sentam e cantam)
Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu
Olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o rei de Portugal
Para nós nos levantarmos.
(todos se levantam e cantam)
Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu
Olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o rei de Portugal
Para nós nos ajoelharmos.
Uma brincadeira que já existe há muito tempo e que é muito legal de brincar é dizer parlendas, trava-línguas ou versinhos. Nós adoramos essas brincadeiras e nos divertimos muito com as rimas presentes nelas. A PROFESSORA STELLA preparou algumas parlendas muito legais para a gente brincar em casa. Assista o vídeo que ela fez e convide sua família para brincar com você.
E, falando em brincadeiras de antigamente, a PROFESSORA VERA separou algumas brincadeiras antigas para nos mostrar. Você já brincou de alguma dessas brincadeiras abaixo?
No vídeo abaixo, a PROFESSORA VERA fala um pouco sobre as brincadeiras de antigamente e nos ensina a fazer dois brinquedos bem legais.
E, abaixo mais uma ideia de brinquedo de antigamente bem legal e fácil de fazer com os materiais que já temos em casa.
O PROFESSOR JOSÉ também preparou brincadeiras bem divertidas e fáceis de fazer em casa. Essas brincadeiras trabalham com os nossos SENTIDOS. Você não sabe o que é isso? Assista o vídeo com atenção para descobrir.
Você gosta de brincar de faz-de-conta? Para essa quinzena a PROFESSORA CLÁUDIA trouxe duas ideias de brincadeiras de faz-de-conta muito legais. Preste atenção no recadinho de profe e aproveite para brincar muito com sua família.
Olá, turminha!
Como vocês estão? Eu estou aqui pensando se vocês gostaram das atividades das
últimas semanas sobre as Festas Juninas. Ainda não podemos sair para ir à escola
nem brincar na rua porque precisamos proteger nossa saúde por mais um tempo.
Por isso, temos que inventar muitas “coisas” para fazer dentro de casa e, às vezes,
não é fácil!
últimas semanas sobre as Festas Juninas. Ainda não podemos sair para ir à escola
nem brincar na rua porque precisamos proteger nossa saúde por mais um tempo.
Por isso, temos que inventar muitas “coisas” para fazer dentro de casa e, às vezes,
não é fácil!
Para estas próximas semanas, vamos brincar de “Faz-de-conta” e usar a imaginação
para mexer o corpo!
para mexer o corpo!
QUAL É O BICHO ?
Inicialmente, devemos conversar com a criança sobre os animais que ela conhece ou
já viu em fotos, livros, televisão, internet. Ouvir o que a criança sabe sobre o
animal, onde vive, como se movimenta, que cores tem e o que mais lembrar. Ajudar
a criança, trazendo mais informações para desenvolver a imaginação e preparar
para o próximo passo. Escrever com a criança os nomes dos animais em “papeizinhos
” para serem sorteados um a um, de 10 à 15 animais (ex: cachorro, gato, passarinho,
aranha, galinha, tubarão e etc). Quando estiver pronto, a criança irá sortear um
“papelzinho” e terá que imitar o animal sorteado, inventando seus movimentos e
sons, o adulto assiste e pode participar do “Faz-de-conta” também! Todos os
animais deverão ser sorteados e “imitados” pela criança.
já viu em fotos, livros, televisão, internet. Ouvir o que a criança sabe sobre o
animal, onde vive, como se movimenta, que cores tem e o que mais lembrar. Ajudar
a criança, trazendo mais informações para desenvolver a imaginação e preparar
para o próximo passo. Escrever com a criança os nomes dos animais em “papeizinhos
” para serem sorteados um a um, de 10 à 15 animais (ex: cachorro, gato, passarinho,
aranha, galinha, tubarão e etc). Quando estiver pronto, a criança irá sortear um
“papelzinho” e terá que imitar o animal sorteado, inventando seus movimentos e
sons, o adulto assiste e pode participar do “Faz-de-conta” também! Todos os
animais deverão ser sorteados e “imitados” pela criança.
FAZ-DE-CONTA
Em outro momento, podemos utilizar esta lista feita na brincadeira anterior para
fazer a caracterização de um ou mais animais. Vamos incentivar a imaginação e
criatividade da criança e adultos também, utilizando alguns materiais de sucata,
pensando em coisas bem simples como jornais, sacolinhas de mercado, embalagens
que possam lembrar “orelhas”, “rabos”, “asas” e tudo o que a imaginação possa
sugerir. A criança inventa pequenas histórias onde “Faz-de-conta” que ela é um
cachorro ou uma gatinha, ou uma borboleta que, por exemplo, procura flores para
beijar… A criatividade deve ser estimulada e fluída nas brincadeiras de
“Faz-de-conta”. Aproveitem para inventar muitas histórias!
fazer a caracterização de um ou mais animais. Vamos incentivar a imaginação e
criatividade da criança e adultos também, utilizando alguns materiais de sucata,
pensando em coisas bem simples como jornais, sacolinhas de mercado, embalagens
que possam lembrar “orelhas”, “rabos”, “asas” e tudo o que a imaginação possa
sugerir. A criança inventa pequenas histórias onde “Faz-de-conta” que ela é um
cachorro ou uma gatinha, ou uma borboleta que, por exemplo, procura flores para
beijar… A criatividade deve ser estimulada e fluída nas brincadeiras de
“Faz-de-conta”. Aproveitem para inventar muitas histórias!
Gostaria muito de vê-los pessoalmente para brincar e inventarmos juntos algumas
histórias de animais, por isso se puderem, mandem fotos das atividades no
whatsapp da turma! UM ABRAÇO E BOA SEMANA!
histórias de animais, por isso se puderem, mandem fotos das atividades no
whatsapp da turma! UM ABRAÇO E BOA SEMANA!
Provavelmente os/as familiares de vocês brincavam muito quando eram crianças. Brincavam de algumas brincadeiras parecidas com as de hoje e com outras brincadeiras bem diferentes. A PROFESSORA VALMIRA, no link abaixo, vai contar um pouquinho para vocês das brincadeiras que ela brincava quando era criança e, depois, lançar um desafio para vocês. Ouçam com muita atenção.
Gostaram das brincadeiras que trouxemos para vocês?
Para terminar, vamos lançar mais um desafio:
ESCOLHA 1 DAS BRINCADEIRAS DESSA QUINZENA E FAÇA UM VÍDEO REALIZANDO ESSA BRINCADEIRA EM CASA. DEPOIS MANDE O VÍDEO NO GRUPO DA SUA TURMA. TODOS OS VÍDEOS SERÃO DIVULGADOS AQUI NO BLOG NO FINAL DESSA QUINZENA. VOCÊ TEM ATÉ O DIA 10 DE JULHO PARA ENTREGAR O SEU VÍDEO.
💟ABAIXO, LINK PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA EM PDF💟